Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Minha Primeira CNC - Começando  (Lida 32061 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #195 Online: 28/03/13 - 20:47 »
Pessoal,

Quando movimento o eixo Z ele da umas engasgadas.
Dei uma olhada e não tem nada travando ele, tem como aumentar o torque do motor no eixo Z?
Se tiver como eu faço?

Obrigado, Flavio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #195 Online: 28/03/13 - 20:47 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #196 Online: 29/03/13 - 10:58 »
Pessoal,

Mais algumas duvidas  :pux:

  • A máquina esta muito lenta, vejam abaixo a imagem do motor tunning no Mach3, como faço para deixa-la mais rápida?
  • Eu coloca em algum lugar o diâmetro da fresa que estou usando? Digo isto porque estou usando a fresa da tupia da makita de 6mm, acho que preciso informar isto em algum lugar, não???

Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #196 Online: 29/03/13 - 10:58 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #197 Online: 29/03/13 - 11:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pessoal,

Mais algumas duvidas  :pux:

  • A máquina esta muito lenta, vejam abaixo a imagem do motor tunning no Mach3, como faço para deixa-la mais rápida?
  • Eu coloca em algum lugar o diâmetro da fresa que estou usando? Digo isto porque estou usando a fresa da tupia da makita de 6mm, acho que preciso informar isto em algum lugar, não???



Flavio,

A maquina está muito lenta em Jog a 100% ou a usinagem está muito lenta ?
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #197 Online: 29/03/13 - 11:16 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #198 Online: 29/03/13 - 11:32 »
Só uma informação que talvez lhe seja útil: Minha maquina esta configurada, e anda em Jog a 8864 mm/min.

Na sua estou vendo 1999, creio que de para aumentar bastante porem precisa ver se seus drivers e motores, não vão estolar. ???
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #198 Online: 29/03/13 - 11:32 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #199 Online: 29/03/13 - 11:34 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Flavio,

A maquina está muito lenta em Jog a 100% ou a usinagem está muito lenta ?


Mac, o Jog são os dips? Aquelas chavinhas em azul na placa TB?

O lento que quero dize é assim:
Quando movimento a maquina livre (com as setas do teclado) ele move-se até que razoavelmente rápido.
Porém se carrego qualquer desenho no Mach e mando ela fazer o ciclo, só para teste mesmo, sem estar usinando, ela mexe-se muito devagar, mas muito devagar mesmo!
Se ele demorar assim para usinar as coisas estou ferrado, hahahah

Abs,
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #199 Online: 29/03/13 - 11:34 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #200 Online: 29/03/13 - 12:13 »
A placa da Toshiba é lenta na minha maquina também com cabo e aço,uso deslocamento livre em 1200 mm\m usino a 800 mm\m com a CNC3AX usava livre 4000mm\m e usinava a 2000mm\m sem perca de passo. Posta um gcode de teste que você esta usando .
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #200 Online: 29/03/13 - 12:13 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #201 Online: 29/03/13 - 18:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Mac, o Jog são os dips? Aquelas chavinhas em azul na placa TB?

O lento que quero dize é assim:
Quando movimento a maquina livre (com as setas do teclado) ele move-se até que razoavelmente rápido.
Porém se carrego qualquer desenho no Mach e mando ela fazer o ciclo, só para teste mesmo, sem estar usinando, ela mexe-se muito devagar, mas muito devagar mesmo!
Se ele demorar assim para usinar as coisas estou ferrado, hahahah

Abs,


 Jog é uma operação manual do software, não tem nada a ver com as DIPs e sim com as teclas que vc mencionou ... ou seja, com as teclas vai rápido mas com o programa vai lento, então leia o tópico do link abaixo ... mas leia até o fim, se deixar algo na caneca vou fazer vc engolir ... ops, me empolguei, lembrei do meu pai mandando eu tomar remédio ....  ?_1 ?_1 ?_1


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #201 Online: 29/03/13 - 18:49 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #202 Online: 29/03/13 - 19:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A placa da Toshiba é lenta na minha maquina também com cabo e aço,uso deslocamento livre em 1200 mm\m usino a 800 mm\m com a CNC3AX usava livre 4000mm\m e usinava a 2000mm\m sem perca de passo. Posta um gcode de teste que você esta usando .

Ta vendo, compra drivers Apoena que vai mais rápido ... kkkk :ola:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #202 Online: 29/03/13 - 19:36 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #203 Online: 29/03/13 - 20:27 »
Menino Mac

Sem sacanagem ou qualquer tipo de ironia, esta é realmente uma curiosidade que tenho...

... utilizo a CNC3AX desde que montei a Velhinha e até então me atende, pois quase não usino nada  :ixi:

Mas gostaria de aprender/compreender melhor sobre as diferenças que os drivers podem produzir em questões como velocidade, confiabilidade,  torque e etc.

Confesso que não sei realmente a ideologia e estrutura das Apoena, se são cheio/meio passo ou micropasso e se podem "entregar" algo a mais ou a menos que outros drivers.

Não sei se ficou claro?  ?_30

Em um tópico bem recente aconselhei um menino a optar pelas CNC3AX, pelo fato de serem amplamente utilizadas e ter vasto material de consulta a disposição. Mas agora fiquei pensando, aqui comigo, será que fiz o correto? Uma Apoena, uma TB ou outras arquiteturas trariam que vantagens e/ou desvantagens?

Talvez esteja desvirtuando o tópico do menino Flávio, sei lá...

Mas pesquisei um pouco aqui e não encontrei nenhum tópico que descreve esta relação entre diferentes tipos ou modelos de controladoras. Seus prós e contras ou como este estágio pode interferir na atuação da router.

Se alguém achar melhor, pode transferir esta dúvida ou mesmo criar um tópico pertinente.  ?_26

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!


Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #203 Online: 29/03/13 - 20:27 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #204 Online: 29/03/13 - 22:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Menino Mac

Sem sacanagem ou qualquer tipo de ironia, esta é realmente uma curiosidade que tenho...

... utilizo a CNC3AX desde que montei a Velhinha e até então me atende, pois quase não usino nada  :ixi:

Mas gostaria de aprender/compreender melhor sobre as diferenças que os drivers podem produzir em questões como velocidade, confiabilidade,  torque e etc.

Confesso que não sei realmente a ideologia e estrutura das Apoena, se são cheio/meio passo ou micropasso e se podem "entregar" algo a mais ou a menos que outros drivers.

Não sei se ficou claro?  ?_30

Em um tópico bem recente aconselhei um menino a optar pelas CNC3AX, pelo fato de serem amplamente utilizadas e ter vasto material de consulta a disposição. Mas agora fiquei pensando, aqui comigo, será que fiz o correto? Uma Apoena, uma TB ou outras arquiteturas trariam que vantagens e/ou desvantagens?

Talvez esteja desvirtuando o tópico do menino Flávio, sei lá...

Mas pesquisei um pouco aqui e não encontrei nenhum tópico que descreve esta relação entre diferentes tipos ou modelos de controladoras. Seus prós e contras ou como este estágio pode interferir na atuação da router.

Se alguém achar melhor, pode transferir esta dúvida ou mesmo criar um tópico pertinente.  ?_26

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!





Quais as diferenças ?! ...

Vou começar com uma pergunta: Porque vc acha que a CNC3AX, ou um driver chinês, é a melhor indicação?

Vou responder o que vejo ... Vejo que tem muita gente se ferrando com eles em tudo que é fórum de CNC por ai, então quando se conta uma mentira diversas vezes ela se torna verdade. Ou o velho ditado, falem bem ou falem mau, mas falem de mim.

Tenho centenas de drivers Apoena na praça e no entanto não ouço falarem sobre ele, será que todos jogaram fora?!?! Ou será que ele cumpre com seu compromisso trabalhando sem ser notado ?!?!  ??? ??? ??? 

Na minha opinião esta já é a maior diferença.

Muitas pessoas, principalmente meus desafetos (quem não os tem?), dizem que Apoena é a CNC3AX porque usa o mesmo CI-L297, então também posso dizer que todos os drivers são iguais pois todos fazem o motor girar p/ direita, ou p/ a esquerda, seguindo a mesma seqüência de operação, estou certo ou estou errado?

Eletronicamente se falando, os drivers Apoena são opticamente isolados, trabalha com 85vcc, aceita motores de até 5 amperes por fase, utiliza pré drivers especialmente projetados p/ o disparo dos Mosfets (Isto torna o pulso de potencia mais preciso e mais rápido), não usa o famigerado 7409 que não foi projetado p/ este fim ... possui vigilância por microcontrolador p/ redução de corrente após 2 segundos, falta de sincronismo e desligamento após 2 minutos sem atividade. Meus motores não queimam minha perna ... rsrsrs

Logisticamente se falando, é um produto nacional, feito com componentes discretos em encapsulamento DIP soquetados, fáceis de serem substituídos e também encontrados no mercado nacional.
Tenho um fórum aberto com todo o apoio técnico que meus clientes possam precisar, dou garantia, troco, lavo, passo e enxugo ... ops, exagerei ...  :sarro:
E também é garantido pela Kintec, uma empresa que tem mais de 18 anos no mercado.

Qual foi sua pergunta mesmo ?!?!  ???

Ah sim, ganho em velocidade e torque, só colocando uma, e depois outra, na mesma maquina p/ ver !?!? Eu nunca usei uma CNC3AX ou um made in china.

Na minha maquina estou com 45vcc sobre os motores e não aumento a velocidade dela porque solta todos os parafusos ... como já disse aqui, ela está calibrada p/ 350 polegadas por minuto, 2000 passos por polegada e aceleração em 44 polegadas por segundo. Não perde passo e dá uma porrada a cada inversão que faço.

Agora como posso dizer se isto é bom ou ruim ?!?! Pense, compare e veja ... vc pode achar que não, mas tu tem mais chances de saber se é melhor, ou não, do que eu ... ou não ?!?!

Vc disse que não achou nada sobre os drivers, então da uma olhada aqui: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Desculpe a minha forma de escrever mas te agradeço pela pergunta, pois traz a luz aqueles que estavam esquecidos ... quem sabe minhas "mentiras" também virem verdade ... eheheee

Abração
Reinaldo

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #204 Online: 29/03/13 - 22:42 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #205 Online: 29/03/13 - 23:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Jog é uma operação manual do software, não tem nada a ver com as DIPs e sim com as teclas que vc mencionou ... ou seja, com as teclas vai rápido mas com o programa vai lento, então leia o tópico do link abaixo ... mas leia até o fim, se deixar algo na caneca vou fazer vc engolir ... ops, me empolguei, lembrei do meu pai mandando eu tomar remédio ....  ?_1 ?_1 ?_1


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login



Li tudo ate o fim paipai, kkkkkkk

Valeu peguei dicas muito boas neste topico.
 Tenho uma duvida, so para variar  :sarro:
Onde configuro a profundidade de cada passada no artcam?
Fiz testes para cortar um compensado de 15mm o artcam configurou o corte em 5 passadas, eh muita coisa, nao eh?
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #205 Online: 29/03/13 - 23:49 »

Offline Maquete

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +24/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #206 Online: 30/03/13 - 01:03 »
Flavio,
Quando definir a ferramenta, o campo Passo Vertical controla quantos passos são necessários para alcançar o que foi definido no campo “Profundidade final”.
O passo vertical também depende da espessura de cada ferramenta e claro da própria maquina e de quem está manipulando. ?_4
Maquete (Carlos Silva).

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #206 Online: 30/03/13 - 01:03 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #207 Online: 30/03/13 - 08:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Flavio,
Quando definir a ferramenta, o campo Passo Vertical controla quantos passos são necessários para alcançar o que foi definido no campo “Profundidade final”.
O passo vertical também depende da espessura de cada ferramenta e claro da própria maquina e de quem está manipulando. ?_4
Maquete (Carlos Silva).


Obrigado Carlos,

Indo para CNC testar :)
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #207 Online: 30/03/13 - 08:12 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #208 Online: 30/03/13 - 08:55 »
Eu gostaria de dar algumas opiniões, algumas vão de encontro às do Reinaldo, outras são formas de ver diferentes, mas o que importa é o final...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Quais as diferenças ?! ...

Vou começar com uma pergunta: Porque vc acha que a CNC3AX, ou um driver chinês, é a melhor indicação?

Vou responder o que vejo ... Vejo que tem muita gente se ferrando com eles em tudo que é fórum de CNC por ai, então quando se conta uma mentira diversas vezes ela se torna verdade. Ou o velho ditado, falem bem ou falem mau, mas falem de mim.
De certa forma eu fui o responsável pela febre "CNC3AX" - no começo dos tempos, quando tudo eram trevas e se fez a luz, não tínhamos circuitos muito diferentes para se acionar um motor de passo.
Tínhamos um circuito simples de um drive linear que foi feito por um colega (Herculano Labrador) que funcionava sim, mas só com programas simples do tipo "bit bang" - e nesse quesito podíamos contar com o saudoso "Turbocnc", que podia acionar placas do tipo "phase drive", como era o caso...

Em algumas pesquisas pela rede, esbarrei numa página do Laurent Fouga, o cara que fez a CNC3AX e gostei do que ví - pedí para ele licença para fazer o circuito e ele gentilmente deu esta licença - aí que começou tudo;;;

Houveram outras pessoas que entraram no meio desse caminho, mas isso é história para outro momento :)

Daí pra frente, notei que este circuito (e outros como o drive chines baseado no TB6540) ganhou força porque é barato de se comprar, já que esta coisa de "gastar pouco" virou o ponto comum para 90% dos que se dispuseram a fazer máquinas.

A coisa foi tão longe que teve gente disposta a fazer "máquinas comerciais" com esta placa - nem comento o que acho disso D)

Não penso que o caso CNC3AX (e nem dessa placa chinesa) deva ser tratado como mentira que vira verdade... acredito que a coisa está mesmo no costume das pessoas - delas se conscientizarem que se quer ou precisa de um bom produto, que procure investir em gente séria e competente e que faz um produto desse calibre.

Não é jogação de confetti, mas os drives do Reinaldo estão aí - são ótimos, sérios e funcionam muito bem - há outros tão bons quanto? sim, poucos mas há, e isso também deve ser dito, apesar do forum (e o drive Apoena) ser do Reinaldo, mas ele sabe que é verdade.

O pessoal que quer um drive honesto? compre do Reinaldo - são bons, eu atesto!

Citar
Tenho centenas de drivers Apoena na praça e no entanto não ouço falarem sobre ele, será que todos jogaram fora?!?! Ou será que ele cumpre com seu compromisso trabalhando sem ser notado ?!?!  ??? ??? ???  

Na minha opinião esta já é a maior diferença.
E eu concordo de novo - não escuto falarem de problemas com os drives do Reinaldo - eu mesmo já fui fazer manutenção em algumas máquinas equipadas com estes drives e os problemas eram outros que não dos drives!

Citar
Muitas pessoas, principalmente meus desafetos (quem não os tem?), dizem que Apoena é a CNC3AX porque usa o mesmo CI-L297, então também posso dizer que todos os drivers são iguais pois todos fazem o motor girar p/ direita, ou p/ a esquerda, seguindo a mesma seqüência de operação, estou certo ou estou errado?
Certíssimo!

Citar
Eletronicamente se falando, os drivers Apoena são opticamente isolados, trabalha com 85vcc, aceita motores de até 5 amperes por fase, utiliza pré drivers especialmente projetados p/ o disparo dos Mosfets (Isto torna o pulso de potencia mais preciso e mais rápido), não usa o famigerado 7409 que não foi projetado p/ este fim ... possui vigilância por microcontrolador p/ redução de corrente após 2 segundos, falta de sincronismo e desligamento após 2 minutos sem atividade. Meus motores não queimam minha perna ... rsrsrs

Logisticamente se falando, é um produto nacional, feito com componentes discretos em encapsulamento DIP soquetados, fáceis de serem substituídos e também encontrados no mercado nacional.
Tenho um fórum aberto com todo o apoio técnico que meus clientes possam precisar, dou garantia, troco, ....

E também é garantido pela Kintec, uma empresa que tem mais de 18 anos no mercado.
Além de funcionarem bem, suas atitudes com relação ao cliente são as esperadas por que é sério e trata o assunto de forma honesta.

E com relação à velocidade, se uma é melhor que a outra, eu tenho certeza que o Reinaldo opinou bem e na direção certa - experimente e tire suas proprias conclusões...

Hoje no mercado há coisa boa e não tão boa - as faixas de preço são muito acessíveis seja para este ou aquele produto...

Agora, creio que irão concordar comigo:
Não dá para querer performance de Ferrari usando motor de fusca!

Não adianta querer uma máquina super ágil e veloz usando tecnologia como motor de passo - tem gente tentando fazer milagres, extrair água de pedra mas não tem mágica - o que se sabe sobre motor de passo e seus acionamentos, se sabe já - não tem como reinventar a roda...

E por fim, eu creio que o Reinaldo concorde comigo - o barato sai caro - cansei de ver gente que comprou desses drivezinhos chineses e que estão apanhando surra de gente grande e depois de arrumada a casa se deparam com um rendimento pífio...

Se quer coisa boa, compre de quem sabe o que faz.

Fabio Gilii
« Última modificação: 30/03/13 - 08:57 por fgilii »
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #208 Online: 30/03/13 - 08:55 »

Offline Mario09

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #209 Online: 30/03/13 - 09:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
.................... o barato sai caro - cansei de ver gente que comprou desses drivezinhos chineses e que estão apanhando surra de gente grande e depois de arrumada a casa se deparam com um rendimento pífio...
Fabio Gilii

Fabio ,
desnecessário qquer comentario da minha parte , mas faço questão de assinar em baixo.

Mario
Não é necessario ser louco. Mas ajuda muito!!

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #209 Online: 30/03/13 - 09:20 »

 

SiteLock