Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Minha Primeira CNC - Começando  (Lida 32071 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #210 Online: 30/03/13 - 12:29 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
...
...

Desculpe a minha forma de escrever...

Olá menino Mac

Tem nada que pedir desculpas não, as respostas foram diretas e suficientes para as perguntas que postei. O que resultou em uma "coceira" danada de experimentar os Apoena, hahaha

Agradeço também ao menino Gilli pelos acréscimos. Como sabem, pois comento de vez em quando, o projeto e construção da Velhinha foi uma aventura baseada em estudos quase solitários, lendo e relendo, estudando e testando... E depois que a bichinha funcionou, mantive a estrutura até então. Como citei ainda utilizo a CNC3AX e também o saudoso TurboCNC,  ?_23

Mas estou com planos de construir uma nova máquina para a oficina e nesta quero justamente investir seriamente tanto na mecânica quanto na eletrônica. Daí ter levantado estas questões.

Agradeço muito pela paciência e pelas explicações.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #210 Online: 30/03/13 - 12:29 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #211 Online: 30/03/13 - 20:26 »
Caramba, vários debates interessantes no post.

Nem vou comentar nada pois minha experiência ainda é ZERO nesta área.
Enfim, hoje fiz alguns teste e já perdi vários pedaços de compensado, kkkkkkkk

Na verdade o meu eixo Z não está legal. Esta com folga, vou ter que refaze-lo.
Porém estou feliz:
  • Acertei o passo de todos os eixos
  • A máquina se mexe com uma velocidade razoável considerando que uso uma TB
  • Estou aprendendo a usar o Artcam e o Mach3, o básico deles já aprendi visto que fiz vários testes hoje


As coisas que faltam são nivelar a mesa de corte de refazer o eixo Z.
Tenho bastante trabalho para segunda :)

Boa Pascoa a todos!
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #211 Online: 30/03/13 - 20:26 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #212 Online: 31/03/13 - 11:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu gostaria de dar algumas opiniões, algumas vão de encontro às do Reinaldo, outras são formas de ver diferentes, mas o que importa é o final...

Opiniões que p/ mim são sempre importantes e bem vindas !

Citar
De certa forma eu fui o responsável pela febre "CNC3AX" -

Não de certa forma, mas sim de todas as formas, quem projetou a placa foi o Sr. "Torre Trufa Eiffel", mas quem trouxe à luz foi o Sr. Fabio Giili ... eu me lembro disto e foi a partir dai que surgiu a idéia de criar um driver nosso, lembra-se? Eu, tu e Jeronymo.

Citar
no começo dos tempos, quando tudo eram trevas e se fez a luz, não tínhamos circuitos muito diferentes para se acionar um motor de passo.
Tínhamos um circuito simples de um drive linear que foi feito por um colega (Herculano Labrador) que funcionava sim, mas só com programas simples do tipo "bit bang" - e nesse quesito podíamos contar com o saudoso "Turbocnc", que podia acionar placas do tipo "phase drive", como era o caso...

Em algumas pesquisas pela rede, esbarrei numa página do Laurent Fouga, o cara que fez a CNC3AX e gostei do que ví - pedí para ele licença para fazer o circuito e ele gentilmente deu esta licença - aí que começou tudo;;;
Houveram outras pessoas que entraram no meio desse caminho, mas isso é história para outro momento :)

Inicialmente vc tinha um driver deste em sua maquina, mas não havia divulgado ... depois que começamos a idéia do driver próprio vc me mandou uma copia do projeto para servir como base ... Ai surgiu os drivers Apoena que seriam um produto nosso, depois virou do GuiaCNC e depois os acontecimentos nos puseram em caminhos diferentes e cada um seguiu o seu destino.

No inicio queríamos um driver melhor, mais versátil porem sem reinventar a roda ... Então chegamos ao driver Apoena que está recheado de idéias suas, tanto na parte física como no funcionamento em si.

Neste percurso o driver CNC3AX ganhou seguidores, copiadores, aproveitadores e etc etc etc ... Como vc disse é uma longa historia e ha varias versões espalhadas pela mente de cada um ... rs

Citar
Daí pra frente, notei que este circuito (e outros como o drive chines baseado no TB6540) ganhou força porque é barato de se comprar, já que esta coisa de "gastar pouco" virou o ponto comum para 90% dos que se dispuseram a fazer máquinas.

A coisa foi tão longe que teve gente disposta a fazer "máquinas comerciais" com esta placa - nem comento o que acho disso D)

Ignorância, falta de conhecimento pois o driver CNC3AX, tecnicamente se falando, mais parece um circuito p/ divulgação do CI - L297 pois é basicão de tudo.

Citar
Não penso que o caso CNC3AX (e nem dessa placa chinesa) deva ser tratado como mentira que vira verdade... acredito que a coisa está mesmo no costume das pessoas -

Eu quis colocar a expressão no sentido figurado, mas não consegui e deixei a impressão de que estou desmerecendo a CNC3AX ...porem não estou, quero dizer apenas que o primeiro driver que qualquer um cogita ao iniciar uma maquina é a CNC3AX e isto, ao meu ver, se deve a quantidade enorme de pessoas inabilitadas que se propuseram a contrui-lo e depois entupiram todos os fóruns com suas duvidas ...eu mesmo já ajudei dezenas de pessoas a conseguirem por seus drivers em funcionamento.

Como eu disse, é o tal do: "Falem bem ou falem mal mas falem de mim."

Pensou em palha de aço pensou em Bom Bril... kkkkk

Citar
delas se conscientizarem que se quer ou precisa de um bom produto, que procure investir em gente séria e competente e que faz um produto desse calibre.

Não é jogação de confetti, mas os drives do Reinaldo estão aí - são ótimos, sérios e funcionam muito bem - há outros tão bons quanto? sim, poucos mas há, e isso também deve ser dito, apesar do forum (e o drive Apoena) ser do Reinaldo, mas ele sabe que é verdade.

Com certeza, vou até citar um que também é nacional e nós vimos nascer: Smile do Rudolf.

Citar
O pessoal que quer um drive honesto? compre do Reinaldo - são bons, eu atesto!
E eu concordo de novo - não escuto falarem de problemas com os drives do Reinaldo - eu mesmo já fui fazer manutenção em algumas máquinas equipadas com estes drives e os problemas eram outros que não dos drives!
Certíssimo!
Além de funcionarem bem, suas atitudes com relação ao cliente são as esperadas por que é sério e trata o assunto de forma honesta.

Te agradeço por estas palavras, são muito importantes p/ mim, mas estes drivers não existiriam sem a sua participação !!! ... Tu também é responsável por eles, assim como também é responsável por tudo que gira em torno de CNC caseira aqui na terra tupiniquim ... Não vejo o que podermos falar que seu nome não se encaixe ?!?!?


Citar
E com relação à velocidade, se uma é melhor que a outra, eu tenho certeza que o Reinaldo opinou bem e na direção certa - experimente e tire suas proprias conclusões...

O grande problema ai é encontrar alguém que tenha equipamentos, capacidade técnica e isenção, para conduzir testes comparativos deste tipo.
Se eu fizer, vou puxar a sardinha p/ meu prato, se alguém que vende made in china fizer, vai puxar p/ o prato dele e assim por diante ...então é um risco que se corre e a melhor saída que vejo é perguntar p/ quem já comprou.


Citar
Hoje no mercado há coisa boa e não tão boa - as faixas de preço são muito acessíveis seja para este ou aquele produto...

Agora, creio que irão concordar comigo:
Não dá para querer performance de Ferrari usando motor de fusca!

Não adianta querer uma máquina super ágil e veloz usando tecnologia como motor de passo - tem gente tentando fazer milagres, extrair água de pedra mas não tem mágica - o que se sabe sobre motor de passo e seus acionamentos, se sabe já - não tem como reinventar a roda...

E por fim, eu creio que o Reinaldo concorde comigo - o barato sai caro - cansei de ver gente que comprou desses drivezinhos chineses e que estão apanhando surra de gente grande e depois de arrumada a casa se deparam com um rendimento pífio...

Se quer coisa boa, compre de quem sabe o que faz.

Fabio Gilii

Concordo sim e com todos os pontos !

Muitos me perguntaram e ainda me perguntam, porque não faço o driver Apoena Bipolar? Ai eu digo, pra que? Os chinas já não fizeram e porque não fazem as maquinas voarem ?

Eu até comecei a riscar um driver bipolar, tenho os desenhos aqui, mas percebi que daria tiros no meu próprio pé e abandonei a idéia.
É como o Fabio escreveu, motor de passo é isto ai, não dá para tirar mais nada destas rodas de "pedra" ... precisamos partir p/ novas idéias, novas tecnologias.

Cadê as nossas mentes novas? Eu acredito que já contribui, não tanto quanto o Fabio Giili mas contribui, com o desenvolvimento desta área aqui em nosso pais?!?! Ta na hora da molecada assumir o rojão ... kkkk

Abração!
Reinaldo

PS: Quantas horas de papo este assunto não daria e quantas cervejas precisaríamos ?!?!? ... eheheheee
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #212 Online: 31/03/13 - 11:33 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #213 Online: 31/03/13 - 23:16 »
Jose Antonio transferi suas mensagens para este link Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #213 Online: 31/03/13 - 23:16 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #214 Online: 01/04/13 - 06:32 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
PS: Quantas horas de papo este assunto não daria e quantas cervejas precisaríamos ?!?!? ... eheheheee
Velho - já cansei de te convidar a sair daí da sua toca para a gente tomar umas...

Comentei diversas vezes com o Jorge que sinto muito sua falta nos nossos encontros - ambos concordamos que voce seria uma presença muito valiosa e enriquecedora para todos nós - tanto ele como eu sempre estivemos muito curiosos de te conhecer pessoalmente e gostaríamos que voce fizesse parte dessas rodas de amizades das quais participamos - tenho certeza que voce iria se sentir em casa...

Mas tudo bem - uma hora dessas eu me encho de vontade de rodar uns 400 Km só para ir aí te encher o saco e te dar um abraço - e aí tá ferrado, porque isso selará um compromisso de sangue com a confraria de Sir Jorge, Cavaleiro da Távola Disforme, a qual participo efusivamente sendo o Impalador Mestre das Cerimonias...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #214 Online: 01/04/13 - 06:32 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #215 Online: 01/04/13 - 11:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Velho - já cansei de te convidar a sair daí da sua toca para a gente tomar umas...

Comentei diversas vezes com o Jorge que sinto muito sua falta nos nossos encontros - ambos concordamos que voce seria uma presença muito valiosa e enriquecedora para todos nós - tanto ele como eu sempre estivemos muito curiosos de te conhecer pessoalmente e gostaríamos que voce fizesse parte dessas rodas de amizades das quais participamos - tenho certeza que voce iria se sentir em casa...

Mas tudo bem - uma hora dessas eu me encho de vontade de rodar uns 400 Km só para ir aí te encher o saco e te dar um abraço - e aí tá ferrado, porque isso selará um compromisso de sangue com a confraria de Sir Jorge, Cavaleiro da Távola Disforme, a qual participo efusivamente sendo o Impalador Mestre das Cerimonias...

Eu sei disto Fabio, foram diversas vezes mesmo e eu sempre sai pela tangente, mas nunca foi por achar que não seria bom e sim por "coisas ruins" que acontecem em nossas vidas que modificam a gente para sempre ... e nem são "coisas" relacionadas a encontros ou CNC, pois aconteceram antes disto, seria tipo uma martelada no pé que te dá uma baita dor na cabeça.

Vim pra Peruíbe p/ morar na diversão e alguém la encima assinou embaixo, ai tu fica e dai tu não sai mais, só não me deram a diversão ... rsrsrs :notsei: :notsei: :notsei:

Mas estou lutando pra reverter isto e se não der tempo nesta vida, na próxima quero ser seu irmão, ... do Marcao também ... Vcs estão ferrados! ... ahahaaaa :bebebe: :bebebe: :bebebe:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #215 Online: 01/04/13 - 11:17 »

Offline Mario Gribel

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #216 Online: 01/04/13 - 12:02 »
Arruma uma casinha aí, baratinho, que me mudo pra aí e levo a diversão. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #216 Online: 01/04/13 - 12:02 »

Offline Mario Gribel

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #217 Online: 01/04/13 - 12:03 »
Ou será mais pertubação ... ???? :lingua: :bebebe: :irrit:

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #217 Online: 01/04/13 - 12:03 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #218 Online: 01/04/13 - 17:53 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Arruma uma casinha aí, baratinho, que me mudo pra aí e levo a diversão. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tenho a do Luque, ele não está usando mais pois agora deixo ele dormir dentro de casa ... ta novinha e acabei de exterminar todos os carrapatos que viviam por la ... kkk  :bleble: :bleble: :bleble:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #218 Online: 01/04/13 - 17:53 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #219 Online: 08/04/13 - 12:51 »
Pessoal,

Estou fazendo os primeiros testes com a minha CNC agora.
E esta acontecendo o seguinte, de vez em quando a tupia enrosca e trava.
Mais informações para vocês não me xingarem :)

  • Estou tentando cortar compensado de 15mm
  • Estou usando a Tupia da Makita 3709
  • A broca(fresa) que estou usando é a que veio junto com a Makita, tem diâmetro de 1/4"
  • Estou usando avanço de profundidade de 7mm

Minha dúvida é por que enrosca no compensado?
É porque a Makita é fraca?
Estou usando um avanço de profundidade muito grande?
Ou é por estar usando provavelmente um fresa inadequada?

Grato, Flavio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #219 Online: 08/04/13 - 12:51 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #220 Online: 08/04/13 - 14:17 »
Olá menino Flávio

Quando tu diz "enrosca e trava", tu está se referindo ao motor da tupia? Ela para de girar?

Ou o eixo da router não consegue avançar, perdendo passo?

Eu uso uma 3709 e já fiz umas m#$das que enterraram a ferramenta na peça e na mesa, mas a tupia sempre venceu o esforço, gritou, mas não parou de girar.

Quanto a profundidade de entrada, para uma fresa de 6mm eu acho que 7mm é muito, mesmo em compensado. Acho que 3 a 4mm está de bom tamanho, mas claro que também entra no causo as velocidades de avanço e entrada.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #220 Online: 08/04/13 - 14:17 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #221 Online: 08/04/13 - 14:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá menino Flávio

Quando tu diz "enrosca e trava", tu está se referindo ao motor da tupia? Ela para de girar?

Ou o eixo da router não consegue avançar, perdendo passo?

Velho Hippie, quero dizer que a tupia para de girar, fica presa, enroscada no compensado e consequentemente perde o passo.
Mas o problema, até onde entendo é que ela para de girar e enrosca.

Abraços
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #221 Online: 08/04/13 - 14:21 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #222 Online: 08/04/13 - 14:27 »
Menino Flávio

Realmente estranhei, a tupia é nova? Tu está usando RPM máximo normal (30K RPM sem carga)?

Qual a velocidade de avanço? Faz alguns testes, começando com passes verticais de 1mm e vai subindo (para 2mm, 3mm e assim por diante) até tu perceber o ideal.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #222 Online: 08/04/13 - 14:27 »

Offline Mario Gribel

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #223 Online: 08/04/13 - 15:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estou usando um avanço de profundidade muito grande?
Ou é por estar usando provavelmente um fresa inadequada?

Flavio,

Sim e talvez. A regra básica é no máximo 50% do diâmetro da fresa para mergulho.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #223 Online: 08/04/13 - 15:25 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #224 Online: 08/04/13 - 17:16 »
Como disse o menino Hipie, 7mm é muita coisa, vai de 3 em 3mm que vai ter mais sucesso.
A fresa não quebrou porque é parrudinha, se fosse a fresinha de 1mm...

50% da fresa de 1/4 vai dar 3mm e uns quebrados.
« Última modificação: 08/04/13 - 17:20 por Roracioppi »
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #224 Online: 08/04/13 - 17:16 »

 

SiteLock