Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Minha Primeira CNC - Começando  (Lida 32062 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #240 Online: 08/04/13 - 22:34 »
Só para atualizar a todos.

Reduzi para 5mm de passo vertical. Fiz alguns testes e não tive problemas.
A fresa que estava usando quebrou e era do mesmo modelo que vocês postaram algumas mensagens atrás.
Estou usando agora fresa de 6mm corte duplo (tem duas "facas").
O que o Marcão comentou realmente reparei. Depende do sentido que esta cortando, a tupia não para, mas quase!

Amanhã posto um vídeo, obrigado a todos pelas dicas.

Abraços
« Última modificação: 08/04/13 - 22:37 por FlavioLeal »
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #240 Online: 08/04/13 - 22:34 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #241 Online: 08/04/13 - 22:35 »
hummm, vou fazer o teste aqui, tenho a minha makita velha de guerra.
Valeu pelo esclarecimento.

Flavio, o Mac uma vez disse que o Valter tem um tanto de fresas para vender e ele tinha um tanto de 40 reais para gastar.
Espero que não precise gastar muitos 40 reais com fresas para quebrar.
Abç
Rodrigo
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #241 Online: 08/04/13 - 22:35 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #242 Online: 09/04/13 - 06:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

O que o Marcão comentou realmente reparei. Depende do sentido que esta cortando, a tupia não para, mas quase!

Abraços

Ai ó, ta vendo, eu nao sou tao burrinho assim nao  :bebebe: :bebebe: :bebebe:


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #242 Online: 09/04/13 - 06:19 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #243 Online: 09/04/13 - 10:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
hummm, vou fazer o teste aqui, tenho a minha makita velha de guerra.
Valeu pelo esclarecimento.

Flavio, o Mac uma vez disse que o Valter tem um tanto de fresas para vender e ele tinha um tanto de 40 reais para gastar.
Espero que não precise gastar muitos 40 reais com fresas para quebrar.
Abç
Rodrigo

Se Tomas Edson não tivesse inventado a lampada eu teria, pois a fresa acendeu na chapinha de inox e depois, puft ... 40 tomates a menos na salada ... kkk ?_47
« Última modificação: 09/04/13 - 10:21 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #243 Online: 09/04/13 - 10:20 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #244 Online: 09/04/13 - 14:37 »
Olá meninos

Me permitam seguir a discussão sobre este assunto, pois considero muito importante e útil a todos nós que operamos máquinas com fresas de corte.
Desde já coloco claramente que não pretendo em momento algum tomar a verdade ou colocar-me como dono de tal. O que vou tentar explanar é apenas e tão somente o resultado e síntese das minhas percepções.

Anexo um desenho para melhor demonstrar o que vou aqui citar.

Ao centro temos o desenho (em vista superior) de uma fresa topo com uma face de corte e seu sentido de rotação horário demostrado.

No exemplo 1, canto superior esquerdo, uma demonstração de perfilagem com direção de corte Discordante (acho que é a isto que o Marcão se refere quando fala sobre reversão).
Então vamos só dar uma pincelada sobre este assunto, ok?
Quando a direção de corte é Concordante entende-se que a ferramenta está movendo-se em torno do perfil no mesmo sentido (horário) do giro da ferramenta (horário) com relação à face acabada.
Quando a direção de corte é Discordante entende-se que a ferramenta está movendo-se em torno do perfil no sentido contrário (anti-horário) ao giro da ferramenta (horário) com relação à face acabada.

Então, voltando ao exemplo 1, temos uma Perfilagem com direção de corte Discordante, que ao meu ver é a mais correta e indicada, mas já já vamos tentar entender o porque.
Neste caso, a ferramenta se move em sentido anti-horário com relação a face acabada (amarelo) e a área de ataque da ferramenta (vermelho) expulsa os cavacos para fora da face acabada. Isto resulta em um acabamento mais limpo.
Notem que as pequenas setas em torno da área de ataque (vermelho) demonstram o sentido em que os cavacos são arrancados e lançados.

No exemplo 2, canto superior direito, uma demonstração de perfilagem com direção de corte Concordante.
Neste caso, a ferramenta se move em sentido horário com relação a face acabada (amarelo) e a área de ataque da ferramenta (vermelho) comprime os cavacos em direção a face acabada e os expulsa para trás da ferramenta. Isto resulta em um acabamento mais arrepiado.
Notem que as pequenas setas em torno da área de ataque (vermelho) demonstram o sentido em que os cavacos são comprimidos e depois lançados.

Nestes dois primeiros exemplos, tratamos de uma perfilagem aberta, ou seja a ferramenta atua sobre a lateral da peça. Acho que neste ponto é que o menino Gribel citou sobre a ferramenta comentada (uma fresa reta da Makita 6mm de um corte). Este tipo de ferramenta realmente se presta a perfilagens laterais, como demonstrado até aqui. Portanto este tipo de ferramenta não é a mais indicada para mergulho e corte, mas pode ser utilizada dentro de certos parâmetros, pois como comentei anteriormente utilizo uma há 3 anos e nunca tive problemas.
Volto a repetir: Sempre utilizei esta ferramenta para mergulho e corte, RESPEITANDO velocidades de avanço e principalmente profundidades, pois é este último o fator mais crítico pela questão da retirada de cavacos!
Mas vamos aos próximos exemplos, só pra tentar eliminar o máximo de dúvidas possíveis...

No exemplo 3, canto inferior esquerdo, uma demonstração de mergulho e corte com direção de corte Discordante.
Neste caso a ferramenta se move em sentido anti-horário com relação a face acabada (amarelo) e a área de ataque da ferramenta (vermelho) comprime os cavacos em direção a face externa e os expulsa para trás da ferramenta. Isto resulta em um acabamento mais limpo na face acabada e um acabamento mais arrepiado na face externa. Notem também que neste caso (de mergulho e corte) a área de ataque é maior que nos exemplos anteriores.

No exemplo 4, canto inferior direito, uma demonstração de mergulho e corte com direção de corte Concordante.
Neste caso a ferramenta se move em sentido horário com relação a face acabada (amarelo) e a área de ataque da ferramenta (vermelho) comprime os cavacos em direção a face acabada e os expulsa para trás da ferramenta. Isto resulta em um acabamento mais arrepiado na face acabada e um acabamento mais limpo na face externa (que neste caso não nos interessa).

Obviamente nos dois primeiros exemplos, podemos perceber que em sentido Discordante a ferramenta trabalha mais folgada e em sentido Concordante trabalha mais forçada pela questão de expulsão dos cavacos.
Mas nestes dois últimos exemplos a área de ataque (em vermelho nos exemplos) é a mesma tanto em sentido Concordante quanto em sentido Discordante, restando apenas o acabamento da face como relevante. A expulsão dos cavacos nos dois casos se da para trás da ferramenta.
Como estamos tratando de uma ferramenta sem geometria de expulsão superior, acho que fica bem claro o porque de atentar muito para a profundidade de cada mergulho na peça.

Outra observação é que nos dois últimos exemplos, tratamos como a peça a parte interna, mas se acaso a peça que queremos é a externa (como um quadrado vazado no centro) então devemos atentar que as direções de corte devem ser executadas de forma contrária para obtermos o resultado mais limpo na face acabada.

Quanto ao comentário do menino Mac sobre em determinada direção deixar um acabamento mais liso e em direção contrária o acabamento ficar mais arrepiado, já fiz vários testes e percebo que isto se dá em materiais fibrosos (como a madeira). O que percebi é que em uma direção as fibras são cortadas e no outro as fibras são arrancadas. Fiz vários testes também com MDF e este problema não aparece.
Para detalhar melhor como resolvi isto, no meu caso quando plaino uma tábua para churrasco, por exemplo, ou outro serviço em que necessito de uma superfície bem lisa e evitar um trabalho de lixamento mais demorado escrevi um código onde entro com alguns parâmetros como: Dimensão em X, dimensão em Y, diâmetro da ferramenta, passo lateral, profundidade de desbaste e velocidade de avanço.
Então este código executa o desbaste somente em uma direção (que no meu caso é da esquerda para a direita), ao chegar no final da posição em X, a ferramenta sobre para um Z seguro de 5mm, desloca o passo lateral em Y e retorna a posição inicial em X, desce novamente e assim por diante. É mais demorado mas a qualidade é indiscutível, pois o acabamento fica uniforme na superfície da peça.

Bem meninos, é claro que há muito mais a discutir e aprender e volto a lembrar que estas são apenas as minhas impressões e entendimentos até agora.

Acho que sucintamente deu pra perceber que o caso tratado do afogamento da tupia do menino Flávio se dá por insuficiência de expulsão de cavacos por utilizar uma profundidade muito alta e não necessariamente pela direção de corte.

Insisto, prestem muita atenção nas velocidades de avanço (se não me falha ainda não foi postado a velocidade que o menino Flávio está usando?!?!?), nas profundidades de cada passo e procurem utilizar corretamente as direções de corte para obter melhores resultados.
E na medida do possível (já que nada é obrigatório e muita gambiarra fazemos  :anjo: ) procurem adquirir ferramentas adequadas ou utilizar com segurança as que tem disponíveis. COM SEGURANÇA MENINOS!

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #244 Online: 09/04/13 - 14:37 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #245 Online: 09/04/13 - 14:44 »
Elton meu filho,

Gostei das suas observações, e é isso mesmo com relação à cortes e materiais.

Apenas por comentário - muitas vezes é preciso ajudar a ferramenta a fazer seu trabalho - se os avanços forem errados para o material ou para a rotação usada, pode acontecer dos cavacos ficarem muito em contato entre fresa e corte, e isso faz com que haja excesso de temperatura (que queima a fresa) assim diminuindo a vida do fio, e claro atrapalhando o acabamento - algumas vezes é bom usar um sobro de ar por exemplo, que retira o material do rasgo feito pela fresa - outras vezes basta usar um avanço adequado ao material, fresa e rotação (caso fixa)...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #245 Online: 09/04/13 - 14:44 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #246 Online: 09/04/13 - 17:49 »
Velho Hippye,

Cacaracaquicacaiu ...  :palmas: :palmas: :palmas:

Está, com certeza, é a verdadeira historia do cavaco ... :abraço:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #246 Online: 09/04/13 - 17:49 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #247 Online: 09/04/13 - 18:40 »
Nao tenho certeza se ja foi postado aqui, mas como eu so encho o saco... :bebebe:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #247 Online: 09/04/13 - 18:40 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #248 Online: 09/04/13 - 18:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Nao tenho certeza se ja foi postado aqui, mas como eu so encho o saco... :bebebe:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login



Marcao



E como enche ... :ixi:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #248 Online: 09/04/13 - 18:42 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #249 Online: 09/04/13 - 18:47 »
 :lingua:

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #249 Online: 09/04/13 - 18:47 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #250 Online: 10/04/13 - 10:51 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Gostei das suas observações, e é isso mesmo com relação à cortes e materiais.

Muito Obrigado menino, vindo de você é um baita incentivo para continuar a caminhada,  ?_6

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Apenas por comentário - muitas vezes é preciso ajudar a ferramenta a fazer seu trabalho -

Bem colocado, lembrei de um caso em que cortei uma peça de Pinheiro com 30mm de espessura com esta ferramenta citada, mas ela tem apenas 20mm de área de corte.
Então o que fiz foi primeiro abrir um canal de 15mm com offset de 5mm (a ferramenta tem 6mm) e depois fiz o devido corte aprofundando em passes de 2mm até os 30mm. Este canal que abri ajudou bastante na expulsão dos cavacos e também evitou de travar a ferramenta.
Claro que foi um caso específico e uma necessidade momentânea, mas funcionou.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #250 Online: 10/04/13 - 10:51 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #251 Online: 03/05/13 - 13:24 »
Pessoal,

Nesta máquina que fiz, estou usando cabo de aço nos eixos X e Y, gostaria de usar cabo também no eixo Z.
Só que não vejo como consigo fazer isto, alguém tem ideia de como fazer para ter o cabo no eixo Z?

Grato,

Flávio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #251 Online: 03/05/13 - 13:24 »

vallter21

  • Visitante
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #252 Online: 04/05/13 - 00:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pessoal,

Nesta máquina que fiz, estou usando cabo de aço nos eixos X e Y, gostaria de usar cabo também no eixo Z.
Só que não vejo como consigo fazer isto, alguém tem ideia de como fazer para ter o cabo no eixo Z?

Grato,

Flávio



olá flavio. eis aqui um belo exemplo::

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 09/05/13 - 19:54 por Mac_RC »

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #252 Online: 04/05/13 - 00:58 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #253 Online: 04/05/13 - 12:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

olá flavio. eis aqui um belo exemplo::

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Olá Valter, obrigado pelo vídeo. Não consegui pegar exatamente o esquema de ligação do cabo de aço nele.
Mas ele me deu uma ideia que acho que vai funcionar.
Na segunda posto fotos e falo se funcionou.

Abraços,
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #253 Online: 04/05/13 - 12:43 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #254 Online: 09/05/13 - 19:16 »
Pessoal, segue vídeo da minha máquina funcionando.
Coloquei cabo de aço nos 3 eixos, troquei a movimentação do eixo X e Z de roldanas para rolamentos.

Acho que ficou bem melhor.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Abraços,
« Última modificação: 09/05/13 - 19:24 por FlavioLeal »
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Minha Primeira CNC - Começando
« Resposta #254 Online: 09/05/13 - 19:16 »

 

SiteLock