Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado  (Lida 2510 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline mbravo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Boa noite pessoal,
sou novo aqui no fórum e no CNC também. Sou arquiteto e apesar de já ter desenhado vários projetos para execução com CNC, estou começando a entender a máquina em si só agora. Decidi montar uma justamente porque essa demanda pra mim é cada vez maior. Estou junto com um amigo nessa empreitada e ele inclusive já tinha um kit da parte eletrônica mas nunca tinha começado a montagem da mesa.

Sem ter muito conhecimento da parte eletrônica, começamos a montagem da mesa mais baseados na necessidade de uso do que no hardware que tínhamos em mãos - no caso, um kit de drives e motores de 10kg, interface BOB e fonte, já montado num gabinete com ventoinhas e etc. Temos também um spindle de 1CV com ventoinha. Acontece que como o uso será mais para fabricação de elementos arquitetônicos em madeira, móveis e maquetes, optei por fazer uma mesa com uma área bem maior do que a que esse sistema seria capaz de segurar: 140x100cm. Claro que não fizemos isso totalmente às escuras: a pessoa que havia vendido o kit falou que trocando esses motores por motores de 15kg a máquina funcionaria bem. Não foi esse o caso.

Mas vamos começar do princípio. Com essas dimensões da mesa em mente, escolhemos um sistema semelhante ao da BlackToe com correntes devido à sua relação custo/benefício. Não seguimos nenhum projeto desses disponíveis na internet, mas até que conseguimos um bom resultado nessa parte mecânica. É claro que, devido às dimensões, material usado e sistema das correntes, a máquina ficou bem mais pesada do que os motorezinhos suportavam. Esse é o momento onde minha incursão na parte eletrônica começa... hehehe

Não só os motores de 10kg não dão conta, como os de 15 ficam mais fracos ainda. Aí que eu fui descobrir que o motor era muito pesado para aqueles drives. A placa é bipolar mas com corrente máxima de 2A, o motor pede 2,4. A fonte também é bem fraquinha, de 12V 6A, e portanto não vai aguentar a troca dos drives e motores. Dando uma olhada no projeto da BlackToe (60x120cm) eu vi que eles usam motores de 30kg e, como nossa mesa é maior ainda, já desisti dos motores de 15kg e estou pulando para os de 30 também. Como a nossa dimensão maior é apenas 20cm maior que a deles, estou considerando que não será necessário ir para os de 50kg. Já pensando no volume de trabalho que eu tenho, resolvi dar uma investida mais forte nessa parte eletrônica pra poder deixar a máquina rodando mais horas direto sem peso na consciência.

Montei a seguinte configuração (e é aqui que gostaria de uma ajudinha):

Motores: 3x NEOYAMA 32KGF (NEMA 34, 8.2V/F, 2.4A/F BIPOLAR)
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Drive: 3x 2M542 (BIPOLAR 24-50VCC, 1-4.2A, OPTO ISOLADO, REDUÇÃO DE CORRENTE)
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Interface BOB: MIAP17B OPTO ISOLADA
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Fonte: Fonte Chaveada 36VDC 9.7A 350W Bivolt

A princípio é isso.. Pergunto: A configuração está coerente? Estarei bem servido de hardware? Preciso de mais alguma peça pra resguardar esse sistema, ou ventoinhas extra, etc? Essa configuração vai dar conta dessa mesa que nós montamos? Minha maior dúvida é quanto à fonte mesmo. Não sei muito bem se o cálculo da demanda que eu imaginei está correto (estou dando uma olhada no tópico sobre fontes e parece estar coerente) Esses motores da Neoyama também tem uma indutância muito alta, essa característica não pede uma voltagem maior na fonte? Alguém tem experiência com esse motor?

Segue também uma foto da mesa... Work in progress... não reparem não hehehe. Depois com a máquina rodando fica fácil de fazer umas peças mais sofisticadas pra ela própria também.

Desde já muito obrigado e abraços!

Marcos Bravo

Clube CNC Brasil


Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #1 Online: 25/04/13 - 09:23 »
mbravo,

Bom dia.

No meu singelo entendimento arrisco alertar:

De uma - O nobre amigo arquiteto - como todos da categoria, com pensamentos em formas, curvas, etc., passam nâo intencional por cima de algumas regrinhas insertas no manual. Motivo que solicitamos uma releitura das instruções aos participantes. Por favor não acione seu sobrenome (bravo), eis que somos uma verdadeira família o que nos permite rir e chorar. De qualquer sorte, a sua participação é uma honra para todos nós.

De duas - Mesmo não sendo nada indicado para tal, tenho por dizer que sou avesso ao sistema de correntes e forma de deslocamento usado na tua máquina, pois me parece que com o uso o desgaste será acelerado havendo considerável descompasso na precisão de corte, o que para arquiteto da sua formação é imperdoável.

De três - No Forum há tópicos informativos quanto ao sistema eletrônico bastante significativo, que lhe indicará um bom ¨norte¨.
Daí, considerando a minuciosidade do prezado amigo arquiteto é que tomo a liberdade de lembrar a velha máxima: o barato sai caro.

De quatro - Pela foto postada, é fácil verificar o porte avantajado, bem como a necessidade de eficiente firmeza para evitar ¨taquicardia¨ na máquina e seu proprietário (tremedeira).

De cinco - Se a insatisfação se lhe apresentar, revise seus conhecimentos lendo também o que está postado nesse Forum - invejável laboratório, quanto a eixos, fusos, estruturas, porcas, parafusos, arruelas, etc.

De seis - Sem esquecer de entrar na porta da Lojinha do Forum, onde vais encontrar sistema eletrônico de altíssima qualidade com suporte pós venda inigualável - (Apoena x Reinaldo), podendo se direcionar ao representante oficial do Mach3 com o Fabio gilli e de lambuja poderá adentrar nos classificados onde há produtos de respeito, bem como, se acontecer, oferecer seu sistema a terceiros.

Esteja sempre conosco.

jcs
« Última modificação: 25/04/13 - 09:30 por JCS »

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #1 Online: 25/04/13 - 09:23 »

Offline mbravo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #2 Online: 25/04/13 - 14:48 »
JCS,

obrigado pela atenção e por dispor do seu tempo para responder.

Quanto à questão do sobrenome, realmente, pulei a leitura das regras. Acabo fazendo isso por já ser bastante habituado à dinâmica dos fora de internet e também por já ter observado, nas minhas leituras deste fórum, usuários usando livremente seus sobrenomes, inclusive o moderador Edu Lopes - e aqui cabe citar uma outra velha máxima: "o exemplo vem de cima". Fico lisonjeado pela atenção que minha profissão mereceu em seu post, mas deixo claro que citei-a como mera formalidade ao me apresentar e dispenso qualquer tipo de tratamento diferenciado - para o bem ou para o mal. Estou aqui na posição de entusiasta no mundo da robótica e fabricação.

Quanto à configuração da máquina, na verdade já tenho um norte até bastante forte e elaborei ela baseado nos conhecimentos adquiridos nos posts de comunidades como essa e sites especializados, além da disponibilidade das peças no mercado nacional. É claro para mim está sendo uma avalanche de novos conhecimentos e muitas vezes leva um tempo até dominarmos essa quantidade de informações. Para me dar segurança nesse primeiro teste dos meus conhecimentos é que estou recorrendo à este fórum e à vossa experiência.

Quanto ao sistema mecânico escolhido, concordo plenamente que o desgaste será mais rápido. No entanto, ela vai me abrir portas para fazer um investimento numa mesa de serralheria, cujo custo é mais caro mas com certeza justificado pela sua eficiência e durabilidade. Por este motivo estou também optando por um investimento maior na configuração eletrônica, que acredito que me dará relativa tranquilidade nesse processo.

Mais uma vez, obrigado pelas suas considerações.

Abs

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #2 Online: 25/04/13 - 14:48 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #3 Online: 25/04/13 - 16:46 »
mbravo,

Necessário faz explicar que me referi ao seu sobrenome para não ficar bravo comigo pelo que estava postando.

jcs

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #3 Online: 25/04/13 - 16:46 »

Offline mbravo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #4 Online: 25/04/13 - 17:04 »
rsrsrs...

Eu li "adcione" ao invés de "acione"... Bem que tava achando estranho...

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #4 Online: 25/04/13 - 17:04 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #5 Online: 25/04/13 - 23:04 »
Eu imaginei que havia algo errado.
 ?_12 ?_12 ?_12

jcs

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #5 Online: 25/04/13 - 23:04 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #6 Online: 26/04/13 - 11:45 »
Boa tarde mbravo.

Quanto aos motores aguentarem, bem.... se a tração fosse por fuso eu diria que sim, mas com a tração por corrente direto no eixo do motor tenho minhas duvidas acredito que as chances são de 80%  de serem fracos, estou construindo uma maquina com tração por corrente tambem 1,5m X 1,3m, mas sistema diferente do seu, estou colocando motores de 115kg, com drives 2m498.
Um abraço.

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #6 Online: 26/04/13 - 11:45 »

Offline mbravo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #7 Online: 26/04/13 - 12:08 »
Salve Guilherme,

acho que (ou pelo menos espero que) sua estimativa está um pouco pessimista quanto ao meu sistema! Eu rodei um teste nele com motores de 10kg e eles conseguiram mover os eixos apesar de alguma dificuldade (perdendo alguns passos nas extremidades), exceto no eixo maior de 1,4m onde ele tem muita dificuldade e só se move no meio da mesa. De qualquer forma, devo usar o motor de 42kg no fim das contas. O modelo que usamos como referência usa motores de 32kg e a mesa é um pouco mais pesada, então eu acredito que vai dar certo.

Em que o seu sistema é diferente do meu? Tem uma foto da máquina?

Obrigado
Abs

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #7 Online: 26/04/13 - 12:08 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #8 Online: 26/04/13 - 15:36 »
Salve mbravo.
Tambem espero estar errado sobre o motor, mas um de 42kg acredito que de, mas de 32k sei não.
Eu tinha a intenção de colocar um de 52k.
Não sei dimensionar o quanto de força o motor deve ter, mas com certeza o fuso aumenta em muito a força do motor, com a corrente diretamente no eixo do motor para tracionar o carro, será necessário um motor bem mais forte que no sistema de fuso.
Eu tinha dois motores de 10k  no eixo y, ( ou seja 20k ) um só não conseguia mover, e tração por fuso,em  vista disso eu achei melhor um de 52k pra cima não menos, e eles perdem muito a força com o aumento da freqüência de pulsos, visto que esse sistema com correntes o deslocamento é muito grande por passo do motor, terei que utilizar micro passo, ou seja maior freqüência dos pulsos, em fim pra saber ao certo só experimentado mesmo.

Quanto a minha maquina não tenho foto, ainda estou a monta-la, mas colocarei a corrente fechada como numa bicicleta, o motor fixo em um lado da maquina e uma engrenagem livre do outro rotacionando a corrente, que por sua vez esta preza no pórtico, da maneira que voce fez, o motor esta preso ao portico, mais um peso pra levar no meu caso 5kg cada motor.
Um abraço.

Boa sorte pra nós e não deixe de colocar aqui o resultado, se preferir pode mandar por email, acredito que no fim de semana que vem eu já possa fazer uns testes de movimentação, se a sorte ajudar ( torneiro ) pego as engrenagens este fim de semana.
Um abraço.

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #8 Online: 26/04/13 - 15:36 »

Offline mbravo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #9 Online: 29/04/13 - 16:20 »
Fala Guilherme,

devo rodar um teste na máquina ainda essa semana se os motores chegarem. Estou confiante, vamos ver...

No caso não estou tão preocupado com a precisão da máquina, com 1/2 passo eu já tenho precisão de pouco menos de 1mm, o que é suficiente para a escala dessa mesa e natureza dos serviços a serem realizados.

Uma das vantagens aqui é que o meu parceiro nessa máquina é marceneiro e serralheiro, então ele mesmo está fabricando ou adaptando as peças, assegurando que o funcionamento da máquina seja o mais suave possível. São muitas idas e vindas das peças entre máquina e mesa de trabalho para deixar tudo perfeito no fim.

Abs

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida sistema para fresadora CNC 100x140cm útil em compensado
« Resposta #9 Online: 29/04/13 - 16:20 »

 

SiteLock