Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Motor-de-passo e Drive ideal para máquina Laser  (Lida 2571 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Douglas A. Zaffanelli

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Boa Tarde a todos!
Depois da minha apresentação, este é meu primeiro post e a primeira dúvida de muitas... E também espero ajudar no que eu souber sobra máquinas a Laser CO2.

Vejo que a reclamação maior em máquinas de corte a Laser CO2 é quanto ao acabamento de corte, principalmente em chapas de acrílicos de 4mm ou superior, onde começam a ficar mais evidentes os "riscos" causados pela (trepidação) do motor de passo. Não sei bem se posso chamar de trepidação esse problema ou tem tem um motivo comprovado para que esse corte "serrilhado" sai nas peças cortadas. Outro fator é o ruído excessivo causado pelo motor. O ruido muito alto quando o motor se movimenta é sinal de que ?

Tirando os Servo-Motores da jogada...

Existe um motor-de-passo ideal para máquinas de corte a Laser ? Ou é a sua configuração, fechamento de bobinas, motor inadequado, Drive incompatível ou mal configurado...

Oque faz com que o corte saia sem essa aparência de serra Starret na lateral ? Mesmo em baixa velocidade.

Me avisem se eu coloquei a dúvida no lugar errado Ok ? Mesmo com a dúvida encima de máquinas de corte a laser, eu deviria postar no tópico sobre motores de passo ?

Abraços e Bom fim de semana!

Clube CNC Brasil


Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Motor-de-passo e Drive ideal para máquina Laser
« Resposta #1 Online: 30/05/13 - 18:11 »
Motores de passo naturalmente tem 200 passos distintos e marcados - então podemos afirmar que para cada volta completa do motor existirão 200 pontos de parada (imaginando que estamos acionando este motor em passo cheio).

Existem derives de acionamento que podem comandar este mesmo motor só que com mais subdivisões, e chamamos esta característica de micropasso.

Mesmo que se acione um motor em micropasso, sempre existirão pontos de parada.

Muita gente já tentou resolver a coisa acreditando que por exemplo se usasse um drive com muitas subdivisões, e um motor grande (por causa do troque) conseguiria resolver a coisa, mas não é fácil assim, senão todos já teriam resolvido a coisa...

Há como minimizar e ajustar determinadas variáveis, mas nunca será magico com motor de passo...

E veja - apenas abordei o assunto pelo acionamento - há diversos outros aspectos como ressonância natural da estrutura, tipo de arquivos gerados e interpretados, rigidez geral dos movimentos, resolução mecânica real da coisa toda enfim, uma infinidade de aspectos que estão todos conectados e um interfere no outro
« Última modificação: 30/05/13 - 18:13 por fgilii »
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Motor-de-passo e Drive ideal para máquina Laser
« Resposta #1 Online: 30/05/13 - 18:11 »

Offline Douglas A. Zaffanelli

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Motor-de-passo e Drive ideal para máquina Laser
« Resposta #2 Online: 31/05/13 - 06:32 »
Bom dia fgilli,
Obrigado por suas explicações!

Sempre estou verificando os motores aplicados nas máquinas e no geral não muda muita coisa de um para o outro...

Já presenciei máquinas diferentes, mais com o mesmo motor e drive instalados e tendo qualidades de cortes diferentes. Já Pedi liberação para os proprietários para fazer testes de corte como o mesmo arquivo, velocidade e potência e mesmo assim dar uma diferença considerável no acabamento. Não posso afirmar que a parte mecânica das máquinas estão em ordem (visualmente estão).

Acredito mais na (configuração) errada dos mesmos. Tanto na ligação (motor-drive-CPU) , como no posicionamentos dos DIPs (drives), e configuração na controladora.

Vou tentar colocar aqui fotos dos casais (motor e drive) para poder avaliar algo errado Ok? Se poder continuar a ajudar fico agradecido desde já!

Abraços!

Clube CNC Brasil

Re:Motor-de-passo e Drive ideal para máquina Laser
« Resposta #2 Online: 31/05/13 - 06:32 »

 

SiteLock