Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Projeto Fresadora CNC Tupia 2CV  (Lida 2546 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline lt-expert

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Projeto Fresadora CNC Tupia 2CV
« Online: 18/08/13 - 17:52 »
Boa tarde a todos do fórum,

Deste já agradeço a oportunidade de estar criando meu primeiro tópico. Ja faz algum tempo que venho estudando o desenvolvimento de uma fresadora cnc para mim.

Ja li muitos topicos aqui no fórum e creio que ja me ajudarão em muitas ideias.

Agora irei dar uma breve descrição de minha idéia e doque tenho em mãos para desenvolver:

1 - Já tenho um kit eletrônica que adquiri a um tempo atrás são 3 motores de 9,9kgf e o kit Cnc3ax e já testei no Mach3 e fiz rodar os motores rsrsrs

2 - Adquiri a poucos dias uma Tupia de coluna profisional da Goodyear que é lançamento e peguei a um preço legal pela sua potencia, é 1500w (2 CV) e o fabricante garante usinagem tanto em metais quanto madeira e polimeros, paguei R$450,00 com frete se eu não me engano, achei bom pois ja tem controle de velocidade nele mesmo e não necessita de inversor.

3 - Esta fresadora irei montar para trabalhar mdf, polimeros, aluminio e raramente aço 1020.

4 - A fresadora terá uma area de deslocamento de 300 x 300 x 300 Quadradona rsrsrs

5 - Estou querendo utilizar guias de 20mm com pillows blocks e fusos de 18mm com castanhas de poliacetal com mancais injetados

6 - Sobre a estrutura ainda não decidi, ou irei utilizar chapa de aço 1020 6mm ou alumínio se for alumínio ainda não sei a espessura pois irei fazer alguns testes, mais sei que tem que ser mais espesso que o 1020 o alumínio é bom pois é mais leve e não enferruja.

7 - A maior duvida minha é sobre o acoplamento dos motores, acoplo ele direto ao fuso usando uma relação 1:1 ou utilizo polias para aumentar ou diminuir a relação? Creio que se for para utilizar polias devo usar uma relação que aumente meu torque ja que meu motor é de 9,9kgf

8 - Outra duvida onde encontro o material para a mesa? Pensei em utilizar igual a da imagem mais não encontrei, estou aceitando dicas e opniões

9 - Terá um sistema ciclone para aspirar o pó gerado este já tenho um motor que irei utilizar nele, quando efetuar os testes irei tirar algumas fotos e postar.

10 - Ela terá um sistema de lubrificação/refrigeração da ferramenta já que a maquina usinará metais.

11 - Ela será fechada com um capo de policarbonato para proteger o operador (eu rsrsrs)

Em geral aguardo a colaboração dos usuários do fórum e aceito todas as opiniões, dicas e ajudas.

Vi a pouco tempo o tópico da cnc do nosso amigo emernet e ele estava com a mesma ideia da mesa, caso alguém sabe qual foi a solução agradeço, pois não vi mais nada sobre isto.

Estou preparando a tupia em breve posto fotos

Clube CNC Brasil

Projeto Fresadora CNC Tupia 2CV
« Online: 18/08/13 - 17:52 »

 

SiteLock