Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Gases na Laser  (Lida 2812 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline CharlesP

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 210
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Gases na Laser
« Online: 09/12/13 - 16:44 »
Senhos uma curiosidade, eu não tenho máquina laser e ainda não tive oportunidade de ver uma de perto trabalhando, mas quem tem e puder me explicar eu agradeço. Quando se fala em gás CO2 usado na laser, significa que tem que ser injetado este gás durante o processo ou é a carga que é dada no canhão (tubo)? Sempre vejo em alguns videos no youtube uma mangueirinha junto do cabeçote, o que é? ar, gás?

Clube CNC Brasil

Gases na Laser
« Online: 09/12/13 - 16:44 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Gases na Laser
« Resposta #1 Online: 09/12/13 - 16:51 »
Nobre amigo
O tubo é  selado e  com gaz dentro dele.
as mangueirinhas são para   o sistema de agua para refrigerar o tubo  para evitar que ele quebre por escesso de calor.
O gaz sai  do tubo quando recebe  30KVolt
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Gases na Laser
« Resposta #1 Online: 09/12/13 - 16:51 »

Offline Samilaser

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 76
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gases na Laser
« Resposta #2 Online: 09/12/13 - 17:21 »
Boa tarde Amigo!

Acredito que a mangueirinha que se refere é aquela que fica junto ao bico de corte né???
Se for essa é ar comprimido... O Gás fica selado dentro do tubo de vidro!

Abraços!
Att.:
Fabiano Haag
"Há pessoas que esquecem depressa. Outras, apenas fingem que não se lembram mais."
(Érico Veríssimo)

Clube CNC Brasil

Re:Gases na Laser
« Resposta #2 Online: 09/12/13 - 17:21 »

Offline CharlesP

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 210
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Gases na Laser
« Resposta #3 Online: 10/12/13 - 06:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Nobre amigo
O tubo é  selado e  com gaz dentro dele.
as mangueirinhas são para   o sistema de agua para refrigerar o tubo  para evitar que ele quebre por escesso de calor.
O gaz sai  do tubo quando recebe  30KVolt
abraço
ricardo

Ricardo então este é o motivo de se fazer a recarga do gas no tubo depois de tantas milhares de horas, com a utilização o gás vai sendo consumido (acredito eu de forma bem gradual)

Clube CNC Brasil

Re:Gases na Laser
« Resposta #3 Online: 10/12/13 - 06:09 »

Offline CharlesP

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 210
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Gases na Laser
« Resposta #4 Online: 10/12/13 - 06:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa tarde Amigo!

Acredito que a mangueirinha que se refere é aquela que fica junto ao bico de corte né???
Se for essa é ar comprimido... O Gás fica selado dentro do tubo de vidro!

Abraços!
Att.:
Fabiano Haag

Exatamente, é esta a mangueirinha que eu estava mencionando, eu achava que por ali sai o tal gás CO2, mas agora eu entendi que o tal gás esta só no tubo.

Obrigado senhores pela explicação.

Clube CNC Brasil

Re:Gases na Laser
« Resposta #4 Online: 10/12/13 - 06:11 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Gases na Laser
« Resposta #5 Online: 10/12/13 - 08:09 »
Bom Dia Charles

   A evolução do laser de ço2 começou assim:
 Os primeiros o gas circulava entre os eletrodos a baixa pressão há uma bomba de vacuo retirando o gas e uma valvula de agulha que regulava a entrada deixando a ressão em torno de 70 microns se usava o co2 puro e a potencia era baixa
 Um dia um cientista deixou entrar ar atmosferico no laser e para limpa -lo usou helio no sistema para lavar e qual foi a surpresa o laser deu uma potencia 200 vezes maior aprimoraram a mistura e hoje temos laser de varios kv.
 Mas a molecula de co2 se quebra quando um fotom atinge ela  gerando c0 e oxigenioe libera dois fotons por isto o gas era trocado, hoje eles colocam xenonio na mistura e este gas restaura o co2 e desta forma não se troca o gas.
 Devido a potencia eletrica aplicada no tubo de laser e se não haver dissipação ele aquece e quebra o vidro desta forma se circula agua no tubo para refrigerar evitando a quebra

espero ter ajudado

luciano
 

Clube CNC Brasil

Re:Gases na Laser
« Resposta #5 Online: 10/12/13 - 08:09 »

Offline CharlesP

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 210
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Gases na Laser
« Resposta #6 Online: 10/12/13 - 11:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom Dia Charles

   A evolução do laser de ço2 começou assim:
 Os primeiros o gas circulava entre os eletrodos a baixa pressão há uma bomba de vacuo retirando o gas e uma valvula de agulha que regulava a entrada deixando a ressão em torno de 70 microns se usava o co2 puro e a potencia era baixa
 Um dia um cientista deixou entrar ar atmosferico no laser e para limpa -lo usou helio no sistema para lavar e qual foi a surpresa o laser deu uma potencia 200 vezes maior aprimoraram a mistura e hoje temos laser de varios kv.
 Mas a molecula de co2 se quebra quando um fotom atinge ela  gerando c0 e oxigenioe libera dois fotons por isto o gas era trocado, hoje eles colocam xenonio na mistura e este gas restaura o co2 e desta forma não se troca o gas.
 Devido a potencia eletrica aplicada no tubo de laser e se não haver dissipação ele aquece e quebra o vidro desta forma se circula agua no tubo para refrigerar evitando a quebra

espero ter ajudado

luciano
 

Valeu Luciano, muito obrigado pela explicação.  :ok:

Clube CNC Brasil

Re:Gases na Laser
« Resposta #6 Online: 10/12/13 - 11:30 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gases na Laser
« Resposta #7 Online: 10/12/13 - 22:42 »
Burro eu  :ixi: :ixi: :ixi: ... fiquei pensando que era outro tipo de gases.... ?_41 ?_41 ?_41

Ainda bem que explicaram direitinho  ;D ;D


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
....

   A evolução do laser de ço2 começou assim:
 Os primeiros o gas circulava entre os eletrodos a baixa pressão há uma bomba de vacuo retirando o gas e uma valvula de agulha que regulava a entrada deixando a ressão em torno de 70 microns se usava o co2 puro e a potencia era baixa
 Um dia um cientista deixou entrar ar atmosferico no laser e para limpa -lo usou helio no sistema para lavar e qual foi a surpresa o laser deu uma potencia 200 vezes maior aprimoraram a mistura e hoje temos laser de varios kv.
 .....
luciano
 

Pois é, quantos erros aconteceram que acabaram por serem grandes avanços
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Gases na Laser
« Resposta #7 Online: 10/12/13 - 22:42 »

 

SiteLock