Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser  (Lida 11182 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Kelmem

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 186
  • Total Likes: +24/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Marke
  • Sexo: Masculino
Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Online: 02/03/14 - 22:07 »
Boa noite pessoal,
Bem, fiz minha apresentação certinho, dei uma contribuição e agora é a vez de vcs me ajudarem, rs...

Gente é o seguinte, tenho uma laser chinesa 150W, com mesa de 1,5m x 0,9m e nas últimas semanas tenho tido alguns problemas.

O primeiro e que mais me incomoda é o seguinte, por exemplo: eu tenho um chaveiro pequeno onde o laser risca o desenho e depois corta o contorno, se eu corto um, dois, até uns seis de uma vez só tudo bem, porém quando eu coloco vários para cortar de uma vez só acontece o seguinte: ele faz primeiro todos os riscos certinho mas quando vem cortando ele corta errado, fora do desenho. Vou postar uma foto para mostrar melhor.

O segundo é que em alguns casos os pontos de início e fim do corte se desencontram, se eu cortar um círculo por exemplo, ele acaba não ficando perfeitamente redondo, as pontas se desencontra.

E o terceiro é o seguinte: tenho cortado mdf de 3mm com velocidade de 40mm/s e 40% de potência, mas quando eu tento aumentar a potência para poder aumentar a velocidade eu não consigo cortar, se eu aumento a potência para 80% eu consigo aumentar a velocidade para no máximo 45 ou 50mm/s, e depois de alguns minutos de corte ela já fica cortando como se tivesse com os 40% ou menos. Li aqui no fórum que pode ser fonte, mas não entendo muito disso, mal consigo identificar a fonte nela, rs, agora estou viajando, mas quando voltar pra casa eu posto uma fodo da máquina para vocês verem.

Como eu sei que vocês vão me ajudar eu já agradeço de antemão.

Clube CNC Brasil

Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Online: 02/03/14 - 22:07 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #1 Online: 03/03/14 - 07:23 »
Amigo Kelmem, pelo seu relato podem ser vários motivos, porém como disse que em uma peça não ocorre, em com várias sim, tenho quase certeza que está havendo um erro de sincronia por estar com folga nos eixos. Não posso afirmar categoricamente, mas acho que vale uma verificada.
Abraço.
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #1 Online: 03/03/14 - 07:23 »

Offline Kelmem

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 186
  • Total Likes: +24/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Marke
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #2 Online: 03/03/14 - 09:08 »
Bom dia imprimil, desculpa pela minha ignorância, mas sou novo nisso e não entendo muito bem da máquina, essas folgas nos eixos poderiam ser ocasionadas por qual motivo? Correia com folga? Ou seriam nos motores?

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #2 Online: 03/03/14 - 09:08 »

Offline Kelmem

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 186
  • Total Likes: +24/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Marke
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #3 Online: 03/03/14 - 09:17 »
Ah, a mesma coisa acontece quando eu tenho um arquivo só, mas com muitos riscos, como um arquivo da torre de pisa que eu peguei na net, ela tem muitos desenhos, aí quando a máquina termina de fazer todos eles e volta cortando ela perde a sincronia (tenho chamado disso) e corta errado.
Se você viu o arquivo que eu postei da F-400 você vai ver que algumas peças estão em cores diferentes, tenho usado essa forma para fazer a máquina riscar e já cortar as peças, isso minimiza o problema, mas não resolve e me toma muito tempo.

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #3 Online: 03/03/14 - 09:17 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #4 Online: 03/03/14 - 09:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom dia imprimil, desculpa pela minha ignorância, mas sou novo nisso e não entendo muito bem da máquina, essas folgas nos eixos poderiam ser ocasionadas por qual motivo? Correia com folga? Ou seriam nos motores?

A princípio sim, são as correias, mas como falei anteriormente, podem ser outros fatores.

Por ser um único arquivo, com vários riscos, a máquina se movimenta mais, ocasionando este deslocamento.

Analise se o erro ocorre somente no eixo X, somente no Y ou em ambos. Faça testes com formas diferentes e em locais diferentes da mesa da máquina.
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #4 Online: 03/03/14 - 09:24 »

Offline Kelmem

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 186
  • Total Likes: +24/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Marke
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #5 Online: 03/03/14 - 09:27 »
Bem, assim que chegar em casa eu vou fazer os testes e posto os resultados para vocês, desde já obrigado pelas dicas...

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #5 Online: 03/03/14 - 09:27 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #6 Online: 03/03/14 - 09:32 »
As perguntas que nunca se calam:  A máquina tem um manual? Foi referenciada?

Pode ser tanta coisa que só Papai do Céu pra acertar de primeira o que pode ser......

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #6 Online: 03/03/14 - 09:32 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #7 Online: 04/03/14 - 07:01 »
Minha maquina tambem tem  este recurso de  fazer gravações e cortes através das cores, mas sempre deu problema por aqui, isto é  o programa se perde com tantas informações e corte, por isso eu faço diferente
vamos supor que eu  tenha  tres tipos  , isto é  vermelho corte por dentro, verde  gravação e preto corte por fora( final)
então pego  o arquivo coloco  no ponto  certo de inicio de trabalho, e salvo com as tres cores.
ai, volto  com este arquivo e  seleciono somente a cor verde( gravação) passo para preto desagrupo tudo  e  configuro e salvo
volto com o arquivo original. e seleciono a cor vermelha(corte por dentro) e  passo para preto desagrupo tudo e  configuro e salvo
volto com  o arquivo original e seleciono o preto( corte por fora),  configuro desagrupo tudo  e  salvo.
pronto  depois é só vir buscando estes arquivos e mandar  brasa.pois assim nunca mais me deu problema.
faço assim, pois aqui tenho arquivos com mais de 7000 gravações e  mais de 3000 cortes então realmente se fizer tudo junto com cores diferentes o programa fica maluco e se perde totalmente
não éra para fica, mas fazer o que né
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #7 Online: 04/03/14 - 07:01 »

Offline artfresa02

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +30/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • O que somo é consequência do que pensamos.
    • Artfresa Artesanato
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #8 Online: 04/03/14 - 15:13 »
Olá, também tenho uma laser chinesa, certa de 1 ano, no quarto mês de uso, começou a perder passo no eixo X, no começo era pouca coisa, depois foi piorando ate começar a parar por completo o eixo X, e desarmava a fonte do driver. Quebrei a cabeça a procura do defeito por 1 dia, ate que por ultimo, troquei o cabo do motor de passo do eixo X. Onde resolveu o problema.
Uma pergunta, qual o sistema operacional do pc?
Esta foi minha experiencia com perda de passo, espero que ajude, como as respostas acima.

Att

Lourivalsm
Lourival dos Santos Monteiro
Tijucas -SC
Superior Completo ( Tecnólogo em Cerâmica)
Técnico em Eletromecânica
Técnico em Eletrônica
Técnico em Redes e Computadores
Artesão

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #8 Online: 04/03/14 - 15:13 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #9 Online: 04/03/14 - 22:43 »
Kelmen, existe uma grande chance de ser folga nos parafusos moscas que travam as polias.
Passo por isso direto aqui principalmente depois de fazer gravações onde a velocidade passa de 500 no DSP.
Para saber se ta com folga com a maquina ligada vc tenta movimentar os eixos, eles não podem se mexer.
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #9 Online: 04/03/14 - 22:43 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #10 Online: 05/03/14 - 06:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
SENHOR, só passei por um problema parecido, se vc achar que não se enquadra a mensagem, então apague. Não vou criar tópico sobre o assunto. :bravo:
primeiro  obrigado pelo  SENHOR, mas pode me chamar de RICARDO, pois é assim que meus amigos me chamam, e posso te considerar como um amigo.
segundo.
realmente acho que  interpretei mal sua  escrita, onde vc apenas  menciona um fato  que aconteceu com vc e não um caso que vc queria ajuda, então peço que   ignore minhas respostas ao seu pronunciamento.
não vou apagar sua resposta e sim as outras em questão
vou apagar apenas a outra que vc me respondeu, apesar de achar que  foi uma resposta  meio.............
mas tudo bem,
vamos voltar ao tópico.
depois de apagar as outyras eu apago esta que acabei de escrever
abraço e boa sorte com sua maquina

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #10 Online: 05/03/14 - 06:52 »

Offline Kelmem

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 186
  • Total Likes: +24/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Marke
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #11 Online: 05/03/14 - 20:19 »
Boa noite pessoal, primeiramente obrigado pelas dicas.

Mesmo não sabendo se existe uma "tensão ideal" para as correias eu achei que elas estavam meio frouxas e apertei um pouco, o problema parece ter melhorado um pouco, mas ainda persiste.

Jose Ricardo (ou Ricardo, como achar melhor, rs), só pra ver se eu entendi o que disse, você faz arquivos diferentes, tipo, um só pra gravação e outro só para o corte? Aí manda o arquivo gravar tudo, depois manda o do corte para a máquina e ele só corta? É +/- isso? Eu também já pensei que talvez fosse isso de muita informação a máquina se perder.

Ontem eu fiz um teste gravando o logotipo vetorizado da Heineken, aí como ele tem muito detalhe, risco para todo o lado, aconteceu essa "dessincronia", mas não no corte, a própria gravação ficou torta, amanhã eu posto uma foto dele para vocês verem.

Marcio, vou tentar essa dica amanhã.

Tenho um pequeno problema de não ter internet onde trabalho, aí tenho que usar na casa da sogra, rs, por isso as vezes demoro um pouco pra vir aqui falar com vocês, mas vou seguindo as dicas e agradecendo a ajuda.

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #11 Online: 05/03/14 - 20:19 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #12 Online: 05/03/14 - 22:44 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite pessoal, primeiramente obrigado pelas dicas.

Mesmo não sabendo se existe uma "tensão ideal" para as correias eu achei que elas estavam meio frouxas e apertei um pouco, o problema parece ter melhorado um pouco, mas ainda persiste.

Jose Ricardo (ou Ricardo, como achar melhor, rs), só pra ver se eu entendi o que disse, você faz arquivos diferentes, tipo, um só pra gravação e outro só para o corte? Aí manda o arquivo gravar tudo, depois manda o do corte para a máquina e ele só corta? É +/- isso? Eu também já pensei que talvez fosse isso de muita informação a máquina se perder.

Ontem eu fiz um teste gravando o logotipo vetorizado da Heineken, aí como ele tem muito detalhe, risco para todo o lado, aconteceu essa "dessincronia", mas não no corte, a própria gravação ficou torta, amanhã eu posto uma foto dele para vocês verem.

Marcio, vou tentar essa dica amanhã.

Tenho um pequeno problema de não ter internet onde trabalho, aí tenho que usar na casa da sogra, rs, por isso as vezes demoro um pouco pra vir aqui falar com vocês, mas vou seguindo as dicas e agradecendo a ajuda.

Kelmem, se você apertou as correias e melhorou um pouco, é praticamente certo que seu problema está por aí, siga também as dicas do Márcio. Teu problema, ao menos momentâneo é na máquina, não no software.
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #12 Online: 05/03/14 - 22:44 »

Offline udistrike

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #13 Online: 06/03/14 - 12:45 »
Já aconteceu algo semelhante comigo e resolvi da seguinte forma:
1: Verifique se a lente não está frouxa.
2: Verifique se o tubo onde fica a lente não esta frouxa.  (1 e 2 Defeito = Corte fica picotado)
3: A mesa de trabalho não esteja empenada
4: O MDF ou ACRILICO esteja empenado
5: Certifique que a maquina está bem nivelada.
6: Sempre use cores diferente para gravação, corte interno e corte externo.
(3, 4, 5 e 6 Defeito = Corte fora de Registro)

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #13 Online: 06/03/14 - 12:45 »

Offline Kelmem

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 186
  • Total Likes: +24/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Marke
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #14 Online: 17/03/14 - 21:21 »
Boa noite pessoal, depois de algum tempo consegui voltar, rs.
Segundo as dicas de vocês eliminei pelo menos uns 90% do problema, mas percebo vários outros, como o nivelamento por exemplo, coisinhas que estou resolvendo aos poucos.
Mas tem um que me intriga muito, como eu disse antes, meu laser tem 150w de potência, mas só consigo cortar mdf de 9mm com 6mm/s de velocidade. Comecei os testes com 100% de potência e percebi que não conseguia mudar a velocidade, então fui fazendo outros testes e vi que acima dos 50 ou 55% de potência o corte parece não mudar, é como se o máximo que o laser tem de força está nos 50%, e qualquer outro valor de potência que coloco acima disso não dá diferença, não consigo mudar a velocidade. Isso encarece muito o produto e fico perdido, rs.

Espero que tenha conseguido me explicar.
Abraços.

Clube CNC Brasil

Re:Dúvidas e alguns probleminhas com minha laser
« Resposta #14 Online: 17/03/14 - 21:21 »

 

SiteLock