Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: meu projeto CNC com um quarto eixo  (Lida 4469 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline tony ravan

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
meu projeto CNC com um quarto eixo
« Online: 01/04/14 - 19:10 »
pessoal, boa noite! preciso da ajuda de vcs, primeirmente de cnc só entendo o que já lí, mas trabalho com artesanato, melhor dizendo, luminárias de pvc e uso uma micro retifica para os recortes, mas encontrei um video e vi que é possivel fazer a mesma coisa em uma router cnc, neste video não mostra muita coisa da maquina mas dá pra ter uma ideia. existe um outro video que mostra mais a maquina, mas não o encontrei. bom a minha ideia é essa, montar uma router cnc, e pra isso preciso da ajuda de vcs. preciso saber se deve ser uma cnc de 3 ou 4 eixos, quais motores, emfim uma lista previa de uma maquina simples. vejam o video. Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login segue tbm uma foto isto é mais ou menos uma ideia.obrigado
« Última modificação: 05/04/14 - 12:30 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

meu projeto CNC com um quarto eixo
« Online: 01/04/14 - 19:10 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #1 Online: 01/04/14 - 19:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
pessoal, boa noite! preciso da ajuda de vcs, primeirmente de cnc só entendo o que já lí, mas trabalho com artesanato, melhor dizendo, luminárias de pvc e uso uma micro retifica para os recortes, mas encontrei um video e vi que é possivel fazer a mesma coisa em uma router cnc, neste video não mostra muita coisa da maquina mas dá pra ter uma ideia. existe um outro video que mostra mais a maquina, mas não o encontrei. bom a minha ideia é essa, montar uma router cnc, e pra isso preciso da ajuda de vcs. preciso saber se deve ser uma cnc de 3 ou 4 eixos, quais motores, emfim uma lista previa de uma maquina simples. vejam o video. Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login segue tbm uma foto isto é mais ou menos uma ideia.obrigado


Tony, para este trabalho é 4 eixos com certeza. O quarto eixo é o que fará a peça girar.
Quanto a parte de montagem, isso fico te devendo porque está além de meus conhecimentos, mas desejo boa sorte e vou acompanhar o desenrolar do teu "brinquedo".

Grande Abraço.
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #1 Online: 01/04/14 - 19:20 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #2 Online: 02/04/14 - 11:14 »
Tony,

Efetivamente necessário é o 4º eixo. Mas em tudo deves tomar algum cuidado. Ex: A área útil deve acomodar o máximo do tamanho que costumas usar (tamanho da luminária). Outro detalhe é a altura do Eixo "Z", atendendo o diametro do tubo que vais usar - 100mm, 150mm, 200mm etc.

Sem entender muito, penso que de início vais necessitar de uma máquina com área útil de 1000mm x 800mm x 300mm.

Quanto a montagem há tudo no Forum - Eletrônica com o MAC, Programa com o Fábio, bem como eixos, mancais, motores de passo, etc. etc. etc.

Terás que adquirir uma caixa de redução - normalmente 1:60, uma placa de torno preferentemente com 4 castanhas individuais e reversíveis e um ponto final.

Estou terminando uma máquina onde também vou usar o 4º eixo e a eletronica adquiri do MAC a quem sempre rendo homenagens.

Se montares uma máquina destas seguramente será um up-grade no teu trabalho.

Bons negócios e grande sucesso na montagem.

jcs

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #2 Online: 02/04/14 - 11:14 »

Offline tony ravan

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #3 Online: 02/04/14 - 17:02 »
muito obrigado. já expandiu um pouca mais a minha mente, e continuo pesquisando. qualquer novidade postarei aqui.

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #3 Online: 02/04/14 - 17:02 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #4 Online: 02/04/14 - 21:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
muito obrigado. já expandiu um pouca mais a minha mente, e continuo pesquisando. qualquer novidade postarei aqui.
Você não expandiu nada ainda.

Se você vai fazer somente luminárias de com tubos de PVC, você precisa somente de 3 (treis) eixos.

Quem usa 4 (quatro) eixos, usa para aproveitar melhor a CNC, unindo cortes planos e trabalhos em materiais que necessitam ser torneados, alternadamente.

Como exemplo, a minha CNC tem 3 (treis) eixos e usino somente material plano (chapas) para usinar um tubo de PVC eu poderia eliminar um dos eixos (o Y por exemplo) e usá-lo para girar o tubo como se fosse um 4º eixo. (daria muito trabalho para fazer essa conversão sempre que precisasse) Então o ideal seria colocar um eixo adicional para usá-lo quando necessário sem necessidade de estresse.

Para sua máquina fazer somente essas luminárias de Tubo de PVC, imagine um torno mecânico onde você colocaria o tubo na castanha (1º eixo) uma tupia ou retífica no Castelo (2º eixo) e o movimento longitudinal (3º eixo). Esse exemplo dá para você ter idéia do tamanho que teria sua máquina e necessidades.

Outro detalhe importante no seu ramo: Como os Tubos de PVC são padronizados, não há necessidade de gastar dinheiro com "Castanhas" que são muito caras. Você pode utilizar um dispositivo que encaixe no Tubo.

Edson




 
« Última modificação: 02/04/14 - 21:18 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #4 Online: 02/04/14 - 21:16 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #5 Online: 03/04/14 - 09:00 »
Tony,

O Edson é um expert no assunto e que merece permanentemente minhas sinceras homenagens. Porém ouso divergir parcialmente, pois entendo que o diferencial é muito pequeno e a placa de torno vai te dar oportunidades de outras bitolas de canos quer de PVC, quer de alumínio, quer de latão, etc., além de usinar outros trabalhos sem necessidade de usar o ponto final. Isto é: o material preso somente na placa. Um exemplo que nós gaúchos usamos muito é o cabo de relho usinado em ouro velho o que tem muito por aqui. Afinal, ouro velho não se presta para nada. KKKKKK
A minha divergência da idéia do prezado "Mula Preta" se opera nesse sentido. Ainda, se vais investir procure afinar o máximo suas necessidades para que não tenha que logo, logo modificar estrutura, etc., etc.,
Um grande abraço a todos.

JCS

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #5 Online: 03/04/14 - 09:00 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #6 Online: 03/04/14 - 10:57 »
Também é possível trabalhar com eixos planos apenas , mas envolve algumas coisas mais complexas, como trabalhar com o material em plano como chapas, etc e software que consiga gerar superfície circular a partir do plano seja no CAD ou no CAM, O  problema depois é fazer a envergadura e emendar, se for o caso.   MAs se vc conseguir trabalhar com uma chapa , dobrar no formato e emendar já é meio caminho andado
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #6 Online: 03/04/14 - 10:57 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #7 Online: 03/04/14 - 12:59 »
Tony,

Eu sempre afirmei que este Forum é um invejável laboratório. Este "Antoniomsbr" é um outro grande participante que constantemente tira a gente de sofrimentos.  Realmente voce não precisa ter o 4º eixo e usinar chapas planas que sendo de metal basta ter uma calandra e pronto. Porém, em se tratando de usinar plásticos, acetatos, etc., vais precisar de uma forma para efetuares a soldagem.

Abraços.

jcs

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #7 Online: 03/04/14 - 12:59 »

Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #8 Online: 03/04/14 - 13:18 »

Tony, o JCS, Mulapreta e Xará msbr estão certos, opiniões diferentes, mas convergentes no processo de te esclarecer. Tem mais sobre o assunto aqui no Clube, pesquise um pouco mais, quanto aos materiais aqui tem fornecedores idôneos do que precisar.

Julio, um abraço do tamanho do Rio Grande do Sul prá ti índio velho. Observe que isso não é pouca coisa!!
« Última modificação: 03/04/14 - 13:21 por Antonione »

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #8 Online: 03/04/14 - 13:18 »

Offline tony ravan

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #9 Online: 03/04/14 - 13:57 »
bom dia pra todos, muito obrigado pelas dicas. o que eu tenho em mente é exatamente isso, usinar material  planos, (mdf) e cilindricos, (canos de pvc), mesmo que tenha que fazer a troca do eixo. não pretendo de inicio, usinar material pesado, só artesanatos, luminarias, abajour... algo mais ou menos como as fotos.

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #9 Online: 03/04/14 - 13:57 »

Offline tony ravan

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #10 Online: 03/04/14 - 14:01 »
desculpe tive ums probleminhas com o pc. rsrsrsr

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #10 Online: 03/04/14 - 14:01 »

Offline tony ravan

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #11 Online: 03/04/14 - 14:02 »
 outra foto.

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #11 Online: 03/04/14 - 14:02 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #12 Online: 03/04/14 - 14:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
bom dia pra todos, muito obrigado pelas dicas. o que eu tenho em mente é exatamente isso, usinar material  planos, (mdf) e cilindricos, (canos de pvc), mesmo que tenha que fazer a troca do eixo. não pretendo de inicio, usinar material pesado, só artesanatos, luminarias, abajour... algo mais ou menos como as fotos.

Assim sendo, Planos e cilíndricos. 4 eixos.
Dá para fazer com 3? sim, mas o tempo perdido, nem de perto compensa.

Minha opinião pessoal.

Abraços!
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #12 Online: 03/04/14 - 14:22 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #13 Online: 03/04/14 - 14:39 »
Antonione,

Depois de um buenacho quebra costelas destes eu tenho que ir pro rancho dar uma encilhada no mate (a erva tá cara barbaridade), depois dar uma bicada de canha, arremangar a bombacha, dar uma pelegada e sonhar com a prenda da minha vida.

Tony,

Se possível passa o site deste 4º eixo para que eu possa ver as características e preço.

jcs

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #13 Online: 03/04/14 - 14:39 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #14 Online: 03/04/14 - 17:51 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
desculpe tive ums probleminhas com o pc. rsrsrsr

estive  ontem na  oficina do nosso amigo  carlos ( maquete) e vi  esta belezurra de peça, pois ele importou e ja esta trabalhando com ela.
o unico  incoveniente é que ele utiliza um dos drives da propria maquina, e depois tem que voltar  ao  que era antes,
tambem ele teve que fazer algumas mudança para obter  um bom resultado cilindrico.

o correto  é ter um drive proprio para esta péça , para evitar , tira e coloca rsrsrsrs

abraço e boa sorte
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #14 Online: 03/04/14 - 17:51 »

 

SiteLock