Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: meu projeto CNC com um quarto eixo  (Lida 4470 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Maquete

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +24/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #15 Online: 03/04/14 - 20:34 »
O meu amigo José Ricardo já disse o principal.  Você foi agraciado pelos colegas, aproveite todas as dicas, sei que não será fácil.
Vou comentar um pouco mais, comprei o 4° eixo semelhante a esse, adaptei na router que só tem três eixos desligando o eixo Y.
Esse processo não é produtivo, mas dá para brincar, não é só trocar, após configurar apanhei um bocado, mas com a ajuda do meu amigo Mario Gribel, consegui colocar rodando, ou seja, enganando a máquina, estou enviando umas fotos para que tenha noção.
Aconselho-te primeiro a aprender bem com a router no plano, porque qualquer comando errado vai bater com eixo Z na placa do torno. Depois sim o 4° eixo meu amigo dá um nó na cabeça. Imagino que o seu conhecimento em desenho seja muito bom, você desenha no plano de acordo com o perímetro do cano, ou então muda o pulso do motor, mas esta explicação tem colegas mais gabaritados que certamente vão dar os seus pitacos. Eu ainda estou aprendendo.

Abs.
Carlos.

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #15 Online: 03/04/14 - 20:34 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #16 Online: 03/04/14 - 20:53 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O meu amigo José Ricardo já disse o principal.  Você foi agraciado pelos colegas, aproveite todas as dicas, sei que não será fácil.
Vou comentar um pouco mais, comprei o 4° eixo semelhante a esse, adaptei na router que só tem três eixos desligando o eixo Y.
Esse processo não é produtivo, mas dá para brincar, não é só trocar, após configurar apanhei um bocado, mas com a ajuda do meu amigo Mario Gribel, consegui colocar rodando, ou seja, enganando a máquina, estou enviando umas fotos para que tenha noção.
Aconselho-te primeiro a aprender bem com a router no plano, porque qualquer comando errado vai bater com eixo Z na placa do torno. Depois sim o 4° eixo meu amigo dá um nó na cabeça. Imagino que o seu conhecimento em desenho seja muito bom, você desenha no plano de acordo com o perímetro do cano, ou então muda o pulso do motor, mas esta explicação tem colegas mais gabaritados que certamente vão dar os seus pitacos. Eu ainda estou aprendendo.

Abs.
Carlos.


Muito bacana, há tempos ouço falar da tua habilidade em tirar leite de pedras Senhor Carlos más essa aí foi D+.
Meus parabéns pela sacada. Minha mente já ficou ouriçada!
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #16 Online: 03/04/14 - 20:53 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #17 Online: 03/04/14 - 22:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O meu amigo José Ricardo já disse o principal.  Você foi agraciado pelos colegas, aproveite todas as dicas, sei que não será fácil.
Vou comentar um pouco mais, comprei o 4° eixo semelhante a esse, adaptei na router que só tem três eixos desligando o eixo Y.
Esse processo não é produtivo, mas dá para brincar, não é só trocar, após configurar apanhei um bocado, mas com a ajuda do meu amigo Mario Gribel, consegui colocar rodando, ou seja, enganando a máquina, estou enviando umas fotos para que tenha noção.
Aconselho-te primeiro a aprender bem com a router no plano, porque qualquer comando errado vai bater com eixo Z na placa do torno. Depois sim o 4° eixo meu amigo dá um nó na cabeça. Imagino que o seu conhecimento em desenho seja muito bom, você desenha no plano de acordo com o perímetro do cano, ou então muda o pulso do motor, mas esta explicação tem colegas mais gabaritados que certamente vão dar os seus pitacos. Eu ainda estou aprendendo.

Abs.
Carlos.
Prezado Carlos você adquiriu o modelo / programa, ou está trabalhando em plano  paralelo.  Não conheço o Artcam amas acredito que ele comporte 4 eixo , mas esse trabalho de planificação para uma usinagem perfeita, vc precisa de um bom conjunto cad/cam ou vc "mata" os cantos. Mas pelo que vi está ótimo.
Quando eu começei a muitos anos atrás a primeira bomba que eu peguei em um Centro de Usinagem Romi com 4 eixo , era um Came circundando um eixo (imaginem o numero 8 em baixo relevo  em um eixo, era isso.  Aquela época a gente fazia o perfil em folha de papel vegetal, em cima de amosta,  vai vendo . Dureza.   Hoje não você desenha em  Cad/Cam e vai-se embora.  Um dia precisamos usar 4 eixos simultâneos e descobrimos que o comando não comportava, tinha que pagar adicional para isso, vai vendo.  Desenhos com splines então... esqueça, mas tocamos o barco.
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #17 Online: 03/04/14 - 22:13 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #18 Online: 04/04/14 - 09:17 »
Zé,

Sem dúvida há que se colocar mais um driver.

Eu gostaria de saber o site para ver as características e valor, para analisar o custo benefício.

Veja você: Aqui no Brasil, uma caixa de redução 1:60 alí na Piratininga em SP, custa 231 dinheiros. Mão há necessidade de motor de potência exagerada, pode funcionar com 9, 15 ou 21 Kgf. Este último com sobra. O drive do MAC está 20 dinheiros ( :sarro: :sarro: :sarro:) e uma placa de 4 polegadas com 3 castanhas reversíveis uns 200 dinheiros.

Sei que funciona muito bem.

jcs

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #18 Online: 04/04/14 - 09:17 »

Offline Maquete

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +24/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #19 Online: 04/04/14 - 09:57 »
JCS,
 Espero que o colega do tópico não leve a mal o link. Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Carlos

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #19 Online: 04/04/14 - 09:57 »

Offline tony ravan

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 10
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #20 Online: 04/04/14 - 16:47 »
boa tarde. encontrei esse eixo no ebay. aqui [http://www.ebay.com/itm/CNC-Engraving-Machine-Router-Rotational-Axis-4th-Axis-A-axis-80mm-3-Jaw-Chuck-/251490633724?_trksid=p2047675.l2557&_trkparms=aid%3D111000%26algo%3DREC.RVI%26ao%3D1%26asc%3D22042%26meid%3D5973720960105284168%26pid%3D100033%26prg%3D9536%26rk%3D3%26rkt%3D4%26sd%3D251272488550&nma=true&si=HcfP20mHF34hdCWAAPhOPlavG6w%253D&orig_cvip=true&rt=nc]. mas dê uma olhada no site do fabricante, lá se encontra de tudo para cnc e os preços não são tão ruim. Dê uma olhadela aqui ( Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login)

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #20 Online: 04/04/14 - 16:47 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #21 Online: 04/04/14 - 17:52 »
Nobres  amigos,  ja  que o meu amigo CARLOS  se pronunciou vou colocar aqui  o video que ele fez  usando o 4 eixo, mas lhes digo que o nobre carlos, apesar de ter uma mente brilhante, pois  vcs se surpreenderiam com as coisas que ele faz na sua oficina.
Pena que ele não gosta muito de escrever, pois ele prefere falar e mostrar, por isso não o culpe se caso ele  não responder a contento  :irrit: :Garg: tudo o que vcs querem, pois ele é assim mesmo, mas lhes digo que é um cara muito show de bola.
Tive e tenho prazer  de conviver com ele e seu braço direito( sua esposa), alias, braço direito e braço esquerdo ?_1 ?_9 ?_9 ?_9
abraço a todos
ricardo
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 04/04/14 - 17:56 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #21 Online: 04/04/14 - 17:52 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #22 Online: 04/04/14 - 21:33 »
realmente muito bacana o trabalho e a arte do garoto Maquete.
Parabéns Maquete;
 e aproveito esta oportunidade para mandar meu salve ao nosso Velho hippie que está sumidão.

creocad

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #22 Online: 04/04/14 - 21:33 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:meu projeto
« Resposta #23 Online: 04/04/14 - 22:12 »
Zé,

Dia 17 p.v. chega um filho de Chicago. Pensei em comprar o 4º eixo, mas não chega a tempo para ele trazer. Mas no  dia 22 ele retorna e vai procurar por lá alguns acessórios para a minha maquineta.

abç.

jcs

Clube CNC Brasil

Re:meu projeto
« Resposta #23 Online: 04/04/14 - 22:12 »

 

SiteLock