Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Novo Projeto Plateau  (Lida 1322 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline plateau

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 16
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Novo Projeto Plateau
« Online: 12/06/14 - 12:15 »
Boa noite, pessoal, tudo bem?

Depois de muita luta, consegui retomar o projeto da tão sonhada CNC. Ao contrário do quê quase todo mundo faz, resolvi partir primeiro para a lógica e depois para a estrutural por dominar mais a primeira.

Com isso, a minha lógica ficou a seguinte:

1) CNCAX-M (remodelei àquele presente no forum GuiaCNC para ocupar apenas 49*100 mm);
2) Plateau's BOB (Buffer + Opto-isoladores);
3) Plateau's Power Supply (Retificadora para os motores, lógica e aux.);
4) Trafo com duas saídas: 28-0-28 e 0-14 (Sucata de uma velha máquina Olivetti);
5) 1 motor de 2v 4A (X) e 2 motores de 3v 2.4A (Y e Z).

Agora o objetivo e começar a parte estrutural para uma máquina que atenda aos requisitos:

1) Ter dimensões de uns 600*500*60 mm;
2) Ser capaz de usinar MDF, acrílico e PCBs (fenolite, composite e fibra);
3) Ter custo na casa dos R$800 (desconsiderando toda a parte lógica).

Aqueles que puderem me ajudar com sugestões, eu ficaria muito grato.

Um grande abraço a todos,

Pedro Rosa.

(Para melhores resoluções, clique com o botão direito e exibir a imagem)

CNCAX-M







Plateau's BOB









Plateau's Steppers Power Supply









Clube CNC Brasil

Novo Projeto Plateau
« Online: 12/06/14 - 12:15 »

Offline plateau

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 16
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Novo Projeto Plateau
« Resposta #1 Online: 12/06/14 - 12:29 »
Ontem mesmo fiz um vídeo para testar os motores em Full Step e vejam só como ficou... HaHa

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Aproveitando o post, achei dois projetos que considerei muito bons e que fiquei entusiasmado em seguí-los. Os projetos em questão são dos usuários uChip e FlavioLeal, respectivamente:

1) Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

2) Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Diante disso, o que vocês me diriam sobre custos e dificuldade de implementação?

Achei o projeto do Jefferson (uChip) muito legal e já tem praticamente tudo documentado (as medidas estão no projeto do SolidWorks). O projeto do Flávio (que foi baseado no saudoso Gilberto) ficou sensacional o lance dos acionamentos por cabo de aço e deslocamento por roldanas. Apesar do primeiro já ter tudo "mastigado", acredito que ele custará mais caro que o segundo devido usar fusos trapezoidais, pillow blocks, castanhas e outras coisas. Portanto a máquina do Flávio para medidas menores, acredito que ela possa ficar bem mais em conta.

Apesar das minhas considerações, sou "juninho" no mundo das CNCs e posso estar completamente errado.

Agradeço desde já por toda colaboração.

Um grande abraço a todos,

Pedro Rosa.

Clube CNC Brasil

Re:Novo Projeto Plateau
« Resposta #1 Online: 12/06/14 - 12:29 »

Offline plateau

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 16
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Novo Projeto Plateau
« Resposta #2 Online: 16/06/14 - 11:27 »
Pessoal,

Acho que vou acabar seguindo o projeto do Jefferson. Para isso, fiz algumas cotações sobre umas peças (eixos, pillow blocks, fusos e castanhas). Você saberiam me dizer se está de acordo ou se existem opções mais baratas?

Encontrei algumas coisas mais baratas no AliExpress, mas fiquei receoso de comprar por lá já que não aceitam Paypal como método de pagamento. Diante disso, alguém teria algum vendedor confiável no AliExpress?

Abraço a todos.

Clube CNC Brasil

Re:Novo Projeto Plateau
« Resposta #2 Online: 16/06/14 - 11:27 »

 

SiteLock