Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: CNC Router de Apartamento  (Lida 4637 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline samarone

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Até um chute na #### te coloca pra frente!!!
  • Sexo: Masculino
CNC Router de Apartamento
« Online: 13/08/14 - 14:47 »
Boa tarde!

Então a coisa agora virou séria, quero finalmente montar uma CNC Router, com as seguintes caracteristicas:

1 - Área Útil: 360x???x100 mm
    Dá pre perceber que não será algo grande, porém o Eixo Y eu gostaria que fosse "destravado" de modo que eu pudesse colocar ali chapas de MDF bem compridas 100cm, por exemplo. Então esse eixo seria aberto para poder avançar e recuar a peça para a usinagem. Tenho que bolar como seria o travamento para tal (1).

2 - A eletrônica eu estava pensando em usar a TB6560.
    Com os ajustes que vi no site do Victor Trucco, parece que ela fica muito boa, porém eu queria usar um notebook velinho ou um bay-trail nono em um gabinete mini-itx, e nenhum dos dois contam com interface paralela. (2)

3 - Os materias são: MDF, Acrílico, Isopor, Espuma e furar placas de circuito impresso.
    MDF seria com até 18mm (se possível chegar a 25mm, mas sei que vai ser muito difícil conseguir isso).
    Isopor e Espuma seria trocando a "cabeça da fresa" (3).

Agora os mais complicados ainda:

4 - Como vou usar essa CNC em um apartamento, duas coisas devem ser bem pensadas:
    4.1 - Fazer pouco barulho, uns 70dbs no máximo (4.1).
    4.2 - Fazer o mínimo de sujeira (4.2).

5 - Ser amigável ao desmonte, pois não tenho moradia exatamente fixa e posso ter que levá-la para outra cidade. Ou as dimensões finais permitirem pôr em uma caixa média.

Essas são as premissas básicas. Agora vou tentar colocar minhas idéias de como tentarei proceder:

A - Pretendo usar perfis em alumínio presos por cantoneiras em aço e parafusos M6 com porca auto-travante T.
B - O eixo Z será fixo para evitar folgas nesse eixo (que deve ser o mais crítico).
(Idéias 'roubadas' de um vídeo do Alysson Rodrigo no youtube).
C - Pretendo usar uma Drimel Makita (5).
D - Quero usar fusos lineares (6).

As perguntas referentes aos itens que eu anotei:

(1) Como vou usar mesa XY móvel preciso bolar um jeito de prender a peça a ser usinada somente pelas laterais do Eixo Y. Alguma idéia de como fazer isso?

(2) Qual seria a eletrônica para 3 eixos que suporte USB e Mach3?

(3) Para o caso de isopor trocaria por um tipo de extrusador, alguém já fez isso?

(4.1) Para resolver o problema do barulho penso em fazer uma caixa em acrílico que tamparia a CNC quando em uso, haveria problema nisso?

(4.2) Nessa mesma caixa teria uma abertura com um duto plugável em um arpirador de pó, assim quando o farelo de madeira saísse seria sugado pelo aspirador, o que acham? ?_2

(5) Um drimel de boa qualidade consegue fresar MDF tão expessas?

(6) Para minha aplicação valeria a pena investir em fusos lineares? Desejo algo bem preciso na casa dos 0,5mm.

(7) Posso já me adiantar e comprar 3 motores NEMA23?


São muito perguntas, mas aceito todo tipo de conselho e se não puder responder todas por favor se sinta vontade para dar pitaco em apenas algum dos itens.

E vamos que vamos!  ;pacienc:

Clube CNC Brasil

CNC Router de Apartamento
« Online: 13/08/14 - 14:47 »

Offline samarone

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Até um chute na #### te coloca pra frente!!!
  • Sexo: Masculino
Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #1 Online: 13/08/14 - 14:47 »
reservado para fotos

Clube CNC Brasil

Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #1 Online: 13/08/14 - 14:47 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #2 Online: 13/08/14 - 16:30 »
Bons "sonhos"...

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #2 Online: 13/08/14 - 16:30 »

Offline samarone

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Até um chute na #### te coloca pra frente!!!
  • Sexo: Masculino
Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #3 Online: 13/08/14 - 16:59 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bons "sonhos"...

hehehehe,  eu sou bom nisso.  Mas qual aspecto vc acha impossível de praticar?

Clube CNC Brasil

Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #3 Online: 13/08/14 - 16:59 »

Offline corbellari

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #4 Online: 13/08/14 - 17:38 »
Vamos aos desafios primeiro:
Cavacos e poeira de MDF: Não sei se você já viu o tanto de pó de MDF uma tupia faz quando trabalha. É um pó bem fininho que vai escapar por debaixo da porta e literalmente "####" seu ap inteiro.
Aspirador de pó: Nem preciso falar o tanto de barulho que um aspirador faz, mesmo os silenciosos não serão suportados pelos vizinhos quando ele estiver funcionando.
Caixa "isolante" de barulho: De acrílico não daria certo pois é muito fina... teria que ser de MDF com espuma acústica dentro pra diminuir um pouco o barulho.
Aquecimento: Com a caixa "isolante" sua tupia vai ficar muito, mas muito quente. Vai superaquecer e estragar escovas.
Vibração: Mesmo com pés de borracha, a vibração vai passar pro andar de baixo dando um zunido insuportável.


Veredito: É praticamente impossível ter uma CNC com esse tamanho num apartamento...

Clube CNC Brasil

Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #4 Online: 13/08/14 - 17:38 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #5 Online: 13/08/14 - 17:45 »
amigo samarone...

Já tive uma router dentro de casa, a questão do barulho, etc, etc, etc. Tem como resolver!
Agora vou ser sincero, não tem como cortar MDF e ficar livre do pó!
Tinha um cômodo apenas pra mim fazer minhas coisas, neste cômodo fiz um local (tipo um box de banheiro) para colocar a router, primeiro o calor era insuportável, segundo a poeira parece coisa do capeta! Voava pra tudo quanto é lado e nem sei como passava por determinados locais. Além disso, utilizava um aspirador de pó e um exaustor.
Fui expulso de casa... kkkkkkkkkk... Tive que pegar minhas tranqueiras e colocar em um cômodo no andar superior. Rapaz, mesmo assim ainda tem pó de MDF pra tudo quanto é lado, olha que quase não cortava muita coisa...
Sobre o restante, tem como resolver. A poeira do MDF só se usar um maçarico na ponta da fresa...  :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro:
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #5 Online: 13/08/14 - 17:45 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #6 Online: 13/08/14 - 21:15 »
Boas companheiros

Quanto a pó ,

este video  dá uma ideia de como poderá ser um isolamento
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
, o barulho que se ouve suponho ser do Aspirador pois é demasiado alto pra ser dos motores que estão

dentro do compartimento !

este segundo video mostra os passos pra uma Box onde se coloca a CNC 
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


e aqui o  video de um cara russo onde é bem perceptivel o barulho que a máquina dele faz ( barulhao mesmo caraca) e o que isola quando ele fechaa porta
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


O quesito de Pó se aplica tambem nestes casos , onde um Motor de grande volume consegue sugar o que fica entre as"barbas" do DustShoe apropriadamente posicionado ( tem muitos videos e projectos para tal.

Abraço e força ai no projecto .

Nota a minha maquina está num quarto do meu apartamento , o bom da coisa é que moro no andar de baixo , mas ... tive de comprar 1 Spindle com refrigeração a água pois a tupia ouvia-se a trabalhar no fim da rua !!!( obrigado ao Companheiro e Moderador José Ricardo por na altura ter demonstrado a diferença de refrigerado a água e a Ar) que me levou a optar por refrigeração a água , nao podia ter escolhido melhor , menos barulho e mesma eficiencia.

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #6 Online: 13/08/14 - 21:15 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #7 Online: 13/08/14 - 21:25 »
Portuga...

Eu tinha uma CNC 6040 chinesa... Com splinde e tudo mais!
O problema era o pó do MDF. Cheguei a conseguir até mesmo uma carcaça de uma laser que pegou fogo (laser de um amigo), fui tão boca aberta que não peguei, hoje poderia ter montado uma laser dentro da carcaça...
Mas voltando ao assunto...
Dai utilizava um bom exaustor e o aspirador de pó dentro de um local bem fechado, como disse, o pó era coisa de outro mundo! Parecia que se teletransportava para toda casa...  :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
Fora o que respirei de MDF, um calor danado e não tinha como ficar usando aquelas mascaras direto.
Desisti e comprei uma laser... rs...
Mas caso a pessoa tenha um local legal para colocar, seria interessante aproveitar.
Se pudesse, ainda teria a router para executar alguns serviços, gostei da máquina... Mas pra mim complicou...

abs
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #7 Online: 13/08/14 - 21:25 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #8 Online: 13/08/14 - 22:28 »
Amigo Portuga,

Usar esse aparato que indicou, é muito bom para ser usado em uma oficina, pois, mesmo usando um ciclone super dimensionado ainda criará póóóóóóóóóóó´, muito pó. Alem disso construir um ciclone você vai produzir MAIS BARULHO..... para o vizinhos :irrit: :irrit: :irrit:

Ter uma Router no apartamento é puro suicídio, pois terá que construir um equipamento para resolver um problema e depois terá que construir outro equipamento para resolver o problema desse último equipamento que construiu para eliminar aquele problema anterior e assim sucessivamente para sempre.

Por isso eu respondi nomeu primeiro poste: Vai sonhando...

Edson



Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #8 Online: 13/08/14 - 22:28 »

Offline samarone

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Até um chute na #### te coloca pra frente!!!
  • Sexo: Masculino
Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #9 Online: 14/08/14 - 09:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vamos aos desafios primeiro:
Cavacos e poeira de MDF: Não sei se você já viu o tanto de pó de MDF uma tupia faz quando trabalha. É um pó bem fininho que vai escapar por debaixo da porta e literalmente "####" seu ap inteiro.
Aspirador de pó: Nem preciso falar o tanto de barulho que um aspirador faz, mesmo os silenciosos não serão suportados pelos vizinhos quando ele estiver funcionando.
Caixa "isolante" de barulho: De acrílico não daria certo pois é muito fina... teria que ser de MDF com espuma acústica dentro pra diminuir um pouco o barulho.
Aquecimento: Com a caixa "isolante" sua tupia vai ficar muito, mas muito quente. Vai superaquecer e estragar escovas.
Vibração: Mesmo com pés de borracha, a vibração vai passar pro andar de baixo dando um zunido insuportável.


Veredito: É praticamente impossível ter uma CNC com esse tamanho num apartamento...

Realmente o aspirador faz um grande barulho, mas é um barulho "convencional" - apesar de não ter pensado nisso quanto citei os 70 dbs de ruído - e como não devo usar a fresa em horários anormais, os vizinhos terão que conviver com isso.

Ainda sim suas colocações me levaram a pensar em um modo de operação diferente: estudar a possibilidade de fazer um 'dispenser', usando o aspirador só eventualmente para limpar a cnc desligada.

Clube CNC Brasil

Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #9 Online: 14/08/14 - 09:52 »

Offline samarone

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Até um chute na #### te coloca pra frente!!!
  • Sexo: Masculino
Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #10 Online: 14/08/14 - 10:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
amigo samarone...

Já tive uma router dentro de casa, a questão do barulho, etc, etc, etc. Tem como resolver!
Agora vou ser sincero, não tem como cortar MDF e ficar livre do pó!
Tinha um cômodo apenas pra mim fazer minhas coisas, neste cômodo fiz um local (tipo um box de banheiro) para colocar a router, primeiro o calor era insuportável, segundo a poeira parece coisa do capeta! Voava pra tudo quanto é lado e nem sei como passava por determinados locais. Além disso, utilizava um aspirador de pó e um exaustor.
Fui expulso de casa... kkkkkkkkkk... Tive que pegar minhas tranqueiras e colocar em um cômodo no andar superior. Rapaz, mesmo assim ainda tem pó de MDF pra tudo quanto é lado, olha que quase não cortava muita coisa...
Sobre o restante, tem como resolver. A poeira do MDF só se usar um maçarico na ponta da fresa...  :sarro: :sarro: :sarro: :sarro: :sarro:

 :Garg: :Garg: :Garg:

Essa do expulso foi demais!! O pó é terrível mesmo, todavia penso que essa "caixa" deve ser quase que hermética - projeto difícil, claro - e como disse no post a cima, penso agora em fazer um 'dispenser', estou imaginando como será a ventilação forçada para jogar a poeira para a direção do 'dispenser'. Todas as trocas de ar com o ambiente deverão passar por um filtro que não permita nenhuma partícula passar.

No seu caso o aspirador era ligado em tempo integral? A exaustão jogava o pó onde?

Clube CNC Brasil

Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #10 Online: 14/08/14 - 10:00 »

Offline samarone

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Até um chute na #### te coloca pra frente!!!
  • Sexo: Masculino
Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #11 Online: 14/08/14 - 10:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boas companheiros

Quanto a pó ,

este video  dá uma ideia de como poderá ser um isolamento Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login , o barulho que se ouve suponho ser do Aspirador pois é demasiado alto pra ser dos motores que estão

dentro do compartimento !

este segundo video mostra os passos pra uma Box onde se coloca a CNC Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

e aqui o  video de um cara russo onde é bem perceptivel o barulho que a máquina dele faz ( barulhao mesmo caraca) e o que isola quando ele fechaa porta Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

O quesito de Pó se aplica tambem nestes casos , onde um Motor de grande volume consegue sugar o que fica entre as"barbas" do DustShoe apropriadamente posicionado ( tem muitos videos e projectos para tal.

Abraço e força ai no projecto .

Nota a minha maquina está num quarto do meu apartamento , o bom da coisa é que moro no andar de baixo , mas ... tive de comprar 1 Spindle com refrigeração a água pois a tupia ouvia-se a trabalhar no fim da rua !!!( obrigado ao Companheiro e Moderador José Ricardo por na altura ter demonstrado a diferença de refrigerado a água e a Ar) que me levou a optar por refrigeração a água , nao podia ter escolhido melhor , menos barulho e mesma eficiencia.

Portuga

Zé Vilhena


Meu amigo! Sensacional os videos, realmente esclarecedor e motivador ao mesmo tempo. Afinal parece ser um projeto bem palpável agora.  :ahhh:  obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #11 Online: 14/08/14 - 10:25 »

Offline samarone

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Até um chute na #### te coloca pra frente!!!
  • Sexo: Masculino
Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #12 Online: 14/08/14 - 10:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
...
Desisti e comprei uma laser... rs...
Mas caso a pessoa tenha um local legal para colocar, seria interessante aproveitar.
Se pudesse, ainda teria a router para executar alguns serviços, gostei da máquina... Mas pra mim complicou...

abs

paschoal, eu sou bem novo no ramo, com uma laser eu conseguiria fazer rebaixos em peças de madeira?

O plano é que a caixa seja bem selada, o pó que ficaria nela seria removido quando assentasse todo e com um aspirador, estou crente na idéia, mas é sempre bom ouvir que já passou pelo problema.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
...

Ter uma Router no apartamento é puro suicídio, pois terá que construir um equipamento para resolver um problema e depois terá que construir outro equipamento para resolver o problema desse último equipamento que construiu para eliminar aquele problema anterior e assim sucessivamente para sempre.

Por isso eu respondi nomeu primeiro poste: Vai sonhando...

Edson

Com as últimas informações eu acho que me resto duas soluções para o pó:

1 - Aspirar ele logo quando gerado, isso fará com que eu use o aspirador de pó todo o tempo da máquina ligada, ai a pergunta seria: quanto tempo ela passará ligada?

2 - Aceitar o pó gerado e só depois remover ele do 'dispenser'. Essa teoria bem difícil de praticar, imagino.

A solução mais fácil acredito ser a 1, mas estou inclinado a pensar sobre 2, por conta do barulho. E nos dois casos já estou imaginando que a cnc fica dentro da caixa.

No vídeo da construção da Box, o camarada usou um conceito que usado naqueles vidros anti-barulho, então me pergunto se o custo seria tão alto de fazer a caixa já com aquele vidro, sei que uma janela dele com duas camadas de vidro apenas custa na ordem de 1400 reais. Preciso repensar o tamanho da minha cnc  :irrit:


Agradeço a todos que colaboraram até aqui.

Abraço!

Clube CNC Brasil

Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #12 Online: 14/08/14 - 10:37 »

Offline corbellari

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 43
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #13 Online: 14/08/14 - 10:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
os vizinhos terão que conviver com isso.

É por essas e outras coisas que graças ao meu bom Pai, moro numa casa  ;)

Clube CNC Brasil

Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #13 Online: 14/08/14 - 10:38 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #14 Online: 14/08/14 - 11:10 »
Samarone,

Há algum tempo adquiri de um colega do Forum, uma bela estrutura cuja área útil equivale um pouco mais de um papel formato A4.

Estou disponibilizando para venda com ou sem os motores que são 3 de 21 KGF, plataforma Nema 23, com polias e correias sincronizadas.

Vou tirar o pó de MDF que está por cima e tirar algumas fotos e postar nos classificados.

Eu havia feito até uma caixa.

Pelo que tens postado, parece-me que poderás aproveitar, possibilitando inclusive em substituir os fusos em busca de melhor precisão.

Nela usei a eletrônica Apoena (Completa) e nunca tive qualquer problema. Tanto, que montei novo equipamento com motores de 100 Kgf e optei em continuar usando a mesma eletrônica mesmo perdendo 30% dos motores, pois ao usá-los como unipolares passam para 70 Kgf.

Ainda, para te garantir a minha satisfação, adquiri mais um drive, pois nesta outra máquina estou instalando o 4º eixo.

Sucesso.

att.

jcs





Clube CNC Brasil

Re:CNC Router de Apartamento
« Resposta #14 Online: 14/08/14 - 11:10 »

 

SiteLock