Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Construção router Feltam - inicio 08/09/14  (Lida 7329 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #30 Online: 14/02/15 - 11:12 »
Graande Felipe.. isto sim que é capricho!!!.... ?_9 ?_9 ?_9
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #30 Online: 14/02/15 - 11:12 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #31 Online: 15/02/15 - 22:32 »
Muito obrigado Erick

Mestre Edu é um prazer receber um elogio seu, muito obrigado, mas ainda falta um pouquinho, logo vamos postar o vídeo da máquina

funcionando  :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli:
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #31 Online: 15/02/15 - 22:32 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #32 Online: 09/03/15 - 19:49 »
Pessoal esqueci de colocar algumas fotos la na outra página, segue atrasado foto dos alinhadores dos guias lineares, feito em tornos cnc, quaisquer dúvida volte que esta explicado nos posts anteriores.
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #32 Online: 09/03/15 - 19:49 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #33 Online: 09/03/15 - 19:59 »
Blz minha família profissionalizada, será que existe este termo rsrsrsrs  :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli:

Aproveitando o gancho segue mais alguns passos da Feltam CNC, a montagem do painel, da cremalheira, da esteira porta-cabo.

Logo, logo ela vai estar trabalhando......
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #33 Online: 09/03/15 - 19:59 »

Offline marinilson

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #34 Online: 23/03/15 - 16:39 »
Não sei se posso perguntar em topico antigo. Se não puder me avisem que nao faço mais. Procurei sobre isso mas nao achei nada...

Felipe.... muito bom seu trabalho. Um dos melhores que ja vi.
 
Queria saber:
*Se supostamente eu estivesse com a intenção de fazer uma com as guias nas laterais, acha que vai ser fácil de alinhar?
*Você usinou o tampo da mesa inteira? Como fez?
*Tubo Dim ou costurado? Medida do tubo e da parede?
*Tem algo com maior precisão que o DIM?

Obrigado
« Última modificação: 23/03/15 - 17:32 por marinilson »

Clube CNC Brasil

Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #34 Online: 23/03/15 - 16:39 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #35 Online: 23/03/15 - 19:39 »
Blz parceiro, rsrsrsrs, o tópico não á antigo não, pode postar, eu estou preparando mais materiais para postar,

Abraço...
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #35 Online: 23/03/15 - 19:39 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #36 Online: 23/03/15 - 21:04 »
Queria saber:
*Se supostamente eu estivesse com a intenção de fazer uma com as guias nas laterais, acha que vai ser fácil de alinhar?
  - Muita pouca informação mas na mecânica da para fazer de tudo, tem que analisar o porque fará isso, o esforço sobre o patins nesta posição como irá se comportar.
*Você usinou o tampo da mesa inteira? Como fez?
 - O tampo desta CNC é uma placa de PEAD com buchas roscadas para fixação de peças a serem usinadas, é um plastico de engenharia.
*Tubo Dim ou costurado? Medida do tubo e da parede?
Não entendi!!!!
*Tem algo com maior precisão que o DIM?
Termo não compreendido.

Valeu...
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #36 Online: 23/03/15 - 21:04 »

Offline marinilson

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #37 Online: 24/03/15 - 09:22 »
Ola Felipe... Fico muito agradecido pela atenção e pelo tempo dedicado em responder minhas perguntas.

* Estou desenhado a maquina, ficaria agradecido se pudesse te enviar para sua apreciação quando pronto. ( ainda falta algumas lacunas de informação que aos poucos estou resolvendo)
*Quando você citou que havia usinado o tampo (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login) Imaginei que fosse o tampo da estrutura. toda a parte de cima da estrutura para alinhar, onde foram colocado as buchas roscadas.
*Tubo(quadrado) é conhecido como metalon, parece contrassenso mas aqui chamam de tubo quadrado.
Tubo costurado é o tubo dobrado com uma solda em toda sua extensão. (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login)
Tubo DIM é o tubo sem costura. muito mais preciso nas medidas (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login)

Quero uma maquina o mais versátil possível  na usinagem dos materiais para uso esporádico (1,70x2.60). (Até mesmo para aço carbono, se é que não estou falando besteira ) e um possível  4º eixo
Acho que estou querendo demais, mas logo, e com informações suficientes eu caio na realidade.

Fuso ou correia? Que medidas?  (Tem uma discussão gigante sobre isso)      O quanto eu perco de precisão com a economia?
Guias ou Eixo Linear Com Perfil De Alumínio Pillow Block Aberto?      O quanto eu perco de precisão com a economia?
Altura do portico? Para quarto eixo, que poderá ter um alçapão. melhor que tenha um alçapão,  para poder baixar o centro de massa.
Quantos mm teria que movimentar o eixo Z?
Motores de 100kl é muito???

Estou muito curioso pra saber como vai ficar sua maquina mais ainda pra saber como vai ser a parte eletrônica e os motores?

Segue uma idéia previa somente para entender se terei dificuldade em alinhar não se preocupe com medidas por enquanto. Desenhei assim para proteger guias e fuso.
 
« Última modificação: 24/03/15 - 09:40 por marinilson »

Clube CNC Brasil

Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #37 Online: 24/03/15 - 09:22 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #38 Online: 29/03/15 - 13:03 »
Blz amigo!

 Para facilitar sua construção e que mais usuários venha a te ajudar, seria interessante você abrir um tópico especifico, poste as fotos e conseguiras melhores ajudas, em relação a usinar aço carbono e o termo ''uso esporádico'', você tem que analisar bem o que você quer no final
do seu trabalho, uma máquina para usinar madeira, máquina para usinar plástico, máquina para usinar modelos em 3D, máquina a laser, máquina oxiplasma.

Digo isto porque não adianta você ter um carro popular do mais top e competir uma corrida com carros da Nascar.

  Ou seja, se você quer construir uma router, com certeza não vai sair usinando aço carbono, existe os limites, por isso que a router é uma CNC de menor custo comparado a máquinas que usinam aço carbono ou seja centros de usinagem.
  Falo com propriedade que os motores de passo não é aconselhado para usinar aço, por ser até de 240kg, não é aconselhado, e você vai se incomodar, o aço gera muito esforço de corte e para começar você terá que ter um spindle de 5CV, o que seria muito pesado para uma estrutura padrão de router, quer montar uma router para usinar aço? conseguiras, investindo em servo motores, estrutura rígida de ferro fundido ou próprio aço, as Routers cnc tem um ótimo custo beneficio se forem bem construídas e alinhadas, são maquinas CNC de pequeno e médio porte para usinagem de variáveis tipos de madeira, plásticos, isopores, espumas, gravações em alumínio.

 Para facilitar a compreensão os motores de passo trabalham com malha aberta e se eles sofrer perda de passo por qualquer ajuste fora do especificado ou esforço excessivo ele continua trabalhando sem te comunicar, para as máquinas de grande esforço tem que ter especificamente um servo motor que trabalha com malha fechada e acoplado a um encoder que supervisiona seu trabalho não deixando o mesmo se perder e caso isto aconteça ele para imediatamente e te passa o alarme, e mais outros parâmetros.
« Última modificação: 29/03/15 - 13:09 por felipegaldino »
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #38 Online: 29/03/15 - 13:03 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #39 Online: 15/07/15 - 22:59 »
o felipe e quanto aõ restante do projeto...parou? quero ver mais esta sua placa da pra acrecentar um stop para perca de passo? ou estou falando asneira? digo como vc explicou os servo motores trabalham em malha fechada quando perde  o passo ele para;esta su placa interface pode se vc quiser faser isso com motores de passo? quando eu chegar nesta fase eletronica farei meu pedido. sera que ela tera longa vida? eu achei ella bastante objetiva simples e pelo que eu entendi ela serve para acionar a tocha da plasma né? quando vc diz: _ela aciona o spidle pelo m3 vc esta dizendo que ela liga e desliga ele o tempo todo a medida que o z sobe e desce,não né? apenas no inicio e no fim da usinagem né?claro!!


Bom... felipe no video percebi que vc é bastante inteligente e ao contrario de outros "nerds" rsrsrsr brincadeira fica brabu não vc é simples e humilde aparentemente, posso estar errado.

sabe que que é eu vi suas opinioes em outros posts e percebi que vc tem conhecimento acima da média sobre o assunto em questao. gostaria que me desse uma opinião em meu post:

tenho varias duvidas que não são possiveis sana-las de uma hora para outra minha pergunta para vc é: pelo desenho minha estrutura ira funcionar? ( sem eu precisar ficar remendando e sobrepondo coisa nela)

Na sua opinião o que falta neste desenho e o que vc tiraria ou mudaria nele? se puder responder eu agradeço...abraços Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

   
CNC 300cmx200cm com apenas 3 eixos é viavel?  Novo
Iniciado por Marciogaspar sistema de movimentação
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #39 Online: 15/07/15 - 22:59 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #40 Online: 19/07/15 - 18:39 »
Boa noite Marcio e a todos do clube....

Bom pessoal eu sei que não fiz falta ....rsrs, mas de qualquer forma peço perdão aos companheiros do clube cnc Brasil nos ultimos 4 meses, realmente eu não entrei mais, porque no inicio do ano abraçei um desafio profissional que exigiu muito da minha pessoa e principalmente dos meus neurônios, rsrsrsrs, estou entrando em uma fase boa deste desafio onde poderei voltar a ficar tranquilo e voltar a colaborar e aprender com este clube no qual é uma referencia unanimizada quando se trata de CNC dentro do Brasil.

Marcio em relação a router Feltam a máquina foi terminada e ficou muito show, porém ela esta em uma cidade vizinha aqui de Joinville, em Araquari, na empresa de um cliente meu, então eu prometo de coração que vou fazer os passos finais dela e postar o vídeo da máquina em execução, mas ja posso adiantar um parâmetro importante, eu tive que recorrer ao motor duplo no eixo Y, eu já tinha construido router com uma tração apenas lateral, mas no caso da Feltam, como a estrutura do pórtico é de aluminio com uma tração lateral apenas a mesma forçava muito quando usinava no lado oposto da cremalheira.

Com relação à sua pergunta é assim com um Estop você não vai eliminar perda de passo não, apenas terá um botão no qual poderá acionar quando achar que a máquina estiver em perigo absoluto com uma peça ou até mesmo uma pessoa,

Vamos la entender um pouco do que é malha aberta,

O motor de passo tem um baixo custo e faz trabalhos maravilhosos, ou seja consegue trabalhar sincronizado e trabalha segmentado por pulsos, porém para o mesmo ter uma eficiência 100% tem que estar muito bem regulado, ai nasce o perigo, para você entender mais claro.

Imagine uma pessoa que tem que caminhar reto por 10KM, e neste caminho terá buracos, pedras, fogo, se esta pessoa andar este 10KM em malha aberta, esta pessoa vai ter o pensamento unico de caminhar os 10KM, se caso ele se queimar no fogo, bater o dedão na pedra, cair em um buraco, a pessoa não vai pensar em chamar a ambulância, ou em apagar o fogo, ou chamar o médico, ele vai tentar indo completar os 10KM atropelando tudo independente dos obstáculos, ou seja pode até completar os 10KM mas vai chegar todo quebrado no final.

O motor de passo trabalha com malha aberta, se você fizer uma configuração inadequada, ou mecânica com folga, ou qualquer outro ajuste fora de padrão, a máquina vai iniciar a usinagem, no meio do trabalho ela pode perder o passo, acabar com seu trabalho, mas se você permitir o programa correrá até a ultima linha M30 e você terá a porcaria de um trabalho.

Agora ficou a dúvida?

Malha fechada!!!!!

Já ouviu falar em servos motores?
Trabalham basicamente da mesma forma que os motores de passo, são comultados por pulsos, e trabalham sincronizados, porém além
de seu preço ser 10 vezes mais caro que um motor de passo, ele tem um recurso muito mais muito importante, voltando ao exemplo;

Caso o homen que andou 10KM tivesse que andar novamente com todos os obstáculos, se ele andasse em malha fechada, é como se tivesse um vigia atraz dele com um kit primeiros socorro, um extintor e outros recursos, qualquer obstáculo que viesse obstrui a caminhada do homen, este vigia no caso um supervisor, pararia a caminhada e chamaria os recursos para solução do problema.

Assim trabalha um sistema CNC de malha fechada além do motor tem um outro motor pequeno acoplado axialmente ou por uma correia chamado de encoder que supervisiona todo movimento do servo motor, esforço no qual sobe a corrente, se o motor pensar em perder passo qualquer anomalia, o sistema para na hora e o encoder passa um alarme para o computador que o homen poderá ver através de uma mensagem.

Basicamente é isto a diferença de malha aberta e malha fechada.

Claro, além de considerar que o servo motor tem alta rotação, tem torque constante e outros beneficios... :brocoli: :brocoli: :brocoli:
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #40 Online: 19/07/15 - 18:39 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #41 Online: 19/07/15 - 19:11 »
obrigado eu ja tinha entendido antes sobre a diferença acho que eu não deixei isso claro mas agora estou completamente esclarecido brigadão conta ai que prjeto é esse que durou 4 meses ou esta durando? gastou neuronios c nao esta fumando maconha nao né? ?_45 ?_45 :dança:brincadeira... equanto ao meu topicovai dar uma olhada?
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #41 Online: 19/07/15 - 19:11 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #42 Online: 19/07/15 - 19:28 »
felipe uma duvida que eu realmente queria saber? vc plainou a parte de cima da mesa depois de pronta? como? quero faser este serviço na minha qual a dica?  ?_11
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #42 Online: 19/07/15 - 19:28 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #43 Online: 14/08/15 - 11:51 »

teste
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #43 Online: 14/08/15 - 11:51 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #44 Online: 15/08/15 - 12:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
teste

?   ?_12
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:Construção router Feltam - inicio 08/09/14
« Resposta #44 Online: 15/08/15 - 12:41 »

 

SiteLock