Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Saindo fumaça ao usinar Mdf  (Lida 5300 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Antonio Jr

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 52
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Somos como ilhas, mas juntos, somos um continente.
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #15 Online: 12/01/15 - 20:37 »
A informação tirei deste site e pagina

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #15 Online: 12/01/15 - 20:37 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #16 Online: 12/01/15 - 21:15 »
Este final de semana estava desbastando uma peça bem grande em madeira maciça e como era uma área muito extensa e muito material para desbastar, resolvi usar uma fresa de 16mm, quatro cortes... se dois cortes cortam bem, 4 cortes deve cortar ainda melhor...

Engano meu... a fresa até cortou mas esquentou e soltou bastante fumaça.. daí sai eu aumentando e diminuindo a velocidade de avanço, a velocidade do spindle... e notei que se aumento a velocidade de giro da ferramenta, a fumaça aumenta cada vez mais... se diminuo a velocidade de avanço, mesma coisa...  aumenta a temperatura da ferramenta...

Se baixo a velocidade de giro da ferramenta, acaba o fumaçê mas percebo que a fresa começa a sofrer bastante para cortar o material.. chega a entortar.. se baixo a velocidade de avanço volta a esquentar a ferramenta....
Só num quebra pois a haste é de 12mm...

Testei duas fresas assim.. todas de aço rápido, quatro cortes, ponta reta...   Fiz isto até por questão de experiência mesmo mas creio que estas fresas de 4 cortes aço rápido devem ser apropriadas mesmo é pra metais...  pra madeira num servem não...

Depois substituí por uma que sei que desbasta mesmo: uma de 16mm de vídea, com dois cortes...  e pronto.. resolvido o problema... se antes, com a de 4 cortes estava desbastando com 2.5mm de profundidade e 4mm de avanço, com a de vídea, 2 cortes, consegui ir pra 4mm de profundidade e 5 de avanço e ela nem sofreu.. num aquece, num força a ferramenta, nada...  vai de boa...
Pena que estas ferramentas de vídea com 2 cortes que tenho aqui são bem curtinhas.. queria ver se consigo umas longas, com pelo menos uns 60 ou 70mm de comprimento total.. mas ainda num encontrei nenhuma num preço convidativo... as que encontrei custam quase cem reais cada...   e num estou psicologicamente preparado pra gastar esta grana numa ferramenta não....

Mas para desbastes de grandes proporções num encontrei nada melhor que estas ferramentas de vídea de dois cortes.. daquelas comuns usadas em tupias...  pena serem tão curtinhas...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #16 Online: 12/01/15 - 21:15 »

Offline MSmaker

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pode não ser fácil, mas tenho certeza que consegui
    • Otther Artes
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #17 Online: 12/01/15 - 21:20 »
Boa noite pessoal encontrei o problema, por incrivel que parece é o Mdf com material diferente, quando eu usino o de 15mm com qualquer fresa funciona de boa, quando usino um de 9mm (mdf mais escuro) fumaça tudo, nesse só funciona com fresa raiada, pena que o acabamento não fica la essas coisas. Ja foz vários teste de velocidade, passo e a conclusão foi essa. EM relação ao Mach3 ele não ele não altera a velocidade de avanço.
Obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #17 Online: 12/01/15 - 21:20 »

Offline Antonio Jr

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 52
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Somos como ilhas, mas juntos, somos um continente.
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #18 Online: 12/01/15 - 21:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite pessoal encontrei o problema, por incrivel que parece é o Mdf com material diferente, quando eu usino o de 15mm com qualquer fresa funciona de boa, quando usino um de 9mm (mdf mais escuro) fumaça tudo, nesse só funciona com fresa raiada, pena que o acabamento não fica la essas coisas. Ja foz vários teste de velocidade, passo e a conclusão foi essa. EM relação ao Mach3 ele não ele não altera a velocidade de avanço.
Obrigado.

Também já cheguei a essa conclusão, costumo comprar hoje em dia somente MDF feito com pinho, o de eucalipto da marca duratex realmente são mais duro, e parece que tem resina que gruda na fresa. Prefira as marca Arauco é o melhor pois usa apenas pinho em sua composição e não tem diferença de preço, e a Masisa que faz o uso misto pinho e eucalipto e já melhor de cortar também.
« Última modificação: 12/01/15 - 21:57 por Antonio Jr »

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #18 Online: 12/01/15 - 21:55 »

Offline MSmaker

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 26
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pode não ser fácil, mas tenho certeza que consegui
    • Otther Artes
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #19 Online: 13/01/15 - 22:19 »
Não amigo é o material mesmo ja testei, estou trabalhando normalmente esse mdf de 9mm só funciona com fresa raiada.

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #19 Online: 13/01/15 - 22:19 »

Offline Rodrigo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 22
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #20 Online: 10/03/15 - 09:29 »
Ola amigo aqui quando acontece isto eu diminuo a rotação do spindle e para a fumaça e queima da fresa.

Clube CNC Brasil

Re:Saindo fumaça ao usinar Mdf
« Resposta #20 Online: 10/03/15 - 09:29 »

 

SiteLock