Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Dúvida em Potência x Velocidade  (Lida 2807 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline soudiogo

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Dúvida em Potência x Velocidade
« Online: 29/01/15 - 14:59 »
Pessoal,
Boa tarde, pesquisei bastante no fórum sobre potência vs velocidade, e uma dúvida cruel paira em minha mente, vamos lá:

Estou em período de adaptação quanto a todas as variações possíveis para encontrar um ponto ideal entre vel x pot da minha máquina, para quem não sabe ela é uma 60w 50x30 e a bichinha está trabalhando direto aqui, hoje corto o MDF 3mm com 12mm/s a 38% de potência e o DSP está setado em 90% que foi o ideal que consegui pois não queima muito o MDF e o amperímetro fica bem baixo, mas ai é que está o problema, pela lógica se eu aumentasse a potência poderia aumentar a velocidade, mas não é isso que acontece, se eu aumentar a velocidade para 15mm/s por exemplo ele não corta, mesmo eu colocando a potência a 90% (o amperímetro fica a uns +/- 24ma), só reduzindo a velocidade.

Em um tópico li que pode ser até a potência do compressor a causa disso, será que pode ser mesmo? pela teoria que li, se o compressor for muito fraco ele não tira os detritos de fronte ao laser na velocidade que ele precisa.

Alguém sabe o que pode ser isso? Será que pode ser a lente?

Clube CNC Brasil

Dúvida em Potência x Velocidade
« Online: 29/01/15 - 14:59 »

Offline castelo

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 236
  • Total Likes: +56/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Veni, vidi, vici
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #1 Online: 30/01/15 - 13:13 »
soudiogo

Potência X Velocidade é algo pessoal de cada máquina/material.

Com relação ao seu depoimento, você já fez conferência de alinhamento?
Tive um episódio onde cortava MDF 3mm a 20mm/s a 80% e achava absurdamente ruim isso. Fiz limpeza e alinhamento, e passei a cortar a 40mm/s a 80%.

Hoje corto de 30mm/s a 35mm/s pois umidade e o próprio MDF 3mm dá variação.

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #1 Online: 30/01/15 - 13:13 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #2 Online: 31/01/15 - 10:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
soudiogo

Potência X Velocidade é algo pessoal de cada máquina/material.

Com relação ao seu depoimento, você já fez conferência de alinhamento?
Tive um episódio onde cortava MDF 3mm a 20mm/s a 80% e achava absurdamente ruim isso. Fiz limpeza e alinhamento, e passei a cortar a 40mm/s a 80%.

Hoje corto de 30mm/s a 35mm/s pois umidade e o próprio MDF 3mm dá variação.

mas qual  a potencia do  seu  canhão  ????????????

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #2 Online: 31/01/15 - 10:40 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #3 Online: 31/01/15 - 11:11 »
Oi José Ricardo meu grande amigo... 
Eu acho que o Diogo já falou a potência do canhão lá em cima.. parece que é 60W...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #3 Online: 31/01/15 - 11:11 »

Offline soudiogo

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #4 Online: 31/01/15 - 11:19 »
Galera,
a tarde vou tirar fotos e fazer um vídeo para exemplificar minha dúvida, pois é algo meio esquisito mesmo.

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #4 Online: 31/01/15 - 11:19 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #5 Online: 31/01/15 - 13:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Oi José Ricardo meu grande amigo... 
Eu acho que o Diogo já falou a potência do canhão lá em cima.. parece que é 60W...
fala grande Edu
Mas eu  fiz a pergunta ao  CASTELO, pois como ele falou  sobre o  episódio  da laser  dele, queria saber sobre a potencia do  canhão
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #5 Online: 31/01/15 - 13:22 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #6 Online: 31/01/15 - 14:07 »
 ?_1 ?_1 ?_1
Verdade, querido amigo.. eu que "atrevessei" as idéias aqui.. rssssssss...
Mas aproveitando o ensejo, tenho também uma dúvida relacionada à alguns serviços feito com lasers... 
Notei que em alguns lugares a maquina corta.. em outros, apenas grava.. mesma máquina, mesma potência do laser..   e aí?.. como é que acontece esta "mágica"?.. pode até parecer uma pergunta besta, e eu até acho que é mesmo..   mas é que nunca trabalhei com isto..
Tem a ver com a velocidade?...  ou a máquina, nestas partes onde precisa só gravar ela baixa a potência de forma automática e onde precisa cortar a potência aumenta?...
Abração e estimo melhoras da tua saúde amigo véio!!!... ?_26

   
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #6 Online: 31/01/15 - 14:07 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #7 Online: 31/01/15 - 14:36 »
ainda bem,  que não  é só  eu   ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
nobre Edu
antes que eu  esqueça, vai  preparando o meu  cantinho  ai, pois quando  for  a SAMPA  vou  direto  pra ai,
agora tenho  a desculpa que vou  ver a maquina ?_26 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

nobre amigo
sinceramente eu  não  tenho  conhecimento  de maquinas laser  que grava e corta no mesmo  arquivo
Eu  aqui faço  em  dois arquivos
na  minha maquina aqui, eu  faço  dois tipos de gravação
a primeira é  o modelo  comum, isto é imagem  em  jpeg  e  no  sistema como  se fosse uma impressora
a segunda, é como  se fosse  cortar, mas eu  abaixo  a potencia e aumento  a velocidade
sendo  assim  consigo uma gravação  mais forte ou  mais fraca,  e o  custo é bem  menor do  que no  sistema  de impressora, isto é vai  e vem

sobre a saúde,  ja estou providenciando  mudanças de abitos para melhorar :ok: :ok: :ok: :ok:
abração
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #7 Online: 31/01/15 - 14:36 »

Offline soudiogo

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #8 Online: 31/01/15 - 15:16 »
Edu,
no meu caso eu faço assim, como minha máquina tem DSP então ele regula a potência conforme a programação, nessa imagem que anexei tenho 3 tipos de coisas q posso fazer que são eles: Corte, Gravação e Marcação.
Tudo isso defino por cores diferentes no exemplo esse azul é a gravação com velocidade de 300 e pot de 50, o magenta é a marcação com veloc de 80 e 15 de pot e o corte com veloc 10 e pot 50.
A marcação e o corte eu uso a mesma configuração porém com velocidade e potencia diferentes, se não entendeu eu te explico melhor.

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #8 Online: 31/01/15 - 15:16 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #9 Online: 31/01/15 - 15:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edu,
no meu caso eu faço assim, como minha máquina tem DSP então ele regula a potência conforme a programação, nessa imagem que anexei tenho 3 tipos de coisas q posso fazer que são eles: Corte, Gravação e Marcação.
Tudo isso defino por cores diferentes no exemplo esse azul é a gravação com velocidade de 300 e pot de 50, o magenta é a marcação com veloc de 80 e 15 de pot e o corte com veloc 10 e pot 50.
A marcação e o corte eu uso a mesma configuração porém com velocidade e potencia diferentes, se não entendeu eu te explico melhor.
aqui funciona da mesma forma nas minhas 2 máquinas (softwares diferentes), funciona como os percursos do artcam.
« Última modificação: 31/01/15 - 15:23 por ghutoz »

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #9 Online: 31/01/15 - 15:21 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #10 Online: 31/01/15 - 15:32 »
minha maquina também  tem  este tipo  de recurso  usando  cores diferentes, mas aqui  sempre deu problema,  fazendo  com  que o  programa travasse  na hora da execução  e eu  perdia o trabalho
éra sempre uma incógnita
então  preferi  fazer  em  arquivos diferentes
bem  pelo  menos isso  acontecia na época  quando  éra o  operador que fazia os arquivos
depois que eu  despachei  todos   rsrsrs  e assumi  a maquina ainda não testei  esta modalidade
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #10 Online: 31/01/15 - 15:32 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #11 Online: 31/01/15 - 15:34 »
mas  na realidade,  ela faz  um  de cada vez, isto é gravação  e depois o  corte conforme a  gente determina as cores
mas acredito  que o  edu  tivesse  falando   que ela corta e grava  , vamos dizer  ao  mesmo  tempo

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #11 Online: 31/01/15 - 15:34 »

Offline soudiogo

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 45
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #12 Online: 31/01/15 - 16:25 »
Pessoal,
Tirei fotos agora, para ser mais específico é isso, se estou cortando com um power de 50% teoricamente teria mais 50% chegar a potência máxima, exemplo, se estou cortando a veloc 10/ pot 50% teoricamente poderia cortar a veloc 20 / pot 100%, o no amperímetro a o 50% marca aprox. 17,5mA e em 90% marca aprox. 22,5mA. Estou percebendo que a lógica não tá muito certa.

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #12 Online: 31/01/15 - 16:25 »

Offline Maquete

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +24/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #13 Online: 31/01/15 - 16:38 »
Amigos Edu e Ricardo,
Na minha máquina a laser e julgo que em todas, na hora que se faz as configurações do arquivo, determina-se o que é corte e gravação. Explicando melhor: para corte, uma determinada velocidade e potência, para gravação (engrave setting) outra velocidade e outra potência, determinando todos os parâmetros envia-se o comando para a máquina e o programa da máquina executa o que foi determinado, tanto a gravação e o corte no mesmo comando.
É lógico que tem que determinar a ordem, primeiro a gravação e depois o corte porque se der a ordem inversa, a peça fica solta ou mesmo cai na gaveta e a gravação vai para o espaço.
Espero que tenha tirado a duvida ao Edu.
Abs,
Carlos

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #13 Online: 31/01/15 - 16:38 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #14 Online: 01/02/15 - 02:38 »
 ?_2 ?_2 ?_2
Explicado a magia.. .rssssssss...  e muito bem, por sinal...
Eu via sempre o pessoal comentando a respeito deste lance de corte e gravação e  já fiquei aqui matutando o como é que isto acontecia.. valeu, pessoal..
Agora entendi direitinho o como é que se faz isto.. muito bom..
E tive hoje, agora à noite, o grande prazer de conhecer pessoalmente nosso amigo Pedro Gonçalves, Pedrogcj que mora aqui na cidade vizinha de Suzano..  visitei sua empresa e fiquei lá deslumbrado durante horas, vendo as obras de arte que este nosso amigo consegue fazer nas suas maquininhas..   Horas agradáveis e uma conversa sadia que só terminou depois das duas da manhã porque num conseguíamos mais parar de pé de tanto sono.. rssssssssss   valeu demais..  Pedro e sua esposa, duas pessoas sensacionais... 
Acendi cigarro na laser..    muito doido usar uma máquina de alguns milhares de reais como acendedor de cigarro...  doideira...   

E amigo José Ricardo..  quando vier pra São Paulo e espero que seja logo, já sabe que minha casa é sua casa...   está à disposição e hoje com um pouquinho mais de conforto que da última vez que esteve aqui...  num consegui concluir a reforma pela parte externa da casa, mas por dentro tá bem confortável e o sofazinho aqui tá te aguardando...

Inclusive tou devendo as fotos que prometi faz meses.. rssssss   conclui a reforma e nem fotografei ainda.. mas vou fazer isto logo, antes que me esqueça...

Verá como ficou bem bacaninha.. pelo menos o pessoal aqui ficou feliz, pelo menos com o fato de ter acabado a poeira que eu fiz durante mais de dois anos, prazo que durou a reforma de todos os cômodos...

E aproveita que tá precisando repousar e se manda pra cá.. rssssssss..  vou te levar lá no Pedro, que por coincidência também te conhece pessoalmente lá do Medino... e vamos passar lá algumas horas muito divertidas..   trabalhar aqui a gente num gosta muito não.. mas de comer churrasco, tomar cervejas e falar bobagens, é com a gente mesmo.. rssssssss

Abraços e um ótimo domingo a todos...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Dúvida em Potência x Velocidade
« Resposta #14 Online: 01/02/15 - 02:38 »

 

SiteLock