Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Como Gerar este tipo de imagem ?  (Lida 3179 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:Como Gerar este tipo de imagem ?
« Resposta #15 Online: 17/05/12 - 22:07 »
Olá!

A técnica de criação de relevos via shadermap pode ser bastante útil para criar relevos simples, texturas de fundo ou outros detalhes difíceis ou demorados de reproduzir numa modelagem normal. Por isso dominar o método não chega a ser tempo perdido.

Em anexo um exemplo simples de um mapa de sombras que criei para aplicar sobre a superfície plana da mesa do meu modelo da Santa Ceia... com o mapa criado num software de edição de imagens (usei o Fireworks), posso reproduzir o drapeado do tecido com detalhes que seriam difíceis de reproduzir editando a malha diretamente.

Colocando de outra forma... se alguém perguntar: estudando e dominando a fundo a técnica de criação de relevos via shadermap será possível  reproduzir/criar toda e qualquer cena em 2.5D? A resposta provavelmente será NÃO!

Se alguém estudar e dominar a fundo a técnica de criação de relevos via modelagem poligonal poderá reproduzir/criar toda e qualquer cena em 2.5D? A resposta indubitavelmente será SIM!

Em suma... "não troquemos o certo pelo duvidoso".

Abs.

Paulo Bubolz
« Última modificação: 17/05/12 - 22:12 por Bubolz »
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:Como Gerar este tipo de imagem ?
« Resposta #15 Online: 17/05/12 - 22:07 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como Gerar este tipo de imagem ?
« Resposta #16 Online: 18/05/12 - 14:24 »
Boas companheiros

Queria desde já agradecer ao nosso querido "Velho Hippie" e ao nosso tb querido "Paulo Bubolz" pelo esclarecimento desta danada desta dúvida que coloquei no inicio do Post, ao nosso querido EDU uma palavra de apreço tambêm por ter "puxado" para a cena , a solução de como fazer ou gerar este tipo de imagem.

Depreendo então que esta "etapa" do processo pode em certos tipos de trabalho , ser evitada .

Com algumas duvidas sanadas vou então tentar perceber os softwares e os TERMOS tecnicos (tais como o tal do SHADERMAP) que eu não sabia como chamar e estava so procurando na net pelo nome de GRAYSCALE , não aparecendo muita informação...

Abraço e Obrigado

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Como Gerar este tipo de imagem ?
« Resposta #16 Online: 18/05/12 - 14:24 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:Como Gerar este tipo de imagem ?
« Resposta #17 Online: 18/05/12 - 15:23 »
Salve Zé!

Vc também pode pesquisar por:

Deepmap
Bumpmap
Displacement

Em outra ocasião em outro lugar onde tambem se falava do assunto sugeri o video:



Do artista Nick Zuccarello sobre como aplicar displacements a partir de uma única imagem 2D, no caso uma imagem da escultura Romana "Triunfo de Dionisio" para criar relevos com o zBrush (3.5).

Neste tutorial o artista usou diversas "layers" com a imagem original tratada no photoshop, em cada etapa do processo foi  adicionado mais volume e detalhes a malha base com o uso das diferentes imagens. Vale lembrar que o resultado final está com a imagem original aplicada como textura no relevo.


Abs.

Paulo Bubolz
« Última modificação: 18/05/12 - 15:54 por Bubolz »
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:Como Gerar este tipo de imagem ?
« Resposta #17 Online: 18/05/12 - 15:23 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como Gerar este tipo de imagem ?
« Resposta #18 Online: 19/05/12 - 09:07 »
Paul Bubolz
Obrigado pelo Video, fica muito bonito essas cenas do video .

Segue links de trabalhos que eu só de olhar fico apaixonado


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login  (clickar para ficar a imagem maior)



Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login




Acho que se um dia eu pudesse fazer algo neste género , ficava nas núvens   ?_43    mas a probalidade de lá chegar é pouca ....
 
Abraço
« Última modificação: 19/05/12 - 09:21 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Como Gerar este tipo de imagem ?
« Resposta #18 Online: 19/05/12 - 09:07 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Como Gerar este tipo de imagem ?
« Resposta #19 Online: 19/05/12 - 13:34 »
Olá menino Portuga!

Que isto meu caro, não desista antes de começar, hehehehe....
Como citamos o caminho é árduo mas não impossível, basta dedicação, vontade e um programa de estudos bem elaborado.

As ferramentas de modelagem são diversas e cada artista se adapta de formas diferentes. Eu, particularmente, penso que não existe UMA MELHOR ferramenta, mas sim a que melhor me atenda e que eu compreenda. Aqui também fica uma dica: É muito importante conhecer várias, mas eleja a sua principal e se aprofunde nela, almeje o domínio de suas funcionalidades.

Há dois anos e pouco, justamente fazendo o tipo de pesquisa que tu cita no início do tópico e no desejo de poder criar minhas próprias peças, tomei contato com o Blender. Este é um programa de modelagem poligonal 3D, mas descrevê-lo assim é quase um sacrilégio, hehehe.... Vou explicar...

Na verdade o Blender é uma suíte completa para modelagem, texturização, renderização estática, rig, animação, entre outras funções. Fato que acaba por afugentar alguns artistas que só querem mesmo modelar suas peças. Mas nada impede de usar somente esta fração. Eu, por exemplo, só utilizo a modelagem e também o motor de render.

Para quem se interessar em estudar esta ferramenta, aconselho o excelente livro do Rolland Hess - The Essential Guide to Learning Blender 2.5. Há também um livro em português do Allan Brito e EAD (Ensino a Distância) deste autor, no site dele.

No momento estou finalizando um estudo de intársia, cujo resultado desejo apresentar em um pequeno vídeo mostrando as várias fases do projeto. Tão logo esteja editado posto para vocês. E tão logo esteja, também, mais tranquilo me coloco a inteira disposição no que puder ajudar sobre o assunto.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!




Clube CNC Brasil

Re:Como Gerar este tipo de imagem ?
« Resposta #19 Online: 19/05/12 - 13:34 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como Gerar este tipo de imagem ?
« Resposta #20 Online: 20/05/12 - 21:05 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Baixei o primeiro dessa lista de programas , mas como estou em Linux , tenho de tentar fazer funcionar no WINE  ?_30

Clube CNC Brasil

Re:Como Gerar este tipo de imagem ?
« Resposta #20 Online: 20/05/12 - 21:05 »

 

SiteLock