Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Como verificar paralelismo das guias lineares?  (Lida 7245 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Andre-Pr

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 77
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #15 Online: 01/08/13 - 11:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Andre
 desculpe a brincadeira , se vc tem um relogio comparador fixe-o na ponta de uma barra de ferro que tenha o comprimento para vc poder medir
e faça varias medições ao longo das barras pois vai perceber que quando fixa as guias elas empenam levemente

espero ter ajudado

luciano

Qué isso Luciano, não precisa pedir desculpas, estamos entre amigos; como eu disse antes vou utilizar todas as dicas, já chegaram as guias, ontem ja comecei a montagem da primeira guia, não tive dificuldades maiores em instalar esta com ajuda de uma barra de aluminio maciço que tenho aqui que utilizei como régua, o problema é que quando fui conferir se altura da guia estava uniforme em toda a extensão, me deparei com diferenças de até  0,4mm, claro que eu sabia que dificilmente o tubo que serve como base seria perfeito, mas a esperança é a ultima que morre né, então agora antes de tudo vou ter que dar um jeito de ''retificar'' em casa mesmo a base que servirá de apoio para a guia, vou desenvolver algo com a outra guia e o patim, só preciso arrumar algo pra apoiar a guia linear que servira com de carro de avanço para a retifica.
« Última modificação: 01/08/13 - 12:00 por Andre-Pr »

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #15 Online: 01/08/13 - 11:58 »

Offline Andre-Pr

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 77
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #16 Online: 01/08/13 - 11:59 »
este final de semana tiro umas fotos...

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #16 Online: 01/08/13 - 11:59 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #17 Online: 01/08/13 - 12:50 »
antes de ter todo este trabalho, consiga um tubo reto,eu quando vou comprar eu encosto um metalom no outro e observo o fio de luz entre eles

luciano

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #17 Online: 01/08/13 - 12:50 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #18 Online: 01/08/13 - 18:02 »
Tá.... de ontem para hoje, ainda estou traçando uma reta infinita, espero que consiga chegar la algum dia  :bebebe:



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #18 Online: 01/08/13 - 18:02 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #19 Online: 01/08/13 - 18:36 »
Caro amigo; vc disse: " só preciso arrumar algo pra apoiar a guia linear que servira com de carro de avanço para a retifica." daí vamos lá.......
Uma boa base pra se usar é mesa de mármore, granito ou outra pedra dura polida qualquer. Aqui em casa de vez em quando compro briga por usar a mesa com tampão de granito para ter um boa base firme e plana.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #19 Online: 01/08/13 - 18:36 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #20 Online: 01/08/13 - 19:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tá.... de ontem para hoje, ainda estou traçando uma reta infinita, espero que consiga chegar la algum dia  :bebebe:



Marcao

Manda fotos ! ...  :dança:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #20 Online: 01/08/13 - 19:00 »

Offline Andre-Pr

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 77
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #21 Online: 01/08/13 - 20:28 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caro amigo; vc disse: " só preciso arrumar algo pra apoiar a guia linear que servira com de carro de avanço para a retifica." daí vamos lá.......
Uma boa base pra se usar é mesa de mármore, granito ou outra pedra dura polida qualquer. Aqui em casa de vez em quando compro briga por usar a mesa com tampão de granito para ter um boa base firme e plana.

Creocad

Creocad, eu não entendo nada de granito nem mármore, todos os processos de fabricação das pedras já polidas deixam as pedras 100% planas? eu acredito acredito que não, mas talvez esteja errado, sabe alguma coisa sobre? seria uma boa base com certeza...
hoje estive em uma oficina de máquinas pesadas de um conhecido, ele tem uma fresadora com uma mesa de 1,3m aproximadamente, a minha mesa tem 1,6m então seria tranquilo, também tem um torno que com certeza tem um barramento maior que minha mesa, então pensei também em usar uma adaptação da retifica no castelo do torno, então, são varias opções, parece ainda tem umas oficinas por aqui que parece que tem plainas grandes, vou dar uma olhada nisso também talvez resolva este problema facilmente, só pra constar as diferenças de altura ao longo da base são poucas, com paciência, poderia até fazer '' na mão'' mas se for pra fazer de qualquer jeito não precisaria ter comprado as guias lineares, poderia ser algo mais simples, então mãos a obra né...


Marcão, você é o cara não desista, como disse o Mac_RC aguardamos as fotos, kkkk.

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #21 Online: 01/08/13 - 20:28 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #22 Online: 01/08/13 - 20:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Creocad, eu não entendo nada de granito nem mármore, todos os processos de fabricação das pedras já polidas deixam as pedras 100% planas? eu acredito acredito que não, mas talvez esteja errado, sabe alguma coisa sobre? seria uma boa base com certeza...
hoje estive em uma oficina de máquinas pesadas de um conhecido, ele tem uma fresadora com uma mesa de 1,3m aproximadamente, a minha mesa tem 1,6m então seria tranquilo, também tem um torno que com certeza tem um barramento maior que minha mesa, então pensei também em usar uma adaptação da retifica no castelo do torno, então, são varias opções, parece ainda tem umas oficinas por aqui que parece que tem plainas grandes, vou dar uma olhada nisso também talvez resolva este problema facilmente, só pra constar as diferenças de altura ao longo da base são poucas, com paciência, poderia até fazer '' na mão'' mas se for pra fazer de qualquer jeito não precisaria ter comprado as guias lineares, poderia ser algo mais simples, então mãos a obra né...

Simples verificar se a mesa polida está plana: deslize o relógio comparador sobre ela e verá se a mesa na qual ela foi polida era de precisão.......na minha o ponteiro do relógio comparador nem treme........
geralmente elas apresentam uma ótima planicidade pois são polidas com discos diamantados em mesa de grandes dimensões e que até mesmo pelo esfregar de enormes peças de granito e mármore terminam por deixa-las bem planas.Mas só verificando para se saber.

Creocad
 

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #22 Online: 01/08/13 - 20:37 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #23 Online: 01/08/13 - 23:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Uma boa base pra se usar é mesa de mármore, granito ou outra pedra dura polida qualquer.

Creocad

Eu não confiaria tanto assim, afinal, metade da minha renda vem dos consertos de máquinas utilizadas para corte e polimento de pedras.

existem vários tipos de polidoras e vários fabricantes. Algumas até deixam a pedra mais ou menos planas, se for para revestir paredes, ou fazer pisos, ou mesmo mesas, até que não tem problema, qualquer polidora deixa plana o suficiente para ninguém tropicar. Agora usar como mesa "calibradora"... vai depender de quanto plano precisa. Normalmente tem diferença. Para ter idéia as polidoras que tem calibrador, deixam a pedra com diferença de até 1mm por metro, ou seja é bastante diferença. Também pela maneira de como são polidas as pedras, não é algo para se ter muita precisão. Para ter algo mais reto, as pedras deveriam ser polidas de outra forma, que para a finalidade que são polidas não vale a pena gastar tempo, afinal o que é 1mm de diferença numa pedra, se o pedreiro nem sabe quanto é 1mm, eles trabalham com metro, no máximo com centimetros ou suas divisões em linhas, tipo um metro e 16 e tres linhas, para nós seria 1163 mm (provavelmente com alguns decimos ou centessimos ;D")

Quando usino pedra eu percebo bem a diferença e isso que pego pedras calibradas.

.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #23 Online: 01/08/13 - 23:17 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #24 Online: 02/08/13 - 07:46 »
se vc quer fazer um apoio plano use a tecnica de se fazer uma mesa de desempeno, acredito que tera otimos resultados

Luciano

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #24 Online: 02/08/13 - 07:46 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #25 Online: 02/08/13 - 09:05 »
Ao nosso nobre e culto cientista13:

Com todo o devido respeito à sua "sabidência", tenho que discordar quando vc diz que as polidoras de pedras deixam até um milimetro de diferença........Vc deve estar se referindo à diferença de paralelismo das faces na espessura das pedras; e aí é outra conversa; isto acontece sim pois eles não se preocupam muito com o nivelamento da peça sobre a mesa polidora e nem mesmo com possíveis pedacinhos que ficam sobre a mesa ao virarem as peças......mas estamos tratando é da planicidade da pedra polida, o que é a necessidade do nosso amigo.
E é como eu disse; para verificar a planicidade é só passar o relógio comparador que se verá o quão plana está a superficie.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #25 Online: 02/08/13 - 09:05 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #26 Online: 02/08/13 - 15:40 »
Puxa vida, ninguem explicou direito a tal da linha infinita e raio e agora vem papo de pedra, mas para deixar qualquer peça num alinhamento, primeiro usinar um tipo de encosto, vamos supor, usine 10 cm em uma ponta, vai na outra ponta e faça o mesmo procedimento, vire a peça e calce onde tu usinou, ai sim voce tem como deixar qualquer peça nivelada, se pegar uma pedra e sair usinando, e nao fazer esse processo, cai na questao do Cientista...  concordo com ele... mas....


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #26 Online: 02/08/13 - 15:40 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #27 Online: 02/08/13 - 15:57 »
A grosso modo seria mais ou menos isso...


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #27 Online: 02/08/13 - 15:57 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #28 Online: 02/08/13 - 16:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Manda fotos ! ...  :dança:

Tava esquecendo...


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #28 Online: 02/08/13 - 16:07 »

Offline Andre-Pr

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 77
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #29 Online: 02/08/13 - 18:01 »
então pessoal, esse papo ta ficando bão, Cientista13 exatamente o que eu pensei; hoje cheguei do trabalho e fui dar uma passada de relogio comparador nas minhas pedras de granito que estão esperando instalação aqui em casa, e como já desconfiava, não tinha nada de plana, diferenças de até 0,3mm, não fiquei procurando muito, visto que já vi que não ia dar certo.
Creocad, não dúvido que por ai possa encontrar uma pedra totalmente plana, mas por aqui nem adianta procurar, cidade pequena é f**a, eu ainda não decidi exatamente o que vou fazer, vou pensar bem, mas já descobri que numa cidade vizinha tem uma oficina com uma plaina de 4m, acho que vou mandar plainar uma base por lá, ai fica mais fácil, pois dificilmente vou encontrar uma base 100% ou quase isso, com uma base confiável na mão tenho certeza que não vou ter maiores problemas.

Clube CNC Brasil

Re:Como verificar paralelismo das guias lineares?
« Resposta #29 Online: 02/08/13 - 18:01 »

 

SiteLock