Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: compensacao do eixo z  (Lida 1751 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline clave

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 34
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
compensacao do eixo z
« Online: 02/03/14 - 19:47 »

 Ola senhores,

De tempos em tempos venho mexendo na minha maquina ,coisa que ja dura alguns anos, e cada vez eu me deparo com desafios novos.Acredito que todos voceis tambem, mas este e o mais dificio que ja me deparei.Eu usinei a mesa da minha maquina na propri cnc,tentando assim estabelecer uma planicidade mais precisa e mesmo assim tem alguns materiais que nao sao perfeitamente planos, e quando eu estou usinando ao longo do vetor em algumas partes do material a fresa o toca e em outras partes nao.Assim sendo, quando eu percebo tal anomalia eu marco a linha no Mach 3 ,a qual ocorreu o disturbio e ao finafizar o trabalho eu vou pontualmente naqueles locais que tiveram problema e aprofundo um pouco mais a fresa e termino o servico.Eu cheguei a ver em maquinas profissionais que no eixo Z existe um tipo de compensacao via molas que corrige este tipo de anomalia.Voceis ja se deparam com este problema.

Clube CNC Brasil

compensacao do eixo z
« Online: 02/03/14 - 19:47 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:compensacao do eixo z
« Resposta #1 Online: 02/03/14 - 20:52 »
acho que todo mundo já teve esse problema. Uns por causa da máquina não ser boa de verdade e muitos por causa do material a ser usinado, que é o mais comum.

Eu estou por fazer um eixo extra para corrigir o problema pois alguns trabalhos que faço que requer essa "compensação". Já adquiri sensor de proximidade com saida analógica de boa resolução, estou adquirindo CLP com entrada analógica para fazer a coisa funcionar direitinho. Orçamento inicial entre 5 e 6 mil reais. Existem soluções bem mais economicas, mas prefiro algo bom, que realmente funcione do que algo que apenas quebre o galho. Já fiz um sistema com molas etc... mas tem seus problemas e no meu caso não obtive resultado satisfatório.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:compensacao do eixo z
« Resposta #1 Online: 02/03/14 - 20:52 »

Offline clave

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 34
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:compensacao do eixo z
« Resposta #2 Online: 02/03/14 - 22:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
acho que todo mundo já teve esse problema. Uns por causa da máquina não ser boa de verdade e muitos por causa do material a ser usinado, que é o mais comum.

Eu estou por fazer um eixo extra para corrigir o problema pois alguns trabalhos que faço que requer essa "compensação". Já adquiri sensor de proximidade com saida analógica de boa resolução, estou adquirindo CLP com entrada analógica para fazer a coisa funcionar direitinho. Orçamento inicial entre 5 e 6 mil reais. Existem soluções bem mais economicas, mas prefiro algo bom, que realmente funcione do que algo que apenas quebre o galho. Já fiz um sistema com molas etc... mas tem seus problemas e no meu caso não obtive resultado satisfatório.

ola Cientista,

Grato pela resposta ,acredito que voce terá um resultado satisfatório,mas voce usará sensores de proximidade tipo emissor/receptor.

Clube CNC Brasil

Re:compensacao do eixo z
« Resposta #2 Online: 02/03/14 - 22:09 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:compensacao do eixo z
« Resposta #3 Online: 03/03/14 - 19:43 »
vou usar um sensor indutivo. Porém terá mais uma parte mecanica que fica tocando o tempo todo na peça

O sensor é o IG6086 da IFM

 Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:compensacao do eixo z
« Resposta #3 Online: 03/03/14 - 19:43 »

Offline clave

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 34
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:compensacao do eixo z
« Resposta #4 Online: 04/03/14 - 14:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
vou usar um sensor indutivo. Porém terá mais uma parte mecanica que fica tocando o tempo todo na peça

O sensor é o IG6086 da IFM

 Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


ola cientista,
as maquinas que eu trabalho usam este sensor,Boa sorte.

Clube CNC Brasil

Re:compensacao do eixo z
« Resposta #4 Online: 04/03/14 - 14:45 »

Offline fabiojrr

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 501
  • Total Likes: +42/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia que passa aprendo mais um pouquinho
    • https://www.facebook.com/fabio.junior.37625
  • Sexo: Masculino
Re:compensacao do eixo z
« Resposta #5 Online: 04/03/14 - 14:57 »
ola cientista eu temos uma cnc chinesa aqui com esse sensor indutivo normalmente aberto
semana passa ele deu pani e foi pro lixo nao estava mais funcionando ... Fabio camargo do grupo guia cnc veio aqui e deu uma força
ele tinha um na casa dele trouxe, agora a maquina esta 100 % .
quanto a esse tipo de sensor eu axo muito bom e preciso ...custo tambem nao e muito caro .. abraço
Fabio Junior Da Silva

Clube CNC Brasil

Re:compensacao do eixo z
« Resposta #5 Online: 04/03/14 - 14:57 »

 

SiteLock