Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.  (Lida 6705 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
A primeira máquina movida com cabos de aço que tive notícia, foi a máquina criada pelo nosso saudoso amigo GuimbaBF...
De lá pra cá não tenho quase mais ouvido o pessoal comentar a respeito...
E nem sei porque, uma vez que a performance que este sistema de movimentação proporciona parece ser muito boa..  além do custo, que chega a ser uma pequena porcentagem do valor dos fusos..
Aqui repasso link da máquina do Denilson Manzano, funcionando...  notem que é montada com MDF e um sistema bem simples de movimentação com cabos de aço... e tem uma performance muito superior à muitas máquinas movidas com fusos de esfera recirculante...  incluindo a minha...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Aqui uma outra demonstração de uma máquina movida a cabo de aço, se deslocando a  28.5 metros por minuto... 
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Acho que vale a pena, né?... rsssssssss 

Além de ficar muito mais barato, a performance parece ser muito superior...  pelo menos a velocidade.. mas imagino que a repetibilidade também não deixa a desejar...
« Última modificação: 11/03/15 - 20:18 por Marcao »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Offline mac2

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1078
  • Total Likes: +15/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #1 Online: 11/03/15 - 19:10 »
Na minha humilde opinião...acho complicado é achar uma fresa de 2mm para suportar esta velocidade ?_12
só alegria...

Clube CNC Brasil

Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #1 Online: 11/03/15 - 19:10 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #2 Online: 11/03/15 - 19:13 »
Eu ainda vou fazer uma dessas com cabo de aço, até o eixo z eu penso em fazer com cabo de aço.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #2 Online: 11/03/15 - 19:13 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #3 Online: 11/03/15 - 19:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu ainda vou fazer uma dessas com cabo de aço, até o eixo z eu penso em fazer com cabo de aço.

Edson


Eixo Z eu num saberia como fazer com cabos de aço não...  tive pensando a respeito mas acho meio complicado, devido ao pouco curso dele e a área que eu teria pra trabalhar com o cabo ficaria meio restrita.. mas os outros dois eixos acho muito bacana..  parece que os movimentos fluem liso, sem nenhum solavando, parece ser muito bom este sistema... e ainda por cima, barato...

Se um dia mais pra frente for montar outra máquina vou pensar muito a este respeito...  parece ser muito legal... prncipalmente pelo fato de baratear em muito o custo da máquina...  e quanto à velocidade, pelo fato de ser muito alta, nada impede a gente de trabalhar com velocidades menores, né?.. o interessante que na hora que precisar deslanchar ela vai ter gás para isto...

Acho a idéia muito legal...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #3 Online: 11/03/15 - 19:52 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #4 Online: 11/03/15 - 21:02 »
Edu, tudo bem? Eu sou o atual proprietário da maquina feita pelo saudoso Gilberto. E, olha, vou te falar, tenho uma outra router industrial, que nao chega aos pes da maquina do Gilberto....... Foi, sem duvida, a melhor solução (cabo de aço). Hoje, os cabos de aço foram substituidos por uma linha de pesca que nao lembro o nome, mas tem 4 anos e nunca foi preciso trocar a linha, um luxo de maquina.....

Clube CNC Brasil

Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #4 Online: 11/03/15 - 21:02 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #5 Online: 11/03/15 - 21:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edu, tudo bem? Eu sou o atual proprietário da maquina feita pelo saudoso Gilberto. E, olha, vou te falar, tenho uma outra router industrial, que nao chega aos pes da maquina do Gilberto....... Foi, sem duvida, a melhor solução (cabo de aço). Hoje, os cabos de aço foram substituidos por uma linha de pesca que nao lembro o nome, mas tem 4 anos e nunca foi preciso trocar a linha, um luxo de maquina.....
Fico feliz em saber que a máquina do Gilberto está em boas mãos...
Ele realmente inovou, naquela época.. pelo menos eu num tinha ainda visto uma máquina como a dele...
Agradeço pelos comentários e por endossar esta minha opinião sobre estas máquinas..
Abração
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #5 Online: 11/03/15 - 21:17 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #6 Online: 11/03/15 - 23:17 »
Caramba!!!! Savio,

Então a máquina do Gilberto está contigo. espero que conserve muito bem essa fresadora. Um dia ela irá para um museu das CNC's.

Nós, os veteranos nos lembramos muito bem quando ele começou a fazer essa máquina. Se não me engano, ele até caiu de cima dela enquanto a construía...

Parabéns

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #6 Online: 11/03/15 - 23:17 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #7 Online: 12/03/15 - 08:49 »
Realmente, os cabos de aço oferecem maior velocidade pelo que vi nos vídeos, em comparação aos vídeos que já de máquinas convencionais. Bela dica para quem está pensando em montar uma máquina, pois como você disse, acaba barateando   :ok:
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #7 Online: 12/03/15 - 08:49 »

Offline sarahgurgel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • #movimentomaker
  • Sexo: Feminino
Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #8 Online: 19/05/15 - 10:36 »
Parece bem interessante mesmo, Edu! Mas é menos comum né? Porque será? O pessoal faz mais com fuso né?
Alguém teria um desenho desse sistema? Gostaria de estudar mais sobre ele! Valeu! ;)
P.s. estou chegando agora no mundo das CNCs, se falo besteira desconsiderem! huaauhauh

Clube CNC Brasil

Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #8 Online: 19/05/15 - 10:36 »

Offline gladiador

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1112
  • Total Likes: +187/-45
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #9 Online: 19/05/15 - 11:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Parece bem interessante mesmo, Edu! Mas é menos comum né? Porque será? O pessoal faz mais com fuso né?
Alguém teria um desenho desse sistema? Gostaria de estudar mais sobre ele! Valeu! ;)
P.s. estou chegando agora no mundo das CNCs, se falo besteira desconsiderem! huaauhauh
com correia é interessante mais da mais trabalho kkkkk, o fuso e mais pratico e rapido para ser instalado.
cada um tem uma preferencia isto não da pra discutir  :ok:
esta da foto é a minha 
« Última modificação: 19/05/15 - 11:12 por violar »

Clube CNC Brasil

Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #9 Online: 19/05/15 - 11:08 »

Offline Elvis Campi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 501
  • Total Likes: +28/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sempre em frente
  • Sexo: Masculino
Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #10 Online: 19/05/15 - 11:09 »
e que as cnc com cabos não tem a mesma precisão de fuso de esferas mas fica bom também pra corte de mdf nem e preciso tanta precisão mas minha opção para cnc pequenas seria o fuso mesmo e para grandes cremalheira tem também com correia hoje a no mercado correias com alma de aço
acho que seria mais interessante do que cabos apesar de cabos ficar em um otimo preço e custo beneficio :ok: :ok: :ok:
E.F.C sempre em frete não tenho nada a perde

Clube CNC Brasil

Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #10 Online: 19/05/15 - 11:09 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #11 Online: 19/05/15 - 11:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
e que as cnc com cabos não tem a mesma precisão de fuso de esferas mas fica bom também pra corte de mdf nem e preciso tanta precisão mas minha opção para cnc pequenas seria o fuso mesmo e para grandes cremalheira tem também com correia hoje a no mercado correias com alma de aço
acho que seria mais interessante do que cabos apesar de cabos ficar em um otimo preço e custo beneficio :ok: :ok: :ok:
rapaz, posso te falar de experiencia propria. tenho 2 cncs, uma com cabo de aço e outra com fuso.. Cara, nao tem nem comparação a precisao mesmo,. so que ao contrário!!!!!, rrsrs. a de cabo aço minha, é infinitamente superior e mais precisa do que a outra!!!!!!. E olha que a minha com fuso é industrial, (boas peças) ....Isso depende de uma serie de fatores, mas no meu caso, posso te garantir que sim....

Clube CNC Brasil

Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #11 Online: 19/05/15 - 11:17 »

Offline Elvis Campi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 501
  • Total Likes: +28/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sempre em frente
  • Sexo: Masculino
Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #12 Online: 19/05/15 - 11:22 »
se for fuso de esferas a precisão e pra ser maior se tiver ao contrario falta um ajuste no mach
E.F.C sempre em frete não tenho nada a perde

Clube CNC Brasil

Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #12 Online: 19/05/15 - 11:22 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #13 Online: 19/05/15 - 11:59 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Parece bem interessante mesmo, Edu! Mas é menos comum né? Porque será? O pessoal faz mais com fuso né?
Alguém teria um desenho desse sistema? Gostaria de estudar mais sobre ele! Valeu! ;)
P.s. estou chegando agora no mundo das CNCs, se falo besteira desconsiderem! huaauhauh

Oi Sarah...  já viu que aqui cada um tem uma idéia a respeito deste tipo de movimentação nestas máquinas, né?.. rssssssss
Pois é..  cada um tem uma idéia sobre isto e eu respeito.. mas uma coisa tenho que colocar em discussão, que é a questão da PRECISÃO...
PRECISÃO é algo muito subjetivo...  Poderíamos falar em repetibilidade... mas precisão é complicado.. rsssssss

Um cabo de aço, se for bem esticado, não tem como não apresentar a mesma repetibilidade de um fuso de esferas ou de uma cremalheira.  A estabilidade dimensional de um cabo de aço é muito alta e permite anos de trabalho sem que isto se altere.. e a única coisa que poderia mudar a repetibilidade do sistema seria a alteração desta característica.
Ou se os eixos onde o cabo está esticado se desgastarem, algo que, se for bem cuidado não vai acontecer jamais..

Para corroborar isto, temos aqui mesmo o testemunho do Saviomat, que já trabalha com uma destas movidas com cabos de aço, feita por nosso saudoso amigo Gilberto há muitos anos atrás... e não tem do que reclamar..

E o amigo Elvis Campi fala em PRECISÃO e eu tenho que contestar isto, pois creio que está havendo aí uma certa confusão...  Tá se confundindo  Precisão com Resolução...

E são duas coisas bem diferentes...

Nosso amigo Cientista 13 usou uma vez este exemplo, pra ensinar  a diferença entre estas duas grandezas: "se formos comparar com tiro ao alvo, RESOLUÇÃO é o tamanho do alvo, que geralmente é um ponto no centro e vários círculos ao seu redor."

A distancia de cada circulo seria a RESOLUÇÃO.

Precisão é como se agrupam os tiros.

Se forem todos na "mosca" que é o centro os tiros foram precisos.

Se um foi na mosca, outro longe da mosca, não existe PRECISÃO nos tiros.

Se todos os tiros ficam agrupados, mesmo que sejam longe da mosca, teremos PRECISÃO, mas erro na mira.

PRECISÃO e RESOLUÇÃO não tem nada a ver, mas é sempre melhor ter a melhor precisão e a melhor resolução, o que nem sempre se consegue.

RESOLUÇÃO, que é uma relação entre os passos do motor e a rosca ou fuso usado diz que o quanto é possível posicionar ... 0.001 mm por exemplo ... existem máquinas que podem posicionar-se 0.0007 mm ... isso é a resolução ... 

PRECISÃO, por outro lado, exemplificaríamos dizendo que você parte de um ponto zero com a máquina .. e a posiciona, digamos em x = 100 e y = 100 ... a capacidade da máquina não se desviar do 100 mm e ficar em 100,2 ou 100,1 mm é que é chamada de precisão ...

A máquina terá precisão de 0,2 ou 0,1 mm ... isso depende de alguns fatores e talvez o principal seja as folgas existentes no mecanismo então diminuí-las é que garante uma boa precisão da máquina, seja usando fusos de esferas, cremalheira ou cabo de aço.. tanto faz... se tiver folgas, não vai ter uma boa precisão..

E isto independe do sistema utilizado. Houve folgas, não se conseguirá a tão perseguida PRECISÃO.

Portanto, sustento a tese de que o cabo de aço, em si, em nada altera as características desejadas numa máquina do tipo que utilizamos. Claro que se for feito uma montagem 'nas coxas', de nada adiantará usar fusos de esferas da melhor qualidade ou uma cremalheira caríssima...  tem que haver é capricho na montagem....   

Vou ver se encontro um link de uns sistemas movidos com cabo de aço colo aqui para exemplificar melhor....










« Última modificação: 19/05/15 - 12:00 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #13 Online: 19/05/15 - 11:59 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #14 Online: 19/05/15 - 14:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edu, tudo bem? Eu sou o atual proprietário da maquina feita pelo saudoso Gilberto. E, olha, vou te falar, tenho uma outra router industrial, que nao chega aos pes da maquina do Gilberto....... Foi, sem duvida, a melhor solução (cabo de aço). Hoje, os cabos de aço foram substituidos por uma linha de pesca que nao lembro o nome, mas tem 4 anos e nunca foi preciso trocar a linha, um luxo de maquina.....
Salve!  Savio;
Pois é.. vc fica "intimado" a verificar e correr atrás desta tal linha de pesca que lembro-me do burburinho aqui no fórum. Mas no final vc conseguiu e ficou calado.
Veja aí se descobre a marca e características da tal linha que vai ser de muita utilidade.

Abraço;
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Cabos de aço substituindo fusos de esfera recirculante.
« Resposta #14 Online: 19/05/15 - 14:02 »

 

SiteLock