Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: video da cnc trabalhando e duvidas  (Lida 5533 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
video da cnc trabalhando e duvidas
« Online: 12/05/13 - 21:48 »
boa noite pessoal, td bem? to postando dois videos da minha cnc trabalhando e gostaria de umas dicas. no primeiro, eu to usando uma fresa daquela para tupia para simular um tijolo e no segundo uso uma fresa raiada de 2mm para cortar mdf de 6mm. Ai é que começam meus problemas.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


o que esta acontecendo? simplesmente estou quebrando uma fresa atras da outra, só hoje foram umas 6. olhem os parametros da fresas e façam seus comentarios. obrigado pessoal..... Estou trabalhando com velocidade de jog  e maxima velocidade em torno de 1800.
« Última modificação: 12/05/13 - 21:54 por saviomat »

Clube CNC Brasil

video da cnc trabalhando e duvidas
« Online: 12/05/13 - 21:48 »

Offline wender.hg

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 322
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #1 Online: 12/05/13 - 22:24 »
Querido, mas em que momento ela quebra? Reparei q vc esta usando dois passes para cortar mdf de 6 mm e não esta usando pontes no corte. Posso até estar falando besteira, mas é bom criar pontes no corte de peças pois elas podem soltar ou até mesmo trancar a fresa e causar a quebra da mesma.

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #1 Online: 12/05/13 - 22:24 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #2 Online: 12/05/13 - 22:36 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Querido, mas em que momento ela quebra? Reparei q vc esta usando dois passes para cortar mdf de 6 mm e não esta usando pontes no corte. Posso até estar falando besteira, mas é bom criar pontes no corte de peças pois elas podem soltar ou até mesmo trancar a fresa e causar a quebra da mesma.
e ae amigo, td bem ? obrigado pelo comentario. cara, eu sempre freso e fico vigiando a peça. ela quebra do nada, as vezes, ate na primeira passada, acho q nunca quebrou no final do serviço, entao, acredito que seja por causa de ponte nao. ja aplainei a mesa de sacrificio e nada. e, ela nunca trancou nao. O engraçado é que, salvo, engano, o jose ricardo, usa essa mesma fresa e faz o corte de 6mm numa passada só. hoje ela quebrou com passadas de 2,1... com velocidade lenta.

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #2 Online: 12/05/13 - 22:36 »

Offline wender.hg

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 322
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #3 Online: 12/05/13 - 22:48 »
Tb uso a fresa de 2mm e de 1.5 e corto mdf de 6mm em um passe só, é muito raro eu quebrar alguma, elas cegam mas não quebram, já tive um problema parecido e  diminui um pouco a velocidade de mergulho.

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #3 Online: 12/05/13 - 22:48 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #4 Online: 12/05/13 - 22:59 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tb uso a fresa de 2mm e de 1.5 e corto mdf de 6mm em um passe só, é muito raro eu quebrar alguma, elas cegam mas não quebram, já tive um problema parecido e  diminui um pouco a velocidade de mergulho.
to usando avanço 1600 mergulho 1000. quanto voce usa ?

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #4 Online: 12/05/13 - 22:59 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #5 Online: 12/05/13 - 23:01 »
Pode ser alguma vibração, verifica o desgate da bucha da fresa e se esta centrada ,ou se tem folga no eixo do motor (splinder).

Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #5 Online: 12/05/13 - 23:01 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #6 Online: 12/05/13 - 23:05 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pode ser alguma vibração, verifica o desgate da bucha da fresa e se esta centrada ,ou se tem folga no eixo do motor (splinder).


o wagner, obrigado pelas dicas, mas sou novo em cnc e nao entendi quando voce fala: "verifica o desgate da bucha da fresa", seria a pinça aonde prende a fresa?

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #6 Online: 12/05/13 - 23:05 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #7 Online: 12/05/13 - 23:14 »
Isso a pinça eu que me expressei errado,dias atras tive este problema a fresa estava fora  de centro erra pinça que estava com pequeno desgaste,quebrava uma atras da outra mesmo com avanço baixo,com a fresa instalada rode com a mão e veja se ela não flamba .
« Última modificação: 12/05/13 - 23:16 por Vagner Cieply »
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #7 Online: 12/05/13 - 23:14 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #8 Online: 12/05/13 - 23:25 »
Ola amigo savio.

realmente em termos de velocidade, acredito que não, pois corto mdf de 6mm, num passe só com velocidade de avanço de 2300 mm/min e velocidade de mergulho de de 2000 mm/min, colm entrada e saida e angulo ZERO
realmente pode ser problemas de centralização da fresa.
tambem verifiquei que seu mdf , parece ser escuro, aquele de eucalipto, ????
este problema sempre deu ou começou agora????
caso seja mdf de eucalipto,  vc sempre usou este  tipó de mdf.?????
estou falando isso, póis existem tipos de mdf de eucalipto, que é duro que nem pedra  rsrsrsrs e realmente quebra fresas raiadas.
por isso a pergunta  se  isso sempre aconteceu, ou foi com este mdf.
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #8 Online: 12/05/13 - 23:25 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #9 Online: 12/05/13 - 23:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ola amigo savio.

realmente em termos de velocidade, acredito que não, pois corto mdf de 6mm, num passe só com velocidade de avanço de 2300 mm/min e velocidade de mergulho de de 2000 mm/min, colm entrada e saida e angulo ZERO
realmente pode ser problemas de centralização da fresa.
tambem verifiquei que seu mdf , parece ser escuro, aquele de eucalipto, ????
este problema sempre deu ou começou agora????
caso seja mdf de eucalipto,  vc sempre usou este  tipó de mdf.?????
estou falando isso, póis existem tipos de mdf de eucalipto, que é duro que nem pedra  rsrsrsrs e realmente quebra fresas raiadas.
por isso a pergunta  se  isso sempre aconteceu, ou foi com este mdf.
abraço
ricardo
boa noite jose ricardo, tudo bem ? seguinte, eu sempre compro mdf no mesmo fornecedor, mas nunca tive a curiosidade de saber de que é o mdf, rsrsrsrs e tambem nunca comparei a tonalidade deles. agora vou passar a verificar isso. esse problema de quebrar as fresas começou agora, recente......eu sempre utilizo a mesma pinça para a fresa, pode ser que ela esteja "gasta", hoje, na hora de fresar, notei que a fresa entortava um pouquinho..... to usando passe de 2,1 e velocidades baixas, so pode ser essa centralização da fresa mesmo.

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #9 Online: 12/05/13 - 23:42 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #10 Online: 12/05/13 - 23:44 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Isso a pinça eu que me expressei errado,dias atras tive este problema a fresa estava fora  de centro erra pinça que estava com pequeno desgaste,quebrava uma atras da outra mesmo com avanço baixo,com a fresa instalada rode com a mão e veja se ela não flamba .
wagner, com a pinça fora do eixo, eu coloco a fresa e da uma boa folga.. mas com a pinça no eixo e a fresa no local, nao notei diferença nao, mas para todos os efeitos, eu troquei a pinça por uma um pouco mais apertada. vamos ver amanha se melhora...

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #10 Online: 12/05/13 - 23:44 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #11 Online: 13/05/13 - 01:26 »
Em anexo tem uma ilustração de como fase o teste, deve ser com a fresa instalada na maquina.

A maioria das pinças tem uma pequena folga em relação a haste da fresa,quando é feito o aperto da porca da tupia esta folga some só que se a folga for muita na hora do aperto a fresa pode ficar torcida ai quebra ou cortar trepidando isso deixa marca.

O corte esta ficando como?Se tiver como postar uma foto em close do corte talvez ajude.

Mas verifique folgas na maquina ,cabo de aço, rolamento do eixo da tupia etc....
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #11 Online: 13/05/13 - 01:26 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #12 Online: 14/05/13 - 18:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Em anexo tem uma ilustração de como fase o teste, deve ser com a fresa instalada na maquina.

A maioria das pinças tem uma pequena folga em relação a haste da fresa,quando é feito o aperto da porca da tupia esta folga some só que se a folga for muita na hora do aperto a fresa pode ficar torcida ai quebra ou cortar trepidando isso deixa marca.

O corte esta ficando como?Se tiver como postar uma foto em close do corte talvez ajude.

Mas verifique folgas na maquina ,cabo de aço, rolamento do eixo da tupia etc....

tudo joia Vagner? seguinte, eu fiz o teste e achei que a fresa flambou  um pouquinho em relação ao prego. minha camera nao ta boa, mas amanha vou conseguir uma emprestada e vou filmar para voce dar uma olhada e fazer suas considerações. obrigado....

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #12 Online: 14/05/13 - 18:43 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #13 Online: 14/05/13 - 19:52 »
Ola Savio

Deixe ver se eu entendi pelo que voçe escreveu e mostrou nos filmes...

Voçe está cortando pedaços quadrados ( como aparece no 2º filme) com uma fesa de 2mm ?!?!?!?

Se a resposta for Sim , então porque voçe nao usa uma fresa maior pois está cortando a parte exterior apenas , para isso poderia usar até uma fresa de 6mm ou de 12 mm .

Depois tem uma coisa que voçe terá de tomar em conta , partir 2 ou 3 fresas no mesmo tipo de trabalho , aí já deve acender uma Luz vermelha na sua cabeça e partir para tentativa de resolução como voçe está a fazer agora....

Por ultimo e apenas minha opinião : cortar MDF 6mm numa passada com fresa de 2mm ... aí a coisa já passa para outro patamar e acontece o que lhe está a acontecer agora...  parte , se voçe o fizer em 2 ou mais passagens , a probalidade de partir a fresa ( se tudo estiver bem com a máquina claro ) diminiu muito pois voçe estará pensando em poupar fresa não a forçando tanto quanto ela enfrentar 6mm !!!

No inicio é assim mesmo , é ás nossas custas ( $$ ) que aprendemos.

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #13 Online: 14/05/13 - 19:52 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #14 Online: 14/05/13 - 20:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ola Savio

Deixe ver se eu entendi pelo que voçe escreveu e mostrou nos filmes...

Voçe está cortando pedaços quadrados ( como aparece no 2º filme) com uma fesa de 2mm ?!?!?!?

Se a resposta for Sim , então porque voçe nao usa uma fresa maior pois está cortando a parte exterior apenas , para isso poderia usar até uma fresa de 6mm ou de 12 mm .

Depois tem uma coisa que voçe terá de tomar em conta , partir 2 ou 3 fresas no mesmo tipo de trabalho , aí já deve acender uma Luz vermelha na sua cabeça e partir para tentativa de resolução como voçe está a fazer agora....

Por ultimo e apenas minha opinião : cortar MDF 6mm numa passada com fresa de 2mm ... aí a coisa já passa para outro patamar e acontece o que lhe está a acontecer agora...  parte , se voçe o fizer em 2 ou mais passagens , a probalidade de partir a fresa ( se tudo estiver bem com a máquina claro ) diminiu muito pois voçe estará pensando em poupar fresa não a forçando tanto quanto ela enfrentar 6mm !!!

No inicio é assim mesmo , é ás nossas custas ( $$ ) que aprendemos.

Abraço

Portuga

Zé Vilhena
Portuga, obrigado por sua participação cara!!!! seguinte: realmente o video foi feito cortando pequenos pedaços mesmo, mas eu corto muito é bandeja, com detalhes, o que me impede de usar uma fresa maior. Nesse caso, eu nao usei fresa maior do que 2mm porque so tenho estas raiadas que comprei..rsrsrsrsrss... foi um jogo com 50 fresas, comprei para aprender mesmo e quebrar tambem.rsrsrss. so me restam 3 agora.. rsrsrss...antes de formatar minha maquina, eu cortava mdf de 6mm em duas passadas de 3.1mm. era a configuraçãoq que eu usava. sempre ia bem, raramente quebrava uma fresa. mas agora estou usando 3 passadas cara, de 2,1mm cada, e ainda assim está quebrando a fresa. acredito que tenha problema mesmo. Um amigo meu aqui disse que esse motor que eu utilizo é facil trocar o rolamento, por via das duvidas, eu vou trocar pra fazer o teste.

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #14 Online: 14/05/13 - 20:14 »

 

SiteLock