Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: video da cnc trabalhando e duvidas  (Lida 5532 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #30 Online: 17/05/13 - 22:21 »
Estive lendo esse tópico e vou acrescentar minha opinião, que geralmente não vale nada.

O Ricardo disse que corta MDF de 6 mm. em um só passe, e acredito, pois sei que ele é um bom profissional. Contudo, quero lembrar que o Ricardo usa um Spindle e creio que corta a 24.000 RPM. Sem contar que ela é feita com eixos retificados com guias especiais etc.. Enfim, é uma excelente máquina e aguenta o que ele faz.

Agora, com esse seu motor transformado em Spindle, não sabemos que rotação está usando. Conforme a foto das configurações da fresa, se for verdade, está a 18.000 RPM, muito aquem do exigido para a velocidade se quer de 1.200 mm/min, que dirá 2 .000 mm/min.

As folgas dos rolamento você pode corrigir facilmente colocando calços entre a cantoneira e o MDF que a segura, pressionando ainda mais os rolamento de encontro aos eixos.

O maior problema está nessa emenda feita para acoplar a pinça no motor. Com o devido respeito, essa pinça deveria ser feita na própria ponta do eixo, mesmo assim teria que ser feito por um Excelente torneiro. Como foi feita com emenda e comprida, a força centrífuga faz com que a fresa saia da posição central(desalinha).

O Roracioppi levantou muito bem o problema do RPM, que alinhado com os outros fatores, causam as quebras constantes das fresas.

Sempre que ficam sabendo que fulano corta a tantas velocidade não quer dizer que sua máquina vai acompanhar as outras nas mesmas configurações. Casa máquina é cada máquina, existem muitos fatores que influenciam no funcionamento das mesmas.

Acho que você deve dar uma paradinha e repensar na maneira que fez essa máquina e providenciar os acertos necessários.

Mas, como diz o nosso bom Gilii, é só minha opinião...

Edson



« Última modificação: 17/05/13 - 22:22 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #30 Online: 17/05/13 - 22:21 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #31 Online: 17/05/13 - 23:38 »
Na minha opinião o problema maior está na rotação do motor, pois dificilmente você consegue velocidade maior que 13~14.000 RPM usando este motor com inversor de frequência.
Na minha máquina utilizo uma tupia Makita como spindle e corto MDF de 6mm em uma passada só com velocidade de 2.000 mm/min, e máquina está com uma folga já acentuada devido ao desgaste e nem por isso quebra a fresa.
Acontece de quebrar, mas é mais por barbeiragem do operador.
Me parece que que você deixa a haste da ferramenta muito comprida. Tente deixar o mínimo possível de comprimento, pois diminui o efeito alavanca que o esforço referente ao corte causa na ferramenta.
A descida em rampa ou a forma que o nobre colega José Ricardo citou é fundamental para não quebrar a ferramenta (2mm) no início do corte.
Espero ter contribuído para tentar amenizar o seu problema.
Abraço.
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #31 Online: 17/05/13 - 23:38 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #32 Online: 18/05/13 - 08:19 »
Grande EDSON.

Com certeza concordo com vc  em genero , numero e grau, quando comentaste sobre  CADA MAQUINA É UMA MAQUINA, pois existem inumeras variaveis para o bom desempenho da mesma.
apenas citei sobre como trabalho, pelo motivo de que muitos acham que  cortar MDF de 6mm com fresa de 2mm numa passada só, é praticamente impossivel, ou mesmo , prejudica ou quebra as fresa INDEPENDENTE da maquina ser robusta ou não.
, citei este comentario, mas não quer dizer que realmente seja o problema do SAVIO, pois  como ele falou que começou  quando sua maquina desconfigurou, então fiz o relato.
tambem acredito que o problema dele seja  configuração errada( mas não me pergunte pois não sei :Garg: :Garg: :Garg:)
junto com os erros  da estrutura da maquina
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #32 Online: 18/05/13 - 08:19 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #33 Online: 18/05/13 - 12:52 »
Meu amigo Ricardo,

Acompanho seus postes desde os primeiros, quando você surgiu no Fórum para resolver os problemas da sua fresadora que sambava mais que "Mestre-Sapa e Porta-Bandeira".

Surpreendentemente você superou todos seus problemas e até está dando aulas de conhecimento sobre CNCs. Route e Laser.

Conheço bem sua máquina pelos postes de vídeos e ela é muito boa, topa qualquer trabalho.  :ok: :ok: :ok:

Acontece que nosso amigo Savio, desconhecedor, confesso, de Fresadoras, está usando um motor trifásico pesadão e o mais crítico é essa emenda que fez para acrescentar a pinça que me causa calafrios.
 ;negatv: ;negatv: ;negatv: :ixi: :ixi: :ixi:

Como você deve saber, tenho um torninho em minha oficina e poderia muito bem fazer uma "gambiarra" dessas para minha fresadora, mas eu me recuso a tal heresia.
 ?_14 ?_14 ?_14

É melhor ele colocar uma tupia que usar esse Pseudo Spindle. :ok: :ok: :ok:

Como ele já deve ter um Inversor de frequencia, creio eu, ele deveria investir um pouco mais e comprar um bom e verdadeiro "Spindle".
 ?_18 ?_18 ?_18 ?_18


Abraço  ?_4

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #33 Online: 18/05/13 - 12:52 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #34 Online: 18/05/13 - 14:48 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Meu amigo Ricardo,

Acompanho seus postes desde os primeiros, quando você surgiu no Fórum para resolver os problemas da sua fresadora que sambava mais que "Mestre-Sapa e Porta-Bandeira".

Surpreendentemente você superou todos seus problemas e até está dando aulas de conhecimento sobre CNCs. Route e Laser.





 :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit:
vc me fez lembrar as tantas noites sem dormir :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
por isso sempre digo que o melhor presente que ganhei em todos os tempos foi conhecer O FORUM e os exelentes amigos que conquistei por aqui.

Sobre o motor do savio, realmente não sei o porque  que ele ainda tem  este MAUSOLÉU ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
tenho absoluta certeza que  se ele comprar um SPINDLE,  ele vai pagar com facilidade e sei que ele tem condições diiso e  não vai se arrepender em nada do investimento.
é outra qualidade de trabalho.
grande abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #34 Online: 18/05/13 - 14:48 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #35 Online: 12/06/13 - 12:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Meu amigo Ricardo,

Acompanho seus postes desde os primeiros, quando você surgiu no Fórum para resolver os problemas da sua fresadora que sambava mais que "Mestre-Sapa e Porta-Bandeira".

Surpreendentemente você superou todos seus problemas e até está dando aulas de conhecimento sobre CNCs. Route e Laser.

Conheço bem sua máquina pelos postes de vídeos e ela é muito boa, topa qualquer trabalho.  :ok: :ok: :ok:

Acontece que nosso amigo Savio, desconhecedor, confesso, de Fresadoras, está usando um motor trifásico pesadão e o mais crítico é essa emenda que fez para acrescentar a pinça que me causa calafrios.
 ;negatv: ;negatv: ;negatv: :ixi: :ixi: :ixi:

Como você deve saber, tenho um torninho em minha oficina e poderia muito bem fazer uma "gambiarra" dessas para minha fresadora, mas eu me recuso a tal heresia.
 ?_14 ?_14 ?_14

É melhor ele colocar uma tupia que usar esse Pseudo Spindle. :ok: :ok: :ok:

Como ele já deve ter um Inversor de frequencia, creio eu, ele deveria investir um pouco mais e comprar um bom e verdadeiro "Spindle".
 ?_18 ?_18 ?_18 ?_18


Abraço  ?_4

Edson


Opa, tudo bem Edson?
seguinte amigo, sou completamente leigo no assunto fresadora mesmo, porem me esforço para entender um pouco. Acontece que esta maquina minha foi montada pelo falecido Gilberto (GimbaBF), que, para mim, era um exímio conhecedor do assunto. Ela fez usinagens com ela, com tanto detalhe e precisao, que duvido que muitas maquinas aqui do forum assim o faça, basta ver as maquetes do gilberto. O spindle sempre foi esse, casco de alumino, pesa menos do que voce imagina, tem rotação de 3600 a 60hz, o que multiplicado, chega a 18000. O porta pinça nunca teve problema, foi muito bem alinhado e sempre foi esse. Estou com a maquina tem um ano e sempre cortei mdf de 6 em duas passadas, com velocidade de 2000 ou 1800, usando estas mesmas fresas de 2.00mm. Entao, o problema nao é esse ou aquele, nao é uma maquina nova, ja foi mais do que testada e aprovada pelo construtor, o que acontece é que em algum lugar ela ta dando esse problema. que nao resolvo. mas continuo lendo e aprendendo. um dia eu a conserto e tudo volta ao normal..... obrigado pelas dicas.... abração

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #35 Online: 12/06/13 - 12:13 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #36 Online: 12/06/13 - 12:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
:irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit: :irrit:
vc me fez lembrar as tantas noites sem dormir :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
por isso sempre digo que o melhor presente que ganhei em todos os tempos foi conhecer O FORUM e os exelentes amigos que conquistei por aqui.

Sobre o motor do savio, realmente não sei o porque  que ele ainda tem  este MAUSOLÉU ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
tenho absoluta certeza que  se ele comprar um SPINDLE,  ele vai pagar com facilidade e sei que ele tem condições diiso e  não vai se arrepender em nada do investimento.
é outra qualidade de trabalho.
grande abraço
ricardo
boas nobre amigo Jose Ricardo,
para ser sincero, desanimei desta maquina, nem to usando  mais., to juntando dinheiro pra comprar uma nova ou, quem sabe, tentar construir uma melhor, mas pode ter certeza de que a nova sera um spindle legal. obrigado amigo...

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #36 Online: 12/06/13 - 12:16 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #37 Online: 19/06/13 - 09:53 »
Bom dia, como o problema era com corte em MDF não me interessei muito pelo assunto. Mas, semana passada apareceu o primeiro serviço nesse material.
Também estou enfrentando problemas no corte. Como não tenho fresa raiada estou usando fresa de dois cortes paralelo 6mm. Comecei usando uma fresa com haste de 1/4. Essa fresa não quebrou nenhuma, mas perdeu o corte muito rápido. Comprei uma fresa nacional, a única que achei a pronta entrega por aqui, e voltei ao trabalho. Essa não cegou, mas já quebrou duas.
Estou cortando MDF de 9mm em três passadas de 3mm cada à 900mm/m, com 24000  rpm de giro e mergulho à 250mm/m
Como li o tópico todo, já verifiquei alguns detalhes na máquina antes mesmo de ter vindo consultar os sábios companheiros. Cheguei a trocar um rolamento e reapertei vários parafusos pra deixar a máquina mais ajustada. Não estou usando movimento de entrada. A quebra está ocorrendo sempre no primeiro passe. E sempre na segunda letra, estou fazendo duas a cada painel. O mais interessante é que, todos os problemas ocorrem sempre na segunda metade do painel.
Sávio, muito cuidado na hora de comprar um equipamento. Escolhi, escolhi, pesquisei e acabei não comprando o melhor, pra o tipo de serviço que pretendia, talvez pra hobby essa máquina me atendesse muito bem. Apesar de, o cara que me vendeu dar toda assistência que preciso. Mas, a minha máquina quando o serviço é em larga escala, sempre me dá um problema. Já quebrou fuso, rolamento, acoplamento e eixo do motor. E olha que cuido muito da bichinha.
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #37 Online: 19/06/13 - 09:53 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #38 Online: 19/06/13 - 10:20 »
Se vc usar fresa de 2 cortes metal duro helicoidal, com certeza  não vais ter mais problema.
]eu corto mdf de 9mm com fresa de 2 cortes metal duros 3mm em dois passe tranquilamente.
fresa de 2 cortes  reta, acredito não ser a melhor opção
use tambem  movimento de entrada e saida com angulo de entrada e saida em ZERO, pois assim tende a não queimar a fresa e não quebrar na hora do incio, pois é esta ahora que da o tranco
corto 6mm com fresa raiada em um passe só, mas caso sua maquina não consiga, utilize em dois passe que corta muito bem mesmo
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #38 Online: 19/06/13 - 10:20 »

Offline zoolander

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 282
  • Total Likes: +6/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Oxiiiiiii
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #39 Online: 19/06/13 - 10:26 »
Você esta usando fresa de metal duro ou aço rápido?
O mais indicado é metal duro pode ser até aquelas usadas em tupias mesmo.
Boa sorte.

Márcio

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #39 Online: 19/06/13 - 10:26 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #40 Online: 19/06/13 - 13:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Se vc usar fresa de 2 cortes metal duro helicoidal, com certeza  não vais ter mais problema.
]eu corto mdf de 9mm com fresa de 2 cortes metal duros 3mm em dois passe tranquilamente.
fresa de 2 cortes  reta, acredito não ser a melhor opção
use tambem  movimento de entrada e saida com angulo de entrada e saida em ZERO, pois assim tende a não queimar a fresa e não quebrar na hora do incio, pois é esta ahora que da o tranco corto 6mm com fresa raiada em um passe só, mas caso sua maquina não consiga, utilize em dois passe que corta muito bem mesmo
Ricardo, eu tenho fresa helicoidal de 3 cortes 1/8, comprei na goodluckbuy, só quebrei uma até hoje por erro, não zerei o eixo Z e degolei a pobre. Realmente, vamos trabalhando e aprendendo, essas fresas de 2 cortes retos são mais fáceis de achar no mercado interno. Mas, com o tempo vou descobrindo não serem as melhores. Acabei de refazer um desenho de corte com movimento de entrada e saída. Não tinha usado ainda, somente rampa que demora muito.
Acho que vou voltar pra minhas fresas de 1/8, pois optei pela de 6mm por achar que faria o corte em uma única passada.  :Garg:
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #40 Online: 19/06/13 - 13:15 »

Offline vitorette

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 235
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • e-glow
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #41 Online: 19/06/13 - 13:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Você esta usando fresa de metal duro ou aço rápido?
O mais indicado é metal duro pode ser até aquelas usadas em tupias mesmo.
Boa sorte.

Márcio
Márcio, a maioria de minhas fresas são metal duro.
"Nós somos uma colônia gigantesca!" - Enéas
Nenhuma outra frase resume melhor o que é esse Brasil.

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #41 Online: 19/06/13 - 13:22 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #42 Online: 19/06/13 - 13:29 »
O movimento em rampa realmente é muito demorado por isso gosto  do movimento de entrada e saida
e colocando  os angulos de entrada e saida em ZERO fica perfeito e rapido.
coloco inicio do corte  com 3mm e saida  em 2mm
eu corto com as de 2 cortes quando é mdf de 9mm por  que as raiadas não tem altura para isso, mas  o mdf de 6mm eu só corto com raiada.
logicamente que  as de 2 cortes dão um melhor acabamento, mas dependendo para quye é as raiadas servem com tranquilidade e por serem muito mais barata
abraço

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #42 Online: 19/06/13 - 13:29 »

 

SiteLock