Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: video da cnc trabalhando e duvidas  (Lida 5541 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #15 Online: 14/05/13 - 20:59 »
Amigos, seguem mais uns videos que fiz, desculpem a qualidade, mas foi a noite e pelo celular. pude perceber o seguinte, os rolamentos dos eixos x e y, na parte de cima estao firmes, sem deslizar com a maquina sem movimento, mas os rolamentos de baixo, tem um em cada que nao esta encostando na guia.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

nesse video, fiz o teste de alinhamento da fresa, me digam o que acham....

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 14/05/13 - 21:01 por saviomat »

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #15 Online: 14/05/13 - 20:59 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #16 Online: 14/05/13 - 22:00 »
Bem AMIGOS.
 
respeito a opinião de todos com certeza e sei do profissionalismo de muitos, mas  veja, bem,
Existem fatores que se tem que levar em conta.
UM  deles é  a competitividade, e isso não podemos correr e sim acompanhar .
Se a minha maquina corta MDF de 6mm, numa passada só e com fresa raiada de 2mm e a outra não corta então  levamos a  crer que tem alguma coisa errada.
se eu for cortar mdf de 6mm em duas passadas ou mais, com certeza estou fora do mercado,  ou então vou ter que vender cachorro quente na   praça para poder completar minha renda   :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
Amigos, quanto mais  produtividade, mais condições de mercado teremos, pois hoje não adianta fazer uma LINDA BANDEJA se não tivermos preços para competir.

Tambem comprei minhas fresas raiadas num jogo com 50 fresas, e lhes digo que  ja duram mais de um ano e corto  mdf DE 6MM, TODOS OS DIAS .
A unica coisa fundamental  é colocar  no inicio do corte, MOVIMENTO DE ENTRADA E SAIDA com angulo de entrada e saida em ZERO ou mesmo  MOVIMENTO EM RAMPA, mas eu prefiro, o primeiro por ser mais rapido
isso faz com que a fvresa não quebre no inicioo do corte onde éla faz maior esforço
é como empurrar um carro, no inicio é pessado mais depois vai com tranqulidade

quando eu corto MDF de 3mm, eu coloco duas chapas junta e corto tudo ao mesmo tempo.
não sei o porque tanto desprezo contra as  raiadinhas :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
ISSO É BULING :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
ABRAÇO
RICARDO


« Última modificação: 14/05/13 - 22:02 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #16 Online: 14/05/13 - 22:00 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #17 Online: 14/05/13 - 22:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bem AMIGOS.
 
respeito a opinião de todos com certeza e sei do profissionalismo de muitos, mas  veja, bem,
Existem fatores que se tem que levar em conta.
UM  deles é  a competitividade, e isso não podemos correr e sim acompanhar .
Se a minha maquina corta MDF de 6mm, numa passada só e com fresa raiada de 2mm e a outra não corta então  levamos a  crer que tem alguma coisa errada.
se eu for cortar mdf de 6mm em duas passadas ou mais, com certeza estou fora do mercado,  ou então vou ter que vender cachorro quente na   praça para poder completar minha renda   :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
Amigos, quanto mais  produtividade, mais condições de mercado teremos, pois hoje não adianta fazer uma LINDA BANDEJA se não tivermos preços para competir.

Tambem comprei minhas fresas raiadas num jogo com 50 fresas, e lhes digo que  ja duram mais de um ano e corto  mdf DE 6MM, TODOS OS DIAS .
A unica coisa fundamental  é colocar  no inicio do corte, MOVIMENTO DE ENTRADA E SAIDA com angulo de entrada e saida em ZERO ou mesmo  MOVIMENTO EM RAMPA, mas eu prefiro, o primeiro por ser mais rapido
isso faz com que a fvresa não quebre no inicioo do corte onde éla faz maior esforço
é como empurrar um carro, no inicio é pessado mais depois vai com tranqulidade

quando eu corto MDF de 3mm, eu coloco duas chapas junta e corto tudo ao mesmo tempo.
não sei o porque tanto desprezo contra as  raiadinhas :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
ISSO É BULING :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
ABRAÇO
RICARDO



GRANDE Ricardo, muito bem colocada as suas palavras. Para quem trabalha no ramo, é crucial ter uma boa maquina e produzir com eficiência. A minha CNC, queira acreditar, nunca produziu uma peça ao menos, que tivesse sido vendida, eu a uso somente para consumo proprio, pois minha esposa trabalha com ornamentação de festa infantil, a cnc chega a ficar 20 dias sem ser ligada. Mas, quando preciso fazer algo, tenho esses problemas. O engraçado é que, antes de formatar o micro, ela tava redondinha, nao quebrava mais fresa, mas coincidentemente , apos a formação eu me perdi nos parametros das fresas, ja testei varios e continua quebrando. das 50 fresas do jogo, tenho epenas duas agora, o resto ja foi. rsrssr. eu gosto das fresas raiadas tambem, acho que o problema é outro, por via das duvidas, vou trocar o rolamento do eixo do motor.....quem sabe? rsrsrss, abraços
« Última modificação: 14/05/13 - 22:23 por saviomat »

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #17 Online: 14/05/13 - 22:21 »

Offline wender.hg

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 322
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #18 Online: 14/05/13 - 22:39 »
Tb comprei uma caixa com 50 fresas raiadas 30 de 2mm e 20 de 1.5mm e ja tem um ano, só troco qd estão cegas e olha q isso drmora.

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #18 Online: 14/05/13 - 22:39 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #19 Online: 15/05/13 - 00:29 »


Ops,vi os videos se for é pouca coisa ou nenhuma o problema deve esta em outro lugar,,quando tive problema na minha maquina dava para ver bem claramente a oscilação.

Esta folga no rolamento do carinho talvez você consiga ajustar,  nos quatro parafuso que aparecem apertando um pouco.

Você fala em trocar o rolamento do motor,se ele esta sem folga não troca ainda a não ser que queira fase manutenção preventiva.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
  . O engraçado é que, antes de formatar o micro, ela tava redondinha, nao quebrava mais fresa, mas coincidentemente , apos a formação eu me perdi nos parametros das fresas, 

 Aqui é um ponto que merce investigação,se antes não quebrava e agora quebra.

 Em que momento ocorre a quebra da fresa com mais frequência? Porque as configuração de velocidade e aceleração em motor tuning, aqui você imagina como no carro você sai acelerando de leve para sair de forma suave ou pisando fundo gerando um atrito , a velocidade você configura conforme os motores aguentam,e na aceleração para partir de forma suave,e tem outra configuração em Inital  State Settings que seria parada exata ou velocidade constante.Nestas configurações vai mexendo uma a uma e veja como a maquina reage,guarda a configuração que esta usando casso de alguma zica.

  Tenta diminuir a Velocidade para 1000 mm\m ou menos para ver o que dá.
 
Esse seu problema deve ser um conjunto de pequenos detalhes vai eliminando um a um  que você chega la,e como recompensa  no final  vai ter conhecimento para montar uma maquina.

 Acho que é isso ,se eu lembrar de mais alguma posto aqui.
Até.



 
 
 
 
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #19 Online: 15/05/13 - 00:29 »

Offline Vagner.cnc

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 304
  • Total Likes: +4/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #20 Online: 15/05/13 - 20:37 »
Nobre Sávio!

Faço minhas todas as palavras do grande companheiro José Ricardo!!!

E acrescento:

Utilizo, normalmente, chapas de 6 e 9mm de ecalipto (prefiro este em função da facilidade do acabamento)! Corto o de 6mm com 3000mm/min e num passe só ... No de 9mm corto a 2000mm/min, também num passe só ... Tudo com fresa raiada de 2mm ... Utilizo movimento de descida em rampas (e vou testar a forma como faz o José Ricardo!) ...

Somente consigo esses resultados depois que refiz minha máquina e estando tudo bem justinho!!! Qualquer folga faz com que a ferramenta receba trancos (principalmente nas mudanças de direção) quebrando-a ...

Sem falar que troquei minha Retífica Makita por um Spindle de 2hp (que tem um batimento - folga nos rolamentos - insignificante para o meu tipo de trabalho) ...

Mas, mesmo quando utilizava a retífica, consegui melhorar em muito o trabalho perseguindo e eliminando, na medida do possível, as folgas ...

A única coisa que desconheço é que estas ferramentas (como dito por outro companheiro) fiquem "cegas" ... Pra mim elas nunca perdiam o corte ...

Claro que elas quebram ... Normalmente por bobeira minha ... Mas já teve fresa que ficou na máquina mais de um mês ...

Dê uma boa revisada na máquina em busca de folgas e tente eliminá-las ... Fora isso também verifique os rolamentos do seu spindle (digo isso pois tinha que trocar os da retífica de tempos em tempos pois a folga destes também ajudava a quebrar ferramentas!)!!!

Espero ter ajudado!

Abraço!

Vagner
« Última modificação: 15/05/13 - 20:51 por Vagner.cnc »

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #20 Online: 15/05/13 - 20:37 »

Offline Mario Gribel

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #21 Online: 15/05/13 - 21:57 »
Pode não ser o caso, mas ninguém comenta como o MDF é nojento, principalmente em regiões de litoral, como é o caso do Savio. Nunca vi um comentário a respeito da umidade e o que faz ao MDF e às fresas na horas de cortar. Não fica uma inteira! E nem precisa ser muita, não.

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #21 Online: 15/05/13 - 21:57 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #22 Online: 15/05/13 - 23:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Nobre Sávio!
Faço minhas todas as palavras do grande companheiro José Ricardo!!!
E acrescento:
Utilizo, normalmente, chapas de 6 e 9mm de ecalipto (prefiro este em função da facilidade do acabamento)! Corto o de 6mm com 3000mm/min e num passe só ... No de 9mm corto a 2000mm/min, também num passe só ... Tudo com fresa raiada de 2mm ... Utilizo movimento de descida em rampas (e vou testar a forma como faz o José Ricardo!) ...
Somente consigo esses resultados depois que refiz minha máquina e estando tudo bem justinho!!! Qualquer folga faz com que a ferramenta receba trancos (principalmente nas mudanças de direção) quebrando-a ...
Sem falar que troquei minha Retífica Makita por um Spindle de 2hp (que tem um batimento - folga nos rolamentos - insignificante para o meu tipo de trabalho) ...
Mas, mesmo quando utilizava a retífica, consegui melhorar em muito o trabalho perseguindo e eliminando, na medida do possível, as folgas ...
A única coisa que desconheço é que estas ferramentas (como dito por outro companheiro) fiquem "cegas" ... Pra mim elas nunca perdiam o corte ...
Claro que elas quebram ... Normalmente por bobeira minha ... Mas já teve fresa que ficou na máquina mais de um mês ...
Dê uma boa revisada na máquina em busca de folgas e tente eliminá-las ... Fora isso também verifique os rolamentos do seu spindle (digo isso pois tinha que trocar os da retífica de tempos em tempos pois a folga destes também ajudava a quebrar ferramentas!)!!!
Espero ter ajudado!
Abraço!
Vagner
obrigado pelas dicas Vagner, vou começar preventivamente trocando o rolamento do spindle, nao verifiquei folga, mas por prevenção. nao sei se vc viu os videos, tem alguns rolamentos que nao estao encostando na guia, vou fazer um reaperto geral. e, tambem vou trocar a pinça, vamos por eliminação. rsrsr. abçs.

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #22 Online: 15/05/13 - 23:16 »

Offline Savio Souza

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 446
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Savio Souza, Rio das Ostras-RJ
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #23 Online: 15/05/13 - 23:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pode não ser o caso, mas ninguém comenta como o MDF é nojento, principalmente em regiões de litoral, como é o caso do Savio. Nunca vi um comentário a respeito da umidade e o que faz ao MDF e às fresas na horas de cortar. Não fica uma inteira! E nem precisa ser muita, não.
Amigo, pensei nessa possibilidade mas sempre compro mdf no mesmo fornecedor e eu nao tinha esses problemas ate bem pouco tempo atras. mas, vamos a luta, rsrs, abçs

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #23 Online: 15/05/13 - 23:18 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #24 Online: 16/05/13 - 08:58 »
Grande savio.
realmente o correto é vc fazer uma manutenção corretiva e retirar todas as folgas e  trocar rolamentos danificados,pois assim sua maquina vai trabalhar mais redondinha e consequentemente mais rapida mas  na minha modestia , não acredito que isso seja o foco principal da quebra das fresas, e sim  os parametros, pois se os parametros  de aceleração estiverem errados, então, ai  sim com as folgas podem ocorrer a quebra, mas não podemos colocar a culpa nos rolamentos.
VOU DAR UM EXEMPLO.
minha maquina no ano passado,  todos os quatro rolamentos lineares( tenho video aqui) no eixo Z estavam com uma folga tão grande que eu balançava o spindle com a mão, mas nunca quebrei uma fresa, apenas fui perceber quando fiz um trabalho onde tinha varios circulos de 5mm de diametro e os mesmos ficaram ovalados, mas  em circulos maiores não acontecia.
onde percebi a enorme folga  no sistema do eixo Z. issso não se refletia a olhos nus, por causa do grande pesso do portico que segura o spindle.
se  tivesse que colocar a culpa nos rolamentos, não me sobraria nenhuma fresa para contar estória ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
acredito sim que  o conjunto todo tem problemas e tem que ser resolvido.
como mesmo vc falou que ela estava cortando legal, mas depois  do problema nas configurações começou isso,
na realidade vc apenas esta constatando outros erros que antes não estavam  sendo percebidos, e  com a desconfiguração elas vieram a tona
Hoje tenho outro pensamento em manutenção, pois de agora em diante, todo o ano, na época que as vendas estão fracas, eu faço a manutenção trocando os rolamentos do SPINDLE e os rolamentos lineares, independente de estarem bons ou não visualmente.
pois isso evita que  com a fadiga constante e impercebivel, até a hora de quebrar mesmo , eu tenha que parar a maquina em uma época de muito trabalho, o que  não  é nada agradavel.
hoje,eu aqui ja tenho todos os rolamentos necessarios para as trocas, o que me leva a um conforto maior. pois assim, como eu ja tenho a pratica da troca, fica mais facil e rapida
bem é apenas minha opinião
abraço
ricardo
« Última modificação: 16/05/13 - 09:01 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #24 Online: 16/05/13 - 08:58 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #25 Online: 16/05/13 - 09:10 »
Se vcs acham que tem problemas nos rolamentos, então vejam este video e me falem o que vcs acham do eixo Y
 :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
abraço
ricardo
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #25 Online: 16/05/13 - 09:10 »

Offline clodoaldo_ferreira

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 97
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #26 Online: 17/05/13 - 16:07 »
JESUIS...
Clodoaldo Ferreira
INDMAF MAQUINAS CNC

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #26 Online: 17/05/13 - 16:07 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #27 Online: 17/05/13 - 16:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
JESUIS...

Nem ele acredita :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #27 Online: 17/05/13 - 16:13 »

Offline zoolander

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 282
  • Total Likes: +6/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Oxiiiiiii
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #28 Online: 17/05/13 - 20:01 »
Savio,
Acredito que vc esteja usando uma aceleração muito alta, tenta diminuir um pouco, qdo esta muito alta a aceleração a maquina da uma arrancada na hora que troca de direção ai a fresinha quebra mesmo.

Márcio

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #28 Online: 17/05/13 - 20:01 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #29 Online: 17/05/13 - 21:01 »
Savio, meu bom homem!
Que motor está usando como spidle? quantas RPM ele trabalha?
Não poderia ser ele o causador das quebras das fresas? (Baixo RPM)
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:video da cnc trabalhando e duvidas
« Resposta #29 Online: 17/05/13 - 21:01 »

 

SiteLock