Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Bomba de vacúo  (Lida 12665 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bomba de vacúo
« Resposta #30 Online: 23/11/11 - 20:55 »
Putz ... você destruiu a pobre coitada, porque não ouviu o José Ricardo em vez de dar ouvidos p/ o diabinho ? ... ?_45

Bom, acho que é só uma questão de gosto, o principio de funcionamento é o mesmo que desenhei, ajustando certos detalhes, claro ...

Morro mas não dou o braço a torcer ... eheheeee  ?_1
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Bomba de vacúo
« Resposta #30 Online: 23/11/11 - 20:55 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bomba de vacúo
« Resposta #31 Online: 23/11/11 - 21:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
,sei la,mas acho que para pequeno porte de vácuo,vale muito mais o compressor de geladeira,esse ainda é mais forte que ela,

Mas se usar o motor de geladeira também vai precisar dessa válvula ou não ?
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:Bomba de vacúo
« Resposta #31 Online: 23/11/11 - 21:17 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bomba de vacúo
« Resposta #32 Online: 23/11/11 - 23:25 »
Drimer,

Com o motor de geladeira vc vai precisar de um reservatório, mas não da válvula !

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Bomba de vacúo
« Resposta #32 Online: 23/11/11 - 23:25 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bomba de vacúo
« Resposta #33 Online: 23/11/11 - 23:45 »
Olha um circuito fechado a base de aguá com a válvula formando vácuo ...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Bomba de vacúo
« Resposta #33 Online: 23/11/11 - 23:45 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bomba de vacúo
« Resposta #34 Online: 23/11/11 - 23:58 »
Nesse casso se usa a válvula ,igual essa que já esta sendo   discutida,Talvez com dimensão maior  dos dutos, venturi por estar passando a aguá em vez de ar, também imagino que tem economia de energia.Bem interessante .
« Última modificação: 23/11/11 - 23:59 por driner »
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:Bomba de vacúo
« Resposta #34 Online: 23/11/11 - 23:58 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bomba de vacúo
« Resposta #35 Online: 24/11/11 - 00:59 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
 Nesse site tem link pro modelo da bomba de vácuo circuito fechado que o Mac sugeriu no video ,nesse site tem mas alguns links interessante.

Mas  não vou desfocar da ideia inicial de usar   ar comprimido,ou ate ar direto, só se não der jeito de concluir algo, amanha quero tirar um tempo para começar a fase alguns teste com materiais alternativos,montagens simples.Depois vou terque fase uma pro nosso amigo Pravato repor la  ?_1 ?_1

Mac que tipo de reservatório e esse que vc citou para se usar com compressor de geladeira ?

Brigadão por  hora.
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:Bomba de vacúo
« Resposta #35 Online: 24/11/11 - 00:59 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bomba de vacúo
« Resposta #36 Online: 24/11/11 - 10:44 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
 Nesse site tem link pro modelo da bomba de vácuo circuito fechado que o Mac sugeriu no video ,nesse site tem mas alguns links interessante.

Mas  não vou desfocar da ideia inicial de usar   ar comprimido,ou ate ar direto, só se não der jeito de concluir algo, amanha quero tirar um tempo para começar a fase alguns teste com materiais alternativos,montagens simples.Depois vou terque fase uma pro nosso amigo Pravato repor la  ?_1 ?_1

Mac que tipo de reservatório e esse que vc citou para se usar com compressor de geladeira ?

Brigadão por  hora.


Drimer,

Beleza de link ! ...  ?_26

Eu acho que com um compressor de ar direto vc não vai conseguir bons resultados, mas como disse, ACHO ?!

Acho também que com o compressor de geladeira vc consegue um resultado melhor do que com o compressor de ar direto, mais achismo.

Acredito que com o circuito fechado de agua vc vai ter o melhor resultado entre as opções anteriores, crença popular.

Agora com um compressor de geladeira acoplado a um reservatório vc teria um empuxo bem maior do que todas as opções anteriores ... este reservatório pode ser um cilindro de ar do freio de caminhão, um extintor de CO2, um botijão de gás ou etc ... tem que ser um reservatório resistente, possuir um vacuostato p/ controlar a pressão negativa, válvula de segurança e etc ...

O compressor de geladeira atua sobre o reservatório mantendo o vácuo constante igual a um compressor de de ar destes que possuem o reservatório. Quanto tu precisa do vácuo ele sai com toda pressão pois já estava armazenado, o motor de geladeira vai apenas repor este vácuo utilizado e desligar assim que atingir a pressão estabelecida.

Não sei se fui claro, mas vamos discutindo, pois meu interesse sobre isto seria p/ uma maquina de Vacuum Form ...

Abs





Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Bomba de vacúo
« Resposta #36 Online: 24/11/11 - 10:44 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bomba de vacúo
« Resposta #37 Online: 24/11/11 - 10:46 »

No forum do Fgilii tem uma discussão antiga sobre vacuum form : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Achei Também esta apostila em anexo ...
« Última modificação: 24/11/11 - 11:02 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Bomba de vacúo
« Resposta #37 Online: 24/11/11 - 10:46 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bomba de vacúo
« Resposta #38 Online: 25/11/11 - 21:32 »
 Tentei improvisar algo para a bomba sem sucesso porem falto paciencia de juntar aquela traquinagem que tem naquele tutorial,ai me veio a ideá de criar projeto vetorizado e usinar em revelo numa placa de Nylon em duas partes como se tivesse sido cortado ao meio, igual a do Pravato ,já fase os pontos guias para centrar ai fica fácil de dimensionar tanto para ar como no circuito fechado,semana que vem acredito que a minha cnc volta ativa ai vou fase uns testes.
 .Imagino que isso daria certo só fico em duvida em relação ao nylon, mas para teste e um material barato...

Ate ..........
« Última modificação: 25/11/11 - 21:34 por driner »
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:Bomba de vacúo
« Resposta #38 Online: 25/11/11 - 21:32 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bomba de vacúo
« Resposta #39 Online: 25/11/11 - 23:20 »
Drimer,

Depois posta o resultado e se der também o arquivo vetorizado ...  ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Bomba de vacúo
« Resposta #39 Online: 25/11/11 - 23:20 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bomba de vacúo
« Resposta #40 Online: 26/11/11 - 20:39 »
Meus amigos, quando a minha cnc estava quase pronta, começei a pensar e pesquisar na net o sistema mesa de vacuo, para ser sincero nao lembro onde foi que eu vi, la dizia que esse tipo de mesa tem um pequeno problema, se começar entrar po no sistema vai entupir e danificar o sistema, seria interessante pensar nisso.


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Bomba de vacúo
« Resposta #40 Online: 26/11/11 - 20:39 »

Offline Vagner Cieply

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 362
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bomba de vacúo
« Resposta #41 Online: 27/11/11 - 00:52 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
, se começar entrar po no sistema vai entupir e danificar o sistema,  


Marcao

Marcão, não digo que não pode acontecer mas se analizarmos o desenho mecânico da bomba,tem a entrada de ar que passa pelo venturi que e diâmetro menor 1,2 mm e tem a saída diâmetro maior ??,?? mm   este ar e descartado,teria quer passar muito pó de uma só vez para entupir,acumular não vai porque o ar passa com grande pressão .
  Ja no sistema de circuito fechado com bomba de aguá as dimençoes  dos  tudo e um pouco maior fala entre 4mm e 6.3 e uma folga de 1 a 2mm entre o venturi e a saida,nesse casso como a aguá fica circulando o pó  ficaria na aguá daria para usar um filtro na entrada ou na saída   da bomba
 e trocar a aguá  regularmente.
  Se caso entupir e só fase a limpeza do sistema que fica zero(Lavo ta Novo) ?_1.

 Mas isso e o que penso cheguei a essa coclusao analizando o desenho e fotos que nossos amigos postaram. eu nunca usei nenhum desses sistemas, ate esses dias nem tinha ideá de com funcionava,mas e um ponto interresante a se pensar para diminuir a  possibilidade disso acontecer.
 Gente se eu estiver equivocado em algum ponto me corrijam.

Obrigado pela dica.

 
« Última modificação: 27/11/11 - 00:54 por driner »
Quem tem boca fala o que quiser. Quem tem grana é que vai a Roma!

Clube CNC Brasil

Re:Bomba de vacúo
« Resposta #41 Online: 27/11/11 - 00:52 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Bomba de vacúo
« Resposta #42 Online: 27/11/11 - 09:46 »
Driner,o Marcão se refere ao pó quando se usa um compressor de geladeira pra fazer vacuo,tem que se usar filtro nesse caso sim.

Abraços

Mauro
« Última modificação: 27/11/11 - 09:49 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Bomba de vacúo
« Resposta #42 Online: 27/11/11 - 09:46 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bomba de vacúo
« Resposta #43 Online: 27/11/11 - 10:59 »
Acho que com o tempo vai entupir os furos da mesa, da orelha, do fiof# e etc... (rsrsrs ;D) ... mas nada que uma manutenção regular e um bom filtro de ar antes da válvula, ou motor, não de conta ....
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Bomba de vacúo
« Resposta #43 Online: 27/11/11 - 10:59 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Bomba de vacúo
« Resposta #44 Online: 27/11/11 - 11:19 »
Na verdade meu amigo que fez uma CNC router junto com o Fabio, ele veio na minha oficina e começamos a pensar nessa possibilidade da mesa a vacuo, tanto é que nós tinhamos ate bolado um sistema, um tanto diferente, usar um material chamado canelato...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

reparem que ele é totalmente aberto no meio dele, ai pensamos, pensamos e chegou nesse ponto que eu ja tinha visto, o maledeto do entupimento, ai desistimos, tanto é que a base da minha CNC tem um pedaço desse material(sobra de serviço de cliente), mesmo assim vou acompanhar esse topico e bem de perto.

Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Bomba de vacúo
« Resposta #44 Online: 27/11/11 - 11:19 »

 

SiteLock