Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Bancada eletro-magnética  (Lida 2709 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Bancada eletro-magnética
« Online: 09/09/11 - 23:59 »
Oi pessoal,
Eu e e um amigo estamos aqui fazendo pesquisas sobre a viabilidade de se montar uma bancada eletro-magnética para prender peças a serem usinadas...
Vi uma lá na Av. Piratininga mas o preço é proibitivo pra nós no momento, mesmo sendo usada ainda tá meio sargada pro nosso bolso.. rs..

Daí távamos pensando em montar uma...  Afinal não passa de um (ou vários) núcleo(s)  e bobinas, mas a questão é saber exatamente como executar o projeto, pois podemos "jogar" dinheiro fora e terminar não funcionando...
A que vi parece que é composta por dois materiais.. várias chapas de aço "isoladas" entre si por chapas de latão, parece...  Imagino que seja isolação magnética, uma vez que a eletricidade, tanto faz em um material como em outro, é conduzido da mesma forma...

Alguém tem algum projetinho de como montar algo assim?

Desculpem-me se demorar a responder ao tópico. Estou sem banda larga, usando internet discada  no momento.. então se ficar algum tempo sem aparecer por aqui, é por causa disto..  mas se puderem me responder, agradeço demais...

Abração a todos,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Bancada eletro-magnética
« Online: 09/09/11 - 23:59 »

mdaweb

  • Visitante
Re:Bancada eletro-magnética
« Resposta #1 Online: 13/10/11 - 08:00 »
Procure Por fechaduras eletromagneticas, eu já comprei 4 dessas pra fazer a minha comprei na Drigon, mas no ML tem de montão, as minhas comprei de 280Kg

Mauro.

Clube CNC Brasil

Re:Bancada eletro-magnética
« Resposta #1 Online: 13/10/11 - 08:00 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Bancada eletro-magnética
« Resposta #2 Online: 13/10/11 - 17:36 »
Edu,é isso que está procurando??
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraços

Ah,encontrei isso tambem,é simples de entender o seu funcionamento,depois disso poderiamos começar a calcular as bobinas de geração dos campos e sua colocação dentro do corpo da placa.

Té mais
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 13/10/11 - 17:45 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Bancada eletro-magnética
« Resposta #2 Online: 13/10/11 - 17:36 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Bancada eletro-magnética
« Resposta #3 Online: 13/10/11 - 19:02 »
Quanta honra.. rs...  dois Mauros respondendo meu tópico...
Mauro Tamborim...  rs..     Vi lá no ML as fechaduras magnéticas e realmente seriam o ideal para se montar as bases que eu imaginei.. mas os preços são inviáveis, ao menos no momento...
As mais baratas que encontrei são na faixa de 200 dinheiros para cima.. e precisaria de umas duas (acho), para se fazer algo funcional...

Mas a idéia é ótima.. mesmo se comprando duas delas ainda se economiza uma graninha...  tá anotado a idéia, mas para o momento não dá pra encarar não...

Ja os links do Mauro Depravato já me deixaram mais entusiasmado.. rs..  Só o catálogo da ITAL que baixei já é por si uma aula completa sobre esta tecnologia...  valeu demais...  ao menos já não estamos tão no escuro, como quando começamos a idealizar a coisa....

Parece-me que era mesmo algo do tipo que imaginamos..  placas de aço "isoladas" por finas tiras de latão....   muito bom mesmo...

Valeu demais...

Abração procêis,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Bancada eletro-magnética
« Resposta #3 Online: 13/10/11 - 19:02 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Bancada eletro-magnética
« Resposta #4 Online: 13/10/11 - 19:15 »
ÔW,vai arrumar essa antena ou vou ter que ir ate aí e fazer o serviço  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 vai achando....SUMIDO,arruma esse trem sô.
Ó,vamos pensar em coisa facil,a eletrica disso não seria problema,mas o ferro tem que ser do tipo de transformadores,"Ferro Silicio",mais uma base pra juntar a galera de bobinas,o corte delas é so por deslocamento de campo,na verdade ela nunca se desliga.Mas te digo,não é dificiu nam....Inda mais se for em CC.

Braxxxx
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Bancada eletro-magnética
« Resposta #4 Online: 13/10/11 - 19:15 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Bancada eletro-magnética
« Resposta #5 Online: 13/10/11 - 19:31 »
Rumar a antena naquela altura? rs...  Subi lá estes dias e quase que tiveram que buscar o Corpo de Bombeiros pra me descer de lá.. rs...  Mas já tá em andamento isto sim...  Já montei a torrinha que vai ficar lá na casa do meu camarada...  e o pobrema é agora aqui em casa.. subir naquele bendito telhado... só de pensar, dá um friozinho na bocaduestamu... deuzolivre, sô...
Ferro Silício?...
Pensava que aquelas barras chatas que a gente compra pra serralheria, bem fininha servisse....  Se tiver mesmo que ser ferro-silício, ai vamos ter que arrumar uns transformadorzão bem parrudo pra desmanchar.. mas sei de um ferro-velho que tem deles...  só desmanchar e cortar as chapas com tesoura... daí faz um furo e travessa um parafuso (de latão, creio) pra apertar tudo um de encontro com o outro, colocando entre as chapas, as "isolações"  de latão...   

Assim que conseguir tempo vou fazer umas experiências por aqui...

Valeu

« Última modificação: 13/10/11 - 19:35 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Bancada eletro-magnética
« Resposta #5 Online: 13/10/11 - 19:31 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Bancada eletro-magnética
« Resposta #6 Online: 13/10/11 - 19:43 »
Não sei porque de transformadorzão,isso é coisa miuda,com dez pequenos de chapa de mercado se faz um gigante.Esquece essa parte,destribucha as ideia e posta que te mastigo o trem,depois é so engolir...eu nao né. ;D ;D ;D
Ó,eu tenho um eletroimã de 12 vcc,que segura 150Kg,pra vc ter uma indéia,é do tamanho de um trafo de 1A comercial.Se colocarmos digamos 10 desses....tcham tcham tcham,12Vcc com uma fonte parruda,e só,aí voce vai pensar em fonte,seria um trafo ma o meno grande....nada gigante,mas para alimentação.Aquelas barra chatas de serralheria ate serve,mas voce vai ter uma perda de campo imensa,ela não é pra isso,tem gente que usa formar campo de eletrificador de cerca vagabundezimo com chapa galvanizada...só pra vender,20 dias depois que ta usando ele torra...então dizem que foi sobrecarga na rede....c num sabe se foi,intao compra otro

Pense nisso
« Última modificação: 13/10/11 - 19:47 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Bancada eletro-magnética
« Resposta #6 Online: 13/10/11 - 19:43 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Bancada eletro-magnética
« Resposta #7 Online: 13/10/11 - 20:01 »
Valeu, Maurão...
Pensei que estas barras chatas servissem.. mas acho que o jeito vai ser os trafos mesmo...
E quanto a vir aqui arrumar as antenas não vai precisar não.. se vier, vai ser só pra tomar umas brejas... 
Já rumei a vítima perfeita pra isto.. rs.. ele ainda não sabe, mas tá vindo do Rio pra cá, por estes dias e fiz a maior questão que ele viesse aqui me visitar.. rs.. . cê nem imagina onde estou pensando em sugerir que ele suba.. hehehehe....
Coitado do Ricardo..  vai chegar aqui todo inocente... espero que ele não tenha medo de altura.. hehehehe





Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Bancada eletro-magnética
« Resposta #7 Online: 13/10/11 - 20:01 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Bancada eletro-magnética
« Resposta #8 Online: 13/10/11 - 20:11 »
Credo,escapei por pouco...agora nao adianta me convidar pra ir aí.. ;D .Mas vamos em frente,ja ja resolvemos essa parada,vem cá,me adiciona em seu msn...assim discutimos as brigas de subir na torre. ;D

Braxxxx
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Bancada eletro-magnética
« Resposta #8 Online: 13/10/11 - 20:11 »

 

SiteLock