Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: charrete  (Lida 14980 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline kerley

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +50/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:charrete
« Resposta #75 Online: 10/05/13 - 05:23 »
Olá a todos, tenho o mesmo pensamento que o Gilberto sobre voce Jose Ricardo, seus ensinamentos são claro e objetivos, sempre incentivando a galera a aprender e mostrando como se faz, o que sei sobre o corel e o artcam aprendi vendo seus videos e concordo com voce que nem tudo se pode se mostrar, porque quase todos nos iremos copiar, porque a coca-cola existe a tanto tempo, não é a toa, como dizem, o segredo é alma do negócio,abço.

Clube CNC Brasil

Re:charrete
« Resposta #75 Online: 10/05/13 - 05:23 »

Offline wender.hg

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 322
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:charrete
« Resposta #76 Online: 10/05/13 - 07:04 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá, sou novo no fórum e não sei utilizar a procura direito, ou não sei o que procurar, mas creio que serve este tópico.
Cheguei aqui por procurar pelo assunto 3d puzzle na internet, mas não modelos para baixar e sim como criar os meus.
Pesquisando achei o 123d da autodesk e vi que o bubolz usa o sketchup (ou eu to viajando).

Minha dúvida é sobre o processo criativo envolvido na criação de um modelo, não sei se isso pode ser respondido ou tem algum tópico que comenta. Se existe algum tópico que dê um passo a passo teórico. Exemplo:

Estudo de caso do modelo charrete.
Primeiro desenhe a charrete. Modele ela em 3d. Com o modelo pronto use ele para desenhar as peças.
No próprio software 3d faça os encaixes.
Exporte as vistas das peças e vetorize.
Lembre-se de calcular a espessura que deve aumentar o encaixe levando em conta a perda de material do laser.
teste, bla bla bla, blablalba....

Alguém consegue me guiar com os termos que coloco na procura para achar algo assim?
Não sei também se revelar o método de trabalho é plágio.
Peço desculpas se estou pedindo coisas que não devo.
Obrigado.




 Saimom, começar se apresentando aqui => Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   :sarro: já é um bom começo.

Clube CNC Brasil

Re:charrete
« Resposta #76 Online: 10/05/13 - 07:04 »

Offline Bubolz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 527
  • Total Likes: +19/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desobediência Civil...
    • DXF Plans - Free DXF files
  • Sexo: Masculino
Re:charrete
« Resposta #77 Online: 10/05/13 - 09:49 »
Saimon...

Pouca gente questiona sobre o processo de criação de um puzzle, geralmente só há interesse mesmo é no resultado final. Já abri e participei de diversos tópicos em outras paragens sobre o processo, inclusive num deles seria desenvolvido um projeto do início ao fim com a postagem dos planos no final, logo percebi que o real interesse da grande maioria (e digo isso generalizando pois havia sim uns poucos e reais interessados) era apenas nos arquivos que seriam disponibilizados... "seriam" pois obviamente em função disso dei por encerrada a discussão.  Já fiz inclusive um vídeo com o processo de criação do início ao fim e postei no Youtube (o youtube ferrou o video...  depois de um tempo deu tilt e entrou em loop).

O processo envolvido como disse já foi discutido várias vezes (procure também em outros fóruns nacionais e internacionais que vc vai encontrar, já não sei mais onde estão) e não é nenhum segredo de estado, sempre que pude respondi e sanei todas as dúvidas de quem de fato tinha interesse em absorver esse conhecimento e ao que me parece é o seu caso.

Percebo que é comum o pensamento de que os detentores do conhecimento em qualquer campo são portadores de algo secreto a eles dado num momento de sorte por alguma entidade sobrenatural... e que não tem nada a ver o fato de que por trás há alguém que lê e estuda e pratica muito mais do que aqueles que não foram agraciados. Enquanto uns esperam um toque divino, outros trocam o controle da TV pelo Mouse, é assim que sempre será.

Deixemos os devaneios e vamos aos fatos... o processo é na verdade o seguinte:

Passo 01 - Modelagem do objeto

Aqui vc usa o software que melhor domina, pode ser feito em qualquer aplicativo CAD ou 3D, eu tenho maior conhecimento em em Sketchup e Silo, alguns amigos que também criam seus próprios projetos usam outras ferramentas como Solidworks e até mesmo Corel.

Passo 02 - Planificação

Nesse passo é necessário desmontar o modelo e "planificá-lo" dispondo todas as peças com as faces orientadas na mesma direção.

Passo 3 - Exportação vetorial.

Dependendo do software que for usar não é necessário "redesenhar" em vetores peça-por-peça isso seria uma tremenda perda de tempo sem falar no trabalho que daria. Normalmente é possivel exportar o desenho planificado já em algum formato vetorial como dxf, eps, pdf etc.

Passo 4 – Nesting

Também não é pratico organizar as peças durante o processo de planificação de forma ordenada numa área quadrada ou retangular, já que o Nesting faz isso de forma automática muito mais rápido e melhor que vc.

Sobre a espessura eu particularmente prefiro fazer sempre com encaixes exatos no 3D, a folga dos encaixes varia muito conforme o acabamento etc, então se necessário acho melhor editar os vetores com offset.

Se pretende se focar no desenvolvimento de projetos além de modelagem 3D vc precisa ter conhecimentos sobre CNC e softwares CAM.

Bah! revendo vi que escrevi um livro.... ?_43

Abs.
« Última modificação: 10/05/13 - 13:33 por Bubolz »
Paulo Bubolz
-------------------------------
DXF Plans - Designs for Machines

Clube CNC Brasil

Re:charrete
« Resposta #77 Online: 10/05/13 - 09:49 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:charrete
« Resposta #78 Online: 10/05/13 - 21:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Bah! revendo vi que escrevi um livro.... ?_43

Abs.


Além de artista e professor vai virar escritor  ;D ;D
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:charrete
« Resposta #78 Online: 10/05/13 - 21:49 »

Offline Saimon Guevara Brum

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:charrete
« Resposta #79 Online: 11/05/13 - 10:31 »
Obrigado pela resposta paulo. Só não entendi a última parte que tu diz ser nescessário o conhecimento em cnc e softwares cam, as peças não são geralmente cortadas no laser?

Clube CNC Brasil

Re:charrete
« Resposta #79 Online: 11/05/13 - 10:31 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:charrete
« Resposta #80 Online: 11/05/13 - 11:33 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Obrigado pela resposta paulo. Só não entendi a última parte que tu diz ser nescessário o conhecimento em cnc e softwares cam, as peças não são geralmente cortadas no laser?

Pelo que sei, corrijam-me se necessário, CNC "com a laser" só tem diferença no equipamento de gravação/corte. ambas são CNC "Computer Numeric Control" as laser, como deve saber são, também, "Computer Numeric Control", ou não? Consequentemente ambas são CNC.

Edson

« Última modificação: 11/05/13 - 11:34 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:charrete
« Resposta #80 Online: 11/05/13 - 11:33 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:charrete
« Resposta #81 Online: 11/05/13 - 11:43 »
Para mim existem duas diferenças no produto final entre as duas maquinas..
primeiro.
o material cortado na laser, não precisa ser lixado, o que facilita e muito em puzzles que tem varias peças pequenas, como os dinossauros.
segundo.
acho o acabamentos dos encaixes muito mais perfeito, pois a laser faz canto VIVO e a cnc, para conseguir isso, temos que fazer aquelas orelhinhas, o que para mim não fica muito bom, principalmente quando fazemos carros.

sobre acnc, é que ela não deixa o queimado nas bordas, o que  muitos não gostam, mas se aumentarmos o ar  no bico da LASER, o queimado nas bordar melhora bastante.

depéndendo do tamanho  e  dos detalhes, a laser é muto melhor, pois mesmo se usarmos um fresa de 1,5mm, muitos detalhes não são feitos

mas todas as duas cortam com certeza rsrsrs
minha opinião é claro né :ok: :ok: :ok:
abraço
« Última modificação: 11/05/13 - 11:45 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:charrete
« Resposta #81 Online: 11/05/13 - 11:43 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:charrete
« Resposta #82 Online: 11/05/13 - 11:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Para mim existem duas diferenças no produto final entre as duas maquinas..
primeiro.
o material cortado na laser, não precisa ser lixado, o que facilita e muito em puzzles que tem varias peças pequenas, como os dinossauros.
segundo.
acho o acabamentos dos encaixes muito mais perfeito, pois a laser faz canto VIVO e a cnc, para conseguir isso, temos que fazer aquelas orelhinhas, o que para mim não fica muito bom, principalmente quando fazemos carros.

sobre acnc, é que ela não deixa o queimado nas bordas, o que  muitos não gostam, mas se aumentarmos o ar  no bico da LASER, o queimado nas bordar melhora bastante.

depéndendo do tamanho  e  dos detalhes, a laser é muto melhor, pois mesmo se usarmos um fresa de 1,5mm, muitos detalhes não são feitos

mas todas as duas cortam com certeza rsrsrs
minha opinião é claro né :ok: :ok: :ok:
abraço

Você está querendo dizer que a LASER não é CNC?

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:charrete
« Resposta #82 Online: 11/05/13 - 11:46 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:charrete
« Resposta #83 Online: 11/05/13 - 11:51 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
...
sobre acnc, é que ela não deixa o queimado nas bordas, o que  muitos não gostam, mas se aumentarmos o ar  no bico da LASER, o queimado nas bordar melhora bastante.
...

Ricardo,

vamos usar os substantivos corretamente, isto é, Dar os nomes,"corretos" aos bois:

Em lugar de CNC use Spindle ou tupia. como já informei anteriormente, ambas são CNCs. Isto é notório e irrefutável.

Abs.

Edson

P.S. Foi muito bom aparecer esse novo assunto, pois, não aguentava mais esse assunto de "CHARRETE"



« Última modificação: 11/05/13 - 11:55 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:charrete
« Resposta #83 Online: 11/05/13 - 11:51 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:charrete
« Resposta #84 Online: 11/05/13 - 11:56 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Você está querendo dizer que a LASER não é CNC?

Edson


NÃO  NÃO  NÃO.   ;pacienc: ;pacienc:
não amigo edson, como falei no INICIO DO MEU COMENTARIO, estou apenas  colocando as DIFERENÇA  DO PRODUTO FINAL
isto é uma em relação a outra,  
e como falei no final do meu comentario, as  DUAS CORTAM

pode ser que não seja esta a intenção da pergunta do colega, mas apenas estou esclarecendo o corte entre as duas
 :ok: :ok: :ok: :ok:
aBRAÇO ?_4 ?_4 ?_4

Clube CNC Brasil

Re:charrete
« Resposta #84 Online: 11/05/13 - 11:56 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:charrete
« Resposta #85 Online: 11/05/13 - 12:04 »
Ricardo,

Entendi muito bem suas questões, apenas quero enfatizar que usemos as nomenclaturas corretas para não confundir os menos experientes.

Como exemplo temos os tópicos abertos com títulos: "Minha Fresa disso...", "Minha 2ª fresa...", minha 50ª fresa... e assim por diante.

FRESA, é aquela pecinha elicoidal ou não que é usada na ponta de uma máquina especial destinada ao corte de material.

PELO AMOR DE DEUS: usem a palavra FRESADORA ao referenciar-se a uma máquina que USA A FRESA.

é só isso que queria informar.

Ricardo,

Grande abraço você é meu ídolo...

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:charrete
« Resposta #85 Online: 11/05/13 - 12:04 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:charrete
« Resposta #86 Online: 11/05/13 - 12:27 »
 ?_1 ?_1 ?_1
realmente, fresa é uma coisa e fresadora é outra.
mas fazer o que né.
o negocio é tomar uma  ?_4 ?_4 ?_4 ?_4 ?_4
 ?_1 ?_1 ?_1
abraço pois hoje é sabado
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:charrete
« Resposta #86 Online: 11/05/13 - 12:27 »

Offline Saimon Guevara Brum

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:charrete
« Resposta #87 Online: 11/05/13 - 12:52 »
Vou dizer o que eu sei para explicitar minha dúvida.
CNC é o controle numérico computadorizado.
O computador controla um braço robótico por coordenadas x y z e mais algumas.
Se for fresadora ele vai desbastando o material, se for laser ele corta.

A dúvida que tive é que o funcionamento é diferente. Pra fresadora geralmente tem que abrir o arquivo em um software cam e fazer a prograçação das coordenadas, colocando o tamanho da fresa, espessura do material, quantos passos, etc, e o computador calcula as coordenadas que a fresadora vai andar para desbastar.

Com o laser é só colocar o arquivo dxf ou plt(na maquina que uso) que ele segue o traçado das linhas sem precisar de uma programação semi-manual.

Pensei que apenas com o laser se resolvia os problemas de corte e que não precisasse de uma fresadora.

Clube CNC Brasil

Re:charrete
« Resposta #87 Online: 11/05/13 - 12:52 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:charrete
« Resposta #88 Online: 11/05/13 - 13:13 »
Olá meninos

Se bem entendi a questão levantada pelo amigo Edson, a coisa ficaria mais ou menos assim:

- CNC é a abreviatura de Computer Numerical Control (ou em português) Comando Numérico Computadorizado;
- Uma máquina CNC pode utilizar o sistema Laser, Plasma, Spindle de alta ou baixa rotação, pirógrafo, faca de corte, solda ponto e até mesmo apenas gerar movimentações de peças, esteiras e etc;
- Quando falamos em uma máquina de corte a Laser, geralmente estamos tratando de uma máquina com o sistema CNC integrado;
- Quando falamos em Fresadora, esta pode ser uma máquina manual (geralmente com baixa rotação) destinada a fresar metais. Pode também ser uma Fresadora com sistema CNC integrado, então podemos tratar como Fresadora Manual ou Fresadora CNC;
- Quando falamos em router (segundo palavras do menino Gilli - "Que eu saiba, "router" é uma palavra britânica para "roteador" ou que segue uma rota. Aqui usamos uma tupia para fazer desenhos que seguem uma linha (ou rota), então se adotou o uso dessa palavra (Router) para as máquinas que trabalham com madeira."). Um router pode ser manual (como um pantógrafo copiador), ou pode ter um sistema CNC integrado, então podemos tratar como Router Manual ou Router CNC;
- Fresa é a ferramenta (de corte, desbaste, gravação ou polimento) utilizada em máquinas Fresadoras ou Router.

Acho que isto abrange a nomeclatura das máquinas-ferramentas que citamos no dia a dia do Clube.  ?_26

Claro que não existe nenhuma tentativa de impor qualquer regra, pois as vezes dá pra entender quando um menino diz "vou fazer uma fresa com 3000x2000x150mm".... Fico imaginando o tamanho do spindle,  :Garg:

Ah, e só pra concluir, spindle (cuja tradução ao português seria Fuso ou Eixo) pode ser entendido como um sistema giratório. Um motor ou sistema mecânico onde é fixado uma ferramenta (a fresa). então o Spindle de uma máquina pode ser uma Tupia, um motor de alta velocidade com refrigeração a água/óleo ou ventoinha e pode também ser um motor de baixa rotação com ou sem sistema de correias, polias ou engrenagens ou até com inversores de frequência para alterar ou controlar sua rotação.

Acho que dá pra entender...  :lingua:

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
 

Clube CNC Brasil

Re:charrete
« Resposta #88 Online: 11/05/13 - 13:13 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:charrete
« Resposta #89 Online: 11/05/13 - 14:05 »
É isso aí, Velho Hippie!!!

Falou e "dizeu".

Mas, o negócio é fazer o que o Ricardo sugeriu...  ?_4 ?_4 ?_4 ?_4

Mas, por falar em "MAS" já perceberam que muita gente troca o "MAS" pelo "MAIS"...
 ?_25 ?_25 ?_25


Abraços


Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:charrete
« Resposta #89 Online: 11/05/13 - 14:05 »

 

SiteLock