Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.

Autor Tópico: Cortes agrupados - Evitar repassar no local já fresado  (Lida 1156 vezes)

Offline bybecker

• Madeira
  • *
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Boa tarde.

Se eu quiser cortar 3 peças retangulares conforme desenho abaixo, existem duas formas.
Na primeira eu corto individualmente cada uma fresando cada uma das 4 faces.

Mas se eu quiser economizar tempo poderia unir as 3 peças conforme ultimo desenho para não fresar duas vezes as linhas 2 e 3, já que na primeira passada já foi fresado ambos os lados da peça acima e da peça abaixo da fresa.

Alguem sabe como agrupar 2 ou mais peças similares sem que a fresa passe uma segunda vez no corte que já foi feito?
« Última modificação: 27/08/24 - 13:11 por bybecker »

Clube CNC Brasil

Offline cientista13

• Moderador
  • Prata
  • *
  • Total Likes: +96/-6
Re:Cortes agrupados - Evitar repassar no local já fresado
« Resposta #1 Online: 27/08/24 - 20:14 »
Depende do tamanho das peças....  ?::) ?::) ?::)
às vezes é mais rápido passar duas vezes do que subir a fresa, deslocar em velocidade rápida e descer a fresa.

Uma das formas possíveis seria fazer o desenho de forma diferente....
Um contorno de todas as peças e para dividir fazer outros vetores e usar a estratégia de "Usinar sobre o vetor" claro que vai ter que desenhar com as medidas já considerando o diâmetro da fresa.

Pode também editar o percurso e aumentar a velocidade na parte que já foi usinada, mesmo sem subir a fresa.

É possível, mas nem sempre é vantajoso.
Se for usinar poucas peças o trabalho de edição vai levar mais tempo do que usinar.
Se for usinar muitas peças, edite o percurso e aumente a velocidade na parte usinada.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

« Resposta #1 Online: 27/08/24 - 20:14 »

Offline bybecker

• Madeira
  • *
« Resposta #2 Online: 28/08/24 - 12:32 »
Caro Cientista, o que houve com o site "Guia CNC"? Conheço voce de lá e sempre usei suas boas respostas....

Interessante a idéia de usinar "sobre" o vetor. Pode ser uma saída. Refazer o projeto não me traria grandes problemas. Vou pensar nisso.

Hoje, como são peças simples, eu "editei" manualmente o gcode. (já tenho boa experiência nisso...)
Então no presente caso eu usino a primeira peça em todos os lados, mas a segunda e a terceira usino só as laterais e a parte de baixo, porque a parte superior já foi usinada quando foi feita a primeira peça.
Muito obrigado pela sua atenção.

Clube CNC Brasil

« Resposta #2 Online: 28/08/24 - 12:32 »

Offline cientista13

• Moderador
  • Prata
  • *
  • Total Likes: +96/-6
« Resposta #3 Online: 28/08/24 - 21:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caro Cientista, o que houve com o site "Guia CNC"?

Não sei, mas foi morrendo quando muitos começaram a pedir se não tinha algum grupo de WhatsApp.....

....... o site "Guia CNC"? Conheço voce de lá e sempre usei suas boas respostas....

"a gente tâmo ficando véio...." :angel: :angel: :angel: :'( :'( :'( :'(

Interessante a idéia de usinar "sobre" o vetor. Pode ser uma saída. Refazer o projeto não me traria grandes problemas. Vou pensar nisso.

Só tem que ficar atento ao diametro da fresa na hora de fazer o desenho.

Dependendo de como prende a peça, pois o mais normal é prender por fora da peça, mas se estiver usando mesa de vácuo, ou prendendo a peça pelo meio.... poderia usar desenhar dois retângulos e gerar dois percursos e depois unir os percursos. Mais ou menos conforme o rascunho que fiz ?::)
Primeiro usina o retângulo do meio (vermelho) e depois o maior (preto) que no final ficam os 3 retângulos repetindo apenas um lado do retângulo menor 
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

« Resposta #3 Online: 28/08/24 - 21:13 »

Offline bybecker

• Madeira
  • *
« Resposta #4 Online: 29/08/24 - 15:01 »
Uma pena que o GUIA CNC tenha sido desativado. Tinham várias "figurinhas carimbadas" por lá... Muito conhecimento por lá.

Boa idéia. Valeu. Obrigado pela dica. Um abraço.

Clube CNC Brasil

« Resposta #4 Online: 29/08/24 - 15:01 »

SiteLock