Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3  (Lida 2393 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Oi pessoal, eu aqui novamente. E desta vez para pedir um help.
Como comentei na minha ultima postagem, fiquei anos longe daqui. Me separei da família, não tinha onde guardar minhas coisas, então a CNC ficou na lavanderia da minha irmã por alguns anos..
Recentemente me animei de colocá-la para funcionar novamente, arrumei um galpãozinho, trouxe ela para cá e comecei a ver o que ia ser necessário refazer...
E da parte Eletrônica, praticamente precisei refazer tudo..
Minha irmã lavava com mangueira a lavanderia e acabou molhando o painel. Detonou tudo..
Troquei as duas fontes de 24v por uma de 48v, 10A.
Consegui manter os 4 drivers DM542, de 50v.
O PC que usava, perda total..  apodreceu os capacitores eletrolíticos...  rssss
Os motores de passo não prejudicou, aparentemente.
Troquei toda fiação, além da Interface, que antes usava uma comum, porta paralela.
Comprei uma placa USB, modelo DDCM6V5.0
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Refiz todo cabeamento, troquei as mangueiras de refrigeração do Spindle, enfim, troquei praticamente tudo na máquina..

Coloquei um novo computador, DELL, praticamente novo..

Instalei o Mach3, configurei tudo certinho..  fiz os ajustes finos, deixei a máquina "tinindo"...
Aí vou começar a tentar cortar alguma coisa e noto que está perdendo passo..
Não umas perdinhas de passo não..   coisa escandalosa mesmo
Uso dois fusos no Eixo Y
Um dos fusos configurei como Y e coloquei o A como Slave..   com configurações idênticas..
A máquina perde passo, hora no Y, hora no A.. e sai bamboleando...  vai um lado, ou outro fica..
Vai o outro, o outro não vai...   nestas alturas, noto que o fuso está parando com um dedo encostado nele..

Perda de força total..

Coloco a mão nos motores, pegando fogo..

Não dá para encostar a mão...
Então está numa zona critica...  resolvo desligar tudo

Repito teste várias vezes...
Mesma coisa...

Só que o Eixo Z não se altera..
Não perde passo..  mantém o torque.. . não aquece nem nada..

Neste Eixo estou usando um outro driver.
Um DMA860H - para 80V...

Vou na oficina de um amigo, consigo com ele 3 drivers iguais emprestados, DMA860H,  coloco no lugar dos outros, reconfiguro tudo..

Torque uma beleza..  começo a fazer os testes e mesma coisa..
Motores esquentando, não tanto como antes mas esquentam...   perda de torque...  Perda de passo..
Outra coisa que notei..  de vez em quanto o Eixo X começa a andar para um lado só..  clico para andar para a esquerda, ele anda..   clico para direita, anda para esquerda.. e vai assim até eu desligar a máquina e recomeçar novamente.

Parei, recomecei..   coloquei um trabalhinho para testar...  ela fez uma parte e de repente parou...
Do nada..

Simplesmente parou..  Olhei para ver se o Estop havia sido ativado..    Não..  simplesmente parou do nada..
Fui tentar fechar o programa...  travou tudo...

Tive que desligar o PC..

Ou seja, de vez em quando fica "doido", começa a andar para um lado só um dos eixos...  Isto aconteceu com o Eixo X e depois com o Z...   

Talvez interferência?...   Eu estou trabalhando com um cabo USB um pouco maior que o recomendado...   Recomendam 1,5m, eu estou usando um de 3 metros.

Mas porque trava o Windows?...  E a coisa é tão aleatória...  se de repente tudo isto começasse quando ligo o Spindle, poderia ser interferência do Inversor...    Ou algo assim..
Mas uso cabos blindados com malha metálica para os motores..  Está tudo enclausurado numa caixa metálica..

Sei lá..   alguém aí pode ajudar?...  ou dar uma ideia de como faço para contactar Padre Quevedo?..

Estou achando que pode ser obra do capiroto, ou algo assim...   vou ter que mandar benzer, será?

Tudo bem que fiquei vários anos longe, perdi um pouco o jeito com a coisa...  mas sofrer assim, ninguém merece..

Já temos sofrimento demais neste país...   Vírus, gafanhotos chegando, milícia tomando conta das instituições...  quarentena...

 :nervos: :bravo: :bravo: :nervos: :Censura: :irrit: :irrit:

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil


Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3
« Resposta #1 Online: 30/06/20 - 23:01 »
Olá Edu

Bom tê-lo de volta ?_2 ?_2 ?_2 ?_2 ?_2

Primeiro.... Odeio Windows.....
Segundo ... odeio também USB no controle de máquina....


Eu tenho duas máquinas. Uma trabalhando desde criancinha e outra estava meio que "aposentada" à 10 anos.... Por causa de uns serviços extras que tenho, tive que desaposentar a maquininha.. uma semana para tirar a ferrugem de cima, pega o PC que está guardado e descobri que o hd também enferrujou e o teclado não funciona mais.. :irrit: troca HD instala o ubuntu + linuxcnc e descobre que o teclado USB não funciona direito. repetia muita letra a cada toque na tecla a letra se repetia como se estivesse segurando a tecla pressionada. Fui reclamar com o vendedor e ele ai descobri que usb sem um bom aterramento não funciona........

Tenta aterrar tudo (pega uma carrregadeira ou uma caçamba e põe uma camada de terra em tudo  ?_1 ?_1)

ou então tenta ligar os GNDs do PC, da placa e dos drives tudo junto. etirar a extensão do cabo USB.

Tive um problema de uma máquina industrial controlada com o mach3 que travava o PC por causa do teclado usb com extensão. Trocamos o teclado e tiramos a extensão o problema acabou.

Abraço
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3
« Resposta #1 Online: 30/06/20 - 23:01 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3
« Resposta #2 Online: 01/07/20 - 07:38 »
Seja re-re-re-re bem vindo !

Espero que aproveite bem as nossas maravilhas turísticas ... ahahaa :D

Bom, vc reparou se ao retirar a maquina da lavanderia não tinha nenhuma cueca enroscada em algum lugar e vc retirou ? ... pode ser isto, falta da cueca p/ ela se sentir em casa...  ?_1

Mas serio agora,  ?_1 , o Cientista já disse tudo e assino embaixo, falta de blindagem (Terra) geral  ...
Tenta outro PC, quanto mais antigo mais melhor de bom, aterra carcaça do mesmo, da maquina, dos motores e tudo que seja metálico e faça isto bem feito ...  ;)

Tenho uma missão de vida ou morte agora depois continuo ... vou no mercado ...  >:(

Abração e bom turismo ... kkk :D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3
« Resposta #2 Online: 01/07/20 - 07:38 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3
« Resposta #3 Online: 01/07/20 - 15:42 »
Obrigado pessoal pela força.. sempre soube que posso contar com voces, eternos sofredores.. rss
Parece que vocês estão certos sobre aterramento. Tenho que fazer isto... só não sei como.. 
A extensão do cabo USB não tenho como retirar...  O PC está há dois metros e meio da máquina e não tenho como mudar isto.. 
Vou agora enrolar o cabo dentro de um ferrite de transformador.. ver se adianta alguma coisa....
Mas tenho a impressão que isto não vai adiantar..  já apresentava problemas mesmo com o cabo original..
Os motores esquentando, com a configuração de corrente correta...  será que pode ter a ver com interferencias?
Os cabos dos motores não troquei, assim como os motores também permanecem os originais..
Tem um no eixo Z que não aquece...  nem perde passo nem nada..

Mas é o único..
Os outros, dos eixos X e Y (neste caso são dois), de vez em quando ficam falhando...   

Os motores do eixo Y fica doidão, como se tivesse fumado um baseado...   começa a andar um lado vai, outro fica..   depois o que ficou vai, e o outro para.. 

Os eixos X e Z já apresentaram outro defeito...   andar para um lado só..  tanto faz apertar o botão para ir ou voltar...  ele vai para onde quer...

Isto aconteceu duas vezes..

Agora fico pensando...  Como aterrar tudo isto?

O PC, tudo bem...  parafuso um fio grossinho lá na "lataria do PC..
E a outra ponta?
Aterro onde?

Tem no painel os drivers, as fontes e a interface..
Ela é blindada...
Nem idéia de onde aterrar...
Vou colocar uma foto dela...

E ainda tem mais, que não contei...   Assim que chegou uma bomba de água nova que comprei, fui instalar e descobri que o Spindle estava entupido...  2.2Kva...  aqueles chineses de 3CV, refrigerados a agua..

Foi pedalativo desentupir isto...  demorei uns dois dias..  no final, já estava passando liquido pelo sistema mas ainda estava bem dificil de fluir...  ainda tinha sujeira..
Então liguei a bomba e fui forçando, ora injetando água na entrada, ora na saida..  e foi assim que acabei desentupindo de vez..

Então eu noto um esguicho finíssimo de água saindo pela lateral do spindle..
Com uma lente fui ver, tinha uma finíssima fissura na lateral, na parte inferior, próximo dos rolamentos..

Um fiozinho.. ., bem fininho trincado no aço inox...

Como isto aconteceu?...  a máquina ficou parada por alguns anos..

Uma pancada acidental?...  Ou foi a pressão da bomba dágua?...   Foi a bruxa do 71?...   Foi durante o transporte?..   Para trazê-la até aqui no galpãozinho, aluguei um caminhão com munck...  mas acompanhei o transporte e não me lembro de ter visto ela bater, em hora nenhuma..

Bom, dei foi uma sorte danada..

Tirei o spindle, desmontei, levei num soldador TIG aqui perto...   ele soldou, deu acabamento e hoje, olhando, nem dá para notar a trinca...

Era uma trinca de uns 3cm de comprimento, da espessura de um fio de cabelo ou menor...   Como isto aconteceu?.
Não faço a menor idéia.. mas o importante que desmontei o spindle, levei para soldar, montei novamente e está funcionando perfeitamente..

Agora é só resolver esta questão da perda de passo... e tá tudo certo..

Quanto ao que comentaram de não ser a porta USB o ideal para controle de máquinas, eu também acho..

Mas na época que comecei a reforma, não encontrei nenhum computador com porta paralela disponível...
Tive que usar este...

E como é um "tudo em um" da HP, nem condicões de colocar uma placa off bord eu tenho...

Vou ter que resolver usando esta USB mesmo...

Outra coisa....   a placa é alimentada com 5v, proveniente da porta USB...

Não tem entrada de alimentação..

Eu poderia colocar uma fonte 5V em paralelo, ligada na entrada dos 5V da porta usb?

Será que isto iria ajudar em alguma coisa?

Uma vez instalei umas câmeras há uns cem metros de distancia e a imagem ficou com interferencia...  "piscava"...
Coloquei uma fonte perto da camera, evitando de usar a alimentação que vinha pelo cabo e acabou o problema..

Será que isto não resolveria neste caso também não?

O que importa é que não tenho como aproximar o PC da máquina... isto não tem como ser feito..
E a medida do cabo é em torno de uns 2.5m
Não tenho como mudar isto

Vou tirar umas fotos hoje e coloco aqui, mais tarde..
Por enquanto estas aí são as que tenho aqui no pc..

« Última modificação: 01/07/20 - 15:58 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3
« Resposta #3 Online: 01/07/20 - 15:42 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3
« Resposta #4 Online: 01/07/20 - 17:42 »
Vc está usando a USB p/ alimentar sua placa ?

Se sim acaba com isto pois com certeza é fonte de interferências ... use o GND como comum e alimente sua placa com outra fonte.
Nota:  se possível isole até o GND, usando isoladores ópticos.

A distancia não é problema é só fazer a coisa certa e não terá problemas com isto.

Vi na net um sistema que controla a cnc por Wireless ...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Obs: vídeo de fevereiro de 2019
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3
« Resposta #4 Online: 01/07/20 - 17:42 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3
« Resposta #5 Online: 02/07/20 - 15:57 »
Uauuu... Nada mal uma solução assim né?..
Reinaldo, estou aterrando tudo por aqui..  Tem uma fiação, a que vem do computador, que passa por baixo do inversor.
Além do aterramento, nesta parte usei alumínio para criar uma isolação. Não sei s vai resolver mas estou tentando  todos os cabos que vão para os motores, são protegidos com malha. Estou aterrandfo tudo.
De apenas um lado, como Sir Jorge ensinou.
Antes nem me preocupava porque usava porta paralela e nunca apresentou problema de interferências. Mais tarde, em casa vou postar fotos que tirei da máquina..   Mas por ora preciso de uma opinião de vocês.
Meu cabo USB é bem comprido.
Você já ensinou que o comprimento não importa, desde que esteja protegido contra interferência eletro magnética.
Li em algum lugar que enrolar o cabo USB em torno de um ferrite ajuda a não deixar passar ruídos.
Procurei aqui não achei nada.
Daí resolvi usar um imã de alto falante.
Enrolei o fio em torno dele...
Ao fica a questão: sto vai ajudar ou vai prejudicar o sinal que vem da porta USB?

Imagino que a função será a mesma de um ferrite..  Ou fiz ####? ...    Rsssssss




« Última modificação: 02/07/20 - 16:11 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3
« Resposta #5 Online: 02/07/20 - 15:57 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3
« Resposta #6 Online: 03/07/20 - 07:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Uauuu... Nada mal uma solução assim né?..
Reinaldo, estou aterrando tudo por aqui..  Tem uma fiação, a que vem do computador, que passa por baixo do inversor.
Além do aterramento, nesta parte usei alumínio para criar uma isolação. Não sei s vai resolver mas estou tentando  todos os cabos que vão para os motores, são protegidos com malha. Estou aterrandfo tudo.
De apenas um lado, como Sir Jorge ensinou.
Antes nem me preocupava porque usava porta paralela e nunca apresentou problema de interferências. Mais tarde, em casa vou postar fotos que tirei da máquina..   Mas por ora preciso de uma opinião de vocês.
Meu cabo USB é bem comprido.
Você já ensinou que o comprimento não importa, desde que esteja protegido contra interferência eletro magnética.
Li em algum lugar que enrolar o cabo USB em torno de um ferrite ajuda a não deixar passar ruídos.
Procurei aqui não achei nada.
Daí resolvi usar um imã de alto falante.
Enrolei o fio em torno dele...
Ao fica a questão: sto vai ajudar ou vai prejudicar o sinal que vem da porta USB?

Imagino que a função será a mesma de um ferrite..  Ou fiz ####? ...    Rsssssss

Edu,

Ferrite não é imã ... enrolar em um imã tu vai fazer um transformador e juro que não faço ideia da bagunça que isto vai gerar nos sinais ... mas acho que só vai atrapalhar ...
Compra um ferriitezinho, não custa caro, desde que vc vá com mascara, álcool gel, luvas descartáveis, fique a 2 metros de distancia do vendedor, deixe a embalagem em quarentena, tome banho, troque de roupa, planta uma bananeira e da três pulinhos, pronto, moleza ... ahaha
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3
« Resposta #6 Online: 03/07/20 - 07:10 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3
« Resposta #7 Online: 03/07/20 - 07:16 »
Nota: A distancia que vc está usando não importa pois vc disse 3 metros então não é muito mas distancia importa sim, quanto maior a distancia maior tem que ser a bitola dos fios e também a proteção p/ não ter perdas e interferências... ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3
« Resposta #7 Online: 03/07/20 - 07:16 »

Offline dilon

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3
« Resposta #8 Online: 29/03/24 - 07:02 »
Bomm dia meu camarada, comprei uma na vdd minha esposa, e tive esses problemas no tb66.
esquentava muito, achei uma boa usar uma amperagem mener, alem de evitar o super aquecimento que me disse suporte ate 80º preferi evitar, hoje não aquece pois sempre que aquecia perdia passes.
mudei as configuraçoes de motor tuning e ficou excelente, consigo fazer um zeramento e trabalhar direto com ela sem zerar novamente.
fui atualizar para dm 556 e bl usb mach, nao consegui a placa trava com todos os componetes, so funciona com um motor, e 4 drives, ao colocar pwm e ligar o inversor trava.
o dm556 ele parece ter uma diferença de resposta não investiguei mais acredito que a evolução dos motores com dm 556 é diferente e precisa achar uma configuração de software mais precisa.
removi e usei o tb66, e tambem usar os tics de dir lown da diferença na perda d passo para dm556
minha experiencia
se ouderem me ajudar com plaquinha e com os dm556 agradeço

Clube CNC Brasil

Re:Problemas com instabilidade. Usando Windows 7, Porta USB e Mach3
« Resposta #8 Online: 29/03/24 - 07:02 »

 

SiteLock