Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: CNC3AX Documentação  (Lida 67208 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline erivaldo125

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: CNC3AX Documentação
« Resposta #15 Online: 15/01/11 - 19:41 »
Ecarmo vc esta em sao paulo ? se estiver sera q eu poderia ir ate ai ver uma placa destas .?

Clube CNC Brasil

Re: CNC3AX Documentação
« Resposta #15 Online: 15/01/11 - 19:41 »

ecarmo

  • Visitante
Re: CNC3AX Documentação
« Resposta #16 Online: 15/01/11 - 20:01 »
Erivaldo, eu estou em São Carlos SP
 
No momento estou construindo uma máquina para um cliente.

Se quiser aparecer, será um prazer recebe-lo.

Abraços...

Clube CNC Brasil

Re: CNC3AX Documentação
« Resposta #16 Online: 15/01/11 - 20:01 »

ecarmo

  • Visitante
Re: CNC3AX Documentação
« Resposta #17 Online: 16/01/11 - 13:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
ECARMO PODERIA ME DIZER QUAIS AS DIMENSOES DELA  LARGURA E COMPRIMENTO

Medidas aproximadas da CNC3AX:
« Última modificação: 16/01/11 - 13:18 por ecarmo »

Clube CNC Brasil

Re: CNC3AX Documentação
« Resposta #17 Online: 16/01/11 - 13:15 »

Offline leonardo.fillipe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 89
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: CNC3AX Documentação
« Resposta #18 Online: 10/03/11 - 22:38 »
Olá

Gostaria de saber se essa Documentaçao do tópico inicial é a que já contem as alterações para uso dos IRF de maior tensão?

Grato

Clube CNC Brasil

Re: CNC3AX Documentação
« Resposta #18 Online: 10/03/11 - 22:38 »

Offline marcos_floripa

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #19 Online: 19/10/11 - 20:33 »
Ola alguem sabe me informar algum filtro de ruido dessa placa para evitar que minha maquina fique parecendo um brejo quando eu ligo a alimentação dos motores, ja me disseram que tem um filtro mas nao sei aonde tem e nem como usar, tambem necessito aumentar o numero de passos de 200 para 600 é possivel ? nao uso nenhum software de mercado, desenvolvi um software ainda em fase de testes com delphi acessando a paralela, ja consigo controlar os motores mas o ruido que eles fazem é insuportavel, só perde para os moquitos da dengue. Qualquer ajuda é valida

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #19 Online: 19/10/11 - 20:33 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #20 Online: 19/06/12 - 17:06 »
Olá

Eu comprei uma placa dessa montada com fonte, etc, mas estou com algumas dificuldades..  ?_39

Eles mandaram umas imagens dessas que tem nos foruns de um passo a passo da configuração no Mach2.
Presumi que deve ser praticamente a mesma coisa salvo algumas coisas mais particulares de cada máquina, mas que os pinos, portas, etc, sejam os mesmos pois senão haveria de ter um outro passo a passo. ?_25
Meu motor é daquele menor de 9kg (funcionam, foram testados em um drive Smile e Hobbycnc).
As cores dos fios são:
vermelho, verde, laranja-comum
Azul, amarelo, marrom-comum

Liguei as extremidades com os comuns
LB = laranja
B* = vermelho
A* = azul
B = verde
A = amarelo
LA = marrom

Fiz *agada?  ?_40

A porta paralela pelo menos com a impressora (LPT1) funcionava.. pode estar dando algum problema nela?

Outra coisa.. as placas esquentam muito..

Procurei nos outros tópicos e encontrei algumas respostas das quais já não estão aqui presentes, mas estas eu não encontrei.
Caso haja algum outro tópico que trada desse assunto por favor me indiquem.

Grato 

 
 
Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #20 Online: 19/06/12 - 17:06 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #21 Online: 19/06/12 - 18:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá

Eu comprei uma placa dessa montada com fonte, etc, mas estou com algumas dificuldades..  ?_39

Eles mandaram umas imagens dessas que tem nos foruns de um passo a passo da configuração no Mach2.
Presumi que deve ser praticamente a mesma coisa salvo algumas coisas mais particulares de cada máquina, mas que os pinos, portas, etc, sejam os mesmos pois senão haveria de ter um outro passo a passo. ?_25
Meu motor é daquele menor de 9kg (funcionam, foram testados em um drive Smile e Hobbycnc).
As cores dos fios são:
vermelho, verde, laranja-comum
Azul, amarelo, marrom-comum

Liguei as extremidades com os comuns
LB = laranja
B* = vermelho
A* = azul
B = verde
A = amarelo
LA = marrom

Fiz *agada?  ?_40

A porta paralela pelo menos com a impressora (LPT1) funcionava.. pode estar dando algum problema nela?

Outra coisa.. as placas esquentam muito..

Procurei nos outros tópicos e encontrei algumas respostas das quais já não estão aqui presentes, mas estas eu não encontrei.
Caso haja algum outro tópico que trada desse assunto por favor me indiquem.

Grato 

 
 

Não entendi qual é a sua duvida ?
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #21 Online: 19/06/12 - 18:37 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #22 Online: 19/06/12 - 19:35 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Não entendi qual é a sua duvida ?

Opa.. tudo bem?
Vamos lá

1 - Qual seria a ordem correta dos fios de acordo com a cnc3ax já que não tive problemas com os outros Drivers?
Para mim os outros manuais me parecem muito mais claro que o dessa placa.

2 - As placas esquentam muito. Os motores ligam, mas não há sinal de vida através dos comandos de movimentos do teclado

3 - e tbm eu esqueci... li na descrição que sobre estar configurados para motores de 3A a 4A, mas acho que meu motor de 9,9kg tem 2A por aí, então eu não sei se a fonte ou a placa estão justas para isso.

Quando escrevo para o fabricante da placa ele me responde com respostas que não esclarece muita coisa.. me parece que quem responde não sabe pois até sobre onde instalar e como o Artcam já respondeu e isso não tem nada a ver com nada que eu tinha perguntado.

Bom.. estou perdido..

Resumo da Opera:
sequencia dos fios LB (comum) B* (inicio da bobina) A* (inicio da bobina) B (fim da bobina) A (fim da bobina) LA (comum)?
É preciso modificar alguma coisa para esses motores (Amperagem)
O que pode estar causando o super aquecimento das placas?

Obrigado

No caso de não entender ou parecer muito idiota ou simples a minha pergunta  ?_11, me passe um manual bom dessa placa e algum tópico sobre ligações por gentileza.. eu lí os que tem aqui e tiveram informações úteis, mas esses pontos ainda não me estão claros  ?_34..

Valeu! ?_26
Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #22 Online: 19/06/12 - 19:35 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #23 Online: 19/06/12 - 20:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Opa.. tudo bem?
Vamos lá

1 - Qual seria a ordem correta dos fios de acordo com a cnc3ax já que não tive problemas com os outros Drivers?
Para mim os outros manuais me parecem muito mais claro que o dessa placa.


Muito estranho estas cores que vc descreve, eu tenho estes mesmos motores porem não são com estas cores, o meu está assim :

*LA = Preto
*A = Vermelho
*B = Amarelo

LB = Branco
A = Laranja
B = Azul

Veja neste site se seus motores são iguais a este : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Citar
2 - As placas esquentam muito. Os motores ligam, mas não há sinal de vida através dos comandos de movimentos do teclado


Como vc sabe que os motores estão ligados, pelo chiado ? se for isto então o aquecimento pode estar sendo causado  por excesso de corrente ... ou seja, é preciso regular a corrente p/ 2 amperes (200mV).

Se não tiver sinal algum então pode estar em "Enable", no entanto se fosse este o caso não haveria aquecimento.

Citar
3 - e tbm eu esqueci... li na descrição que sobre estar configurados para motores de 3A a 4A, mas acho que meu motor de 9,9kg tem 2A por aí, então eu não sei se a fonte ou a placa estão justas para isso.


Este é o ponto mais importante e vc precisa ter certeza que está p/ 2 amperes com o risco de queimar seus motores, o driver ou etc ...
Sem contar o aquecimento que pode ser por este motivo ?!

Citar
Quando escrevo para o fabricante da placa ele me responde com respostas que não esclarece muita coisa.. me parece que quem responde não sabe pois até sobre onde instalar e como o Artcam já respondeu e isso não tem nada a ver com nada que eu tinha perguntado.


Faz parte, está cheio de sujeitos assim ...

Citar
Bom.. estou perdido..

Resumo da Opera:
sequencia dos fios LB (comum) B* (inicio da bobina) A* (inicio da bobina) B (fim da bobina) A (fim da bobina) LA (comum)?
É preciso modificar alguma coisa para esses motores (Amperagem)
O que pode estar causando o super aquecimento das placas?

Obrigado

No caso de não entender ou parecer muito idiota ou simples a minha pergunta  ?_11, me passe um manual bom dessa placa e algum tópico sobre ligações por gentileza.. eu lí os que tem aqui e tiveram informações úteis, mas esses pontos ainda não me estão claros  ?_34..

Valeu! ?_26


Eu até poderia te passar, mas esta placa já foi tão remendada, alterada, adulterada que nem sei mais qual é o esquema correto dela ... ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #23 Online: 19/06/12 - 20:14 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #24 Online: 20/06/12 - 10:26 »
é!!

Eu sempre procuro comprar as coisas prontas para não ter dor de cabeça e sempre as tenho ?_16.
Não procuro só pelo mais barato, mas procuro melhor custoxbenefícil.
Como minhas exigências quanto a precisão não são muitas (na ordem de 0,2mm) procuro por máquinas que atendam nesse sentido.
A minha primeira máquina de 2006 foi indicada por um amigo de São Roque, de um fabricante de SP. Comprei e paguei à vista na época 13.000,00 com a promessa de entrega em 30 dias.
Levou 4 meses e uns quebrados. Não veio nada ligado e configurado.. da-lhe naquela época procurar informações e encontrei um manual muito bom do Turbocnc e com medo, mas teimosia depois de alguns dias consegui fazer alguma movimentação e ir ajeitando as coisas. Li e tive algumas ajudas, mas não entendia muito de nada e fui me acertando na cabeçada.  ?_11
Depois quiseram alugar a minha máquina porque eu não usava e sumiram com ela e na briga recebi uma máquina que de tão ruim acabei vendendo quase como sucata para uma pessoa aqui deste forum que se propôs a compra-la e recupera-la.
No mercado livre e até mesmo num outro fórum as pessoas colocam "vendo esta máquina", mas ninguém parece ter a pronta entrega, pois eu clicava em comprar o bixo e o fabricante (os 3 casos) vinham com a mesma ladainha "amigo, acabei de vender a do estoque, mas vc me paga 50% e em 30 dias eu te entrego"..
E antes disso, ainda com a minha máquina eu comprei um kit de drivers de uma sujeito aí conhecido que 2 delas não funcionavam, era a mesma coisa que as que eu já tinha, mas uma versão nova e segundo o fabricante bastava trocar exatamente como estavam as outras. Aí o cara achou mais fácil dizer que eu tinha queimado as placas e lá se foram 550 contos.
Em minha cidade tem um cidadão que faz máquinas mais pra hobby e vi a máquina dele funcionando e gostei. Tinha um motor zero da Tecmaf que valia 4200,00 e dei no negócio e comprei todas as peças no valor de mais 4000,00 e entreguei a ele com a promessa de entrega em 15 dias. Levou 50 dias e me trouxeram a máquina aqui e não ligaram os drivers, não fizeram os dois suportes de motor (1 para tupia e outro para uma tecmaf a água), os cortes do alumínio esta muito mau feito como se tivesse feito na tico tico, as castanhas soltas, etc, etc, nem ao menos passaram graxa na máquina. Vc acha que eu consigo localizar o FDP para reclamar?
Eu mesmo tive de começar a fazer algumas melhoria e de tão mau acabado que esta que me arrependo amargamente de ter feito negócio com esse FDP. Eu mesmo podia ter feito essa máquina que não me saiu com o capricho que eu vi nas suas outras máquinas.. e ele ainda teve a coragem de me dizer que ele estava perdendo 3000,00 que ele estava descontando para me dar uma força. ?_44

Bom.. o pior é que eu já conheço histórias ruins tbm e algumas que eu mesmo acompanhei de colegas e clientes com máquinas de marcas com problemas por aí.
Então fica difícil eu acho encarar comprar uma pronta seja la de quem for agora.
Depois disso tudo vou encarar montar uma eu mesmo e vamos ver no que vai dar.
Então me desculpa com a minha alopração, mas eu sempre opto comprar pronto para não ter dor de cabeça e dá nisso.. sempre..

---------------------

Olha..
Fui lá hoje cedo com mais calma e notei que como eu ontem fui montar o bixo já com aquele medo de ter passado por tantos problemas que deixei de notar dois detalhes importantíssimos.
Os fios foram trocados por cabos manga e então os fios tem outras cores.
Observando a sua configuração e vendo aqui as minhas a sequencia de acordo com o Manual da placa que eu recebi é a seguinte

Conforme manual : LB - B* - A* - B - A - LA - +VCC - Masse

Logo as suas seriam: branco, amarelo, vermelho, azul, laranja, preto, +, -
E as minhas ficaram: marrom, verde, vermelha, amarelo, azul, laranja, +, -

============= vou testar depois , mas antes ================

Como eu modifico a amperagem para 2A?
É na fonte certo, modificando os fios da ligação correto?
2 fios centrais vão para uma entrada no canto da placa (ac t2y) e os fios das extremidades vão no meio da placa (ac)
Ou é na placa?

==============================

MACH2

Como o e-mail do fabricante da placa disse-me para fazer a configuração primeira pelo MACH2 e seguir como estava no passo a passo das imagens ok. Foi o que eu fiz.
Eu já tinha usado o Mach3, mas depois de instalado, configurado e reiniciado, ao abrir ele dá um aviso

1 - ERROR INITIALIZING ENGINE
2 - ERROR STARTING ENGINE

E o programa se abre e então mesmo liberando com o Jog ativo não move nada. Os números de posição não mudam.
Uma vez já aconteceu comigo de os numeros mudarem, mas os motores não se movimentarem (acho que faziam barulhos diferentes), mas mudei a porta que estava diferente na BIOS e ok pelo que eu me lembro.

Então aqui tbm apresenta um problema.

Estou quase pegando meu velho 486 e ligando o turbocnc que é mais fácil e a porta paralela desse PC funciona como se deve.

SORORRO!!!!!!!!!  ?_6


Se achar mais fácil eu posso ligar e pretendo fazer um manual decente do ponto de vista de um leigo total como eu e disponibilizar para quem comprar ou resolver montar essa placa já saber oque fazer nestes casos...
Quando ignorância e medo se unem tudo fica obscuro e mais difícil. hoje eu estou só ignorante.. o medo já passou  ?_34

Vou dar uma procurada sobre esses erros do Mach2 ou instalar o 3 que eu já estou mais habituado...

Valeu mais uma vez.. e vamo que vamo.. 



 
Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #24 Online: 20/06/12 - 10:26 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #25 Online: 20/06/12 - 15:04 »
Opa.. a mudança de amperagem descobri que é no Trimpot.. esta tudo certo.

O pessoal lá que vendeu a placa, se encontrou.. ou devem ter entendido o que eu tô passando.. mas agora tô vendo que o vilão aqui é alguma coisa na configuração dos pinos na LPT1.
Tá tudo certo, mas fica dando problemas.. vou ter de testar com outro micro..
Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #25 Online: 20/06/12 - 15:04 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #26 Online: 20/06/12 - 16:49 »
troquei de micro agora e movimentou.. mas os motores estão movimentando com socos e ruidosos...
vou tentando procurar respostas .. acho que deva ser as sequencias dos fios.. qualquer coisa me dá um help!

obrigado!
Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #26 Online: 20/06/12 - 16:49 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #27 Online: 20/06/12 - 19:47 »
Coloca o jumper p/ Meio Passo ... estes pulos pode ser a sequência dos fios que esteja errada !?



Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #27 Online: 20/06/12 - 19:47 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #28 Online: 25/06/12 - 19:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Coloca o jumper p/ Meio Passo ... estes pulos pode ser a sequência dos fios que esteja errada !?





Ufa .. consegui..
Vou preparar direitinho o que fiz, para ver se ajuda algum outro usuário futuramente!

Abraço!
Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #28 Online: 25/06/12 - 19:57 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #29 Online: 06/07/12 - 09:22 »
Desmontei a máquina e acertei algumas coisas nela.. foi mais uma grana.. quase 500 paus, mais ficou firme agora..

A regulagem dela no Mach zerou no Machine Turning não igual ao que o passo a passo diz naquelas imagens.

Lá diz pra pegar os passos do motor 200 e dividir pelo passo do fuso 200/4 = 50 . E se a meio-passo dobrar = 100
Uma diferença estava dando proporcional ao tamanho do quadrado usinado.. bem pequeno exato e quanto maior menor ficava com relação ao tamanho original.
Eu inseri fazendo a continhas de 3ª série ou 4ª não me lembro pois não manjo de matemática.. e fiz 98,05 e não ficou perfeito, mas o erro em um quadrado grande ficou em menos de 1 décimo que ainda pode ser uma folga qualquer já que é trapezoidal e a necessidade para ela que eu preciso é de 0,2mm. Então tá bom por enquanto.
Mas vou tentar descobrir porque não esta como o figurino.

Segue o vídeo teste
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Só sei que eu me sinto apto a fazer uma máquina e posso dizer bem melhor que esta. Eu não sou engenheiro e pude perceber um monte de idiotices que o cara que fez a estrutura dessa máquina fez. Coitado das vitimas, ops, dos clientes desses picaretas!

Já estou encomendando as peças que faltam para fazer uma outra.. vou no outro tópico colocar os passos da fabricação..

Valeu pela força!
Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:CNC3AX Documentação
« Resposta #29 Online: 06/07/12 - 09:22 »

 

SiteLock