Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: projeto completo do gerador eolico de 1000 w.  (Lida 89954 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Zeca450

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #45 Online: 16/11/12 - 11:39 »
Twister. Eu entendi o que você quiz dizer. Porém, quanto ao aerogerador vertical com pas em forma de concha, funcionaria mais ou menos como essas fotos desses links de anemômetro: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login  --  Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login  --  Eixo vertical, não muito alto e com a possibilidade de abaixar as pás em caso de veiculo em movimento e sem a necessidade de gerar energia. No outro exemplo que você deu, eu penso que seja mais ou menos um ventilador ao contrario? seria isso? Uma turbina que forma uma corrente de vento que faz com que as hélices girem e crie energia. Assim o gerador pode funcionar 24 horas por dia, dês de que o veiculo esteja em movimento. Seria mais ou menos isso? Só que geraria energia apenas com o veiculo em movimento, pois com ele parado o vento pode estar em outra direção e com a turbina fixa...

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #45 Online: 16/11/12 - 11:39 »

Offline Twister

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 74
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #46 Online: 16/11/12 - 12:31 »
Zeca e exatamente isto que entendeu, tambem entendi o anemometro e foi o que me veio a mente logo que citou.
Bem... com um do tipo anemomêtro com pás redondas acho que seria mais dificil manter captação de ar pra gerar em velocidade constante tendo instabilidade que altera com facilidade o torque pq ele é aberto nas pás. deve ser bom nas curvas rsrs. ?_2

De qq forma se criar um compartimento para as pás ajuda bastante a continuidade de fluxo de ar.
Contrapartida lembre-se que geralmente todo pequeno sistema de geração eolica é feito com as pás diretamente ligadas ao eixo rotor do motor. E pode causar com o tempo algum tipo de desbalanceamento e empenamento no eixo.

Agora veja mesmo os anemometros vem sofrendo modificações e melhora.
Este modelo como o antigo primário embora digital
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Este já mais aperfeiçoado e consequentemente mais resistentes a fortes rajadas de vento, que é o que se passara com seu projeto.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Acredito que em um projeto pequeno o ideal é se aproximar da ideia dos grandes aerogeradores embora com muito menos tecnologia. ?_4

« Última modificação: 16/11/12 - 12:36 por Twister »
Arriba y adelante mi gente!
Salud y vida al tooo.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #46 Online: 16/11/12 - 12:31 »

Offline Twister

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 74
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #47 Online: 16/11/12 - 13:07 »
Se ainda quiser optar pelo sistema de pás do anemometro vale a pena tambem conhecer o sistema Turby utilizado para residencias fixas.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


O Ar é infinitamente sutil em relação a àgua, por este motivo as adaptações que pode se realizar saem fora do quadrado pré consebido da d'agua e todo duto no sistema é bem vindo, mesmo para o escape do volume de descarga.
Veja este video, talvéz ajude a imaginar aquele que descrevi acima acrescentando uma saia de "hula hula" depois do motor na trazeira.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Aqui o aproveitamento real, ou seja a ideia de que devemos aproveitar e criar formas de utilizar o efeito vortice revertendo em mais força para melhor aproveitamento do sistema.
(como com pequenas mudanças no duto de admição se obtem melhor resultado).

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login




Arriba y adelante mi gente!
Salud y vida al tooo.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #47 Online: 16/11/12 - 13:07 »

Offline Zeca450

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #48 Online: 16/11/12 - 20:27 »
Twister. Existe um enorme problema em tudo isso. A altura. UM mh com um aerogerador muito ou ate pouco alto, não, passa em pontes, pontilhões ou tuneis. ####, né???

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #48 Online: 16/11/12 - 20:27 »

Offline Twister

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 74
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #49 Online: 17/11/12 - 01:37 »
Zéca por favor não abrevie palavras.
Quando entender o que quiz dizer, posso tentar ajudar novamente.
Arriba y adelante mi gente!
Salud y vida al tooo.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #49 Online: 17/11/12 - 01:37 »

Offline Zeca450

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #50 Online: 19/11/12 - 12:41 »
Ola Twister. Desculpa ai. Não sei oque abreviei... Será que foi MH? MH é Motor Home (carro casa) normalmente um Ônibus adaptado para residencia. Então um aerogerador de grandes proporções, ou seja, muito alto, teria dificuldade em passar em alguns pontilhões ou algumas pontes mais baixas ou tuneis. Tenho pesquisado muito o assunto e pelo que percebi, eu teria que pedir ajuda para desenvolver um aerogerador com eixo vertical, curto, com pás no formato de conchas nas extremidades que fique bem na dianteira do ônibus para aproveitar melhor o vento (no caso de o veiculo estar em movimento). Não sei como funciona um alternador de ônibus, mas se for em alta rotação, eu teria que conseguir um esquema que faça com que a velocidade do aerogerador seja aumentada, com engrenagens ou correias. E com as "conchas" nas extremidades eu posso ter energia mesmo com o veiculo parado, dês de que tenha vento onde eu estiver parado.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #50 Online: 19/11/12 - 12:41 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #51 Online: 20/11/12 - 02:19 »
Zeca,tem como conseguir os dados do seu alternador e do motor?Acho que um sistema solar seria de bom tamanho,o banco de baterias vai ser inevitavel pro gerador,voce ja tem o alternador engatado no busão,quando ta andando,carrega as baterias com ele,quando ta parado,usa o solar,é só fazer um arranjo com diodão pra quando estiver carregando com o solar não enviar energia pro modulo de carga do alternador.Umas perguntas,qual as potencias de aparelhos e que aparelhos eletricos que voce tem no busão?Qual é o tamanho do seu motor home?tem ar condicionado no teto?Quantas baterias ele usa?2 ou uma?É 12 ou 24V?

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #51 Online: 20/11/12 - 02:19 »

Offline Twister

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 74
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #52 Online: 21/11/12 - 12:53 »
obrigado pelo entendimento caro Zeca, pedi somente pelo motivo de muitos acessarem e talvez não comprender o que esta escrito;

Bem acho que nosso nobre moderador Pravato, esta mais do que certo e minha opinião segue a linha,...é a mesma, não há necessidade de outra fonte de geração para as baterias por que vc ja dispõe do alternador, pode inclusive instalar mais um que não irá interferir em muito mais consumo de combustivel seja de 12 ou 24volts, se quizer encrementar mais pode combinar com solar.

Agora se quizer somente ampliar a mirada sobre energia infinita, veja as dicas deste video... sei que muitos ainda poderão desenvolver algo a baixo custo.


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Arriba y adelante mi gente!
Salud y vida al tooo.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #52 Online: 21/11/12 - 12:53 »

Offline Zeca450

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #53 Online: 23/11/12 - 12:01 »
Infelizmente meu problema é tempo. Mas vou me organizar melhor para sobrar um tempinho para estudar mais. Oque eu preciso na realidade é de um aerogerador com eixo vertical e de baixa altitude para não me atrapalhar em ponte baixas. um aerogerador que carregue as baterias através de um alternador. São 4 baterias de 300 aperes cada.
Uma para o veiculo e outras 3 para a casa. Como não entendo de alternador, e pelo que sei, somente funciona em alta rotação, eu creio que precisaria de um jogo de polias para aumentar a velocidade final.
E ainda alguma coisa (o aerogerador) que talvez possa ficar funcionando mesmo com o veiculo em movimento. Vou tentar fazer uns experimentos. tenho um amigo, dono de uma auto-elétrica que talvez possa me auxiliar.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #53 Online: 23/11/12 - 12:01 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #54 Online: 23/11/12 - 14:53 »
Zeca,veja,se voce tem uma bateria de 100A/h,um alternador que gere 100A/h,voce vai precisar que ele trabalhe uma hora para carregar ela certo,seja a 800RPM na lenta,seja a 2500RPM a pleno motor,independente da velocidade(isso na teoria)na pratica em baixas rotações ele sofre mais pra gerar,mas gera,isso se reflete muito nesses geradores eólicos devido a força do vento e sistema construtivo dos coletores,por isso as grandes helices para aproveitar a propria inercia.Então,voce tem 1200A para carregar(4 baterias de 300A),se o seu gerador for um cara que consegue gerar 100A ele vai ter que trampar 12 Horas certo,até aí tudo bem,digamos agora que voce tenha um consumo somado aí no seu refugio de 5 A com tudo funcionando,seu gerador está gerando normais 100A,onde estaria indo os outros 95A?O controlador está abrindo o circuito ou dissipando em forma de calor,quer seja essa energia gerada com vento ou com sol,os dois terão que ter um controlador de carga,assim como o alternador do carro tem,se a bateria do carro esta plenamente carregada,não está usando nenhum farol ligado,nada,a bateria esta fornecendo carga somente para o carro ficar ligado,assim que o controlador sentir que a carga da bateria baixou,ele repõe essa carga e torna a reabrir o circuito,assim que ele funciona,num sistema usado em casas é a mesma coisa.Tendeu?

Abraços

Mauro
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #54 Online: 23/11/12 - 14:53 »

Offline PDI

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 425
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #55 Online: 23/11/12 - 19:40 »
Desculpa Zeca mas você vai carregar as baterias com o carro em andamento.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #55 Online: 23/11/12 - 19:40 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #56 Online: 26/11/12 - 00:25 »
PDI,até onde eu entendi as baterias de 300A são na casa dele,uma é no carro,pensei em alguma coisa para fazer isso andando,por isso pedi pra enviar a foto do Busão,um jeito de esconder esse gerador...coisa de doido,mas vamos precisar de espaço.

Abraços

Mauro
« Última modificação: 26/11/12 - 00:29 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #56 Online: 26/11/12 - 00:25 »

Offline Zeca450

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #57 Online: 26/11/12 - 11:06 »
Madeira, com o veiculo em movimento já tem o alternador. Eu andei estudando esse final de semana e acho que um dos caminhos seria um alternador de baixa rotação.
Nada mais que isso. Um jogo se hélices do tipo concha, como tenho imaginado, um jogo de polias para aumentar a rotação e um alternador para jogar a corrente na bateria. E da bateria passar pelo inversor e mudar para 110 ou 220 ou 12v, dependendo na necessidade. Uma bateria é para o carro e as outras para a casa. O sistema hibrido vai funcionar, mas quando o carro estiver parado e com tempo ruim, chuva, frio, etc eu não teria energia a menos que eu tenha o aerogerador. Eu li em algum lugar que tem um determinado alternador que gera em baixa, vou tentar encontrar essa matéria novamente e fazer alguns testes.
Como sou comerciante, não terei muito tempo ate o final do ano, portanto vou acumulando informações. Preciso entender bem essa parte das polias para aumentar a rotação, diâmetros, Quanto consigo aumentar de um diâmetro para outro, se correias ou engrenagens, etc.. Se alguém tiver alguma sugestão eu ACEITO.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #57 Online: 26/11/12 - 11:06 »

Offline Zeca450

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 11
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #58 Online: 26/11/12 - 11:08 »
Pravato, ate onde posso imaginar, esconder um alternador não é coisa tão grave como esconder um gerador. Ou estou enganado?

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #58 Online: 26/11/12 - 11:08 »

Offline Twister

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 74
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #59 Online: 01/12/12 - 06:37 »
caro Zeca o Pravato esta certo, é muito melhor instalar outro alternador pra ganho em energia adicionando conjunto correia polia alternador..

Agora embuido de extensa busca na solução e procura de acerto ferronha, embalei na  ideia vizionaria e descobri donde veio sua inspiração do prototipo para Motor Home.

q tal? ;D

« Última modificação: 01/12/12 - 06:47 por Twister »
Arriba y adelante mi gente!
Salud y vida al tooo.

Clube CNC Brasil

Re:projeto completo do gerador eolico de 1000 w.
« Resposta #59 Online: 01/12/12 - 06:37 »

 

SiteLock