Clube CNC Brasil

Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ... => Sistemas de movimentação => Tópico iniciado por: FlavioLeal em 13/06/15 - 21:53

Título: Troca de Cabo de Aço por Correia Sincronizada, problemas !!!
Enviado por: FlavioLeal em 13/06/15 - 21:53
Boa noite amigos, montei minha primeira CNC a uns 2 anos atrás.

Ele tem trabalhado muito, umas 8 horas todo dia. A tempos pensava em algumas melhorias na maquina para eliminar pequenas folgas na estrutura e coisas assim. E como os cabos de aço se rompiam quase toda semana, decidi troca-los por Correias Sincronizadas.

Pois bem este é o problema. Vejam o vídeo abaixo, a impressão é que com a Correia o motor fica bem mais fraco.
Vejam o vídeo abaixo. Quanto o suporte do Spindle esta sem peso, ele até sobe e desce sem grandes problemas, porém quando coloco só um peso para teste, que é mais leve que o Spindle o eixo Z não sobe.

O problema não é motor de passo, eu uso nesta máquina Nema17, quando vi o problema pensei que talvez fosse o motor, coloquei Nema23 e continua o mesmo problema.

O vídeo é da estrutura nova (correia sincronizada), as fotos são da estrutura antiga (cabo de aço)

Alguém sabe o que pode ser? Não quero voltar para o cabo de aço. Qualquer ajuda será muito bem vinda.

Grato,

Flávio

http://www.youtube.com/watch?v=PfrYDod734k
Título: Re:Troca de Cabo de Aço por Correia Sincronizada, problemas !!!
Enviado por: Marcao em 13/06/15 - 21:58
Fabio meu filho, quando estava com o cabo de aço voce por um acaso notou quanto o Z tinha de aceleraçao?
Talvez voce mudando a configuração no mach em motor tuning e como voce colocou polias, creio que voce consegue algo melhor...



Marcao
Título: Re:Troca de Cabo de Aço por Correia Sincronizada, problemas !!!
Enviado por: FlavioLeal em 13/06/15 - 22:09
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Fabio meu filho, quando estava com o cabo de aço voce por um acaso notou quanto o Z tinha de aceleraçao?
Talvez voce mudando a configuração no mach em motor tuning e como voce colocou polias, creio que voce consegue algo melhor...



Marcao

Oi Marcão, não lembro os valores da antiga maquina, fui burro devia ter anotado :irrit: :irrit:
Mas eu lembro que a aceleração sempre deixo 15% da velocidade, agora a velocidade esta em 400 e a aceleração em 60 no eixo Z.
Muito estranho, ficou muito fraco a máquina com a Correia, você coloca um pesinho e já não consegue subir.


Título: Re:Troca de Cabo de Aço por Correia Sincronizada, problemas !!!
Enviado por: Marcao em 13/06/15 - 22:11
Entao meu filho, "tudo mudou", por isso que voce precisa ir la no mach e fazer nova configuração, inclusive no setting...


Marcao
Título: Re:Troca de Cabo de Aço por Correia Sincronizada, problemas !!!
Enviado por: FlavioLeal em 13/06/15 - 22:23
Marção, além dos parâmetros do Motor Tuning (velocidade, aceleração, etc...) que é normal mudar pois mudou o passo e tal o que mais teria que mudar no Mach3?
Título: Re:Troca de Cabo de Aço por Correia Sincronizada, problemas !!!
Enviado por: Marcao em 13/06/15 - 22:26
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Marção, além dos parâmetros do Motor Tuning (velocidade, aceleração, etc...) que é normal mudar pois mudou o passo e tal o que mais teria que mudar no Mach3?

Voce ja fez essas mudanças?


Marcao
Título: Re:Troca de Cabo de Aço por Correia Sincronizada, problemas !!!
Enviado por: FlavioLeal em 13/06/15 - 23:13
Sim, estas eu já fiz. Mas todas as configurações que estou testando sempre fica neste problema de parecer que o motor esta fraco.
Não faço ideia do que pode ser...
Título: Re:Troca de Cabo de Aço por Correia Sincronizada, problemas !!!
Enviado por: Marcao em 14/06/15 - 08:50
Meu filho, voltei a ver o seu video, faz um teste ai, pega os cabos do eixo Y e acople no eixo Z...


Marcao
Título: Re:Troca de Cabo de Aço por Correia Sincronizada, problemas !!!
Enviado por: BERGFESTAS em 14/06/15 - 10:35
Olhando o vídeo notei que você colocou a correia ligada direta no motor sem redução talvez seja este o seu problema,
Título: Re:Troca de Cabo de Aço por Correia Sincronizada, problemas !!!
Enviado por: Edu Lopes em 14/06/15 - 13:30
Eu se fosse vc voltaria a usar o cabo de aço...
Ele quebrava com frequência porque o eixo onde ele era enrolado tinha um diâmetro muito pequeno.
Se aumentar este diâmetro o cabo não quebra mais... pode fazer um teste que irá notar isto.
Em qualquer casos, cabos de aço não aceitam diâmetros muito reduzidos.
Só colocar um diâmetro maior no eixo que tá resolvido seu problema...  e tem outros cabos, Kevlar, por exemplo, que são muito mais resistentes que os cabos de aço normais.
Cabos usados em para-quedas.. enfim, pode fazer experiências com vários tipos de cabos que são muito, mas muito mais resistentes que o cabo de aço normal..  já estivemos falando sobre isto aqui mesmo, em outro post..
Mas seja qual for usar, não esqueça que precisa aumentar o diâmetro do eixo...  na medida que usa hoje, dificilmente algum vai aguentar sem se romper..


Título: Re:Troca de Cabo de Aço por Correia Sincronizada, problemas !!!
Enviado por: mulapreta em 14/06/15 - 13:53
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Olhando o vídeo notei que você colocou a correia ligada direta no motor sem redução talvez seja este o seu problema,

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É isso. É isso...

Parabéns, você acertou na mosca...

Flávio, Refaça o projeto usando aquela engrenagem que parece ter uns 60 dentes...

Edson

 

Título: Re:Troca de Cabo de Aço por Correia Sincronizada, problemas !!!
Enviado por: FlavioLeal em 14/06/15 - 19:16
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Eu se fosse vc voltaria a usar o cabo de aço...
Ele quebrava com frequência porque o eixo onde ele era enrolado tinha um diâmetro muito pequeno.
Se aumentar este diâmetro o cabo não quebra mais... pode fazer um teste que irá notar isto.
Em qualquer casos, cabos de aço não aceitam diâmetros muito reduzidos.
Só colocar um diâmetro maior no eixo que tá resolvido seu problema...  e tem outros cabos, Kevlar, por exemplo, que são muito mais resistentes que os cabos de aço normais.
Cabos usados em para-quedas.. enfim, pode fazer experiências com vários tipos de cabos que são muito, mas muito mais resistentes que o cabo de aço normal..  já estivemos falando sobre isto aqui mesmo, em outro post..
Mas seja qual for usar, não esqueça que precisa aumentar o diâmetro do eixo...  na medida que usa hoje, dificilmente algum vai aguentar sem se romper..
Edu, eu uso barra roscada de 16mm, realmente é um diâmetro pequeno.
Porém é barato e eficiente pois as polias de tanquinho Arno servem certinho.
Você usa cabo de aço? Qual seria um bom diâmetro?

Obrigado,

Flávio
Título: Re:Troca de Cabo de Aço por Correia Sincronizada, problemas !!!
Enviado por: FlavioLeal em 14/06/15 - 19:17
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Olhando o vídeo notei que você colocou a correia ligada direta no motor sem redução talvez seja este o seu problema,

Obrigado, vou tentar fazer isto amanhã e coloco aqui os resultados.
Título: Re:Troca de Cabo de Aço por Correia Sincronizada, problemas !!!
Enviado por: FlavioLeal em 14/06/15 - 19:20
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É isso. É isso...

Parabéns, você acertou na mosca...

Flávio, Refaça o projeto usando aquela engrenagem que parece ter uns 60 dentes...

Edson

Edson,

É a polia de tanquinho Arno, vou fazer isto amanhã.
Mas me intriga que mesmo um motor Nema23 não "tenha força" sem a redução.
Vou fazer o testa amanhã e posto os resultados.

Obrigado.
Título: Re:Troca de Cabo de Aço por Correia Sincronizada, problemas !!!
Enviado por: mulapreta em 14/06/15 - 21:24
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Mas me intriga que mesmo um motor Nema23 não "tenha força" sem a redução.

Usar motor NEMA 23 não quer dizer que terá força para movimentar seu Eixo. Dependerá muito da potencia em Kgf/cm2 que o motor tem.
Existe motor NEMA23 de 6 Kgfcm2 pra 32 Kgfcm2 e até mais...

Poste o resultado após colocar de volta aquela polia "grande".

Edson