Clube CNC Brasil
Puzzles, arquivos grátis p/ fresar, arte de usuários, pedidos ... => Acabamentos, Pinturas e etc ... => Tópico iniciado por: Carlos Alencar em 06/11/15 - 13:00
-
Amigos,
sobre acabamentos para peças cortadas em alumino....... alguem com mais experiencia poderia me dar ideias sobre como polir a face de peças ?
o acabamento na borda da face (no topo da borda e junção com a face.....aresta talvez) nao fica muito legal pq a primeira leva de cavaco meio que solda na peça.
tenho usado fresas de 1 ataque 1/8 - rpm 15k - avanço 2 m /mim e descendo 0.3 mm por passe. a fresa é uma chinesinha barata.. eu acredito que ela tenha um angulo na ponta bem peculiar (ja comprei outras fresas muito parecidas, mas com angulo diferente e que ficaram com o acabamento pessimo !). tentei tbm fresas de 1/8 15k rpm, avanco de 2 ate 2.5 m /mim e 0.3 mm com DOIS ataques, mas ficou até pior.
qq "mole" e a dita quebra... mas acredito que o problema seja vibração na fixacao das peças (que acredito ter solucionado com um trancalho que fiz).
sobre a questao do acabamento.... apos o corte, fiz uns testes escovando as peças com lixa... para dar uma impressao de "escovado"... ha quem goste; tbm peguei uma peça da dremel que é uma escova de metal e usando a furadeira de bancada fiz um circulos.....tbm existe quem ache legal.
o lance é que eu tenho certeza que a maioria das pessoas irá preferir a peça polida e brilhosa.... entao pergunto aos mais experientes... o que posso fazer ?! (peço a gentileza de se for o caso de varias lixadas me informar o grano das lixas usadas e a sequencia).
ah! comprei um "limpa aluminio"...... passei....mas nao notei muita diferença; coloquei as peças de "molho" no ultrassom e nada tbm.
abaixo algumas fotos para entender o que estou perguntando....
Obrigado a todos !
Carlos
-
Se a primeira leva de cavacos estão grudando na peça é sinal de que os dados de corte não estão bem definidos.
Faça experiencias aumentando o avanço e ou a profundidade do corte.
Aqui no fórum temos umas apostilas sobre dados de usinagem e também de afiação de ferramentas; que creio possa ajuda-lo, salvo engano, pesquise a palavra "gume de corte" que deves encontra-las.
Mas ainda que se adeque não pense que seus problemas se acabaram; pois o tal do alumínio é um danado; de um lote de fundição para outro varia a composição e terás que sempre estar atento para modificar os dados de corte para adequar ao material
Creocad
-
Creocad... e se ele fizer no percurso sobre metal, talvez melhore o acabamento?
Marcao
-
Deixa eu dar o meu pitaco aqui afinal décadas que trabalho em uma indústria onde o forte era ferramentas...
Mas alumínio é ruim para dar acabamento mesmo. Você não conseguirá sem ter ferramentas apropriadas , máquina sem vibração , peça bem fixada e muita RPM....
as ferramentas para dar bom acabamento em alumínio normalmente tem uma geometria trabalhada (em alguns casos, polida) ... Por aí você imagina..
no acabamento lateral das suas peças dá impressão que o corte não está bom e que está vibrando.....
Mas dá para se remediar ? Sim.. Lixa fina, infelizmente, mas se o pré acabamento estiver ruim, esqueça.
Tem empresas que pegam as peças de alumínio e colocam ela em um tanque vibratório com pedras abrasivas. isso ajuda por incrível que possa parecer, mas mesmo assim o resultado final ainda fica a desejar. Lixa....
Claro que dá para melhorar mas com 15.000 rpm que vc disse , se sua máquina não tiver uma boa estrutura e vibrar, acho até que piora.
Mas só para finalizar, sua ferramenta me parece ser o principal problema , como disse dê preferência por metal duro e com bom acabamento inclusive na hélice.... isso mesmo na hélice(s) da ferramenta.
-
Creocad... e se ele fizer no percurso sobre metal, talvez melhore o acabamento?
Marcao
Creio que não e explico: Se os cavacos estão ficando grudados na peça é porque estão próximo ao ponto de fusão; então apenas dar o passe de acabamento não irá consertar os estragos nos locais onde eles grudaram.
Terá que estudar sobre geometria de corte da ferramenta, dados de usinagem e não se descuidar da refrigeração, que no aluminio tem um papel importante quando se usa altas rotações; e por falar em alta rotação talvez minore o problema reduzindo a rotação da ferramenta.
Como bem disse o Antonio; aluminio é um dos materiais mais chatos para se conseguir um acabamento, exatamente por ser muito susceptível de ficar marcado até mesmo por uma variação brusca de temperatura localizada, como ocorre no local do corte; daí a importancia de se manter uma refrigeração abundante e eficiente.
Creocad
-
Creocad, poderia me explicar o que eh o "passe de acabamento" ? Uso o artcam para gerar o g code. A fresa chinesinha que eu usei...de um corte e canal "largo" usei justamente pq imaginava que tiraria mais cavacos do percurso. Usei o tapmatic para aluminio, mas diretamente da lata, pelo bico, a qtd que sai era pessima....li e pesquisei e comprei o oleo hidrosoluvel que estou usando com uma bisnaga (o controle ficou melhor). Tenho afastado os cavacos molhados com uma trincha macia. Achei curioso suas colocacoes sobre o rpm....achei ate que estava baixo (pelo q li nos sites gringos). Hoje usinei barras de 1/4'e fiMpela primeira vez desbaste......achei uma fresa de 3 cortes que nunca havia usado antes e q tbm nem sabia que tinha. O acabamento ficou um pouco melhor.....mas com medo descia 0.25 mm por vez. A fresa tem tbm 3mm e me parece ser de metal duro. Vou postar uma foto. Muito obrigado pelas respostas...tbm aos demais. Peco que continuem, se possivel, escrevendo sobre o assunto.
Carlos.
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
-
Esta abaixo é a fresa de 1 ataque 1/8 " que estava usando com 15k rpm e descendo 0.3mm e 0.25 mm avanço de 2 m/min e 2.5 m/min. Lendo e conversando com pessoal do UK eu acho que fiquei impressionado com a ideia do "chipload" e retirar o cavaco que so me lembrava disto. Para complicar, como so tenho barras chatas eu so podia usar fresas pequenas.
a maioria das minhas fresas pequenas (de pequeno diametro) ou sao raiadas, ou 1 ataque ou 2 ataques de topo.... como o acabamento com a de 2 ataques ficou muito pior (alem do barulho horrivel durante o corte) eu meio que fiquei cego para apenas o uso desta de 1 ataque.
assumi (bem provavelmente errado) que ela era a solução e que eu deveria "achar" a configuracao para ela de qq forma.
hoje já tarde, achei numa gaveta uma fresa de 3 atques, de 3 mm que usei e deu um acabamento bem melhor.... talvez, ela seja mais apropriada (essa eu nao bati foto.....).
-
estas foram feitas com a fresa de 3 ataques que achei... na barra chata 1/4 espessura e 3 ".
o acabamento melhorou. e o cavaco nao "grudou" ou fundiu com a peça. A usinagem foi feita como Climb e nao convencional.
ah!! a liga das barras é 6063-T5. ou pelo menos me foi dito que seria.. material comprado ao longo dos anos na Belmetal.
Creocad.. por favor me explique o que é o passo de acabamento eu acho que estou fazendo isso errado e da forma mais burra que existe.
como esta peça é praticamente apenas desbaste eu fiz o desbaste com o "padrao" sugerido pelo artcam para passo lateral, que é 40% do diametro da fresa.... acreditei que o "passo de acabamento" seria, por exemplo passar mais uma vez a fresa diminuindo este passo lateral já na profundidade final do desbaste e ou mudando o "caminho" da fresa de raster para raster com algum angulo ou alterando para offset... ou coisa que o valha.
mais somando o que o marcao e vc escreveram......acho que nao é isso. De tao elementar que isso deve ser...nao achei nada falando detalhadamente o que seria este acabamento. ;-)
Obrigado,
Carlos
-
Passo de acabamento é realmente a técnica de deixar um pouco de sobre metal para ser retirado no último passe da usinagem; geralmente é de alguns décimos de milimetro e com avanço maior ou menor, e aqui é que a porca torce o rabo, pois depende muito da geometria da ferramenta, da ductibilidade e resistência do material, refrigeração etc etc para se obter um bom acabamento; mas como vc quer é que fique polido aí a coisa fica ainda mais complicada.
A sugestão é estudar bem tudo que se tem sobre dados de usinagem e depois fazer testes com as ferramentas disponíveis.
Sugiro que vc adapte um sistema de refrigeração continua; usando bomba de aquário ou de esguicho de parabrisas automotivos; pode-se tentar também usar querosene como refrigerante, neste caso recomendo diluir com óleo diesel.
Creocad
-
Creocad,
recebi um nebulizador chines por esses dias... testei com um compressor e o negocio é bom....bem legal, mas nao me animei de instalar pq minha mesa de sacrificio é em MDF desbastado e ela tem alergia a qq tipo de liquido. Assim que eu resolver o que fazer com a mesa, vou instalar o nebulizador; vou tentar pesquisar mais sobre o passo de acabamento, pq pelo que vi isso deve ser tao "normal" que ninguem explicitou muito como o faz.
muito obrigado por suas colocações ! vou tentar manter o topico com informacoes, pq tenho certeza que tem muita gente que simplesmente desiste do aluminio ou aceita um acabamento meia bomba pela falta de informacao.
Carlos
-
Oi Carlos,
Caso seja possível postar o link do fornecedor do nebulizador.
Grato,
-
Claudio....foi no ali express 8 obamas.... Coloco o link assim que estiver num pc
Carlos
Enviado de meu LG-D390 usando Tapatalk
-
Creocad,
recebi um nebulizador chines por esses dias... testei com um compressor e o negocio é bom....bem legal, mas nao me animei de instalar pq minha mesa de sacrificio é em MDF desbastado e ela tem alergia a qq tipo de liquido. Assim que eu resolver o que fazer com a mesa, vou instalar o nebulizador; vou tentar pesquisar mais sobre o passo de acabamento, pq pelo que vi isso deve ser tao "normal" que ninguem explicitou muito como o faz.
muito obrigado por suas colocações ! vou tentar manter o topico com informacoes, pq tenho certeza que tem muita gente que simplesmente desiste do aluminio ou aceita um acabamento meia bomba pela falta de informacao.
Carlos
Meu caro não há como expplicitar mais o que seja o passo de acabamento; talvez ninguém colocou foram os dados de usinagem para vc usar; e isto porque cada caso é um caso e em cada máquina teremos "N" variantes.
O melhor mesmo é ir buscando e aplicando informações sobre dados de usinagem e um dia terá o acabamento que procuras, se sua máquina for capaz; pois não existe dados de usinagem se a maquina não tiver rigidez suficiente, por exemplo.........ou o material não estiver suficientemente preso à mesa.
Estarei acompanhando suas pesquisas e postagens futuras; pois sempre temos o que aprender.
Creocad
-
o nebulizador.....
http://www.aliexpress.com/snapshot/6909556153.html?orderId=69230266654051 (http://www.aliexpress.com/snapshot/6909556153.html?orderId=69230266654051)
-
Creocad,
eu imaginei (pelo visto erradamente) que existia um metodo para esse passo final de acabamento quando li as respostas anteriores; digamos que alguma "tecnica" meio padronizada.
hoje fiz mais uma peça em barra chata de 1/4 com desbaste de areas... fui descendo de 0.25 mm (desbastei 3mm). o segundo percurso, usando a mesma fresa, eu mandei começar em 3mm e terminar em 3mm e mudei a opcao raster do desbaste para raster 90 graus. Ja consegui um acabamento mais espelhado e polido...em resumo....vou ficar testando e brincando com isso. Mantenho o post atualizado qdo aparecer alguma coisa interessante. O que posso adiantar é que o sisteminha de fixacao que fiz com o acrilico como base (esta em outro topico tbm) melhorou muito a rigidez da fixacao das peças e a velocidade para iniciar o trabalho, retirar as peças prontas e até acrescentar "novos" pontos de fixacao durante a usinagem (pausando naturalmente) quando achei necessario.
mais uma vez, Obrigado !
Carlos
-
Oi Carlos,
Obrigado pela dica, agora baixou para 5 obamas.
http://www.aliexpress.com/store/1047693 (http://www.aliexpress.com/store/1047693)
Abraço,
-
Sobre passo de acabamento, gostaria de dar alguns detalhes
o ideal é usar uma fresa com pelo menos 2 cortes. ( a geometria influencia e muito o resultado final)
desbastar e deixar com no máximo 0.5 mm de sobremetal
detalhe
se o desbaste estiver vibrado demais, o acabamento também ficará vibrado....
-
Vou testar.....obrigado
Enviado de meu LG-D390 usando Tapatalk
-
Olá Coralsign,
Dando uma passeada no Youtube achei este vídeo e lembrei do seu tópico, acho que era isso que o pessoal estava querendo dizer sobre rigidez da maquina, fixação e o ultimo passe de acabamento. Tem até laser junto com a CNC. Estou longe do programa, mas tem alguma coisa no Artcam a respeito de "sobre metal" , este é o ultimo passe.
Mande as fotos do que for possível e onde você julga que ficou bom, para podermos comparar com as do inicio do tópico.
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=vUeF8MOe8eY#)
abraços
armando
-
e foi justamente o que disse logo no começo do topico.... ?_26 só nao sei que fresa usar...
Marcao
-
Foi covardia rsrsrsr mas ficom com o desbaste bem marcado para esse grau de trabalho. Amanha vou tentar testar mais opcoes em barras de 1/4. Obrigado armando..... Carlos
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
-
Esta estrategia de sobremetal....deixa a qtd de material definida nos tres eixos? Num caso de desbaste, no eixo z tbm ficara esta qtd para ser removida na ultima passada?
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
-
Esta estrategia de sobremetal....deixa a qtd de material definida nos tres eixos? Num caso de desbaste, no eixo z tbm ficara esta qtd para ser removida na ultima passada?
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Voce define no artcam e deixa o resto com ele...
Marcao
-
Desculpe marcao"....nao fui claro. Obrigatoriamente sera feita a ultima passada tbm no eixo z?.....bom, acho que na simulacao deve dar pra sacar...s ter que mandar fazer para ver..srrs
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
-
Desculpe marcao"....nao fui claro. Obrigatoriamente sera feita a ultima passada tbm no eixo z?.....bom, acho que na simulacao deve dar pra sacar...s ter que mandar fazer para ver..srrs
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Claro que tambem com o eixo Z, sem ele nada seria possivel nao é? kkkk
Faça teste ai que voce vai ver como fica... mas como ja disse sobre a fresa, nao sei qual usar... estou fazendo um trabalho em acrilico e estou usando esse recurso, fica muito melhor....
Marcao
Marcao
-
Marcao,
Acrilico com a chinesa oflute fica perfeito....esse assunto ja pacifiquei. O acab fica perfeito e se preciso de transparencia, vai pro polidor com micro chama....
Para o aluminio ja fiz as pazes com as minhas expectativas. O assunto p mim terminou.Fiz amostras e isso eho q vou vender em termos de acabamento. Se os clientes gostarem....otimo.
Vou compilar as infos e postar.
Obrigadao!
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
-
há casos em que o aço rápido dá melhor resultado, mas depende sempre da"pureza ou não" do aluminio; em ambos os casos, tanto aço rápido quanto metal duro o que irá influenciar sobre maneira é o angulo de folga da ferramenta (angulo que propicia a expulsão do cavaco), determinando se será enrolado, quebrado ou continuo etc etc; alguns o nomeiam como angulo de ataque, mas aí é outra discussão.
O certo é que deve-se ir testando até achar a afiação ideal e ou a ferramenta comprada pronta com a geometria que melhor atenda; por isto sempre recomendo estudarmos sobre afiação/fabricação de ferramentas; já vivenciei casos ( no cobre eletrolítico) em que a melhor ferramenta foi uma fabricada com pedaço de lâmina de serra........
Creocad
-
Meus filhos, estou adorando esse assunto.... mas... varias vezes eu pesquisei aqui no Clube sobre fresas e acabamentos... ate ai tudo bem, fiz varios testes com as dicas.. mas... esse mas mata qualquer um kkk nao deu resultados, alias, alguns casos sim, mas outros nao... ai me perguntei, "será que a minha maquina nao funciona porque a geometria dela nao é adequada, porque na maquina do usuario dá certo e na minha nao"? E foi ai que cheguei numa conclusao... precisa fazer muitos testes para ter resultados, e nao tem jeito mesmo...
Bom, isso é a minha opiniao, salvo engano.....
Marcao
-
Amigos,
primeiramente preciso definir algumas coisas para que este topico e as pesquisas que fiz (e a ajuda dos amigos, naturalmente) tenha alguma serventia.
1) Nao tenho a intencao de fazer peças tecnicas. Chamo de peças tecnicas, aquelas que precisem de precisao na casa dos milimetros, aquelas peças que serão submetidas à tensoes, condições extremas e que serão utilizadas como parte de maquinas e sistemas.
2) A intenção é fabricar em aluminio peças para sinalizacao, decoração e reprodução de logotipos, letras e simbolos; basicamente material aonde, por exemplo, a liga da peça de aluminio nao fará nenhuma importancia.
dito isso, o que realmente "importa" para o trabalho é o acabamento estetico da peça; e isso tbm é muito dificil de quantificar, pq nem sempre para um projeto, o acabamento "polido" e "brilhoso" é o mais interessante e esperado. A ideia é portanto entender o que consigo fazer e como consigo chegar a alguns resultados previamente imaginados (o caos total nao é muito interessante neste caso, pq infinitos "prototipos" podem ser requeridos pelo cliente final, o que inviabilizaria o processo de fabricacao).
Para o caso principalmente de textos, reparei que, devido ao pequeno tamanho das peças, dificilmente baixo-relevos, desbastes e percursos em que soltarei a peça serão possiveis, devido ao diametro das frezas e o nivel de detalhe das letras (principalmente miolos e serifas); essa questao ficou facilmente e satisfatoriamente resolvida com o uso de fresas Vbit, com um passo ao longo do vetor para apenas "marca-lo" e tornar visivel as letras.
Passo entao para os "problemas"... a borda da face (que as vezes devido ao cavaco expelido fica com rebarbas) e a lateral das peças; a questao do desbaste e as marcas que ficam na superficie desbastada (os arrastos da fresa e arranhoes) é interessante e fiz varias experiencias.
a) mudei os angulos do desbaste e consegui diversos efeitos; usando 0 grau e no ultimo passe usando 45 ou 90 graus, verifiquei um ladrilhado e efeitos interessantes, nao descendo mais o Z.
b) a questao do sobremetal, nao me produziu diferenças notaveis, nos exemplos que fiz;
no ultimo exemplo usinei dois desenhos identicos na mesma peça, um ao lado do outro. o primeiro sem o sobremetal e o segundo com ele... as peças ficaram praticamente identicas. Como nao preciso de peças com "precisao", durante esse processo de teste, pude, por exemplo em uma delas fazer mais uma usinagem com um offset de 0.05 e mudando o passo lateral da ferramenta (do padrao do artcam de 40% do diametro, para 20% ou 15%) conseguir um acabamento mais suave e mais polido (o tempo consumido nao foi absurdo, pq coloquei a altura inicial como o final da ultima usinagem e usinei 0.05, entao foi apenas uma passada em Z e com passo lateral bem pequeno... o acabamento ficou bem legal).
C) as fresas. Testei apenas as que eu tinha (acumulada ao longo dos anos). apenas duas cortaram e desbastaram o aluminio de forma razoavel.
a de 1 ataque e uma de 3 ataques com um angulo que expulsou bem os cavacos.
as de 2 ataques, as raiadas (sim ! testei com elas tbm rsrss), as de 4 ataques e até qlgumas de 1 ataque foram pessimas.... tiveram alumino soldado na fresa e fizeram resultados ruins e esquisitos.
para as V-bit eu notei que o passo em Z tem que ser bem pequeno, pq senao fica com bastante cavaco e é impossivel dar acabamento pq é um baixo relevo; notei que funcionou para "limpar" estes cavacos passar mais uma ou duas vezes no ultimo Z do percurso... para "remover" mesmo os cavacos.
logo no inicio eu identifiquei que com lubrificação e resfriamento a usinagem ficou muito melhor... testei o alcool, agua, oleo de corte tapmatic tipo 2 (acho que é esse o especifico para alumino) e no final.... depois de ler muito sobre isso no forum... o OELO HIDROSOLUVEL. decidi que este ultimo é a melhor opcao... pelo resultado e pelo custo (acho que ficou igual ao oleo de corte com uma fracao do seu custo).
a fixacao das peças é fundamental...nas altas rotacoes... qq "tremida" e a fresa quebra. Inicialmente prendi as barras com fita dupla face + grampos tipo rockler...nao rolou. passei entao para inicialmente colocar uma broca no spindle e projetando no artcam a posicao de parafusos e o diametro das cabeças fazer furos nas barras de aluminio e colocar parafusos (as barras eram prendidas em pedacos de MDF com dupla face e dois parafusos nas extremidades).... é lento, e bem chato...improdutivo e eu reparei que mesmo aparafusando diretamente no MDF, dependendo do tempo de usinagem, os liquidos estufavam um pouquinho o MDF e isso ja era suficiente pra quebrar mais fresas.
a "solucao final" fou um JIG em acrilico com furacao e porcas e a fixacao das barras de aluminio com calços e parafuso fixados com chaves de fenda. Depois deste jig, so quebrei UMA fresa e como nao estava vendo como quebrou....desconfio que errei a arte e ela tocou nos batentes... mas o resumo é que com parafusos + porcas e numa superficie impermeavel a fixacao ficou perfeita, eu diria.
apos as peças usinadas eu tentei lixar e essa parte de acabamento eu ainda estou pesquisando e trabalhando.
espero ter ajudado com as minhas "experiencias".
Ah sim !! todas as peças de aluminio foram usinadas em peçade 6063 T5.
usei na maioria das usinagem 15k rpm, avanco em torno de 2000 mm/min e passo vertical de 0.3 / 0.25 para fresas de 1/8 e de 0.6/0.5 mm para as fresas de 1/4.
as Vbit, para um acabamento bom eu descia 0.1 mm e no ultimo passo em Z eu passava 2 ou 3 vezes para garantir que nao tinha nenhum cavaco fixado.
NAO USEI AR para expelir os cavaco (e me arrependo de nao ter feito este teste) e lubrifiquei sempore.
poxa... as fotos ficaram pessimas....
Abracos.
Carlos