Clube CNC Brasil

Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ... => Motores de Passo => Tópico iniciado por: Savio Souza em 08/11/15 - 14:06

Título: substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Savio Souza em 08/11/15 - 14:06
Boas pessoal, tudo bem ? mais uma vez estou aqui solicitando a ajuda dos amigos. Seguinte: minha cnc tinha um motor no eixo Z, da Akiyama, modelo AK57H8/3.6 - 1.8., de 21KG, que, ligado na minha placa cnc3ax, dava, segundo o dada sheet, 14.7kgf em unipolar.... Pois bem ,esse motor deu problema e como eu tinha aqui um outro motor da action motors, de 19kg, modelo SM1.8-D19-CS, que segundo o fabricante, daria uns 14kg em modo unipolar, eu fiz a substituição dos motores....em em principio liguei e deu tudo certo, mas aí me veio uma duvida....... e a corrente, tensao, amperagem dos motores, o que fazer? pois comparando os data sheet, existe um pouco de diferença. Após ler inúmeros posts sobre regulagem de corrente de driver, fui no ci L297, com o multimetro em DCV 2 nos pinos 2 (terra) e no pino 15. Esse eixo mediu 205. Seria 205mV? Indago, posso deixar assim ou devo elevar para 300mV ? os outros eixos (X e Y) mediram 215. O que voces me aconselham ? Obrigado pessoal, Segue o comparativo dos data sheet.....
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: marciotalharte em 08/11/15 - 20:47
num sei nem do que vc ta falando!
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Edu Lopes em 08/11/15 - 23:03
Oi Sávio...
Importante mesmo é a corrente...  se vc configurar o driver para uma corrente acima do que o motor aguenta, ele frita...
Se os dois, tanto o anterior como este que vc instalou estiverem configurados como Unipolares, dá para perceber que o Akyiama aceita 4A por fase, enquanto este da Action Motors que vc instalou aceita apenas 3A por fase, isto no modo Unipolar...

Portanto era necessário mesmo é abaixar a corrente, visto que possivelmente antes era usado 4A e agora necessita apenas de 3A.. eu não sei como configurar isto nesta tua placa..  mas dá uma conferida no manual e vê isto aí, pois se antes era 4A e agora o motor só aguenta 3A, se deixar assim pode dar problema no motor.. mas sem ter certeza não aumente para 300mA não....  pode fritar teu motor..

Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Savio Souza em 09/11/15 - 08:19
Oi Edu, tudo bem ? Entendi suas colocações. Ja baixei o manual da placa cnc3ax e estou estudando o mesmo.  Pelo o que eu medi na placa 205mV, seria 2,05 volts? Se for isso, acredito que posso deixar assim, né? apesar de que fiz essa medição sem ligar a alimentação do motor. Obrigado mais uma vez pelas dicas aí. 
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Edu Lopes em 09/11/15 - 11:43
Oi Sávio..
Como te disse, não conheço esta placa...
Mas esta tensão que vc mediu corresponde à corrente que será fixada para o motor e não à tensão, que vc comenta estar em (2.05V)....  não seria V (volts) e sim A (ampere)
Mas se seu motor é de 3A, pode fixar neste valor, senão perde um pouco de potência... mas é estranho este valor tão baixo,  pois o anterior era (pelo datasheet) de 4A...   se estava setado com 2,05A então tava muito abaixo do especificado...
Seria bom conferir isto pois o ideal é trabalhar com a corrente especificada para o motor, do contrário perde potência...
Aproveita e confere os outros motores.. 

Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Savio Souza em 09/11/15 - 11:55
Pois é Edu. Eu medi os demais motores (eixo X e Y) e estao com 215 ou 2,15A..... Achei baixo tambem. Agora paia esta dúvida: aumenta ou nao a amperagem.rssrrs. Nao estou pretendendo aumentar nao, pois eles estavam rodando satisfatoriamente, a nao ser que cause um prejuizo maior, alem da perda de potencia....
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Mac_RC em 09/11/15 - 13:06
Savio,

É  como o nosso sempre prestativo Edu disse, este motor que vc colocou é para trabalhar com 3 amperes por fase que daria uma regulagem no pino 15 do L297 de 300 mV  (Miter na escala de 2 vdc), mas se tu prefere deixar em 215mV não ha nenhum problema, apenas perda de desempenho do motor, mas ele não vai queimar e nem gerar problemas a menos que o valor fique tão baixo a ponto do motor não rodar e tu fique insistindo, dai vai aquecer e queimar.

Em outras palavras, é melhor menos do que mais porem dentro de certos limites... ?_26
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Savio Souza em 09/11/15 - 22:59
Pessoal, a alegria durou pouco..rsrs com o motor novo instalado, sem alterar a amperagem, comecei a fresar, durante as 5 primeiras peças, tudo ok, entretanto, na sexta, notei que ele perdeu passo novamente... baixei mais a velocidade do eixo Z, mas nada, com o passar do tempo, começou a perder passos direto.... uma coisa que notei tem um tempinho, foi que, num dia, o trafo deu duas roncadas, mas nada que tivesse atrapalhado a fresagem, fresei varias peças apos essa roncada.... Pergunto, tenho o ci l297 de reserva, seria interessante troca-lo para verificar se vai melhorar? o que mais posso fazer ? obrigado....
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Edu Lopes em 09/11/15 - 23:09
Sávio, sei que tem vários amigos aqui usando estas placas e pode ser até que para alguns estes drivers satisfaçam, mas eu não gosto destas placas..   já conheci muitos amigos que tiveram problemas com eles e se quer mesmo solucionar teu problema, compra três drivers mais robustos, coloca aí e pode trabalhar em paz...  não vai ter mais problemas..
Tem uns drivers importados da China que são bem robustos. Instalei há poucas semanas três deles e a máquina que vivia perdendo passos, viveu de novo....   tá bem rápida e nunca mais perdeu passos...  e tem também as Apoenas do amigo Mac...  são soluções que vão te trazer mais segurança e com certeza vc não vai mais ouvir falar em perdas de passos... 
Com estes drivers aí vai sofrer bastante e corre o risco de perder motores novamente...   
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Mac_RC em 10/11/15 - 20:06
Savio,

Se não fez ainda, então experimenta regular o motor na corrente exata (3 amperes) que talvez resolva !? ... ?_26
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Savio Souza em 10/11/15 - 22:22
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Savio,

Se não fez ainda, então experimenta regular o motor na corrente exata (3 amperes) que talvez resolva !? ... ?_26
Mac, agora a noite eu substitui o L297 e todos os IRF640 do eixo, mais ainda nao regulei a amperagem na placa. continua com os 205mV. Eu te pergunto, essa medição eu fiz foi sem fazer jog no motor... Se eu aumentar para 300mV, na hora que ele estiver fresando, nao vai subir a amperagem nao ? Nao sei é uma pergunta idiota, mas nao custa perguntar....rsrs..obrigado..
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Savio Souza em 10/11/15 - 22:24
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Sávio, sei que tem vários amigos aqui usando estas placas e pode ser até que para alguns estes drivers satisfaçam, mas eu não gosto destas placas..   já conheci muitos amigos que tiveram problemas com eles e se quer mesmo solucionar teu problema, compra três drivers mais robustos, coloca aí e pode trabalhar em paz...  não vai ter mais problemas..
Tem uns drivers importados da China que são bem robustos. Instalei há poucas semanas três deles e a máquina que vivia perdendo passos, viveu de novo....   tá bem rápida e nunca mais perdeu passos...  e tem também as Apoenas do amigo Mac...  são soluções que vão te trazer mais segurança e com certeza vc não vai mais ouvir falar em perdas de passos... 
Com estes drivers aí vai sofrer bastante e corre o risco de perder motores novamente...
Edu, obrigado cara, vou ter que partir para uma eletronica ou pouco melhor mesmo... valeu as dicas.. Mas, enquanto a grana nao chega, rsrsrs, vou passando raiva com essa aki. O Mac me deu a ideia de colocar os 300Mv no motor mesmo, vou fazer uma experiencia.........
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Edu Lopes em 11/11/15 - 00:53
Sávio, estes drivers são "fonte de corrente constante", portanto, se estiver tudo bem com a "saúde" deles, pode variar tudo, menos a corrente. É justamente isto que eles fazem: "travam" a corrente no valor que vc especificou durante os ajustes e ela não varia. Chegou no máximo pré-estabelecido, a corrente para de subir...   e é justamente o que preserva teus motores de "irem para o céu"...

E segue o que o MAC ensinou que realmente pode resolver, ou pelo menos amenizar teus problemas.
Se tem dois motores de 4A, fixa em 400mv a tensão destes dois. No caso deste que vc substituiu, que sabemos ser de 3A, deixa em 300mv...  e faz uns testes aí.

Estes motores costumam apresentar a melhor performance quando estão setados para trabalhar com a corrente para o qual foram fabricados. Com correntes abaixo do valor costumam perder passo mesmo...  é normal..

Quanto ao aquecimento, vc pode "medir" a temperatura destes motores com as mãos mesmo..
Se conseguir segurar eles com as mãos sem se queimar, tá tudo bem... 
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Mac_RC em 11/11/15 - 15:41
Savio,

O Edu já respondeu tudo, e não se preocupe, uma vez regulado não vai subir nem com jog nem nada!
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Savio Souza em 11/11/15 - 21:00
Beleza entao meus amigos, amanha eu vou configurar as amperagens.. Obrigado
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: JCS em 12/11/15 - 21:12
Prezados,

Com pedido de permissão aproveito para o seguinte:

"Y" - AK34/100F8FN1.8 antigo AK85H/6-1.8, ligado no modo unipolar -Corrente  3.0A/Fase, Tensão 8,0V/Fase. Não roda e esquenta muito sem condição de medir a temperatura com a mão (Mestre Edu).

Configurado no EMC2 - Ubuntu 10.4: Fuso passo 5; Mx Velocity 15; Mx Aceleração 150; Table Travel 0,0 para 930,0mm. Jumper Full step

A configuração para "X" e "Z" é a mesma, só diferenciando o tamanho do eixo. Estão rodando redondos.

Fiação verificada muitas vezes.

Driver foi trocado, motor também. Problema continua. Eixo não roda e motor esquenta muito.

??????? Não estou conseguindo detectar o problema.

Alguém já passou por isso?

E.T.: Toda a eletrônica é Apoena.

Outra coisa interessante: alimentação da fonte 32V, se aumentar para 42V ou 50V estora o fusível geral da fonte dos motores (25,0 Amperes).

Motor de 8 fios: Vermelho, Amarelo, Azul, Preto, Branco, Laranja, Marrom e Verde.

Ligação no driver: Unipolar - Pino 6 (BA1) vermelho, (BA2) preto, Amarelo e Azul juntos  no pino 7(VMT); Laranja e Marrom juntos pino 7(VMT), pino 8 (BB1) branco e (BB2) verde.

Que coisa não. Estou desolado.
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Creocad em 12/11/15 - 21:16
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Prezados,

Com pedido de permissão aproveito para o seguinte:

"Y" - AK34/100F8FN1.8 antigo AK85H/6-1.8, ligado no modo unipolar -Corrente  3.0A/Fase, Tensão 8,0V/Fase. Não roda e esquenta muito sem condição de medir a temperatura com a mão (Mestre Edu).

Configurado no EMC2 - Ubuntu 10.4: Fuso passo 5; Mx Velocity 15; Mx Aceleração 150; Table Travel 0,0 para 930,0mm.

A configuração para "X" e "Z" é a mesma, só diferenciando o tamanho do eixo. Estão rodando redondos.

Fiação verificada muitas vezes.

Driver foi trocado, motor também. Problema continua. Eixo não roda e motor esquenta muito.

??????? Não estou conseguindo detectar o problema.

Alguém já passou por isso?
Se a configuração é a mesma; tente colocar o motor do eixo y no cabo do eixo x e  vice versa ( o x no cabo do y), assim verás se o problema não é do motor.

Creocad
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Edu Lopes em 12/11/15 - 22:05
Meu grande amigo Júlio Cesar...
Esta sugestão do Creocad é mesmo a melhor forma de vc diagnosticar o problema.
Troque inicialmente a fiação de saída do driver do X (ou Z que estão normais) pelo do eixo Y.
Se trocando a fiação que vai para o motor ele girar normal, tá matado e bem morto o problema: defeito defeito no driver ou algo antes dele...
Se trocando a fiação ficar na mesma, ou seja o motor não girar (sendo alimentado com o driver que antes alimentava o motor do X), então o problema é no motor (mas vc relata que já o substituiu).
Bom...  se for detectado que não é o driver nem o motor, então o problema vai ser com algo ANTES do driver.... (Interface, por exemplo)....

Verifica isto...

Aproveita e abre uma nova postagem para a gente ir acompanhando o desenrolar desta história...
E aproveita e fala o modelo do driver que vc usa, voltagem da fonte, modelo da interface, etc..  é bom pra gente analisar isto tudo aí e ver como podemos ajudar melhor para que vc possa voltar a rancar cavacos aí.. rssssssss

Boa sorte aí....  e no que pudermos ajudar, conta com a gente...   abçs..
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: JCS em 12/11/15 - 22:25
Como eu tinha outro motor que será usado no 4º eixo, eu substitui e aconteceu a mesma coisa, o que é interessante. Estou deixando esfriar para colocar no "x". Estou esgotando o pouco que sei e ainda não encontrei nada igual no Forum.

Como reportei anteriormente, toda a eletronica é Apoena.

As voltagens do trafo, antes de serem retificadas são perfeitas o que exclui a possibilidade de defeito. Porém, se alimentar a fonte dos motores com voltagem acima de 32V queima o fusível da fonte dos motores (25,0A). A ponte retificadora está boa. A bem da verdade, esta fonte foi remetida para o MAC e voltou sem ser alterada por estar perfeita. Um draiver foi recuperado. Mas eu substitui por outro e deu no mesmo. Esta máquina é nova, está sendo montada aos poucos há muito tempo, com muito estudo e dedicação, porém talvez eu tenha deixado de colocar o CI da sorte.

Mas Edu, os alertas do Creocad também ja foi eliminado, mas você abriu mais uma janela - interface. Vou verificar.

Abraços a todos.
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Edu Lopes em 13/11/15 - 00:38
Júlio, se vc eliminou defeitos tanto no driver quanto no motor, então o defeito TEM que estar antes do driver. Não pode ser fonte pois a mesma serve aos 3 eixos. E dois deles estão bons...
Se já testou o driver e o motor e todos os dois estão bons (e mesmo assim o motor esquenta), então o problema deve ser procurado antes do driver.
Eu testaria assim: pega o sinal que está sendo enviado ao Eixo X (que está bom) e enviaria ele para o Eixo Y, o que está apresentando problema.
Caso o defeito esteja antes do driver (e por lógica tem que estar antes dele), então o motor do Eixo Y deve funcionar normal pois o sinal que está sendo injetado nele antes acionava o Eixo X, portanto TEM de acionar também o Eixo Y (defeituoso)..
Funcionou. Beleza..  então já matou a charada. O problema está na interface ou antes dela...
Não funcionou.. continua esquentando...
Bom..   aí só marcando hora com os 318 Pastores da Universal...
Ou chamando Padre Kevedo..
Só pode ser coisa do Capiroto...

Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Marciogaspar em 13/11/15 - 20:23
aí só marcando hora com os 318 Pastores da Universal... :brocoli:
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Mac_RC em 14/11/15 - 10:23
Sr.  Julio é um homem complicado, gosta de abrir vários tópicos mas não dá retorno a nenhum ...

Já informei em outro tópico que provavelmente tem algum Mosfet em curto neste driver e se trocou o driver e voltou a dar o mesmo problema é porque tem algo muito errado ai e queimou o outro driver também ...!?!?

Ha algumas alternativas, exemplo: queima os outros dois drivers também ou testa os Mosfets deste que está dando problema.

Minha sugestão que provavelmente será ignorada assim como as outras ...

Desliga, retira e isola os drivers dos eixos que estão bons, não queremos aumentar o problema, deixa apenas o driver com problema ... agora aumenta a tensão no tape e verifica se vai queimar o fusível de 25 amperes, se queimar é porque sem sombras de duvidas, tem Mosfet em curto neste driver. Testar e trocar é muito simples, mas se não trocar também o TC1426 correspondente não vai adiantar nada. Se desejar saber mais sobre este procedimento é só perguntar!
O que estou achando estranho é que antes do fusível de 25 amperes tem um de 7 amperes que deve queimar primeiro a menos que ele tenha sido jumpeado pois em outra msg tu falou da queima deste fusível e depois não mais... ?_12

Abs
Reinaldo
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: JCS em 15/11/15 - 12:13
Mac,

Já incomodei demais. Já remeti o driver e a fonte para você, o primeiro retornou com concerto e a fonte por estar boa.

Desde que veio não havia colocado em uso. Só agora.

E o driver veio regulado. E os outros estão iguais.

As voltagens do trafo estão conforme especificações..

Usando a alimentação para a fonte de 32V tudo bem, porém se aumentar para 42 ou 50 queima o fusível geral da fonte dos motores 25,0 Amp.
 
Os fusíveis individuais para os motores 7,0 Amp não queimam.

Prezado Mac, não fique irado comigo, nutro respeito e admiração por você - há muito. Na realidade não abri o tópico, tão somente aproveitei o gancho do que foi postado pelo amigo Sávio.

Ainda, entendi de provocar retorno quando estivesse palpável a solução, daí não seriam súplicas e sim resultados que seguramente iriam auxiliar a magnitude do Forum e consequente alegria a alguém que já passou ou passará por fatos do mesmo quilate. Rogo pela sua brandura.

jcs

P.S.: De antes: queimou a Ponte retificadora como também o fusível do driver 4 - 7,0 Amp. A ponte foi substituída por uma exatamente igual a anterior, tanto que quando foi remetida para você, retornou como estava, por estar boa. Então, após a substituição da ponte, acima de 32V queima o fusível geral. Coloquei outra ponte igual e acontece o mesmo.

Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Mac_RC em 15/11/15 - 16:14
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Mac,

Já incomodei demais. Já remeti o driver e a fonte para você, o primeiro retornou com concerto e a fonte por estar boa.

Desde que veio não havia colocado em uso. Só agora.

E o driver veio regulado. E os outros estão iguais.

As voltagens do trafo estão conforme especificações..

Usando a alimentação para a fonte de 32V tudo bem, porém se aumentar para 42 ou 50 queima o fusível geral da fonte dos motores 25,0 Amp.
 
Os fusíveis individuais para os motores 7,0 Amp não queimam.

Prezado Mac, não fique irado comigo, nutro respeito e admiração por você - há muito. Na realidade não abri o tópico, tão somente aproveitei o gancho do que foi postado pelo amigo Sávio.

Ainda, entendi de provocar retorno quando estivesse palpável a solução, daí não seriam súplicas e sim resultados que seguramente iriam auxiliar a magnitude do Forum e consequente alegria a alguém que já passou ou passará por fatos do mesmo quilate. Rogo pela sua brandura.

jcs

P.S.: De antes: queimou a Ponte retificadora como também o fusível do driver 4 - 7,0 Amp. A ponte foi substituída por uma exatamente igual a anterior, tanto que quando foi remetida para você, retornou como estava, por estar boa. Então, após a substituição da ponte, acima de 32V queima o fusível geral. Coloquei outra ponte igual e acontece o mesmo.

Julio,

Não tem bronca nenhuma, a unica coisa é que fica difícil te ajudar sem Feedeback ... eu tenho que ficar garimpando o clube pra ver onde vc colocou uma nova pergunta e já lhe disse antes, mantenha-se num único tópico que vai facilitar bastante pois recebo aviso no e-mail de novas msgs apenas em tópicos que acompanho.
E também não tem essa de me incomodar, negócios negócios, amizade a parte ... ou seus drivers funcionando ou seu dinheiro de volta ... ahahaaa ?_13 ?_13 ?_13

Mas tem boi na linha ai, ou os fusíveis de 7 amperes estão com 70 amperes ou o de 25 esta com 2,5 amperes ?!?!?!?!

Seria bom revisar estes fusíveis com carinho e fazer o que te pedi na msg anterior, depois me dá um feedback pois é disto que eu vivo, e preciso, p/ poder agrupar o tico e teco numa unica solução ! ... ?_26 ?_26 ?_26

Abs
Reinaldo
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Savio Souza em 15/11/15 - 16:52
Pessoal, tudo joia? seguinte, como havia informado, troquei o motor, os IFR640, os capacitores e o L297 do eixo Z; Regulei a amperagem de todos os motores dos eixos corretamente, inclsuive do Z, mas nada adiantou..... ela começa fresando normalmente, depois de uns 10 minutos, o eixo Z começa a perder passo, quando eu faço jog, por exemplo, ele dá umas travadas..... E, agora, começou a queimar o fusivel do eixo X. O motor desse eixo tem 3.5A por fase, eu regulei com 310mA e ainda asim ja queimaram 3 fusiveis..... A castanha do eixo Z parece que esta trabalhando ferro no ferro, pelo menos é o barulho que faz quando solto o eixo do motor e giro na mao... os patins estao deslizando suavemente, vou trocar o rolamento aonde o eixo se apoia, em baixo, so pra ter certeza de que nao é ele mesmo....Pergunto. Essa travada do eixo Y pode estar ocasionando a queima do fusivel do eixo X? Segue um link de um video que fiz a noite, do ixo Z, Apesar da qualidade ruim, da pra notar que ele sobe travando, inclusive o barulho fica diferente..... Dêem uma olhada, por favor, ja vou encomendar uma outra eletronica, mas tenho problemas mecanicos tambem......
https://www.youtube.com/watch?v=7YW6OOGZA2A (https://www.youtube.com/watch?v=7YW6OOGZA2A)
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Mac_RC em 15/11/15 - 18:15
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Pessoal, tudo joia? seguinte, como havia informado, troquei o motor, os IFR640, os capacitores e o L297 do eixo Z; Regulei a amperagem de todos os motores dos eixos corretamente, inclsuive do Z, mas nada adiantou..... ela começa fresando normalmente, depois de uns 10 minutos, o eixo Z começa a perder passo, quando eu faço jog, por exemplo, ele dá umas travadas..... E, agora, começou a queimar o fusivel do eixo X. O motor desse eixo tem 3.5A por fase, eu regulei com 310mA e ainda asim ja queimaram 3 fusiveis..... A castanha do eixo Z parece que esta trabalhando ferro no ferro, pelo menos é o barulho que faz quando solto o eixo do motor e giro na mao... os patins estao deslizando suavemente, vou trocar o rolamento aonde o eixo se apoia, em baixo, so pra ter certeza de que nao é ele mesmo....Pergunto. Essa travada do eixo Y pode estar ocasionando a queima do fusivel do eixo X? Segue um link de um video que fiz a noite, do ixo Z, Apesar da qualidade ruim, da pra notar que ele sobe travando, inclusive o barulho fica diferente..... Dêem uma olhada, por favor, ja vou encomendar uma outra eletronica, mas tenho problemas mecanicos tambem......
https://www.youtube.com/watch?v=7YW6OOGZA2A (https://www.youtube.com/watch?v=7YW6OOGZA2A)

Seu vídeo não dá p/ ver, está privativo !

Se a regulagem está p/ 3 amperes com fusível de 3.5 vai aquecer e queimar, pode botar fusível de 7 amperes !

Agora se tu não resolver os problemas mecânicos vai continuar perdendo passo e sobre este assunto já estrebuchamos tudo que dava, é só pesquisar no clube.
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Savio Souza em 15/11/15 - 18:48
MAC, agora o video ta publico..foi uma falha minha..rsrsrs. o fusível que esta é de 5A.... vou resolver sim os problemas mecanicos dela...Agora é questao de honra.rsrs.....obrigado...
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: JCS em 15/11/15 - 19:30
Mac,

Em uma placa queimou 0 1º e 3º IRF640N e na outra o 1º.

Então, vou ter que trocar ao todo:

2 L297;
3 IRF640N; e
3 TC1426. Em uma placa 2 e na outra 1.

Legal né?

O problema é conseguir esses componentes por aqui. Amanhã vou investigar.

Tentei pela internet, mas o TC1426 está difícil.

Mas vamo que vamo.

jcs
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: Mac_RC em 16/11/15 - 14:38
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Mac,

Em uma placa queimou 0 1º e 3º IRF640N e na outra o 1º.

Então, vou ter que trocar ao todo:

2 L297;
3 IRF640N; e
3 TC1426. Em uma placa 2 e na outra 1.

Legal né?

O problema é conseguir esses componentes por aqui. Amanhã vou investigar.

Tentei pela internet, mas o TC1426 está difícil.

Mas vamo que vamo.

jcs

Julio,

Os L297 não são necessários serem substituídos, os demais sim !

Vc encontra os TC1426CPA na Farnel ou na Kintec com o Reinaldo Consorte ... ?_26

Agora precisa encontrar o que está causando está queima ?!?!?
Título: Re:substituição de motor de passo e amperagem correta
Enviado por: JCS em 16/11/15 - 15:03
Mac,

OK. Obrigado.