Clube CNC Brasil
Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ... => Assessórios, incrementos e turbinando CNCs. => Tópico iniciado por: Ze_Luiz em 19/03/16 - 20:24
-
Saudações:
Fiquei em dúvida sobre o local correto para esse post, desculpe se publiquei em tópico errado...
Gostaria de compartilhar esse projeto de um mini ciclone para utilização em cnc de pequeno porte. A peça foi feita em uma impressora 3d e utilizei o projeto disponibilizado no link;
http://www.thingiverse.com/thing:173993 (http://www.thingiverse.com/thing:173993)
Fiz um vídeo para demonstrar o funcionamento;
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=pnD5rkDCZ8I#)
Seguem algumas fotos também.
Obrigado.
-
?_9 ?_9 ?_9 ?_9
parabens nobre amigo
pelo que entendi , a impressora 3d é sua correto
me fale uma coisa, caso queiera né ?_26
estou pensando em comprar uma impressora 3d, para fazer alguns projetos como moldes , e gostaria de sabner sua opinião sobre estas maquinas, e qual vc recomendaria, em termos de qualidade e custo, dentro de suas possibilidades técnicas sobre elas
fico impresionado com a rede globo, que coloca matéria no ar sobre 3d, laser, router, onde colocam como se fosse, comprar e trabalhar :irrit: :irrit: :irrit:
esquecendo de dizer quie junto a maquina, temos que ter conhecimento sobre programas, temos que ter habilidade sobre desenhos , temsos que gostar de fazer, pois ficar horas, dias , semanas, ou até meses em frente a um PC desenvolvendo as criações
a não ser que faça, o que hoje esta acontecendo com muitos, isto é, apenas fazer coisas que ja esta na net, e assim sera mais um a colocar no mercado o que todo mundo ja coloca :irrit: :irrit:
isso me deixa com raiva, pois permite que muita gentye, coloque seu dinheiro suado em maquinas que no futuro, vai ter que vender novamente
abraço
ricardo
-
Ricardo, pesquisei bastante a algum tempo e desisti de comprar para fins comerciais pq cheguei a conclusao (apesar de alguma variedade nos tipos de filamentos usados) q as pecas feitas sao um pouco frageis e se prestam mais a prototipagem....eu nao teria como captar clientes para este tipo de trabalho e tbm me pareceu q o tempo e knowhow gastos para gerar os arquivos de impressao seria demasiado. Talvez para moldes a coisa seja mais factivel......abs. Carlos
Enviado do meu iPad usando Tapatalk
-
ola carlos
sim eu ainda acho isso tambem, apesar de que as reportagem que aparecem na televisão , como a globo acabou de passar, tanto na pequenas empresas grandes negocios, onde foi ridicula a reportagem ,
nobre amigo, realmente para fins de produção em pequena ou media escala, é inviavel, então para grandes escalas, é pior ainda, mas para fazer prototicos, moldes , acho bem enteresante
ainda estou a pesquizar, pois realmente não quero que aconteça o que me aconteceu, quando comprei minha laser.
Eu fui no rio de janeiro, a primeira empresa no ramo de artesanato a comprar uma LASER, e quebrei a cara, pois na época éra um mercado totalmente fechado e quem tinha não mostrava para ninguem
comprei as cegas, achando que éra uma coisa é a coisa éra totalmente diferente
fiz tudo errado, e hoje tenho experiência suficiente pára não errar de novo
na realidade, estou em conversa com uma empresa, ( um cliente meu) onde poderemos fazer uma parceria, que para ambos sera interessante.
este ano devo ir a duas feiras em são paulo , para me aprofundar mais neste assunto, pois hoje as maquina evoluiram bastante,
na realidade carlos, mesmo que hoje elas sejam inviaveis para produação em escala, mas temos que estar sempre atento as novidades, e também ter conhecimento, para que quando chegar a hora certa, darmos um paso a frente de outros
Tudo é questaão de achar o nicho certo para uma atividade pois é assim que penso
abraço
ricardo
-
Senhores, eu mexo justamente com prototipagem, e realmente a impressora 3D de filamento é perfeita pra isso, pois nem todo mundo "enxerga" um desenho em 3D no CAD.
Para fazer moldes ela pode ser útil com limitações, dada a resolução que prejudica detalhes muito pequenos, e também o fato de que a peça é meio "áspera", e não sei se a areia pode grudar (não manjo nada de moldagem) e estragar o molde ao retirar. mas a peça pode com certeza ser lixada e pintada para ficar lisa.
Quanto à resistência, depende do plástico utilizado e da forma de criar o objeto, mas usando filamento de ABS e configurações corretas pode-se conseguir peças praticamente indestrutíveis em uso normal. Eu já fiz diversas peças de uso mecânico ou estrutural em problemas.
Quanto à máquina em si não tenho nenhum interesse pessoal, mas recomendo a empresa Sethi (http://www.sethi3d.com.br/ (http://www.sethi3d.com.br/)), pela qual optei depois de quase 6 meses pesquisando a respeito.
A máquina deles é em acrílico e não em MDF, e o pós-venda e o suporte técnico são excepcionais em qualidade, atenção ao cliente e rapidez de resposta.
Se o pessoal quiser eu ponho algumas fotos de trecos diversos... ?_4
-
Meu filho Claudio, voce disse que faz e ja fez peças mecanicas, como é que voce faz para ter uma "certa" precisão, sabendo que creio eu o material deva retrair ou expandir?
Marcao
-
Caro José Ricardo, como vai!
Demorei um pouco para responder, mas os colegas já apresentaram os principais aspectos e entendimentos sobre a máquina, realmente a produção em serie não é o diferencial.
Também pesquisei bastante antes de comprar, principalmente com o receio que você mencionou, ou seja, tomar cuidado para não se iludir com algo que não atenderá nossas necessidades.
Já passei por vários hobbies e tanto a pequena cnc, como a Impressora são minhas distrações atuais, diante da diversidade de aplicações acabo sim vendendo alguma bem específica e relacionada com esses hobbies, drones, Aquarismo etc, e para isso a máquina atende muito bem.
Quanto a dureza dos materiais, como o ClaudioFernandes mencionou você consegue sim excelentes resultados utilizando o filamento de ABS, principalmente.
Fiquei até surpreso com a qualidade das peças produzidas, tanto em relação a dureza quanto ao acabamento que para minha necessidade atende muito bem.
Com relação às ofertas de máquinas atualmente, você pesquisando perceberá que existe uma lacuna muito grande entre a grande maioria das máquinas de menor preço e com hardware semelhante e as de melhor qualidade.
Uma grande parte das pessoas que adquirem essas máquinas compram os kit(s) e efetuam as montagens, dentre os kits você escolhe entre material de acabamento estrutural e pouca coisa difere na eletrônica. Quase todas possuem o mesmo tamanho de área de trabalho.
Saindo disso os valores literalmente decolam, não existe ainda como no segmento das CNCs uma faixa imensa de possibilidades entre a máquina mais simples e uma mais profissional.
Quanto a recomendação sobre um fabricante específico, também não tenho nenhum interesse, mas comprei a minha da Voolt3d (Santo André – SP). Os principais aspectos que nortearam a minha decisão foram;
1º A máquina é vendida já montada e calibrada, isso ajuda muito no início para o aprendizado.
2º Garantia de 1 ano.
3º O acabamento excelente e material é MDF ultra, a prova d’água e com um coeficiente de dilatação ínfimo. Acho o acrílico bonito, mas fraco para alguns tipos de projetos.
4º A máquina tem sensor de falta de filamento, permite que você efetue a troca sem impactar na impressão.
5º Nivelamento automático. Na verdade o termo deveria ser correção de nivelamento. Achei esse recurso muito interessante, a máquina recolhe uma amostragem das medidas em 9 pontos diferentes da mesa de impressão e ao longo do trabalho corrige por software a altura no eixo Z.
Quanto a valores, você encontrará essas máquinas, sejam kit ou prontas entre 2 a 3 mil reais aproximadamente.
Espero ter ajudado em algo.
Um abraço a todos.
J.Luiz.
-
obrigado Xara José.
se possivel, coloque depois um video de sua maquina fazendo alguma peça, bem como os detalhes de acabamento.
vou fazer uma pesquiza este ano para ver a possibilidade
acho o mercado 3d com menas concorrencia do que os 2d
veja que hoje muita gente que ja tem laser e houter , não sabem nem fazer uma simples caixinha, e nem se enteresa em aprender, então imagina em 3d
veja bem que vc pedir um arquivo de uma simples caixinha não é o problema quando estamos iniciando , mas sim para aqueles que estão a muito tempo, até mesmo anos neste ramo e ainda continua a pedir simples desenhos,
mas como diz uma grande amigo meu
SE VC ACHA CARO CONTRATAR UM PROFISSIONAL, ESPERE ATÉ CONTRATAR UM AMADOR
Amadores são aqueles , não que estão iniciando e sim aqueles que não querem aprender
mas por outro lado, enquanto isso existir, podemos ter o mercado em nossos pés
VIVA A TÉCNOLOGIA ?_9 ?_9 ?_9
abraço
ricardo
-
Meu filho Claudio, voce disse que faz e ja fez peças mecanicas, como é que voce faz para ter uma "certa" precisão, sabendo que creio eu o material deva retrair ou expandir?
Marcao
Marcão, a "certa" precisão é surpreendente, e na faixa da fração de mm a menos de erros grosseiros de operação ou configuração.
Difícil falar em números, mas apesar da relativamente grande retração térmica do ABS, por exemplo, que pode em alguns casos fazer a peça descolar da mesa durante o processo ou mesmo descolar camadas intermediárias o sofrer torções em peças grandes, a precisão dimensional geral é muito boa.
É óbvio que quanto menores os detalhes, mais estarão sujeitos a erros, uma vez que a extrusão é feita com um bico de 0.4 mm de diâmetro e em camadas geralmente com 0.3 mm de altura, e não tem como fugir disso (mesmo com resolução menor, que nessas máquinas tem como mínimo absoluto camadas de 0.1 mm, mas que eu nunca usei).
Esses dias eu produzi umas peças para fazer um suporte para o negatoscópio da minha dentista, e que seriam encaixadas em uma barra redonda de 8.0 mm. Coloquei furos de 8.4 mm na peça, e depois de pronto precisei repassar levemente com a broca somente a parte da base, onde o material "escorreu" mais para os lados, mas isso foi por preguiça de instalaro ventilador de resfriamento da peça recomendável quando se usa PLA.
O PLA em particular, quando fundido, escorre muito mais que o ABS, e às vezes (como no meu caso aqui no verão do MS) é necessário por exemplo retocar parâmetros como temperatura de mesa e de extrusora, mas isso é coisa que se aprende.
No geral eu acho a maquininha muito útil e bastante barata pelo retorno que pode dar.
Zé Luiz, o acrílico no meu caso é de 8mm, forte pacas! As máquinas de MDF existentes na época em que eu pesquisei eram feitas em material comum, e eu me preocupei justamente com a questão dimensional. Se o MDF é resistente à umidade, a coisa muda de figura.
Eu comprei a minha me kit porque o preço era interessante, e também porque eu ADORO montar coisas... hehehe... (ah, os meus tempos de kit de aviãozinho da Revell :D)
-
Olá José Ricardo, farei sim um vídeo do funcionamento da máquina para você ver a qualidade de acabamento possível. Quanto ao mercado e as possibilidades obviamente com o passar tempo veremos o rumo e os nichos que aparecerão, mas com toda certeza o que melhor levamos disso tudo é o conhecimento adquirido com a experiência prática, nossos estudos e essa troca de informações.
?_4.
Abs.
ClaudioFernandes, como vai! estrutura de 8mm ! muito bom, fica bem mais resistente o normal é encontrarmos o acrílico de 6mm. Também gosto de montar uns kits, o problema é que a gente nunca se contenta em apenas montar sempre acha uma forma de usar a cnc para uma melhoria rsrs.
Já a impressora da uma sensação muito legal de ver “do nada” a mesa de impressão limpa e depois de algum tempo sua criação materializa-se e pronto, você tem em mãos a peça pronta.
Vamos seguindo....trocando informações.
Abc.
J.Luiz
-
Bom dia.
José, seguem dois links de vídeos da máquina trabalhando, um deles aparece uma visão geral da máquina e o outro mostra o trabalho em uma das partes do mini ciclone.
Também coloquei uma foto com uma resolução um pouco melhor para tentar mostrar o acabamento.
J.Luiz
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=2cTK7vtbePA#)
! No longer available (http://www.youtube.com/watch?v=Wd-D640UqmA#)
-
Eu fiz um botão de emergência móvel e com base magnética para o torno:
http://www.thingiverse.com/thing:1237436 (http://www.thingiverse.com/thing:1237436)
:D :D
-
Bem bolado e versátil, dá prá colocar bem próximo para qualquer emergência. Parabéns pela ideia.
Aqui no forum tem um local específico para postagens dos arquivos STL para Impressora? Ou seguimos a rotina dos demais arquivos?