Clube CNC Brasil
Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ... => Eletrônica & Eletricidade - Geral => Tópico iniciado por: samusad em 29/05/11 - 12:16
-
ola, os motores podem ser ligados tanto estrela como triangulo mas qual dos dois
deve ser alimentado com a rede local trifasica?
medindo duas das tres fases da rede eletrica da 220V
-
Tanto faz ! Geralmente os motores partem em estrela e depois passam a triângulo ... porque ?
Estrela maior tensão menor torque, triângulo menor tensão maior torque ... isto falando-se de uma rede fixa, como no seu caso !
-
mac no caso de um motor de 6 polos que tem sua tensao na carcaça 220V
para ligar em um cfw10 de 220V devo fechar em estrela ou triangulo?
aqui em salvador a rede eletrica é um neutro e tres fases.
se medir duas delas encontra -se 220V se medir uma das tres fases
com o neutro o valor é 110V
-
É normal, fase e e neutro 110v, fase e fase 220v ... nada diferente daqui !
O Correto é vc ligar em triângulo !
Nota: Se ligar em estrela vc vai precisar de 380v, ou seja seu motor vai ficar mais fraco em 220v, por isto que se parte o motor em estrela e depois passa p/ triângulo .... mas isto no caso de motores de muitos HPs ...
-
Seu motor tem possibilidade de ser usado em uma indu´stria que tenha até 380 V.
Essa possibilidade de ligação em duas tenções, é muito conveniente para o tipo de uso e potência do motor. Exemplo
Se seu motor tiver até 1 HP e o uso será em uma serra de bancada, poderé ser ligado diretamente em 220V em triângulo.
Se deu motor tiver 2 HP ou mais e dependendo do uso, haverá necessidade de ligálo com uma chave de partida. Isto é, uma chave que tenha 3 Posições, no centro desliga para um lado liga como se tivesse 380V, porém essa chave não fica presa nessa posição, ela só fica nessa posição enquanto você segurar a alavanca. como a energia é 220V e o motor está ligado em 380V não haverá aquele arranque forte que poderá fazer uma correia patinar e se romper prematuramente, o motor vai girar lentamente e ganhar uma velocidade tal que quando repentinamente acionar a alavanca para a terceira posição que é a de uso normal que é todo ligada como 220V Motor e Tenção a rotação máxima não sofrerá nenhum arranque brusco.
Eu tinha uma máquina com um motor de 15 HP que acionava duas fresas por uma correia daquelas chatas de couro. e para ligar a máquina era necessário a chave de partida, senão a correia ia pro espaço. além de danificar o eixo.
Espero ter explicado bem qualquer dúvida é só perguntar.
Abraços
Edson
-
entao no caso de ligar em um inversor frequencia podera se ligado tao somente triangulo pois o
inversor fara o processo da chave internamente com as acelerações e desacelerações?
-
Isto mesmo Samusad ! ... ?_26
-
estou grato a todos
;D ?_9
-
entao no caso de ligar em um inversor frequencia podera se ligado tao somente triangulo pois o
inversor fara o processo da chave internamente com as acelerações e desacelerações?
Creio que o inversor não altere a forma de fechamento do motor - apenas modula a frequencia das fases para assim variar as velocidades, pois estas (as fases) são sintéticas e portanto plenamente controláveis.
As rampas de aceleração e frenagem são igualmente sintéticas e funções de frequencia por tempo - só isso...
-
Fabio,
O inversor não vai alterar a forma de fechamento, mas se vc alimentar o inversor com 380vca, vc precisaria fechar o motor em estrela ... alimentando o inversor com 220vca fecha-se em triângulo ... isto p/ retirar o máximo desempenho do motor.
-
Reinaldo,
Eu não conheço assim tanto de inversores, pois os que eu já coloquei a mão eram alimentados em 220v apenas, mesmo os de grande porte.
Talvez uma lida em algum manual de inversor maior possa nos esclarecer esta dúvida.
-
Fabio,
Eu também não conheço muito não, creio que a tensão de saída possa ser programada e sei também que na industria o normal do trifásico é de 380, 440vca, mas o inversor pode ser alimentado em monofasico pois o trifásico ele gera internamente.
-
Bem lembrado - muitos inversores tem suas saídas programáveis isto é, eu posso ligar um motor em 380 num inversor alimentado em 220V, pois as fases e as frequencias base são sintéticas...
-
Ai seria o inverso, um inversor alimentado com 380vca, pode tocar um motor de 220vca ... pra baixo da, mas pra cima não ... vc retifica a entrada, a tensão sobe, mas não chega a 380V ...
-
Ai seria o inverso, um inversor alimentado com 380vca, pode tocar um motor de 220vca ... pra baixo da, mas pra cima não ... vc retifica a entrada, a tensão sobe, mas não chega a 380V ...
O normal dos inversores depende somente da aplicação e fornecimento de entrada de força,existem empresas que usam CC para alimentar todos os comandos,entao a parte de força "digamos" seria 380Vca obrigatoriamente neste caso se usa a Entrada do inversor em 380 Vca,só que o preço desse bixo é descomunal,no caso do outro sistema,com entrada de 220Vca monofasico,a saida sempre será em 220Vca Trifasico,isso convertido pelo inversor,e é esse que mais conhecemos devido a seu "não" tão baixo custo,mas bem acessivel.Talvez esse esquema de uma clareada,a unica diferença seria as Voltagens de entrada e consequente a saida.Este inversor é um que uso com frequencia....ah não estou fazendo propaganda não,tentei borrar o nome dele mas não consegui.
-
pessoal muitissimo obrigado!
foi alem do que precisei e apredi outros detalhes
fico muito grato