Clube CNC Brasil
Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ... => Maquinas diversas => Tópico iniciado por: Luis Gomes em 08/10/11 - 06:44
-
Olá a todos, alguem saberia me explicar como eu calculo o conjugado de carga de de um tono?
é que preciso dimensionar o motor de indução que será acoplado à arvore do torno e fazer o controle de velocidade de torque.
o cabeçote possui uma placa com 3 castanhas.
-
Não tenho certeza mas creio que o conjugado de carga de um motor é dependente do que está usinando, e estes valores provavelmente serão muito variáveis porque dependem de uma série de fatores como resistencia do material a ser usinado, fio de corte da ferramenta, profundidade de corte e velocidade de avanço.
Na minha opinião o mais sensato será instalar um motor de uma determinada potencia e monitorar as cargas durante diversos cortes em diversos materiais e com diversas ferramentas e assim criar curvas típicas para cada caso, e estes resultados poderão ser usados para ajustes de torque dinamicos caso seja esta a intenção...
Tem como me explicar qual a idéia? o porque precisa conhecer o torque?
Se for para controle de usinagens com velocidade de corte constante, eu não usaria o torque mas sim a variação de rpm conforme a carga e conforme o diametro é claro...
Fabio Gilii
-
A ideia é projetar um controle de torque e rotação para um torno mecânico,
estive estudando um pouco e encontrei as relações de torque da carga a partir da força de corte e do raio da peça, e a força decorte traz os parametros de dureza de cada material, estou tentando estabelecer os parametros mais criticos para conseguir o maior conjugado e assim poder saber qual potencia maxima do motor.
O que o senhor acha?