Clube CNC Brasil
Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ... => Processos de Fabricação, idéias e inovações ... => Tópico iniciado por: h3lyo em 28/10/11 - 20:42
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Caros senhores, sou novo aqui no forum e não entendo nada nem estudo CNC, mas gostaria de tirar umas duvidas.
Tenho umas plantas (projetos) de microturbinas para aeromodelos, os arquivos estão em pdf, cad (dwg e dxf) e tem ate no formato SLD_PRT E AD_PTR, esses ultimos não consegui abrir mas pelo q vi abrem com o programa chamado 3D SHOP MODELSCAN (C4W)... enfim nesses projetos tem todas as medidas.
Mas tenho duvidas quanto a essa peça:
(http://i595.photobucket.com/albums/tt36/weleynew/j84%20watermark/compressor.jpg)
Com esses arquivos do AutoCAD é possivel fazer essa peça em CNC ?
http://www.aero3d-br.com/forum/index.php?topic=583.30 (http://www.aero3d-br.com/forum/index.php?topic=583.30)
Outra coisa (lembrando que não entendo nada de CNC)... mesmo com esses arquivos, preciso pagar alguem pra programar o CNC para que a maquina faça as peças ?
Se SIM, apos alguem programar o CNC pra essas peças, é possivel usar em qualquer CNC ?
Pergunto isso porque pretendo fazer um prototipo, e dando certo, gostaria de fazer pelo menos mais umas 20 peças, então se for assim que funciona, a dificuldade será somente na primeira peça.
(http://www.composit-modellbau.de/images/teile.jpg)
(http://www.composit-modellbau.de/images/KJ66%20ohne%20Dose.jpg)
Aproveitando, tenho a lista de tipos de ligas (materiais) usados pra fazer cada peça, os senhores teem uma ideia de quanto ficaria pra fazer uma turbina dessas com esse material listado aqui + mão de obra ?
(http://img838.imageshack.us/img838/5576/ligasr.jpg)
Só pra constar, a turbina (pelo projeto original) deve atigir RMP de uns 115000 ou + e na saida deve ser capaz de suportar uma temperatura acima de 600 graus.
Desde já agradeço a ajuda de todos.
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Desculpe... corrigindo ...
RPM (rotações por minuto) e não RMP
Outras imagens aqui
http://s595.photobucket.com/albums/tt36/weleynew/kj-66/?action=view¤t=SHAFTTUNNEL-WasherTopCoverDetail.jpg (http://s595.photobucket.com/albums/tt36/weleynew/kj-66/?action=view¤t=SHAFTTUNNEL-WasherTopCoverDetail.jpg)
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Videos da confecção:
Compressor:
Impeller machining on five axis StarragHeckert machiningcenter (http://www.youtube.com/watch?v=Fjzhygzafr0#)
Difusor:
KJ 66 DIFFUSER MANUFACTURE PART 5 (http://www.youtube.com/watch?v=qgZiDjYqk2o#)
Outros:
KJ 66 SHAFT TUNNEL MANUFACTURE (http://www.youtube.com/watch?v=YxTlzBg0zBk#)
cnc router KJ-66 jet engine diffusor on home made cnc router (http://www.youtube.com/watch?v=Rkrny7zBPSw#)
CNC routing KJ-66 Turbine inntake nozzle (http://www.youtube.com/watch?v=RxDdVoBhudQ#ws)
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Pergunto isso porque pretendo fazer um prototipo, e dando certo, gostaria de fazer pelo menos mais umas 20 peças, então se for assim que funciona, a dificuldade será somente na primeira peça.
Colega,
Se é só 20 peças que vc pretende fazer acho que esta escolhendo o caminho mais complicado ?! Ao meu ver sai infinitamente mais barato comprar as 20 peças prontas ....
Para fazer vc vai precisar sim, do projeto e de alguém que possua uma CNC com 5 eixos e que esteja com horas vagas ... o projeto terá que ser adaptado a cd tipo de CNC, não vai servir p/ todas.
O custo disto tudo vai parar na estratosfera, acho ?!
Vamos aguardar outras opiniões, temos usuários aqui que podem ver o desafio com outros olhos ?! Esta é apenas a minha opinião.
Abs
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Essa turbina é a mesma usada em veiculos,tipo caminhões e autos,de uma fuçada nos distribuidores da Garrett,quem sabe algum modelo deles te sirva.É que não conheço ninguem por aqui que tenha uma 5axis assim de pronto,teriamos que procurar.
Abraços
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Bom, mas por outro lado, uma turbina dessas + acessorios custa em media uns R$ 5000,00 no exterior, aqui no Brasil então, esse é o valor de uma usada, sem contar que a cada 25 hrs de voo exige manutenção que custa + uns 500 reais.
Importar então nem pensar, porque se a receita federal pegar tem + uns 40% ou 60% de imposto (nao sei ao certo).
A minha ideia seria experimentar.. e caso eu tenha sucesso, poderia vender sim para aeromodelistas... e dando mais certo ainda.. venderia por um valor JUSTO, (acredito que por uns R$ 1500,00 ), conheço um monte de dariam 1500 numa dessas rindo.
E claro, que correndo tudo bem, não seriam apenas 20.
Mas muito obrigado pelas informações amigo.
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Bom, mas por outro lado, uma turbina dessas + acessorios custa em media uns R$ 5000,00 no exterior, aqui no Brasil então, esse é o valor de uma usada, sem contar que a cada 25 hrs de voo exige manutenção que custa + uns 500 reais.
Importar então nem pensar, porque se a receita federal pegar tem + uns 40% ou 60% de imposto (nao sei ao certo).
A minha ideia seria experimentar.. e caso eu tenha sucesso, poderia vender sim para aeromodelistas... e dando mais certo ainda.. venderia por um valor JUSTO, (acredito que por uns R$ 1500,00 ), conheço um monte de dariam 1500 numa dessas rindo.
E claro, que correndo tudo bem, não seriam apenas 20.
Mas muito obrigado pelas informações amigo.
Não esquecendo tambem do FADEC, que e a parte eletronica que gerencia e controla a turbina, sem esse controle ela pega fogo.
Também estive tentando fazer algumas peças para esse modelo de turbina a KJ66, mais realmente ficou inviavel, a unica parte que se encontra aqui e o compressor, que e o mesmo das usadas em turbina de carro, estou pesquisando algumas partes dele na China, talvez eu consiga montar uma comprando as peças de la.
Luiz
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Este projeto em especial prevê que se use certas partes da turbina de mercado - os rotores e rolamentos são os comerciais prontos para uso, ou necessitando de poucas alterações...
O maior problema é encontrar rolamentos de qualidade e fazer o balanceamento dinamico do conjunto montado.
Tenho um cliente que está começando a fabricar pás de turbinas usinadas numa cnc de 5 eixos, e está a mais ou menso um ano fazento testes e experiencias... a tarefa não é fácil não só pela dificuldade com as usinagens mas com os materiais, de dificil acesso no nosso país.
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Não esquecendo tambem do FADEC, que e a parte eletronica que gerencia e controla a turbina, sem esse controle ela pega fogo.
Também estive tentando fazer algumas peças para esse modelo de turbina a KJ66, mais realmente ficou inviavel, a unica parte que se encontra aqui e o compressor, que e o mesmo das usadas em turbina de carro, estou pesquisando algumas partes dele na China, talvez eu consiga montar uma comprando as peças de la.
Luiz
E vc pode me dizer qual é o modelo desse compressor amigo, pra qual carro, marca ..?
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http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1219550 (http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1219550)
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Não esquecendo tambem do FADEC, que e a parte eletronica que gerencia e controla a turbina, sem esse controle ela pega fogo.
Também estive tentando fazer algumas peças para esse modelo de turbina a KJ66, mais realmente ficou inviavel, a unica parte que se encontra aqui e o compressor, que e o mesmo das usadas em turbina de carro, estou pesquisando algumas partes dele na China, talvez eu consiga montar uma comprando as peças de la.
Luiz
Vc é do DF amigo ? sou de Goiânia, vc e aeromodelista né ? Já viu os projetos de FADEC que tem na net ?
Sei que facil não é, mas gostaria de tentar. Fico indignado com com tantas coisas la fora (exterior) e aqui no Brasil essa dificuldade toda.
Nem mesmo a PULSE JET é difundida aqui, e olha que dá pra faze-la em qualquer fundo de quintal.
Entende um pouco de eletronica e trabalho com computação, entao posso tentar fazer o FADEC, quanto a partes da turbina, o que acha mais facil, pegar uma e clonar, ou tentar fazer com base nesses projetos. ???
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Lyo,
esta peça é muito parecida com as usadas em carros turbinados, tenho um amigo que trabalha com venda e reforma de turbinas de vários tipos, de uma olhada neste site www.turbosil.com.br (http://www.turbosil.com.br), la tem o telefone, procure pelo Erick, Ronie ou Luiz, diga que foi o geleia que te indicou, com certeza eles vão resolver o seu problema
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Vc é do DF amigo ?
Sim moro aqui em Brasilia.
Sou de Goiânia, vc e aeromodelista né ?
Sou aeromodelista a 20 anos
Já viu os projetos de FADEC que tem na net ?
Achei alguns incompletos, um FADEC tem que no minimo controlar a temperatura e rotação da turbina para que ela nao pegue fogo, pois estando um aeromodelo em voo não tem como saber a exata rotação e a temperatura maxima que ela pode atingir.
Sei que facil não é, mas gostaria de tentar. Fico indignado com com tantas coisas la fora (exterior) e aqui no Brasil essa dificuldade toda.
Nem mesmo a PULSE JET é difundida aqui, e olha que dá pra faze-la em qualquer fundo de quintal.
Realmente você tem razão
Entende um pouco de eletronica e trabalho com computação, entao posso tentar fazer o FADEC, quanto a partes da turbina, o que acha mais facil, pegar uma e clonar, ou tentar fazer com base nesses projetos. ???
Esse projeto da KJ66 e sem duvidas a mais divulgada e a que tem mais informações, projetos, fotos e tudo mais, então esse projeto e o que eu acho mais viavel, o compressor como falei anteriormente pode ser um de turbo de carro mesmo, o modelo tem que obedecer a medida do projeto da KJ66.
Tenho todos os projetos da KJ66, varias informações, bastante foto, e uma grande vontade de montar uma também, mais tem muitas barreiras pelo caminho, comprar o compressor balanceada, usinar o eixo de inconel ou outro material bem resistente, comprar rolamentos de ceramica para aguentar altas temperatura e rotações, usinar as outras peças, estator a turbina de inconel e etc.
Mais ainda não desisti.
Luiz
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Obrigado a todos pelos esclarecimentos...
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ola amigos do cnc brasil, sou novo aqui achei o topico interressante e decidi da uma passada aqui, eu tenho uma turbina jj1400 ou jet joe 1400, e gostaria de saber se alguem aqui conhece algum profissional com cnc 5 eixos para construir copias da minha turbina em escala maior e menor tambem, as peças que achei dificeis de confeccionar sao difusor, compressor, turbina, e o gnv estator, alguem poderia me indicar tal pessoa??