Clube CNC Brasil
Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ... => Maquinas CNCs geral (Laser, convencional e etc ...) => Tópico iniciado por: JK Designer em 21/05/25 - 09:06
-
Tem uma CNC Laser na empresa daqui, daquelas grandes brancas com as portinhas laranjas, e nelas usamos para os MDFs de 12mm e 9mm a velocidade de 3 com potência de 60, porém percebi que em alguns MDFs de material diferente, na CNC menor, ela precisa de 2 passadas, já na maior, com ela regulada e com o tubo novo que compramos, só está precisando de 1. Já regulei os espelhos e limpei eles, porém estou com medo de aumentar a potência para além do recomendado e dar algum problema.
-
Muitos recomendam usar no máximo 85% da potência.... porém é algo a ser avaliado...
Usar menos potencia vai prolongar a vida do tubo...
Usar mais potencia o trabalho rende mais...
Tem que ver o que vale a pena. Produzir mais, mesmo que diminua a vida útil do tubo, ou prolongar a vida do tubo, e produzir menos...
-
Olá, trabalho com laser a +/- uns 15 anos, a pontencia que sempre trabalho é 55 a 60% da potencia maxima, mais isso varia de tubo ou maquina, por exemplo minhas maquinas tem tubo de 90wats, com estas pontencia no corte meus tubos de CO2, aguentam de 3 a 4 anos +/-, corto mdf de 9mm á velocidade 5 e 12mm á velocidade 3, porem para cortar 12mm em uma passada o mdf tem que ser de pinus, tem fabricantes que fazem de eucalipto, e mdf de eucalipto não corta nem 9mm.
Para ver qual potencia seria melhor, seria bom vc fazer testes de cortes, variando as potencias de 40 áte 60% da potencia do tubo, e vc avalia qual a melhor potencia de trabalho, avaliar produtividade ou ate mesmo adequar a sua demanda de vendas.