Clube CNC Brasil
Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ... => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: odesignerj em 12/12/11 - 09:23
-
Bom dia a todos, estou construindo um CNC para cortar madeira compensada e as "folhas" vem na medida padrão de 220x160 cm procurei nas mensagens e não achei nenhuma informação sobre como fixar uma folha grande que terá que ser cortada até passar das bordas!
Como o corte ultrapassa as bordas, como fixar a folha de compensado? Vácuo, ficaria complicado...
Portanto imaginei um sistema de roletes onde a folha de compensado é que se move no eixo Z, não o corpo do cnc levando os eixos Y e X junto.
Desta maneira a ferramenta teria total liberdade de subir e descer no eixo Y sem ter nada por baixo... Nem dos lados.
Gostaria de saber se este projeto já foi tentado, se possível trocar ideias sobre montagem...
Muito obrigado!
Daniel Marques.
Designer de produto.
-
Interessante, vão ter muitas idéias por aqui. Vamos esclarecer os eixos nesse caso, pois existem algumas interpretações diferentes: eu entendo assim Z altura, Y largura e X profundidade/comprimento, vc estando de frente para a peça:
-
Bom... Para mim é uma surpresa essa informação que o CNC usa outra referencia X, Y, Z. Os programas 3D usam outra...
Quando falo em eixo Z fixo seria a profundidade o que você me apresentou como eixo X
Então tem que mudar o assunto para Eixo X fixo...
:-)
Mas o mais importante é saber se esse projeto já foi tentando!
Eu acredito que com a PROFUNDIDADE fixa em relação a "ponte" com os eixos da ALTURA e LARGURA móveis e a folha de compensado se movendo sobre roletes, teríamos uma máquina mais versátil!
Concorda?
Muito obrigado!
Daniel Marques.
-
É uma questão de entendimento, outros colegas leem essas coordenadas de outra forma, o que não altera o produto final, só para entendimento. No caso seria uma router com pórtico fixo, que é muito usada em modelos pequenos.Guardando as proporções e a adaptação dos roletes, seria, mais ou menos isso:
-
Boa noite amigos.
realmente esta idéia me enteresa, pois minha maquina tem uma area util de 920mm por 1370mm,
por isso uso 1/4 de chapa, o que em 3mm sempre fica meio ondulado em algumas partes, e este sistema acredito que ajudaria a manter a peça nivelada.
faço alguns trabalhos de recortes , como por exemplo FOLHAS, onde tenho que marcar a mesma por dentro, e como é de 3mm, qualquer disnivel, ela em vez de marcar , ela corta, ou faz uma vala e não um pequeno risco.
Agora este sistema, não importa quem ande , se é a mesa ou o portico, o que importa é que teria que ter um sistema para precionar a mesma na mesa conforme a altura do spindle.
Seria facil pois poderiamos um braço movel fazer com sistem de molas.
abraço e aguardo mais idéias rsrsrs
ricardo
-
Realmente isso é um problema quando se precisa gravar, a planicidade da peça de mdf 3mm, se vc aperta demais nas laterais, o meio as vezes empena, se vc marca o zero de z no meio, nas laterias nem corta direto, se vc marca na lateral, no meio ele vaza pro outro lado, hehe. No caso dessa maquina o contratempo se torna o tamanho da mesa que se moveria, para usinar uma peça de 2 metros, ela teria que ter o dobro, acho que é por isso que não é muito usado em maquinas grandes
-
Não quer empenar a chapa inteira...Só com vácuo,fora isso eu desconheço.
Abraxx
-
Grande mauro.
Nesta vida já descobri tanta coisa diferente , que não me surpreenderia se alguem colocase uma novidade neste sentido para nós ?_2 ?_2 ?_2
abraço ?_4 ?_4
ricardo
-
Vou caçar algumas soluções para o amigo fazer na sua maquina,ja ouviu falar em esferas transferidoras flutuantes?
Ja volto com alguns links.
Braxx
-
Eu já ouvi sobre elefantes voadores, mas "esferas transferidoras flutuantes" deve ser coisa de ET ?! .... rsrsrs ;D
-
?_31 ?_31 ?_31 ?_31
-
Eu já ouvi sobre elefantes voadores, mas "esferas transferidoras flutuantes" deve ser coisa de ET ?! .... rsrsrs ;D
Pode ser que tenha um nome mais chique: transfering floating spheres ou em paraguayes: pelotas planadoras transferidoras ?_1 ?_1 ?_1
-
Bom dia para todos! Continuando o projeto, eu já estou montando o meu primeiro CNC e ainda falta muito, Mas é como a história da lebre e do jaboti... Devagar e sempre. Bom, como a "mesa" é que se move, tem o problema da inércia da folha de compensado, fiquei pesquisando e para definir a potencia certa do motor de passo, imaginei se um torquímetro poderia ser colocado no eixo com a tupia ligada, o valor máximo seria o necessário para o motor.??? ou seria melhor um dinamômetro (balança)?? Muito obrigado e boas festas! ???
-
..., tem o problema da inércia da folha de compensado, fiquei pesquisando e para definir a potencia certa do motor de passo....
No meu pensamento, esse é um problema menor, pois, com as reduções, (por exemplo) um motor de 32 kgf fica com tanta força que até deforma a estrutura se se chocarem as partes móveis. Ainda tem um comando no soft, que é apropriado para quebra de inercia.
abraço
-
Obrigado pela resposta, mas qual programa você fala? (todos)... Eu estava pensando em ligar o motor diretamente na barra rosqueada e usar um fuso... mas pode ter uma engrenagem sim... Valeu!
-
Aqui ó cornetero ?_23,essa esfera que eu tava falando:
http://www.fasanet.com.br/esferas15.htm (http://www.fasanet.com.br/esferas15.htm)
Voce vai prender o parafuso dela em algum suporte no spindle,e quando o spindle desce ela encosta na madeira e acompanha o corte sem deixar a madeira levantar,tem varios modelos mas acho esse o mais adequado,pois ela gira em todas as direções e é facil de regular,ela é de borracha e não desgasta tao facil,só não é tao facil de achar,tem que encomendar.
Abraços
Mauro
-
Obrigado pela resposta, mas qual programa você fala? (todos)... Eu estava pensando em ligar o motor diretamente na barra rosqueada e usar um fuso... mas pode ter uma engrenagem sim... Valeu!
O proprio conjunto fuso/porca proporciona um ganho de força. O programa controlador (no kCam eu usava isso) tem a opçao para iniciar lento e acelerar até atingir a velocidade estabelecida logo após a quebra da inercia. isso determinado pelo usário: com quanto iniciar, por quantos passo acelerar etc..teria que ver no Kcam prá lembrar direito, mas com certeza tem esse comando.
abraço
-
..., mas com certeza tem esse comando.
abraço
Fui lembrando mais agora, tipo assim se for cortar um quadrado, em cada canto ele usa o comando de acelerar determinado pelo usuário.
-
Aqui ó cornetero ?_23,essa esfera que eu tava falando:
[url]http://www.fasanet.com.br/esferas15.htm[/url] ([url]http://www.fasanet.com.br/esferas15.htm[/url])
Eu pensei que era algo parecido com isto :
(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)
ou isto :
(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)
Brincadeira, peguei as fotos no link que vc postou ... só p/ ilustrar melhor.
-
Thank's Mac,eu até tinha pensado em fazer isso ontem,mas meus neuronios se recusaram a me ajudar,então foi só o link,tem outras e de outros modelos que suportam uma carga maior,só que elas são retas e ainda não usei,essa preta é a de borracha que falei,usamos ela em um sistema automatizado para uma empresa que monta sistemas de transmissão e retransmissão de Telecomunicações,em 28 esferas dessas dispostas em um semicirculo ta transferindo 250Kg de peso das unidades de transmissão,então é carga mais que suficiente para um spindle transportar ela ajudando na ideia de empurrar uma chapa de madeira para fresar.
Abraços
Mauro
-
É meus amigos, muito papel vai para o lixo, ou... Bom, com sete bilhões de pessoas no mundo ser original é complicado.
Mas ainda quero fazer o meu CNC em casa.
As ideias que eu tive já foram feitas (eixo Z fixo) quem se mexe é a mesa, os roletes, alimentação automática e tudo o mais...
Não era exatamente assim que eu imaginei, mas chegou perto!
CabMaxx with Roller Hold-Down (http://www.youtube.com/watch?v=LeQHoOhjY2M#)
CabMaxx with Roller Hold-Down and Material Handling (http://www.youtube.com/watch?v=Q5as71qSjdg#)
Alguém usa, já fez este sistema dos CNC dos vídeos, com os roletes?
Muito obrigado.
Daniel Marques.
Designer de produto.
-
Alguém usa, já fez este sistema dos CNC dos vídeos, com os roletes?
A mesa da segunda maquina tem um sistema de vacuo para prender as chapas.