Clube CNC Brasil
Softwares => Mach 2 e 3 => Tópico iniciado por: fzanoto em 16/02/12 - 19:17
-
Por acaso alguém sabe se existe uma maneira de fazer uma porta paralela "virtual" ?
Pensei no seguinte:
cria-se uma porta paralela virtual
fazer um programinha em "background" snifando essa porta e transferindo esses valores lidos para uma interface por exemplo USB-HID !!
será que daria certo ?
-
fazer um programinha em "background" snifando essa porta e transferindo esses valores lidos para uma interface por exemplo USB-HID !!
Pra que serviria isto ?
-
para conseguir rodar uma cnc em um laptop!
-
para conseguir rodar uma cnc em um laptop!
He, he, he ... ?_1
Não ... a coisa é menos simples do que parece ...
Nada impede que use um laptop se tiver porta paralela originalmente instalada, mas há sérios problemas de latência com a maioria deles, é sempre preferível um desktop.
É importante entender que o que trafega na porta, para controle de drivers, não são dados propriamente ditos, mas pulsos com temporização muito precisa e crítica, nada que possa ser transferido para uma porta USB, que é bom lembrar, é uma porta serial, adequada apenas ao tráfego de dados.
Há interfaces USB e mesmo Ethernet, Modbus e RS232, mas neste caso o código é processado por um uC na interface e não no PC e isto costuma impor restrições quanto a velocidade e a implementação do interpretador, que aceita apenas os comandos mais comuns. De modo geral são interfaces de mais difícil obtenção e bem mais caras.
Uma das iniciativas que tenho acompanhado e uso em uma máquininha RepRap é o GRBL, bastante decente, para três eixos e até 30 kHz por eixo. Infelizmente é incompátivel com os progs mais populares como o Mach3 e o EMC2, mas não duvido que em futuro próximo sejam desenvolvidos plugins para ele.
-
veja a idéia:
(http://optotech.net.br/fzanoto/paralela_usb_ideia.jpg)
Dae pensei assim:
coloca um pic por exemplo: pic18F2550 em modo HID a uma taxa de 640kbps e "reenviando" esses dados que foram convertidos da paralela para hid, e depois transformando eles novamente em paralela, sacou ?
-
Luís, saquei, mas o que vc propõe seria uma péssima arquitetura, implicando em uma difícil dupla conversão, altamente dependente do hardware e muito onerosa quanto ao processamento ... há algumas boas alternativas comerciais, veja por exemplo, o ncPod e o SmoothStepper. Veja tb o CSMIO-IP e o DSPMC/IP.
http://www.machsupport.com/plugins.php (http://www.machsupport.com/plugins.php)
Note que todas as interfaces alternativas à porta paralela existentes empregam uma mesma arquitetura básica, recebem os comandos e geram os pulsos de controle para os drivers. Há grandes variações quanto aos detalhes, mas em largas pinceladas é isto o que fazem e é mesmo isto o que precisam fazer.
Se pretende desenvolver algo, ou procura uma alternativa de baixo custo, o já mencionado GRBL é um excelente paradigma. Há tb as variantes dele utilizadas em máquinas RepRap, como o Marlin. Sendo tudo open source não é difícil modificar pra atender a alguma particularidade.