Clube CNC Brasil
Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ... => Maquinas CNCs geral (Laser, convencional e etc ...) => Tópico iniciado por: Boroski em 07/10/08 - 12:01
-
Pessoal estou com um problemão para corte em chapa de aluminio de espessura 0,5 mm e 1 mm.
A fresa que estou usando é uma de 1/8 de dois cortes espiral e tupia makita 30000 rpm e o avanço e o standard do Artcam para aluminio.
Sei que o problema e a alta rotação e pouco avanço, assim quero saber qual seria a velocidade e avanço ideal para fazer estes cortes sem começar a derreter como está acontecendo comigo.
Como sei que na tupia não conseguirei fazer uma rotação baixa, minha outra pergunta é se eu adaptar uma furadeira com um spindle resolveria o problema de velocidade de eixo de corte.
-
Pra resolver o problema da tupia pode-se usar aqueles dimmer, usados em ventilador de teto.
É bem barato e vc encontra em todo lugar.
Só que não pode baixar muito a velocidade pois perde-se muito o torque.
O que pode ajudar é o tipo de alumínio usado.
Alguns tipos são péssimos para usinagem. Empasta ou derrete facilmente.
-
Outra questão, é a falta de refrigeração.
Penso que se você conseguir usar um líquido refrigerante a coisa funfa, o que é utilizado em máquinas é óleo solúvel, mas popularmente utilizam álcool, ainda recentemente ouvi um ferramenteiro citar o uso do álcool com bom resultado . . . não é preciso dizer que não é o correto, e que portanto esta alternativa é por conta e risco do caboclo que se aventurar . . .