Clube CNC Brasil
Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ... => Driver's diversos => Tópico iniciado por: JCS em 01/07/12 - 17:54
-
Senhores !
Necessito de auxílio para encontrar o manual da CNC Unipolar Microstepping, Para ver como configuro para meio passo.
JCS
-
....encontrar o manual da CNC Unipolar Microstepping, Para ver como configuro para meio passo.
Júlio, que placa é esta? Deve ter aí o nome da empresa que fabrica, modelo.. estas coisas..
Com esta designação que voce passou num sei se será fácil identificar esta placa não... pode ser até que algum amigo identifique, mas eu num tenho nenhuma idéia de que placa seja...
Dá uma olhada aí pra ver se voce consegue mais informações pra gente... facilita bastante...
abraços,
Eduardo
-
Sr. Eduardo!
Obrigado pela atenção. Acabei de deslocar a placa e fotografar. Vou providenciar em postar as fotos. Primeiro vou reduzir a resolução. Mas, o que consta é exatamente isto - CNC Unipolar Microstepping. Para cada motor, há um conjunto de 3 jumper - J1, J2 e J3. Em cada um está em curto o J1. Seguramente é para configurar o passo de cada motor. (????). O que tenho reparado em outros drives é a existência de chaves ou jumpers mas com a descrição - passo cheio ou meio passo.
Esta máquina é uma novela muito grande que já não mais vale a pena comentar. Estou terminando a estrutura (em alumínio) e seguramente vou começar a parte eletrônica, da qual já me deparei com esses entraves. Estou começando a desanimar. Vamos ver.
Abraços.
Júlio Cézar
-
Sr. Eduardo!
A Tecnoflexo parece ser representante, tentei pelo telefone mas não me foi dado retorno.
Att.
Julio Cezar
-
Júlio, num conheço mesmo esta placa...
Mas pelo que deu pra ver nas fotos, a forma de configurar seria nos jumps J1-J2-J3....
Ela deve estar configurada pra passo cheio.. se num aparecer ninguém aqui que conheça esta placa (o que eu duvido muito... rs..) o jeito seria mudar os jumps aleatoriamente e ver o que acontece.. rs..
Muda todos para J2 e vê.. mas pelo jeito num tem outro lugar onde fazer isto, a não ser ali...
Acertar a corrente dos motores voce conseguiu?
Agora o mais importante e que eu estava me esquecendo de comentar...
Este fórum é um lugar onde as pessoas podem quase tudo.. o MAC num esquenta muito não.. num zuando demais o barraco ele num tá nem aí.. voce pode dizer quase tudo que lhe venha à cabeça, fazer a pergunta que quiser (quase todas... rs..), brincar, descontrair... enfim.. é um lugar bacana de se viver..
E pode "quase tudo"...
Mas tem uma coisa que aqui num pode.. "PROIBIDO" com letras maiúsculas mesmo...
Vedado à todos os partiipantes...
que é "Desistir e Desanimar,"... estas palavras aqui são proibidas....
Nunca mais fale isto aqui.. rs.. Nem de brincadeira... rs... ?_1 ?_1 ?_1
Tenha fé, batalhe bastante (a gente ajuda) mas num desanime não...
-
Sr. Eduardo.
Renovo minhas reverencias e satisfação pelo atencioso SOS.
Sem que fique em "albis", o desanimo acontece quando já ultrapassamos 3/4 do lápso de tempo e nossos novos projetos sofrem alguns entraves. Mas tenho certeza que entre uma visita e outra no Forum, vou renovando o conhecimento com este tônico que os senhores todos me oferecem acarinhadamente.
Vou permanecer esperto e mantê-lo informado.
Abraços.
Att.
Júlio Cézar
-
Julio, que bom que voce reanimou, mas pelo amor de Deus, nao escreva dificel que preciso correr no dicionario kkk, uma pergunta, onde foi que voce comprou essa placa?
Marcao
-
Sr. Marcão!
Boa noite.
Esta placa acompanhou todos o sistema eletrônico de uma máquina (Hobby) que há 2 anos adquiri de uma firma de Joinvile (SC) que nunca funcionou.
Estou refazendo a estrutura - de madeira para alumínio. (fusos rosqueados de 16mm, rosca grossa com 12 fios por polegada, eixos tb de 16mm, 3 motores unipolar Minebea 23KM C051 0,7V). Uma verdadeira vergonha de construção.
Eu a estou reestruturando em alumínio (peças Zero Bala refugadas do Boing 727 - beleza) e ao mesmo tempo minudenciando a parte eletrônica para pedir socorro das verdadeiras dúvidas.
Por sorte ainda não me nasceram os cabelos, pois já os teria arrancado. ?_1 ?_1 ?_1
Att.
Júlio Cézar
-
..
Sem que fique em "albis", o desanimo acontece quando ...
.. mas pelo amor de Deus, nao escreva dificel ..
Pois é Marcão, hoje aprendemos que albis, em latim é em branco. CNC também é cultura ?_18
abraços
-
John, aprendemos ou corremos pro dicionario? ?_1 ?_1
Agora essa placa, fui la no santo google e procurei em imagem e nada encontrei, ta dificel...
Marcao
-
Agora essa placa, fui la no santo google e procurei em imagem e nada encontrei, ta dificel...
Sei não, Marcão, mas acho que num tá muito difícil não...
Pelo que analisei, só pode ser aqueles jumps... J1 - J2 e J3...
Num tem mais nada lá... pelo menos fisicamente.. só os jumps.. então se num é numa posição, é noutra.. num tem muito que sofrer não...
O que vejo como preocupante é o acerto de corrente pro motor, pois parece que é ajustado naquele trimpozinho.. o resto acho que basta fazer um teste com estes jumps e resolve o problema.. perigo de queimar num tem..
-
Srs. Eduardo, Marcão e John!
Além dos artigos encontrados no Forum, navegando por aí, tomei conhecimento que em alguns driver há como configurar a resolução: a) Full step = 200; b) 1/2 step = 400; c) 1/4 step = 800; e, d) 1/8 step = 1600. Destarte, acredito que os jumper da dita placa corresponde: Full, 1/2 e 1/4.
Como não há risco de explosão, vou para a experimentação. Após, partir para o ajuste da corrente dos motores, que parece-me que em 1.8 Amp deve-se acertar seguramente nos trimpot de 2,5 a 3,6 VDC, atendendo a qualidade de ressonância, considerando que a mesma é imperceptível considerando a boa qualidade dos motores de passo.
Ainda tenho que buscar por aí um tabela de comparação dos motores, pois tenho por entender que estes que tenho 23KM C051 0.7V corresponde a 9.9 Kg.
Mas senhores, há vários dias estou numa dança com a construção do tal eixo "Z", nem imaginem, das 36 figuras do samba já fiz todas e criei mais umas 12. Mas vou deixar como imagino e quero.
Abraços.
Att.
Júlio Cézar
-
Edu, parte eletrica e eletronica, eu tomo choque no fio terra ?_1, sou um zero a esquerda, a parte mecanica, ate sei dar uns pitacos.
Marcao
-
Edu, parte eletrica e eletronica, eu tomo choque no fio terra ?_1, sou um zero a esquerda, a parte mecanica, ate sei dar uns pitacos.
Marcao
Choque no fio terra... ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
Este é o Marcão.. rs....
Mas nem posso dar risadas de você não...
O Luiz Alves, lá do Paraná um dia se compadeceu de mim.. rs... eu falei pra ele que no lugar onde eu morava, um motel lá pras bandas de São Matheus, tinha rato fazendo fila pra beber água nas valetas... era só eu cismar de dormir que os danados andavam até por cima do cobertor.. um dia um deles resolveu entrar em baixo do cobertor e quando vi tava subindo pelas minhas pernas.. cara, foi um susto danado..
Daí o Luiz me ensinou a fazer uma ratoeira elétrica.. cara, tecnologia de ponta mesmo...
O rato morre por eletrocução...
Daí eu fiz a danada da ratoeira.. (se quiser, te ensino).. muito bom mesmo... melhorou ainda mais, quando fiz algumas adaptações nela... sensor de presença, onde o sistema liga apenas quando se tem um rato em posição para ser eletrocutado.. muito bom... até demais.. rs..
Mas na primeira vez que usei, ela ainda num tinha assim nenhuma melhoria e era um protótipo...
Montei com alguns vergalhões entrecruzados, tudo ligado na rede 220V e pra garantir que o rato iria mesmo morrer, joguei água embaixo da lata onde tava a trapizonga montada...
Tudo ligado no 220v, uma lâmpada de 60W em série e tá lá a encrenca ligada....
Bem pertinho tinha um monte de latas de alumínio, latas de refrigerante vazia que o portugues guardava pra vender no ferro véio...
Tou eu dormindo quando acordo com uma barulheira de latas caindo.. um fuzuê danado.. levantei e fui correndo ver se tinha pegado algum rato...
Cara, tinha uns dez ratos enroscados na trapizonga, deram um tranco, caíram no meio das latas, sairam puxando os fios, os vergalhões.. a lâmpada acendia e apagava...
Eu, descalço, cheguei perto demais.. as latas cairam em meu pé, os fios se enroscaram em mim.. eu descalço, pé molhado e a lâmpada lá, acendendo e apagando, eu caí no escuro no meio das latas e foi rato correndo pra tudo que era lado... e eu chingando e tomando choque no pé.. cara.. uma bagunça desgraçada.. e quando tudo terminou, a luz finalmente se apagou, eu tava quase apagado, no chão da lavanderia, todo molhado, o pé machucado.. uma lástima só...
No outro dia, pelo MSN contei o que aconteceu pro Luiz e ele quase mijou nas calças de tanto rir, o fiodumaégua.. rs..
Até hoje tira barato ca minha cara por causa destes ratos que eu tentei matar..
Resumindo, foi só prejuízo, pois não ficou nenhum rato morto.. só eu que me lasquei... ?_1 ?_1 ?_1
E trabalhei durante 16 anos com manutenção de eletro-eletrônicos.. rs... Pra depois quase acabar assim, eletrocutado no lugar dos ratos, num porão fétido e imundo.. ?_1 ?_1 ?_1
Ninguém merece... rs...
-
Eu nem vou responder isso.... mas nao aguentei, to aqui rindo para karamba disso. ?_1 ?_1
Marcao
-
Sr. Edu
Desculpe minha ousadia, pois sou incapaz de fazer alguma brincadeira com alguém. Mas diga-me bem baixinho, esta função de acender e apagar a lâmpada não é algum projeto da criação do vagalume ?_23 ?_23 ?_23?
-
Sr. Edu
Desculpe minha ousadia, pois sou incapaz de fazer alguma brincadeira com alguém. Mas diga-me bem baixinho, esta função de acender e apagar a lâmpada não é algum projeto da criação do vagalume ?_23 ?_23 ?_23?
Júlio Cezar, meu amigo....
Relaxa...
A gente passa a infância toda brincando.. cresce brincando e de repente, numa certa etapa da vida, ensinam pra gente que isto não é mais permitido..
Temos agora que sermos sérios, compenetrados... não podemos mais deixar que nossas emoções se manifestem, pois somos agora "adultos"... e se o fato de sermos adultos é importante para que deixemos de expressar nossas emoções, o fato de sermos "homens" torna isto até mais relevantes, pois fomos ensinados que "homens não choram", não brincam, não riem... rs..
Sabe cara, o importante nesta nossa vida, se a compararmos a uma viagem de trem, realmente é a viagem, mas se formos deitados, dormindo até o fim, chegaremos ao final da jornada e não a teremos aproveitado como o faríamos, caso fôssemos acordados, brincando, nos divertindo, dando risada.. rs..
Importante mesmo não é a viagem em si.. mas as estações por onde passamos, as pessoas que conhecemos durante a viagem... aquele olhar malicioso trocado com aquela morena gostosa.. enfim.. são estas coisas que nos ficarão na memória...
Então vamos nos divertir, falar bobagens, jogar conversa fora, rir da vida e das vicissitudes que ela nos traz.. enfim.. vamos nos divertir.. pois isto é o que se leva desta vida.. o resto é "resto"... hehehehe
E aquela luz que acendia e apagava.. rs.. num sei se era real ou se isto acontece com todos que estão na cadeira eletrica..
Mas me senti assim.. eletrocutado.. e os fiodumaégua dos ratos sentados na lage, olhando aquele besta lá, deitado no meio das latinhas, descalço, no escuro tomando choque e tenho certeza.. rolaram de rir.. ?_1 ?_1 ?_1
-
aquele olhar malicioso trocado com aquela morena gostosa..
Onde ? Cadê a morena ?
Explica melhor isto ai, como vc fez está armadilha e como apareceu a morena gostosa ? ... ??? ... kkkk ?_1 ?_1 ?_1
-
Tomar cachaça e ir trabalhar de madrugada dá nisso, ainda bem que o Edu, regenerou-se, hoje é um bom moço, de comportamento impecável, mas quando andava na pingaiada!!!, falar em pingaiada, que morena Mac? Tá mamado? ?_1 ?_1
-
Sr. Edu...
Com a fertilidade da imaginação, estou rindo até agora. O vejo num emaranhado de fios e latas.
Quanto a brincadeira, eu sou incapaz de fazer uma só - hehehe
Só me cuido quando o Comandante está on line. Mas o senhor foi muito inteligente e o distraiu com a "morena", o que nos dá espaço.
Abraços.
Julio Cézar
-
O Edu esta querendo esconder como surgiu está Morena, mas não adianta ... quanto mais mistério melhor ... to até achando que a Morena e a descoberta do Bozo tem alguma ligação ?!?!? ... ???
Edu,
Onde vc construiu está armadilha? Por acaso não foi la na suiça dentro do acelerador de partituras não, né ? ... a Morena surgiu dançando? Se sim então foi la .... rsrsrs ?::)
-
que morena Mac?
Tu ta pior que eu, nem ver a Morena viu ... aposto que o corintians tu viu, né não ? ... ?_1
-
Sr. Edu...
Com a fertilidade da imaginação, estou rindo até agora. O vejo num emaranhado de fios e latas.
Quanto a brincadeira, eu sou incapaz de fazer uma só - hehehe
Só me cuido quando o Comandante está on line. Mas o senhor foi muito inteligente e o distraiu com a "morena", o que nos dá espaço.
Abraços.
Julio Cézar
O comandante é o pior de todos .... ehehee ?_9
-
HEHEHEHE
Ainda rindo, o caso do Sr Edu era de um olho no rato e outro na lâmpada.
JCS
-
?_1 ?_1 ?_1
Mac,com certeza essa morena aí que o Edu viu,deve ser a sombra de um dos ratos estampada em uma parede,deve ter surgido devido as luzes psicodelicas do individuo levando choque nos carcanhá.KKKKKKKKKKKKKKKK ?_29
-
Tu ta pior que eu, nem ver a Morena viu ... aposto que o corintians tu viu, né não ? ... ?_1
Pior do que ver a morena da memória do Edu, depois do choque, seria ver o Corinthians disputando final de Libertadores, meu time já disputou ganhou e perdeu tanta final de Libertadores, que que tal fato é banal.. ?_1 ?_1 Parabéns aos amigos Corintianos, foi um título muito justo, apesar de eu não ter assistido, nem secado, mas dizem as más línguas, que o Boca, já não é mais aquele, mas se chegou até a final tem também seus méritos.
-
?_1 ?_1 ?_1
Mac,com certeza essa morena aí que o Edu viu,deve ser a sombra de um dos ratos estampada em uma parede,deve ter surgido devido as luzes psicodelicas do individuo levando choque nos carcanhá.KKKKKKKKKKKKKKKK ?_29
Baita choque... voceis nem imaginam...
Mas como eu disse no início, aquilo era só um protótipo.. depois a coisa evoluiu.. coloquei sensor de presença, temporizador, termostato, pressostado, chocostato.. enfim.. ficou muito bom mesmo meu projeto...
E vocês tão é com cotovelo porque num conseguem desenvolver nada do gênero.. uma armadilha assim tão evoluída.. e daí ficam tirando barato...
E falando em cotovelo.. rs..
Agora nem sei mesmo como estou é hoje aqui, escrevendo estas linhas...
Questão de 15 dias atrás surgiu umas dores estranhas no meu ombro esquerdo... uma dor forte, aguda e sarou sozinho, pois os médicos não descobriram o que era... Entocharam 2 injeções no meu rabo e disseram que em meia hora a dor desapareceria...
No outro dia de manhã ainda doia e nesta noite não dormi.. os medicos disseram que era nevralgia.. mas a causa eles nem imaginam o que era..
Aí estes dias agora, tava reclamando com minha digníssima, sobre estas dores que incomodam, sabe aquela dorzinha chata e persistente.. até esqueço dela.. mas quando lembro, lá tá ela, incomodando...
Reclamei com minha esposinha pois imaginei que ela iria se compadecer.. fazer uns carinhos, uns cafunés, dizer umas palavrinhas de carinho... estas coisas que fazem a gente menos carente..
Enquanto eu falava, ela estava lá, sentada.. pensando...
Aí levantou e disse: - Sabe? Pensei muito a respeito destas tuas dores e acho que já descobri o motivo... voce está stressado... este negócio de ficar aí, mexendo com esta sua máquina (minha cnc que ainda não terminei), pois é isto que está de deixando stressado e isto é o motivo destas dores...
Vou sugerir uma solução que voce verá como estas tuas dores, em muito pouco tempo deixará de existir...
Vamos fazer o seguinte: passo amanhã de manhã la no depósito (de construção), vou deixar lá pago uns materiais e voce vai fazer isto aqui pra mim...
Derrubar esta parede, (uma das paredes da cozinha) aquela outra lá também, iremos unir a sala na cozinha e neste espaço iremos fazer uma sala de jantar.. Aquela parede de vidro (tem uns tres metros de comprimento por 2.50m de altura) voce move ela pra cá.. uns 2.5m.. diminui a lavanderia, ranca todos estes azulejos desta cozinha já estou enjoada deles (ela que escolheu o tipo e a cor), joga esta pia fora (a pia de lavar louças), faz um novo gabinete (vou comprar uma pedra com 4m da comprinto pra voce fazer uma nova pia... e faz ali naquele canto um suporte de pedra pois vou comprar um fogão que num tem gabinete.. daí tem que fazer uma prateleira de pedra pra por ele em cima...
E troca os pisos deste chão (da cozinha).. há.. e aproveita e troca aquele lá da sala também... é horroroso (ela que o escolheu, há uns 2 anos atrás), e passa textura lá no quarto que era do Léo (meu filho que casou) que a Flávia vai se mudar pra lá (minha filha mais nova)....
...derrubar a parede da cozinha... fácil, né? ... É um sobrado.. a laje tá apoiada em duas colunas que tem dentro desta parede e quando tirar a parede, as colunas saem também.. claro que o sobrado vai ficar boiando.. sem nada pra escorar.. mas ela disse que a gente precisa ter fé..
Fé move montanhas.. imagine então um simples sobradinho destes.. vai cair não...
Aí hoje de manhã chegou o caminhão de areia...
Descarregou la na entrada.. aí o cara avisou....
-Olha.. melhor carregar tudo pra dentro hoje.. amanhã cedo chega as pedras e num vai ter onde colocar...
Conclusão.. das 9 da manhã até agora carregando areia... e amanhã de manhã, as pedras..
Uma coisa já deduzi.. esta terapia que ela inventou funciona mesmo...
Hoje de manhã ainda tava ainda com aquela dorzinha... agora à noite, depois que acabei de carregar toda a areia, já num sinto mais nada...
Num tou mais sentindo minhas pernas, nem meus braços.. nem minhas mãos.. nem meus cotovelos, enfim.. tou titindo nada... rs... nem sei como tou digitando aqui...
Concretoterapia... Tô pêgo...
-
(http://farm8.staticflickr.com/7124/7511045130_e2e8bde599_n.jpg)
Depois dessa certamente serei admitido no club dos bagunceiros desse forum...rss
-
Ou banido de vez
-
Depois dessa certamente serei admitido no club dos bagunceiros desse forum...rss
Com certeza... já faz parte do time..
Banido num acredito que seja não, pois se banirem voce, terão que banir muuuiiiiita gente.. rs...
Acho que num escapa nem o Administrador Geral.. ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
Vou ficar sozinho aqui...
-
([url]http://farm8.staticflickr.com/7124/7511045130_e2e8bde599_n.jpg[/url])
Depois dessa certamente serei admitido no club dos bagunceiros desse forum...rss
Elio, depois de colocar o INRI na parada, não tem mais escape. Em verdade, em verdade eu vos digo, o tópico em si estava já bem esclarecido para o Julio, faltando a identificação da placa, logo algum companheiro "exclarece" como escreve o Edu, que inclusive sugeriu algumas ligações na placa, o problema todo ficou por conta da aventura elétrica dele, o JCS prá fazer essa ligação vai pensar muito ?_12 ?_12. Vamos combinar um mutirão prá tocar a obra do Edu? Se a gente juntar só o pessoal "dos bão", a gente termina essa obra rapidinho. ?_7 ?_7 ?_7
-
Sr. Edu!
Não preocupa não. Em havendo banição, todos continuarão rindo.
Abç.
Júlio Cézar
-
Sr. Antonioni
A minha placa vai para o Sr. Edu fazer as experimentações.
Mas trocando de minhoca para cabo de aço, aqui pelas plagas do sul, um oficial de justiça ao cuprir um mandado de penhora, certificou de que havia efetuado a penhora de um crucifixo " MARCA INRI".
jULIO cEZAR
-
Senhores,
Não havia notado, mas aumentaram meu salário obviamente como consequência da mudança de divisa.
Quem paga a festa? ?_4 ?_9
Julio Cezar
-
...Mas trocando de minhoca para cabo de aço, aqui pelas plagas do sul, um oficial de justiça ao cuprir um mandado de penhora, certificou de que havia efetuado a penhora de um crucifixo " MARCA INRI".
...
roedores
Lembrei de outra (e essa foi verdade): um colega meu tentando vender um rádio-toca fitas (isso em 1980 e alguma coisa) não tendo mais com identicar a marca do aparelho, pois já estava apagada pelos anos de uso, falou: Olha, é de marca boa - Tonevol Tunbal, refererindo-se aos knobs tone/volume tunning/balanço ?_1 ?_1
-
([url]http://farm8.staticflickr.com/7124/7511045130_e2e8bde599_n.jpg[/url])
Concordo plenamente, vou tomar providencias ...
CADÊ A MORENA ? ... ?_21 ?_21 ?_21
-
Concordo plenamente, vou tomar providencias ...
CADÊ A MORENA ? ... ?_21 ?_21 ?_21
Taí ó,só deixou crescer a barba e pintou a cabeleira... ?_43 ?_43 ?_43