Clube CNC Brasil

Puzzles, arquivos grátis p/ fresar, arte de usuários, pedidos ... => Arquivos para Fresar Gratuitos. => Tópico iniciado por: marcelogsi em 27/11/12 - 22:02

Título: Cavalo 3D Como fazer?
Enviado por: marcelogsi em 27/11/12 - 22:02
Ola pessoal, sou novo no ramo, e no fórum, alguem saberia me dizer como fazer pra reproduzir um cavalo desse jeito?
http://www.clubecncbrasil.com.br/forum/MGalleryItem.php?id=2039 (http://www.clubecncbrasil.com.br/forum/MGalleryItem.php?id=2039)
Título: Re:Cavalo 3D Como fazer?
Enviado por: Bubolz em 28/11/12 - 12:52
A informação que vc forneceu é muito vaga... vc quer saber como "modelar" o relevo ou como "usinar" o relevo?

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Cavalo 3D Como fazer?
Enviado por: marcelogsi em 28/11/12 - 15:44
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A informação que vc forneceu é muito vaga... vc quer saber como "modelar" o relevo ou como "usinar" o relevo?

Abs.

Paulo Bubolz

Olá Paulo, desculpe não especificar, tenho que aprender a modelar.
obrigado pela atenção.
Título: Re:Cavalo 3D Como fazer?
Enviado por: Bubolz em 28/11/12 - 20:20
Aprender a modelar é um caminho sinuoso e acidentado... quanto menor a sua aptidão artística (habilidade para desenhar e pintar), maiores serão as pedras no seu caminho. Infelizmente não há cursos voltados especificamente para a modelagem de relevos (2.5D). As informações sobre isso estão fragmentadas em diversos foruns nacionais e internacionais. Existem muitas técnicas e muitos softwares que vc poderá usar para criar os seus modelos, recomendo que teste algumas técnicas e softwares antes de se decidir em qual irá se aprofundar.

As técnicas mais comuns para criar relevos são:

Imagens em Escala de cinza
Pode ser feita através da manipulação de imagens com o photoshop ou softwares mais dedicados como o Crazybump onde as zonas claras representam elevações em relação ao Z e as zonas escuras representam as depressões. Essa é a técnica mais simples e a mais limitada.

Modelagem Low poly
Pode ser feita com softwares de modelagem poligonais tradicionais como Silo, Blender, Maya 3D Studio Max, etc, e consiste na criação inicial de uma malha com poucos polígonos que vai sendo subdividida pelo modelador conforme a necessidade de refinamento do modelo.

Modelagem High poly
Z-Brush, Sculptris, 3D-Coat, estes softwares  permitem modelar a partir de uma malha altamente densa permitindo a reprodução hiper-realista de detalhes no modelo, como são desenvolvidos para a modelagem full 3D, não possuem ferramentas específicas para a modelagem 2.5D.

Para aplicação específica em CNC e modelagem em 2.5D podemos citar o Aspire, Artcam e o JDPaint.

Tanto o Artcam quanto o Aspire se comparados as ferramentas oferecidas pelo JDpaint para a criação de relevos são um tanto limitados, mas possuem o necessário para a criação de relevos pro fissionais de alta qualidade.

Aqui no forum vc pode começar lendo esses topicos:

http://www.clubecncbrasil.com.br/forum/index.php/topic,2205.0.html (http://www.clubecncbrasil.com.br/forum/index.php/topic,2205.0.html)

http://www.clubecncbrasil.com.br/forum/index.php/topic,3319.0.html (http://www.clubecncbrasil.com.br/forum/index.php/topic,3319.0.html)


Abs.

Paulo Bubolz

Título: Re:Cavalo 3D Como fazer?
Enviado por: marcelogsi em 28/11/12 - 23:18
Obrigado Paulo foi bem esclarecedor, vou procurar ,mais sobre Imagens em Escala de cinza pois acho que se encaixa mais na minha visão de mercado, se tiver mais dicas do mesmo adoria que compartilhasse.

Grato pela atenção.

Att Marcelo