Clube CNC Brasil
Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ... => Maquinas CNCs geral (Laser, convencional e etc ...) => Tópico iniciado por: Gravcort em 25/03/14 - 09:07
-
Pessoal, meu primeiro problema
Tive um problema essa final de semana, estava rodando umas peças e deixei a sala por uns 20 min, quando voltei quase morri do coração. A sala tava toda cheia de fumaça, não conseguia ver um palmo na frente, corri, apertei o botão de emergência do laser e torci pra o pior não ter acontecido.
Após a poeira, ou melhor a fumaça baixar, verifiquei o que tinha acontecido. O Capacitor do exaustor queimou (vejam as fotos em anexo), mas, graças a Deus, a máquina está perfeita. Verifiquei que realmente apenas o capacitor queimou, já comprei outro pra fazer o teste com o exaustor, e observei que o mesmo está esquentando demais, fiz o teste somente com o exaustor ligado na tomada, com o novo capacitor instalado, e mesmo assim ele está esquentando, testei com um capacitor de 4 Micro Faradey e de 6 Micro Faradey. Alguém ja teve um problema parecido, estou verificando questões de garantia com a empresa, mas mesmo assim estou postando aqui pra de repente ver uma outra solução.
Minha dúvida é: É normal o exaustor esquentar tanto? A ponto de colocar a mão e não conseguir ficar nem 2 segundos segurando?
Tenho uma laser 1300 x 900 de 80 wats
E a propósito, um exaustor está na média de quanto?
-
exaustor na potencial laser tava 350,00 na ultima vez que aprecei, nos concorrentes o dobro!
-
o que vc diz que esta esquentando
o motor em si ????
se for isso, é porque os enrolamentos perderam parte da proteção ( verniz) e se continuar assim vai entrar em curto.
vais ter que mandar enrolar de novo o motor
abraço
-
o que vc diz que esta esquentando
o motor em si ????
se for isso, é porque os enrolamentos perderam parte da proteção ( verniz) e se continuar assim vai entrar em curto.
vais ter que mandar enrolar de novo o motor
abraço
Aconteceu no meu, troquei os rolamentos que eram xing, por nacionais. Rolamento ruim superaquece tudo dando origem a outros problemas, a ventoinha talvez seja o equipamento mais simples de um conjunto laser. Nunca mais tive problemas. Faço limpeza constante no ralo que fica na entrada da ventoinha e só.
-
com certeza, isso é o mais comum nos motores, pois quando um rolamento trava, o mesmo aquece e o verniz vai pro vinagre e se não chegarmos a tempo o mesmo entra em curto, pois o que isola um fio do outro é o verniz
na realidade não se deve deixar nenhuma maquina ligada sem assistencia.
acho inacreditavel alguns amigos que deixam a maquina trabalhar a noite inteira e vão dormir.
abraço
ricardo
-
Colega,deu muita sorte.... :ixi:
Vi máquinas pegar fogo, com apenas um descuido de 5 minutinhos....
Vagner Lino ;pacienc:
-
Colega,deu muita sorte.... :ixi:
Vi máquinas pegar fogo, com apenas um descuido de 5 minutinhos....
Vagner Lino ;pacienc:
Uma lição aprendida com um baita susto.
É o costume de trabalhar com máquina de impressão, que não esquenta tanto igual essas máquinas, cansei de deixar imprimindo coisas na hora de almoço ou então deixava imprimindo e ia fazer outras coisas, com a laser é diferente, agora é sentado do ladim dela, de olho em tudo.
A garantia vai cobrir e mandar outro, mas até então eu não estou utilizando a máquina, o serviço vai atolar, mas prefiro esperar.
-
Deu muita sorte mesmo. Quando fui em São José dos Campos - SP comprar minha laser xing ling, por acaso tinha um cara lá que mal tinha comprado (3 dias) uma laser da mesma empresa, mas uma valendo 50 mil, que deixou cortando umas letras em acrílico e saiu por uma meia hora. Resultado: Acabou pegando fogo na máquina toda e foi perda total...