Clube CNC Brasil
Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ... => Driver's diversos => Tópico iniciado por: parrinha em 19/06/14 - 21:48
-
ola a todos nobres colegas ,,,,, tive hj analisando minha cnc e percebi uma coisa :
no mach a velocidade é de 1100 mm/mim e em um teste chegou a 2000mm/min, mas neste o motor grita , trava .entao a duvida?
driver 2m542 com regulagem de 2.37amperes
Código do Motor: 57BYGH76-401A
Deg/Phase: 1,8
Corrente nominal: 2,8
Resistência a Fase 1,13 Ω
Indutância à Fase 3,6 mH
Kgf: 18,9.
e fonte de 24v 15 amperes.
a minha duvida é a seguinte :a regulagem dos drivers( amperes) condiz com os motores , a fonte esta correta ou necessita de uma de 36v para aumentar a rotaçao , o que se assussede.
abraços a todos
-
Blz Parrinha!!! :ola: :ola:
Nota que seu motor de passo tem uma rotação máxima, e se exceder o limite ou chegar perto disto, o motor perde passo, trava, enfim.
É claro que 1000mm é devagar, mas veja bem, qual o passo do seu elemento mecânico que esta movimentando a máquina.?
Se você tem um passo muito pequeno tipo 3mm, o motor tem que trabalhar em uma rotação exemplar de 500rpm para alcançar o avanço requerido no caso 1000mm.
Se tiver um passo maior, exemplo em uma cremalheira, um passo de 100mm, esta rotação de 500rpm ja aumentara seu avanço para 7000mm,
é claro que vai perder em torque e outros fatores, mas isto é uma das colocações que pode estar deixando a velocidade da sua máquina baixa o passo do sistema de movimentação ( fuso )muito pequeno.
É apenas uma citação....
-
André,
Esse seu motor, em um fuso passo de 5 mm sem redução, vai trabalhar com 1200 mm/min. sem choro nem vela, isso é o máximo. Daí, com o poste do felipegaldino, você pode tirar suas conclusões conforme for o passo do fuso da sua máquina...
1200 mm/min. é uma boa velocidade, não é uma Ferrari mas , também, não é um Del Rei...Dá pra tabalhar tranquilamente. Vale lembrar que alta velocidade, com seu Spindle no máximo a 18.000 RPM poderá começar a quebrar fresas...
Quando à Amperagem, já te respondi que deves configurar para 2.84 Amperes. A amperagem informada no rótulo do motor já é Amperagem NOMINAL, isto é: Amperagem TOTAL e não por fase.
A voltagem poderá aumentar para 36 Volts sem problema.
Edson
-
obrigado ao edson e felipe ,,,,,,,
abraços
-
Só uma dúvida qual o passo de seu sistema?
-
ola felipe , fuso trapezoidal com porca de bronze de 16mm por 3 mm de passo .
abraços
-
:brocoli: Ta explicado doutor Parrinha, com os drives nesta corrente e com este passo de 3mm vai ficar nesta velocidade mesmo, para aumentar a velocidade as alternativas seria passar para um sistema de cremalheira onde seus motores tem um torque baixo para a aplicação, seria necessário uma redução planetária ou com correia dentada para aumentar o torque dos motores, acredito que se precisar de uma produção mais efetiva terá que aumentar a potência de todo conjunto CNC.