Clube CNC Brasil
Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ... => Maquinas diversas => Tópico iniciado por: jbentoc em 27/06/14 - 08:28
-
Sem dinheiro mas com disposição, usando o que tenho e o que é possível, estou tentando montar esta máquina para ver se salvo um $$$$rinho.
-
parabens, pelo pouco que entendo esta no caminho certo, so uma observaçao pelo que percebi os rolamentos lineares do portico estao muito juntos, afasta-los melhora muito a precisao, evita vibraçao.
-
Não dá mais :irrit:, vou ter que arriscar até entrar uma $$$$ninha. Estão a 100mm um do outro.
-
A traquitana andou mais um pouquinho e conto com a ajuda de todos para cometer o menor número de erros possíveis.
Ufs :irrit:, eita trem difícil. Mas os carros estão correndo muito livres, dá para girar o fuso com a ponta dos dedos no Y e o X ainda falta o fuso mas esta correndo bem também.
-
Montei o X e o Y com os fusos e tudo no lugar, dá para mover os carros puxando com a mão, com um pouquinho de força e da para girar os fusos com a ponta dos dedos.
Pergunta 1: isso é bom sinal?
Pergunta 2: Meus motores nema 23 Km 9,9 kg/f vão dar conta do recado colocados diretamente no fuso?
-
PARABÉNS PELA ROUTER BENTO, FIQUEI FELIZ QUE ESTA USANDO O FUSO DE ESFERAS, ME LEMBRO QUE EU E O CIENTISTA QUASE VIAJAMOS PARA IR BRIGAR COM VOCÊ QUANDO QUERIA TROCAR OS FUSOS DE ESFERAS POR FUSOS TRAPEZOIDAIS. :sarro: :sarro: :sarro: :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli:
LEIA ABAIXO EU COLOQUEI NA CITAÇÃO AS RESPOSTAS;
Montei o X e o Y com os fusos e tudo no lugar, dá para mover os carros puxando com a mão, com um pouquinho de força e da para girar os fusos com a ponta dos dedos.
Pergunta 1: isso é bom sinal? É BOM SINAL SIM, SIGNIFICA QUE NÃO ESTÃO TRAVADOS, ELES ESTÃO DENTRO DE UM PADRÃO DE ALINHAMENTO.
Pergunta 2: Meus motores nema 23 Km 9,9 kg/f vão dar conta do recado colocados diretamente no fuso?AMIGO SERIA BOM COLOCAR UMA REDUÇÃO PARA GANHAR TORQUE, MAS FAZ O TESTE, 9,9 KG É UM TORQUE PEQUENO, TENTE DEIXAR O SEU PÓRTICO O MAIS LEVE POSSÍVEL,
MAS LEMBRE-SE DE UMA REGRA IMPORTANTE, AS VEZES MUITOS MECÂNICOS CONFUNDEM ISSO, OS MOTORES DE PASSO TEM QUE TER FORÇA SUFICIENTE PARA MOVER O PÓRTICO DENTRO DOS PARÂMETROS ESTABELECIDOS, APENAS ISSO, A FORÇA DE USINAGEM QUEM TEM QUE REALIZAR É O SPINDLE, É CLARO QUE SE TIVER UM SPINDLE DE BAIXA POTÊNCIA O ESFORÇO SERÁ PASSADO PARA OS MOTORES DE PASSO, ISTO NÃO PODE ACONTECER. MECÂNICAMENTE FALANDO OS MOTORES DE PASSO TEM QUE MOVER O PÓRTICO E A PRESSÃO DE CORTE O SPINDLE TEM QUE ABSORVER 100%.
-
juro que eu achava que a força para cortar partia dos motores ex motor mais forte maior velocidade de corte, mas pelo que entendi os motores de passo devem ser suficientes apenas para movimentar o a maquina e o corte depende da capacidade do spindle ou tupia no meu caso?
-
Sim , Leonardo o torque do motor deixa a usinagem mais rápida, mas você tem que ter um Spindle ao nível, imagina um motor de 50KGf trabalhando com 3metros, e uma tupia de 1/2 CV usinando, os motores erradamente estarão forçando o corte da tupia, que por consequencia podera usinar, mas estará forçando estrutura, ferramenta e o acabamento fica ruim.
-
A idéia é mais os menos como usar uma serra tico tico, tem que deixar ela seguir livremente, a ferramenta não foi feita para ser força e sim para ser guiada. É isso?
-
Isso amigos Jbento e Leonardo, não podemos ser radical, o que eu disse não quer dizer que se colocar um motor de 5 kilos, e um spindle de 5CV a máquina vai sai usinando aço, de forma alguma, é uma questão de combinação, ou seja um estudo de velocidade de corte o avanço da máquina tem que estar coerente com a rotação da máquina, isto é um exemplo de códigos de programação como o G95, na linguagem ISO ele ativa o avanço por revolução ou seja a cada avanço programado o spindle dará uma volta completa, tudo isto para ter o controle efetivo de velocidade de máquina adequada, ou seja a usinagem sera executada sem estar comprometendo a estrutura da máquina.
Para vocês entender em um método bem simples;
- Porque o spindle tem que absorver a força de usinagem(corte, remoção de cavaco)?
R; Porque o spindle tem um mandril que possibilita a troca de uma ferramenta.
- Porque a estrutura da máquina e seus motores de movimentação dos eixos tem que sofrer minima possível vibração e esforços causado pela usinagem?
R; Porque a estrutura da máquina e seus componentes como motores, fusos teoricamente aplicados uma vez na construção da máquina não devem ser alterados ou trocados constantemente, lógico que a preventiva em uma máquina é sempre viável.
Amigos prometo que vou fazer um vídeo com um centro de usinagem para exemplificar melhor este estudo, esta semana ainda farei.
-
Ficou pronta a maquininha, acredito que tudo ficou bem alinhado pois está girando com motor 9,9 kg direto no fuso a 1200mm, mais do que isso perde passo. Acredito que quando puder colocar dois motorzinhos mais fortes no X e Y vou poder rodar a 2000mm.
A mesa ficou com um desnível de 1.2mm mas como vou colocar reguladores de altura não vai ter problema.