Clube CNC Brasil
Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ... => Maquinas CNCs geral (Laser, convencional e etc ...) => Tópico iniciado por: patrickgenitor em 13/02/15 - 12:41
-
Bom dia !
então gente, minha maquina sempre tem um probleminha novo e agora ela novamente não esta cortando igualmente pela mesa, em alguns pontos fica muito escuro, nesses pontos creio que o escuro e por que o laser ao entrar em contato com o material vai soltando faíscas e creio que as mesmo estejam causando isso, pois o correto e ele cortar normalmente sem nada só o feche, a questão e que está tudo alinhadinho tanto nos espelhos como na mecânica da maquina e também não está pegando laser na ponta do bico da caneta, está no centro certinho, alguém teria alguma ideia do que pode ser ?
Desde já agradeço !
-
Boa tarde, é sempre no mesma área da maquina?
-
Não, por vezes solta em um lugar por vezes solta em outro mais em sua maioria e no lado esquerdo da mesa.
-
Estranho mesmo, é bem tipico de problemas com alinhamento do foco, pode ser alguma alteração na fonte, logo os mestres aparecem aqui e respondem algo concreto.
Eu tive problema uma vez com um tubo novo, o feixe se deslocava as vezes, foi chato chegar a essa conclusão porque era um problema bem improvável.
-
Comigo mdf meia boca empenado deu essas faíscas, o resto tava nos conformes.
Talvez não seja o caso seu mas não incomum.
-
então, o que acho mais estranho e que na duvida eu já chamei dois técnico aqui para ver se eu estava alinhando e mexendo tudo certinho, e sempre tudo OK, agora não sei o que pode causar estas faíscas, empeno até pode ser mais se for e por coisa muito pouca pois coloco apois na chapa justamente para não emborcar, e material só uso Duratex Pinos ou eucalipto, e a Duratex nunca tinha me dado problema :( se mais alguém puder me dar uma ideia ^^
mais de qualquer forma muito obrigado a vocês pela atenção :)
-
Patrick faz um videozinho. Já olhou os terminais de conexão do tubo laser se está com mal contato?
-
não olhei Edvaldo vou dar uma olhada, o vídeo vou tentar postar amanha o quanto antes, agora infelizmente mesmo com a maquina assim ta muito corrido aqui não vou conseguir parar, amanha posto o quanto antes, muito obrigado pela atenção.
-
O problema são faíscas (elétricas) ou fagulhas (material em brasa, ou em combustão)? Ou seja é um problema elétrico ou de combustão indevida do material?
-
Acho que ele se refere a faíscas provenientes do material, não tem referencia elétrica na situação que ele se referiu
-
Fagulha (partícula de brasa) é diferente de faísca (descarga elétrica luminosa e ruidosa).
-
Então amigo, encontrou o problema? Ou está na definição de fagulhas e faíscas?
-
Opa, então galera o problema realmente são fagulhas que ocorrem quando o laser entra em contato com o material igual o minelathe falou mesmo, me espessei mal me desculpem :(, ate agora tentei achar aqui o problema e não vejo nada, só que fiz uma gambiarra que ajudou muito porém pode ser prejudicial depois, eu adaptei um compressor industrial e coloquei em 2 bar a pressão do ar, foi onde parou com as peças com borda queimada e com as fagulhas, porém o compressor industrial sempre solta partículas de óleo, onde estas aderem na lente a danificando com o tempo e por isso parei de usar, só que o estranho e que o compressor que normalmente uso e bom, só não tem pressão ( me parece que e em torno de 0,5 à 1 Bar) mais a vasão e boa e é melhor do que eu usava antigamente sem dar problemas no começo. :( estou fazendo uns testes e tentando conciliar com o trabalho aqui, na medida do possível eu vou tentando e postando ^^ obrigado a todos!!
-
Patrick, bom dia..
Cara, nunca usei laser mas posso dar uns pitacos na questão do compressor... Vc comenta que este industrial aí que usou resolveu o problema mas que, se resolveu um, criou outro, que são as partículas de óleo que aderem na lente...
Porque não coloca um filtro na linha de ar?...
Sabe aqueles filtros que parecem um copinho de vidro?.... eles são exatamente para filtrar o ar, retirando a umidade e as partículas de óleo...
Interessante até o fato deste compressor ser industrial e não ter filtro.... porque se tivesse não era para passar partículas.. ou o compressor está com problemas?...
Seria bacana verificar isto, pois creio que ar, quanto mais forte, melhor... só que precisa ser um ar limpinho... se solta partículas tem que resolver isto.. e acho que nem é tão difícil não.. de repente um simples filtro resolve...
-
Edu, boa ideia cara agradeço muito, vou procurar um filtro pra ir me quebrando um galho, o compressor e bom não tem defeito não só que não sei por qual motivo ele sai umas gotículas de óleo sempre desde quando comprou saiu :(, só que como e industrial ele faz barulho de mais então estou procurando um mais silencioso para comprar que chegue a pelo menos 4 bar (no caso de precisar... vai que né !! ^^), mais um filtro me quebra um galho vou procurar ?_9 muito obrigado ...
-
Creio que até este serviria... o vendedor é de Belo Horizonte...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-629875781-filtro-de-ar-e-agua-com-regulador-de-presso-para-compressor-_JM
-
O filtro resolve sim a questão do óleo, tenho minha máquina junto a empresa do meu pai e uso a mesma linha de pressão,com filtro nunca tive problemas de óleo na lente. O que me incomodou uma época foi umidade mesmo, em alguns dias do inverno o filtro não segurava tudo, recentemente instalamos um secador, ficou show de bola.
-
Opa, seguinte precisa de filtros de água, nas minhas maquinas uso 2 filtros comuns em linha pois um só não vencia tirara a aguado ar, isso ajuda muito no corte. Já maquinas de corte laser usando 3 filtros.
Vc falou em 2 bar e isso muita muita coisa, uma das minhas maquinhas veio com furo muito grande na ponta da caneta e isso consumia muito ar, fexei com durepox e furei com broca mais fina apenas o suficiente para passar o feixe, para corte ficar limpo consome menos da metade do ar que usava antes.
-
boa galera muito obrigado a todos, vou ver este filtro e também a questão que realmente o bico da caneta da minha maquina e um foro muito grande, acho que da um furo de uns 6 mm quase, vou ver o que faço em relação a isso também ^^ obrigado, um abraço...
-
uma das minhas maquinhas veio com furo muito grande na ponta da caneta e isso consumia muito ar, fexei com durepox e furei com broca mais fina apenas o suficiente para passar o feixe, para corte ficar limpo consome menos da metade do ar que usava antes.
Rapaz!!!! Brasileiro é f##a!!! Oia a solução que o vivente ararrumou!! E dá certo.
-
Rapaz!!!! Brasileiro é f##a!!! Oia a solução que o vivente ararrumou!! E dá certo.
Quando a água bate na #### somos obrigados a se espertar!
-
Quando a água bate na #### somos obrigados a se espertar!
Márcio, num é só a água não, tu és um lutador. Isso faz a diferença, só criatividade num resolve.
-
Bom dia !
e ai gente, vim aqui postar o que aconteceu, para dar um alo a todos e quem sabe mesmo que pouco ajudar a quem precise, então no problema que estava tendo, onde soltava as fagulhas e acabava deixando as peças escuras, eu fiz assim: arrumei um bico com a abertura na ponta bem mais fina, conforme os amigos falaram, também cheguei o foco mais perto da peça, para isto eu fiz uma peça roscada interna e externa igual a da lente apenas para colocar entre a lente e a peça fazendo com que chegue mais perto, agora esta com 3 mm entre a ponta do bico e a peça, resolveu praticamente tudo, ainda não esta perfeito pois o bico que consegui possui ainda uma abertura consideravelmente grande mais menor que antes e não precisei trocar o compressor.
No problema do corte, eu peguei o sábado a tarde e sentei de frente a maquina, bati um papo com ela :Bla: e chegamos a um consenso ?_4 hehehe desalinhei a maquina inteirinha deixei ela toda desarrumada, tudo que pensar eu tirei do lugar e mexi :irrit:, dai então comecei a alinhar, montar e arrumar parte por parte, no fim meu resultado foi que a maquina agora está cortando nos quatro cantos certinho, mais temo que um velho problema venha a me assombrar já já ;pacienc:, e a questão da cabeça do carro onde vai o 3º espelho que com algum tempo de corte vai esquentando de tal modo que vai parando de cortar, com este alinhamento consegui tirar boa parte mais temo que com o tempo e com as vibrações da maquina vai desalinhando e volte a acontecer, penso que o problema seja com o feixe expanda e acho que ele esteja pegando no metal desta peça fazendo com que ela esquente com o tempo e acabe prejudicando o corte, vejam a peça que colocarei em foto, pois creio eu que e uma peça que foi meio que mal feita o alinhamento do espelho e do furo, pois acho que o metal não deveria tomar quase a metade da parte de onde era pra ser do espelho, caso possível me deem uma opinião sobre o que acham ^^ mais e isso pessoal, obrigado a todos pela ajuda e problema quase resolvido :ok: um abraço a ate mais :trofeu: