Clube CNC Brasil
Maquinas, Mecânica, Eletrônica e etc ... => Processos de Fabricação, idéias e inovações ... => Tópico iniciado por: portuga em 19/02/15 - 22:01
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Boas
Andando aqui nas navegações diárias, tropecei aqui neste pequeno video
www.youtube.com/watch?v=_NjYbAAQ4vw (http://www.youtube.com/watch?v=_NjYbAAQ4vw)
Alguêm já tinha feito/ usado esta técnica ?
Achei interessante pela simplicidade e eficacia ...
Abraço
Portuga
Zé Vilhena
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:brocoli: :brocoli:
Interessante, dificil é saber que produtos são esses :notsei: :notsei: :notsei: :notsei: :notsei:
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Realmente é muito legal e o efeito na madeira dá um toque diferente. :ok:
Acredito que é utilizado cola branca e verniz para o acabamento e fixação. Me corrijam se eu estiver errado.
Abraço.
Juliano.
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Juliano, eu acho que vc matou a charada.. imagino que seja mesmo cola branca.. fixa a imagem e depois é só lavar e tirar o papel... a imagem fica colada...
Eu vi uma entrevista, há uns anos atrás no Jô Soares de um cearence que trabalhava no Museu do Louvre, em Paris.. ele saiu do Brasil, foi para a França e lá acabou sendo convidado para ir trabalhar de auxiliar, no Museu.. na época ele era ajudante de marceneiro, na época em que foi para a França.. lá, trabalhando num restaurante acabou conhecendo uma senhora que o indicou para a Curadora do Museu, ao ver uma mesa que ele havia restaurado..
Mas isto num importa, o que eu ia comentar era sobre uma técnica que ele comentou que desenvolveu lá no Museu, para restauração de quadros muito caros..
Ele usava uma mistura de água e polvilho. Passava este "grude" em cima da pintura original, aguardava ela secar e depois, com um estilete, ia retirando a tela desgastada, por trás...
Quando sobrava só a pintura ele colava outra tela na parte de trás da pintura, lavava o "grude" e tava nova de novo a pintura do quadro.. ele disse que esta técnica ele desenvolveu lá, para salvar quadros que estavam precisando de restauração e que não existia, na época, nenhuma técnica eficas para trocar a tela de um quadro sem riscos de perdê-lo.. agora imagina o que é perder um quadro de alguns milhões de dólares durante a restauração...
Com esta técnica desenvolvida por ele, restauradores do mundo todo conseguem substituir as telas e manterem as pinturas originais, sem riscos de perdê-las...
Lembrei disto, quando vi o vídeo aí da moça tirando o papel e mantendo a imagem intacta grudada na cola..
Bem bacana..
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Quando trabalhava de "office Boy", isso há uns 54 anos, lá pelos lados da praça São Bento e Largo Santa Efigênia ficavam uns camelôs transplantando figuras de revistas (O Cruzeiro, e outras da época) utilizando uma latinha tipe essas de graxa de sapatos, que continha uma pasta branca que passavam na foto da revista e depois pegavam essa foto da revista e grudava em um tecido branco. Depois, com uma colher esfregavam bastante e a foto ficava impressa no tecido.
Como eu era "bobinho", na época com 14 anos (e jé trabalhava, os adolescentes daquela época não eram vagabundos não, tinha até carteira de trabalho) não percebi o alcance que poderia ter aquele produto e nunca comprei.
O primeiro produto não é nenhuma cola, é algum produto químico que dissolve a tinta da foto e a fixa na madeira, já o segundo pode ser um verniz a base de água somente para proteger a tinta da foto.
Edson
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É Edu, eu acho que é por aí!
Lembrei do papel de fotografia (sem o gloss) para impressão, utilizado para a confecção de placas de circuito impresso, que ao lavar para tirar o papel que fica grudado a placa, lembra o vídeo.
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Caros amigos eu já usei este produto e fica perfeito....aqui no Brasil se chama :
TRANSFER PRINT .
só que a impressão tem que ser á laser ( tonner).
eis um vídeo ensinando a técnica...abraços á todos. :ok:
http://www.youtube.com/watch?v=4ruCoJnzOhA
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Tem como fazer com impressora jato de tinta, este video demostra como, http://www.youtube.com/watch?v=bdo64-wo63Q , mas não fica 100%, mas que dá pra fazer dá.
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Olá meninos
Eu já fiz vários trabalhos com esta técnica e gosto muito dos resultados.
Fiz alguns em MDF e ficaram uma :Censura:. Pois o MDF já incha e arrepia só de chegar perto da água, hihihihih..... :irrit:
Os melhores resultados que obtive foram transferências em que desejava um resultado envelhecido. Sobre superfícies lisas a imagem fica perfeita, mas daí é melhor utilizar o processo de sublimação.
Tenho feito algumas caixas de vinho e bebidas e também quadros vintage. Eis um exemplo:
(http://i1089.photobucket.com/albums/i349/Velho_Hippie/JD01.jpg) (http://s1089.photobucket.com/user/Velho_Hippie/media/JD01.jpg.html)
Este foi feito em compensado, podem ver que o resultado fica interessante e com o tal 'aspecto envelhecido' por conta das falhas nas fibras da lâmina de madeira.
Um outro exemplo utilizando um compensado mais bruto:
(http://i1089.photobucket.com/albums/i349/Velho_Hippie/JD02.jpg) (http://s1089.photobucket.com/user/Velho_Hippie/media/JD02.jpg.html)
Dá pra brincar bastante com a técnica, mas vale lembrar que o processo é um pouco demorado e exige paciência. Deve se esperar no mínimo 24 horas para a secagem e o processo de desgastar o papel com água e dedo também leva um bom tempo. :trico:
Eu estou utilizando papel vegetal formato A4 e A3 e o processo fica bem mais rápido, pois basta encharcar o papel... Depois de uns 5 minutos a folha sai inteira e não precisa esfregar.
Quanto aos produtos utilizados são:
- Transfer Print da Corfix. Um frasco de 60ml custa +- 14,00 e dá pra fazer uns 4 quadros de 350x300mm.
ou
- Gel Médium Acrílico da Corfix. Uma bisnaga de 37ml custa +- 8,00 e dá pra fazer uns 3 quadros de 350x300mm.
Obs.: O Gel Médium é o de bisnaga. O de frasco (Gel Médium para Matizar) não serve!
Eu tenho conseguido bons resultados passando o líquido ou gel apenas sobre o compensado. Pois percebi que se passar também na folha de papel, esta enruga muito dificultando aplicar sobre o compensado.
Outra dica: Enrolo a folha de papel vegetal em um cano de pvc e vou desenrolando sobre o compensado, assim evita as bolhas e fica bem liso :bebebe:
Vou repetir: É uma técnica que exige tempo e paciência, então esqueçam alta produção. Eu faço poucas peças e por isto cobro bem, hihihi ?_49
Espero ter contribuído :ok:
Grande Abraço e Muita PAZ!
Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
ribeiroelton@hotmail.com (Mail e Skype chat)
https://www.facebook.com/eltonvelhohippie.ribeiro
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:anjo:Velho Elton Hipiee, sem palavras, o homem lá de cima nao te abandona nunca :cher:
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Olá meninos
Eu já fiz vários trabalhos com esta técnica e gosto muito dos resultados.
:Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla:
Tenho feito algumas caixas de vinho e bebidas e ...
:Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla:
entendi quase tudo ... ?_16 ?_16 ?_16 a dúvida ficou na parte da "outra dica"
Outra dica: Enrolo a folha de papel vegetal em um cano de pvc e vou desenrolando sobre o compensado, assim evita as bolhas e fica bem liso :bebebe:
Se ao invés de enrolar a folha de papel vegetal em um cano de pvc eu enrolar numa garrafa de vinho (cheia né) funciona também??
É que eu aqui pensando com meus botões ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 tu falou que a técnica é demorada :trico: :trico: :trico: :trico:
Dá pra brincar bastante com a técnica, mas vale lembrar que o processo é um pouco demorado e exige paciência. Deve se esperar no mínimo 24 horas para a secagem e o processo de desgastar o papel com água e dedo também leva um bom tempo. :trico:
:Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla:
Vou repetir: É uma técnica que exige tempo e paciência......
Então .... se eu usar uma garrafa de vinho cheia para enrolar o papel depois de desenrolar o papel eu posso beber o vinho, fazer uma soneca e aí o tempo não conta muito :anjo: :anjo: Certo??
A surge outra dúvida ?_12 ?_12 se pode ser com garrafa de vinho, eu devo cobrar o vinho (importado lá de Bento) do cliente, ou pedir para o cliente trazer o vinho?? ?_12 ?_16 ?_12 ?_16 ?_12 ?_16
Abraço e obrigado pelas dicas.
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Falando sério agora senão o chefe deleta :anjo: :anjo: :anjo:
Meu pai algum dia falou sobre técnicas de transferência que se fazia mais antigamente. Vou perguntar como se fazia. Se ele se lembrar ?_16 eu conto como era :ok:
Técnicas antigas se tornam hoje coisas além de curiosas muito úteis. Uma curiosidade sobre técnicas "abandonadas" está na forma de fazer móveis laqueados. Hoje se usa fundo, massa, tinta, verniz e mais um milhão de coisa para pintar a madeira e falar que é laqueado. Antigamente se usava goma laca mesmo e por isso é que era laqueado. Pois bem, tenho um móvel feito nessa técnica antiga e já estava com a "pintura" bastante riscada. pedi para o pai como fazer para tirar os riscos e ele falou " é fácil, é só passar álcool e tocar fogo" claro que dei uma risada com gosto, mas ele falou que era assim que se fazia. É só passar álcool com um pano (passar assim meio que encharcado mesmo) e tocar fogo. a goma laca derrete, se espalha, fica sem os riscos e com cara de novo.
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Quando trabalhava de "office Boy", isso há uns 54 anos, lá pelos lados da praça São Bento e Largo Santa Efigênia ficavam uns camelôs transplantando figuras de revistas (O Cruzeiro, e outras da época) utilizando uma latinha tipe essas de graxa de sapatos, que continha uma pasta branca que passavam na foto da revista e depois pegavam essa foto da revista e grudava em um tecido branco. Depois, com uma colher esfregavam bastante e a foto ficava impressa no tecido.
Como eu era "bobinho", na época com 14 anos (e jé trabalhava, os adolescentes daquela época não eram vagabundos não, tinha até carteira de trabalho) não percebi o alcance que poderia ter aquele produto e nunca comprei.
O primeiro produto não é nenhuma cola, é algum produto químico que dissolve a tinta da foto e a fixa na madeira, já o segundo pode ser um verniz a base de água somente para proteger a tinta da foto.
Edson
Poxa, que coincidência, era eu o engraxate que estava transferindo fotos la ... eu vi um alemão xarope resmungando e torcendo o nariz ... >:(
Aquela pasta que usei era brilhantina que eu tinha roubado do meu avô, a foto grudava em qualquer coisa ... ahahahaaaaa :Garg: :Garg: :Garg:
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Depois duvidam de eu ! ... :irrit:
http://www.youtube.com/watch?v=G0CzI1TndPA
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Caro amigo Cientista, fugindo do assunto que é foto em madeira. Diz pra mim como era tingido a laca (goma laca indiana), em cores, ex: branco?.
Eu sou marceneiro e isso me deixou muito curioso, pois não sou tão velho assim pra ter esses conhecimentos e aqui onde eu moro não tinha tantos marceneiros com tantos conhecimentos, nesse sentido.
Tecnica do fogo é demais.Gostei.
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Caro amigo Cientista, fugindo do assunto que é foto em madeira. Diz pra mim como era tingido a laca (goma laca indiana), em cores, ex: branco?.
Eu sou marceneiro e isso me deixou muito curioso, pois não sou tão velho assim pra ter esses conhecimentos e aqui onde eu moro não tinha tantos marceneiros com tantos conhecimentos, nesse sentido.
Tecnica do fogo é demais.Gostei.
Hi rapz, acho que esta frase sua frase pois não sou tão velho assim pra ter esses conhecimentos não soou muito bem :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
mas antes de qualquer comentario maldoso :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
vou tentar interpretar este fato
nobre cientista.
ele não quiz dizer que vc esta veinho , veinho :brocoli: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: e sim , vc pode ter adquirido este conhecimento com os seus ancestrais :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: pois vc ainda é uma rapz jovem :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
hummmmm, não muito jovem, mas jovem :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
nobre cnc saltinho, é só para descontrarir :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
abração nobre
ricardo
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nobre cnc saltinho, é só para descontrarir :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
:brocoli: :brocoli: :brocoli:
Acho que depois dessa ele deva mudar até de nome.
CNC só no sapatinho,... :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
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O Cientista se ?_20. Eu Também, depois do poste do Chefe, me ?_20. É duro ser velho nessa terra...Ainda bem que tem mais alguns por aí.
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Vixxiiiiiiiiiii seis complicam minha vida, kkkkkk.
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......
pois não sou tão velho assim .....
Nem eu :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:
O Cientista se ?_20. Eu Também, depois do poste do Chefe, me ?_20. É duro ser velho nessa terra...Ainda bem que tem mais alguns por aí.
Num tava escondido não, é que estive lá pelas bandas de Santa Catarina treinando um pouquinho ?_45 ?_45
Participei do 5° desafio da Serra do Rio do Rastro fiz o trajeto (de Lauro Muller até o mirante no alto da serra) em 2h24min desta vez não fui o último da categoria master B2 (de 45 a 49 anos). chegaram 10 depois de mim.
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Caro amigo Cientista, fugindo do assunto que é foto em madeira. Diz pra mim como era tingido a laca (goma laca indiana), em cores, ex: branco?.
Eu sou marceneiro e isso me deixou muito curioso, pois não sou tão velho assim pra ter esses conhecimentos e aqui onde eu moro não tinha tantos marceneiros com tantos conhecimentos, nesse sentido.
Tecnica do fogo é demais.Gostei.
sei muito pouco sobre goma laca, aliás só o que meu pai falou e de ter visto móveis com o acabamento laqueado. Lembro vagamente de ter visto meu pai usar. Posso até pedir pra ele mais detalhes. Porém até onde vi não era colorido, nem preto ou branco :D só na cor natural pois usavam diretamente na madeira. Vou me informar melhor ?_12
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sei muito pouco sobre goma laca, aliás só o que meu pai falou e de ter visto móveis com o acabamento laqueado. Lembro vagamente de ter visto meu pai usar. Posso até pedir pra ele mais detalhes. Porém até onde vi não era colorido, nem preto ou branco :D só na cor natural pois usavam diretamente na madeira. Vou me informar melhor ?_12
Em minha cidade tinha uma fabrica de goma laca, era extraída do nó de pinho (pinheiro araucária), la pelos idos de 1980 +-
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A goma Laca é a famosa "asa de barata", é um produto em flocos da cor da asa de barata que mistura em álcool e dá um brilho muito bolito nas madeiras, acentuando as cores dela. Existe alguns segredos na preparação. era muito difícil descobrir, se o pai no nosso Cientista puder elucidar, será muito bom.
Existe as nacionais, que são uma mer.....cadoria e as importadas, mais caras, mas que são especiais para lustrar os móveis, alias, os profissionais que faziam essa aplicação eram denominados LUSTRADORES DE MÓVEIS.
Só que não servirá para MDF, pois o MDF não tem as características das madeiras nobre. Para falar a verdade, este processo serviria muito bem para selar o MDF e, depois, receber qualquer tipo de tinta posteriormente.
Edson
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Se vc querem proteger o mdf , ou outro tipo de madeira mantendo as características da pintura , após a pintura ou qualquer arte feita , pode-se usar a LACA ACRILICA, que é vendida em casas de tinta mesmo, ou lojas de artesanato em frascos menores
A laca acrilica alem de impermeabilizar bem o material, substituindo o verniz com uma grande diferença, pois ela é base de agua, o que facilita na limpeza do pincel, diferente do verniz que temos que usar solvente e nã tem cheiro o que também ajuda a quem tem alergia e também não deixa aquele cheiro terrível do verniz
também da um brilho excelente e ja vem prontinho prontinho rsrsrs
Na época de minha empresa, possuíamos um atelier onde administramos aulas de artesanato e usava-mos muito esta laca acrílica
abraço
ricardo
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outra dica muito e muito importante para o bom acabamento
é o pincel, pois não adianta comprar estes pincéis baratinhos pois eles deixam riscos na impermeabilização prejudicando o acabamento
Eu aconselho a comprar pincéis em lojas de artesanato, pois em lojas de tinta , não possuem estes pinceis, pois como ja falei são pinceis caros , mas com grande qualidade final
Eu aconselho em primeiro comprar os da marca condor, para acabamento ou depois os da marca tigre, mas tambem para acabamento
em lojas de artesanato, os vendedores estão aptos a lhe oferecer um bom pincel
se não me falha mina memoria, os pinceis de acabamento tem o cabo roxo escuro
outra dica bem importante para a limpeza dos pinceis ; comprem na mesma loja os LIMPA PINCEIS, pois são uma peças plasticas para que vc limpe as cerdas bem junto ao cabo, pois é ali que fica boa parte da tinta que não sai totalmente com a agua, e quando seca vai endurecendo do cabo para a ponta das cerdas, o que num futuro próximo vc perde totalmente o pincel
abraço
ricardo