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Montei o X e o Y com os fusos e tudo no lugar, dá para mover os carros puxando com a mão, com um pouquinho de força e da para girar os fusos com a ponta dos dedos.Pergunta 1: isso é bom sinal? É BOM SINAL SIM, SIGNIFICA QUE NÃO ESTÃO TRAVADOS, ELES ESTÃO DENTRO DE UM PADRÃO DE ALINHAMENTO.Pergunta 2: Meus motores nema 23 Km 9,9 kg/f vão dar conta do recado colocados diretamente no fuso?AMIGO SERIA BOM COLOCAR UMA REDUÇÃO PARA GANHAR TORQUE, MAS FAZ O TESTE, 9,9 KG É UM TORQUE PEQUENO, TENTE DEIXAR O SEU PÓRTICO O MAIS LEVE POSSÍVEL,MAS LEMBRE-SE DE UMA REGRA IMPORTANTE, AS VEZES MUITOS MECÂNICOS CONFUNDEM ISSO, OS MOTORES DE PASSO TEM QUE TER FORÇA SUFICIENTE PARA MOVER O PÓRTICO DENTRO DOS PARÂMETROS ESTABELECIDOS, APENAS ISSO, A FORÇA DE USINAGEM QUEM TEM QUE REALIZAR É O SPINDLE, É CLARO QUE SE TIVER UM SPINDLE DE BAIXA POTÊNCIA O ESFORÇO SERÁ PASSADO PARA OS MOTORES DE PASSO, ISTO NÃO PODE ACONTECER. MECÂNICAMENTE FALANDO OS MOTORES DE PASSO TEM QUE MOVER O PÓRTICO E A PRESSÃO DE CORTE O SPINDLE TEM QUE ABSORVER 100%.