A unica coisa que consigo pensar é. nessa travado que deu, o motor avançou sem mexer a caneta que deve ter enroscado, assim ele perde toda a referencia, ja aconteceu comigo mas a caneta bateu em um peso que estava usando pra tirar uma ondulação do mdf. desliguei e liguei a maquina e ela encontrou o ponto zero novamente.
Eu resolvi gastar um tempo modificando algumas configurações no Corel Laser. E como era a minha suspeita, era apenas algumas configurações que deveriam ser alteradas.
Um amigo até disse sobre a caneta estar enroscando em algo, mas eu cheguei a verificar isso e descobri o seguinte:
Para a caneta conseguir movimentar por toda a extensão da área de corte é necessário reduzir a velocidade de trabalho e a velocidade das configurações.
Além disso, eu deveria ter colocado toda a minha área de corte nas configurações do Corel Laser. Vale observar que deixei uma margem de 10mm tanto no eixo X quanto no eixo Y, para evitar que a caneta "bata" nas guias da máquina.
Portanto, após alguns minutos de teste consegui resolver o problema.
Seguem em anexo as configurações que eu modifiquei. Como modifiquei apenas a janela de configurações de gravação, só vou mandar a foto dela, para não sobrecarregar o tópico.
quando gravo aqui, tenho que deixar espaço nas laterais pois na gravação a caneta ao gravar ultrapassa um pouco de cada lado, e isso é normal de todas as gravações, e se vc não deixar, dependendo do programa ela vai bater e perder referencia no meu programa aqui, ela automaticamente aborta a gravação dizendo que o espaço é insuficiente para gravar. e assim evita que bata com a cabeça uso o lasercad abraço