Tentando explicar o gume negativo de corte: por exemplo; para uma ferramenta usinar bem o cobre e outros metais não ferrosos usa-se o tal afiamento negativo do gume de corte, ou seja o angulo de formação do gume é negativo; veja neste link desenhado o negativo da afiação de corte. Voce nao tem permissao p/ ver este link.
Registre-se ou faca Login Creocad
Obrigado pelo link, Creocad.. agora creio que entendi mais ou menos o que é isto.. rssss No caso do gesso vc sugere usar fresas de widea ou algum outro tipo de ferramenta? Tenho aqui algumas de dois cortes de widea de 16, 12 e 6mm, que imagino que serão ideais para usinar este material, uma vez que as imagens serão grandes, e mesmo os menores detalhes poderão ser feitos com estas ferramentas... como imagino que o gesso não oferece resistência, o desgaste será pouco ou quase nulo.. só me preocupo com o corte da ferramenta que suponho será perdido em muito pouco tempo... ou não?
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...
Dedução exatamente correta; o tal do gesso é igual papel: parece que não mas provoca um desgaste fabuloso no fio de corte. Como disse o mais difícil será ajustar a velocidade de corte ideal; pois cortar qualquer uma corta, o que irá variar, e muito, será a vida útil do corte. Quando fazíamos este trabalho usávamos ferramentas de widia, pois tínhamos máquinas para afiar as ferramentas. Mas se vc for bom na afiação manual pode usar de aço rápido mesmo que dá para variar a afiação até obter o angulo mais adequado. lembro-me que conseguimos até mesmo usando apenas um pedaço de lâmina de serra ( daquelas de máquina ) com afiação negativa e deu bom rendimento.
Uma boa dica é utilizar aqueles discos de corte de pedra usados em maquitas, colocando em uma lixadeira; se for disco sem uso, fazer um corte em granito para "diminuir" a aspereza dele. Aí se faz o desbaste da ferramenta a ser afiada em rebolo e depois passa o disco para dar o acabamento final e ajeitar o negativo no gume do corte.
Como o painel tem mais de 2m quadrado acho que vou abandonar a idéia do gesso... o custo das ferramentas acho que num vai compensar.. Aí um dos amigos que se apresentaram no fórum recentemente estava falando sobre um tal de XPS. Parece ser algo similar ao isopor... e pergunto: alguém conhece este material? A porosidade dele deve ser bem menor que a do isopor... sabem qual material eu poderia usar para selar os poros e poder dar acabamento de pintura ou mesmo aumentar a rigidez superficial deste material? Informações sobre este tal XPS serão bem vindas... (o custo parece ser baixo, uma vez que é usado em construção civil como isolante térmico)...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...
Vc se assustou com as ferramentas; mais não é assim tão assustador não. Veja que como eu disse até mesmo se vc "fabricar" uma navalha usando aço de boa qualidade vc consegue usinar. Eu no seu lugar faria um teste em pequena escala escala, inclusive usando usando uma carga auxiliar da serragem em pó do mdf, algo em torno de 10 a 20 %; pois creio que o gesso de fundição, aquele que é vendido em sacos grandes é mais fácil de usinar do que o odontologico e com a carga auxiliar ele ficará mais amigável ainda. Desista não; tente, experimente........eu fico cá torcendo e retorcendo para dar certo; pois inspirou-me em mais uma idéia maluca...